Início Mundo Senadora democrata acusa Trump de usar governo para proteger Flávio Bolsonaro

Senadora democrata acusa Trump de usar governo para proteger Flávio Bolsonaro

Senadora democrata acusa Trump de usar governo para proteger Flávio Bolsonaro

Da redação

A senadora americana Jeanne Shaheen, líder democrata da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, acusou o presidente Donald Trump de usar instrumentos do governo para ajudar Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a fugir do Brasil e acolhê-lo nos EUA, em entrevista à Folha.

Shaheen classificou a autorização humanitária de entrada concedida a Flávio como uso “flagrante” e “indevido” de instrumentos legais para proteger aliados políticos. Ela disse que o episódio amplia preocupações com interferência política dos Estados Unidos no Brasil.

Ela também disse que acusações de fraude eleitoral feitas por Flávio são infundadas e que a recusa em reconhecer a derrota afronta a vontade popular. Observadores eleitorais internacionais independentes do Carter Center e da Organização dos Estados Americanos confirmaram a reeleição do presidente Lula.

Shaheen disse que ações do governo Trump prejudicaram a relação bilateral e aproximaram o Brasil da China. “Também exerceremos uma fiscalização rigorosa para garantir que qualquer nova ação do governo Trump em relação ao Brasil respeite os resultados de suas eleições democráticas”, afirmou a senadora.