Início Mundo Israel bombardeia bairro de Dahiyeh, reduto do Hezbollah, ao sul de Beirute

Israel bombardeia bairro de Dahiyeh, reduto do Hezbollah, ao sul de Beirute


Da redação

Israel bombardeou neste domingo (14) o sul de Beirute, no bairro de Dahiyeh, após declarar que três drones lançados a partir do Líbano atingiram seu território. A operação ocorreu no Líbano como resposta a ataques atribuídos ao Hezbollah, informou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em comunicado conjunto com o ministro da Defesa, Israel Katz.

No comunicado, Netanyahu afirmou que os ataques ocorreram “em resposta aos disparos do Hezbollah contra território israelense”. A nota também destacou que “Israel não vai tolerar nenhum ataque contra seu território”. Segundo as Forças Armadas israelenses, os três drones não causaram vítimas.

A agência oficial libanesa NNA relatou que o bombardeio atingiu Ghobeiry, subúrbio ao sul da capital libanesa. Ainda conforme a agência, correspondentes locais ouviram explosões provenientes da região pouco após a ação militar israelense.

De acordo com o Exército de Israel, os drones supostamente lançados pelo Hezbollah atingiram o norte do país, mas não provocaram danos humanos. Israel e Hezbollah mantêm confrontos desde 2 de março, quando foram registrados disparos de projéteis do Líbano em solidariedade ao Irã, após ataques dos Estados Unidos e de Israel dois dias antes.

Apesar da existência de uma trégua entre as partes desde meados de abril, novos conflitos e bombardeios vêm sendo registrados. Moradores e imagens mostram que Israel atacou centenas de alvos do Hezbollah e destruiu localidades no sul do Líbano, parte do qual permanece sob ocupação militar israelense.

O Irã, por sua vez, exige a inclusão do Líbano em qualquer acordo em negociação com os Estados Unidos para encerrar a guerra iniciada em 28 de fevereiro. As discussões seguem em curso e as hostilidades continuam na região.