Da redação
O volume de vendas do comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,6% em fevereiro de 2026, em comparação a janeiro, renovando o recorde histórico da série iniciada em 2000. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).
A média móvel trimestral do setor fechou em alta de 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro. Segundo o IBGE, o varejo vinha acumulando resultados positivos desde o final do ano passado, apesar de uma queda registrada em dezembro. De acordo com Cristiano Santos, gerente da PMC, “nos últimos seis meses este foi o único resultado negativo, o resultado de dezembro.”
Das oito categorias avaliadas, quatro apresentaram alta nas vendas em fevereiro: livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%), combustíveis e lubrificantes (1,7%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%).
Por outro lado, houve retração em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%), tecidos, vestuário e calçados (-0,3%) e móveis e eletrodomésticos (-0,1%).
Cristiano Santos explicou que o resultado positivo do varejo em 2026 foi impulsionado principalmente pela retomada do desempenho das atividades ligadas a produtos básicos, destacando o peso significativo de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo no indicador geral.






