Palácio do Planalto quer derrubar impeachment antes da convenção do PMDB

palacio-do-planalto-quer-derrubar-impeachment-antes-da-convencao-do-pmdbCandidato a líder do PMDB na Câmara, o deputado Hugo Motta (PB) tem pedido votos a integrantes da ala governista de seu partido com o argumento de que ele próprio não faz oposição ao governo, apesar de ter como principal padrinho o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Mas os articuladores do Palácio do Planalto não engoliram a isca. Para eles, continua sendo absolutamente prioritária a reeleição do atual líder, Leonardo Picciani (RJ).

“O Hugo jura que não fará oposição. Mas a gente não acredita, Quem está por trás dele é o Eduardo Cunha, e o Cunha faz tudo aqui para derrotar o governo”, argumenta o ex-deputado Francisco Escórcio, assessor especial do Planalto para relacionamento com a base parlamentar.

Há duas fases consideradas importantíssimas para o governo na relação com o PMDB. A primeira é a eleição do líder do partido na Câmara, que deverá ocorrer no próximo dia 17.

A outra é a Convenção Nacional, prevista para a segunda quinzena de março. Os coordenadores políticos do Palácio do Planalto torcem para que a proposta de impeachment da presidente Dilma Rousseff esteja derrubada antes da Convenção.

O chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, já costurou um acordo de não agressão com o vice-presidente da República, Michel Temer, que provavelmente será reeleito presidente nacional do partido.

Mas os principais aliados de Temer são todos da ala oposicionista. E o governo não está seguro de que o vice-presidente conseguirá impedir moções pelo rompimento entre o partido e o governo na Convenção.

Governistas liderados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) tentam costurar um acordo para que o assunto não seja tratado na Convenção. Mas, apesar de Temer falar em pacificação no partido, ainda é grande o medo no governo de que a proposta de rompimento seja levantada na Convenção.

E aí seria praticamente impossível derrubar o impeachment.

Fonte: Fato Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui