Início Distrito Federal TJDFT realiza mutirão e firma 56 acordos em audiências de conciliação

TJDFT realiza mutirão e firma 56 acordos em audiências de conciliação


Da redação

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Virtual 2, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, realizou um mutirão de audiências de conciliação em processos das varas cíveis. A ação teve participação de empresas com maior índice de acordo e buscou ampliar soluções consensuais e reduzir o estoque processual.

Segundo o tribunal, foram realizadas 146 audiências, com 56 acordos e encerramento de 60 processos com temas análogos em primeiro e segundo graus. A taxa de acordos atingiu 38%. Participaram da iniciativa a Claro S/A, a Clínica Cirúrgica de Taguatinga LTDA, a LATAM Linhas Aéreas S/A e a GOL Linhas Aéreas S/A.

Entre os participantes, a Clínica Cirúrgica de Taguatinga alcançou 80% de acordos, seguida pela Claro, com 47%, GOL, com 39%, e LATAM, com 26%, conforme dados do tribunal. O TJDFT destacou o potencial das pautas concentradas para solucionar demandas repetitivas e ressaltou a importância da atuação coordenada com empresas e escritórios de representação.

A preparação do mutirão incluiu identificação de processos com maior chance de acordo, diálogo prévio com instituições parceiras e alinhamento das estratégias. De acordo com o órgão, a experiência mostrou que a participação de representantes com conhecimento dos casos e poderes efetivos de negociação colaborou para o êxito das audiências de conciliação.