Início Site Página 4332

Agentes Públicos e Empreendedores podem se inscrever no programa de capacitação da esporide em Valparaíso

De iniciativa do CODESE/DF, com apoio do CODESE Goiânia e AMAB – Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília, o curso de Modelagem de Projetos visa promover o desenvolvimento tecnológico e de inovação de 12 municípios da RIDE-DF.

Os agentes públicos municipais e empreendedores de 12 cidades que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno podem se inscrever no programa de capacitação da Exporide.

De iniciativa do CODESE/DF, com apoio do CODESE Goiânia e AMAB – Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília, o curso de Modelagem de Projetos visa promover o desenvolvimento tecnológico e de inovação de 12 municípios da RIDE-DF que compõem a Área Metropolitana de Brasília-DF (AMB), através da capacitação, com foco no aperfeiçoamento dos programas de geração de renda, negócios e emprego qualificado, que poderão beneficiar cerca de 1,7 milhões de moradores dessas localidades, especialmente para aqueles que irão concretizar as políticas e ações para a transformação das “cidades inteligentes”.

​Totalmente gratuitas, as atividades de capacitação serão realizadas em três etapas:

Etapa I (500 vagas): Curso EAD “Modelagem de projetos públicos” – carga horária de 60hs (50hs de conteúdo/exercícios + 10hs de prototipação) e será ministrado 100% na modalidade à distância (EAD – online);

​Etapa II:  Workshops para “Diagnóstico e elaboração da carteira de projetos municipais” – 3 eventos presenciais, com duração estimada de 4hs, com dinâmicas e interações práticas, para o mapeamento das necessidades dos municípios e a definição de prioridades que envolvam a realização de novos projetos, com vistas à formação das carteiras de projetos municipais. EXCLUSIVO PARA GESTORES E SERVIDORES PÚBLICOS;

Etapa III: Mentorias coletivas para “Instrumentalização técnica-administrativa de documentos de planejamento para os projetos prioritários” – 20 sessões (com duração prevista de 1h cada) de mentorias coletivas (podendo atender até 10 pessoas por sessão) para a instrumentalização dos projetos prioritários definidos nos municípios participantes. As mentorias serão 100% online, em plataforma de videoconferência, e conduzidas por especialista(s) em contratações públicas que darão suporte metodológico, orientações e/ou recomendações acerca da redação de documentos oficiais, elaboração de documentos técnico-administrativos, orçamentação, entre outras atividades necessárias para a preparação dos projetos públicos. EXCLUSIVOS PARA OS PARTICIPANTES DOS WORKSHOPS.

As inscrições devem ser feitas no link www.exporide.com.br/capacita

Fonte: Governo de Valparaíso-GO

Combate à depressão entre jovens é matéria de projeto de lei de André do Premium

O deputado André do Premium (Avante) apresentou o projeto de lei nº 3466/24 para instituir medidas de conscientização e combate à depressão infantil e na adolescência. O texto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição à  relatoria. 

Problema que afeta milhões de pessoas, a depressão é condição de saúde mental que causa sérios impactos no desenvolvimento emocional, social, acadêmico e profissional das crianças e adolescentes. Estima-se que aproximadamente de 3% a 8% dos jovens em idade escolar apresentem sintomas depressivos significativos, e essa proporção tende a aumentar com o avançar da idade. 

De acordo com a propositura, existem diversos fatores que contribuem para o aumento da incidência de depressão nessa faixa etária, incluindo pressões acadêmicas, bullying, violência doméstica, abuso sexual, problemas familiares, uso excessivo de tecnologia e exposição a traumas e adversidades precoces. Além disso, a desinformação dos pais ou responsáveis dificulta o acesso a tratamentos qualificados, o que pode piorar a saúde mental. 

Para combater esse distúrbio, o parlamentar propõe uma série de ações integradas e multidisciplinares, incluindo campanhas educativas, capacitação de profissionais, implementação de protocolos de atendimento, criação de grupos de apoio e incentivo à pesquisa científica.

O parlamentar justifica que a aprovação do projeto causará impacto significativo nas famílias, escolas e na sociedade como um todo, contribuindo para a formação de uma geração mais saudável, resiliente e produtiva. 

Fonte: Portal Alego

Quando será liberado o programa de declaração do Imposto de Renda 2024

A Receita Federal anunciou que fará nesta quarta-feira (6) o anúncio das regras para entrega do imposto de renda. Enquanto isso, confira as informações já disponíveis sobre a declaração de imposto de renda em 2024:

Quando sai o programa para entrega do IR 2024?
Este ano, o programa será liberado no dia de início da entrega das declarações, 15 de março. Em 2023, o programa foi liberado em 9 de março.

Qual o prazo para entrega do IR 2024?
A entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) este ano deverá ser feita entre os dias 15 de março e 31 de maio, segundo a Receita Federal. Os contribuintes que não enviarem dentro do prazo poderão receber multa.

Quem deve declarar IR em 2024?
Segundo a Receita, devem declarar quem:

Teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;
Recebeu rendimentos não tributáveis – ou tributados exclusivamente na fonte – acima de R$ 40 mil;
Teve a posse ou a propriedade, até 31 de dezembro de 2023, de bens ou direitos, inclusive terra nua (imóvel rural sem investimento), com valor acima de R$ 300 mil;
Obteve receita bruta anual decorrente de atividade rural em valor acima de R$ 142.798,50, ou pretenda compensar prejuízos da atividade rural deste, ou de anos anteriores;

Realizou, em 2023, operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, acima do limite de R$ 40 mil ou com ganhos líquidos sujeitos ao imposto;
Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito ao imposto; ou optou pela isenção sobre a venda de imóveis, seguido de aquisição de outro em até 180 dias;
Passou à condição de residente no Brasil, em qualquer mês de 2023, e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2023.

Quem não precisa fazer a declaração?
Conforme a Receita, não precisa declarar IR em 2024, quem:

Não se enquadrar em nenhuma das situações acima;
Constar como dependente em declaração de outra pessoa, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, se possuir;
Teve seus bens e direitos declarados pelo cônjuge ou companheiro, desde que o valor total dos seus bens privativos não seja maior que o limite em 31 de dezembro.

Quem tem isenção?
A partir deste ano, quem tem remuneração mensal de até R$ 2.824,00 mensal (dois salários mínimos) não terá mais de pagar Imposto de Renda. É o segundo aumento na faixa de isenção feito pelo governo atual. Ano passado, o teto foi de R$ 2.649,00. Entre 2015 e 2023, o teto para isenção foi de R$ 1.903,98.

Teto de isenção aumenta por meio de desconto na tabela. A primeira faixa da tabela progressiva de IR, que tem isenção, vai até R$ 2.259,20. Mas quem recebe até R$ 2.824,00 poderá ter desconto (opcional) de R$ 564,80. A mudança foi determinada em medida provisória. Veja todos os detalhes da nova tabela.

Fonte: UOL

Jeff Bezos desbanca Elon Musk e volta ao topo de lista dos mais ricos pela 1ª vez desde 2021

Fundador da Amazon, Jeff Bezos voltou a ser o homem mais rico do mundo, deixando Elon Musk para trás e assumindo o topo do Índice de Bilionários da Bloomberg pela primeira vez desde o outono de 2021. Na segunda-feira, 4, o valor patrimonial de Bezos era de US$ 200 bilhões, de acordo com o índice.

Já a fortuna de Musk somava US$ 198 bilhões, enquanto a de Bernard Arnault, presidente e diretor executivo da LVMH, maior empresa de artigos de luxo do mundo, totalizava US$ 197 bilhões.

Nos últimos anos, Musk, Arnault e Bezos vêm se alternando no topo do ranking, que calcula fortunas pessoais levando em consideração flutuações do mercado e da economia, além de outros fatores. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: UOL

“Ônibus elétricos são uma transição em andamento em todo o mundo”, afirma Edgar Barassa

Edgar Barassa

A mobilidade elétrica é uma realidade cada vez mais presente no Brasil, com a chegada de novas empresas e marcas que disputarão seu espaço no mercado, trazendo investimentos e oportunidades de desenvolvimento tecnológico e sustentável.

Dentro desse contexto, a capital do País terá o palco do C-MOVE Brasília – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que será realizado nos dias 19 e 20 de março, das 09 às 18h, no Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá, com o objetivo de estimular o debate e promover as tecnologias e vantagens da eletrificação na mobilidade urbana.

Um dos temas centrais do evento será a cadeia produtiva dos ônibus elétricos e seus impactos em investimentos, emprego e renda.

O debate se concentrará em compreender quais ações estratégicas, coordenação de atores e políticas públicas são essenciais para alavancar a produção nacional de modo a atender aos mercados brasileiros e latino-americanos.

À medida que as cidades da região avançam na implementação do transporte público elétrico, o congresso avaliará os impactos nos cronogramas de investimentos desse setor e em que medida instrumentos de políticas públicas são necessários para atuar em componentes e produtos estratégicos.

“Indiscutivelmente, a cadeia produtiva de ônibus no Brasil detém um papel de destaque nas atividades industriais, trazendo consigo impactos significativos na geração de empregos e renda. No cenário dos ônibus elétricos, observa-se uma transição em andamento em todo o mundo. É crucial avaliar qual papel e, principalmente, protagonismo desejamos desempenhar como produtores dessas novas tecnologias,a fim de continuarmos sendo participantes relevantes nesse setor”, comenta Edgar Barassa, sócio fundador da Barassaand Cruz Consulting (BCC), que será o moderador das discussões desse painel no Congresso.

De acordo com Barassa, o debate instigado pelo C-MOVE representará um vetor poderoso para esse planejamento, tendo Brasília como o epicentro das discussões, reunindo os atores necessários para visualizar de maneira mais clara os caminhos para alcançar essa visão de futuro, consolidando a relevância do setor de ônibus elétricos no Brasil.

“O evento contará com a participação de representantes de empresas públicas e privadas, operadoras e concessionárias do transporte urbano, gestores da frota de ônibus elétricos, que ganham cada vez mais espaço nas principais capitais do mundo, e o Brasil não pode perder o ritmo desse avanço em favor da mobilidade sustentável”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, organizadora do Congresso, e do IBMS – Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável.

O C-MOVE Brasília abordará outros assuntos relevantes para o setor, como a eletromobilidade e o setor energético; infraestrutura de recarga e desafios da sua implantação; novos modelos de modais elétricos (ferroviário, marítimo e aéreo); aspectos jurídicos da eletromobilidade; baterias e armazenamento de energia; o transporte público; e as cidades inteligentes.

O evento é uma realização da MES Eventos e do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), com o apoio institucional de diversas entidades e empresas do setor. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/c-move-brasilia-2024/2308418.

Sobre a MES Eventos e o IBMS

A MES Eventos é uma empresa especializada na organização e realização de eventos técnicos e científicos, com foco na mobilidade sustentável. A empresa é responsável pela realização do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece anualmente em São Paulo, e do C-MOVE Brasília, o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que acontece em Brasília.

O Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e o uso de veículos elétricos no Brasil. O IBMS promove o transporte limpo, em benefício do bem-estar da população e do meio ambiente.

O IBMS também realiza pesquisas, eventos e parcerias relacionados ao setor de mobilidade sustentável.

Senac-DF: Projeto Paladar Internacional oferece aulas-show de chefes latino-americanos e caribenhos no Pátio Brasil

Com o objetivo de disseminar a cultura de países latino-americanos e caribenhos por meio da gastronomia, o Senac-DF levará para o Pátio Brasil Shopping, nos dias 8 e 9 de março, aulas-show ministradas por chefs indicados por embaixadas de 11 países. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Para participar das aulas, é preciso fazer a inscrição com antecedência pelo link https://www.df.senac.br/paladar-internacional/. As vagas são limitadas a 40 pessoas por turma. No primeiro dia serão realizadas cinco apresentações e no segundo dia seis. As aulas-show acontecerão em um espaço no segundo piso do shopping, próximo à loja C&A.

A iniciativa faz parte do Projeto Paladar Internacional, uma parceria entre a Fecomércio-DF, o Senac-DF, a Secretaria de Relações Internacionais, o Pátio Brasil Shopping e 11 embaixadas, com apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).

Na sexta-feira, dia 8, das 15h às 20h, o público poderá conhecer os pratos típicos de Cuba, Peru, República Dominicana, Barbados e El Salvador. No domingo, das 13h às 20h, os chefs do Chile, Bolívia, Paraguai, Equador, Argentina e México vão mostrar ao público um pouco da gastronomia de seus respectivos países.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressalta que a parceria é uma ótima oportunidade para difundir a um público diversificado a cultura e a gastronomia desses países, além de aproximá-los ao Sistema Fecomércio, empresários e governo local. “A iniciativa permite um intercâmbio entre o setor produtivo e as representações dos países, fomentando cursos de capacitação de profissionais da gastronomia”.

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, destaca que a instituição incluiu no portfólio de 2024 os cursos de Cozinha Latino-Americana, com 60 horas, e Cozinha Caribenha, com 40 horas. “Em 18 de março, o Senac-DF iniciará a primeira turma do curso Cozinha Latino-americana e em 22 de abril começam as aulas do curso Cozinha Caribenha. Durante o evento, os interessados poderão fazer matrícula nesses cursos pessoalmente. Teremos um espaço exclusivo para isso” afirma.

Veja abaixo a programação das aulas-show:

DIA 8 DE MARÇO – SEXTA-FEIRA  
HorárioEmbaixadaPratoChef
15h às 16hPeruCeviche ClassicoGildene de Fátima Gil Santiago
16h às 17hRepública DominicanaSancocho DominicanoMeyllin Melo
17h às 18hBarbadosPicles de Porco com salada de pepino e pudim de batata doceKamilia Natasha Callender
18h às 19hCubaARROZ CONGRÍ CUBANO e DOCE DE MAMÃOIdelmys Brooks
19h às 20hEl SalvadorPupusa de carne, queijo e feijãoIveth Zoraida Pineda Panameño
  DIA 9 DE MARÇO – SÁBADO
HorárioEmbaixadaPratoChef
13h às 14hChilePastel de Choclo  Nivia Bartolucci
14h às 15hBolíviaSopa de Maní Y Majadito de Pato  Alejandro Kevin Yabeta
15h às 16hParaguaiVori Vori de Galinha Caipira  Conselheira Alicia Pérez
17h às 18hEquadorHornado EquatorianoWillan Pijal
18h às 19hArgentina Empanadas de CarneLucas Fernandez Arteaga
19h às 20hMéxico Pan de CazónCristian Ortega

Fonte: Fecomércio – DF

Por 4 votos à 2, TRE-DF declara o candidato Leandro Grass inelegível por oito anos

Decisão aconteceu em sessão de julgamento realizada nesta segunda-feira, 4.

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal analisou, nesta segunda-feira (4/3), Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, com pedido de tutela de urgência, ajuizada pela Coligação Unidos pelo DF contra Leandro Antônio Grass Peixoto e Olgamir Amancia Ferreira, candidatos a Governador e Vice-governadora do Distrito Federal, nas eleições de 2022, e Ricardo Borges Caputo Taffner.

A Coligação alega que o candidato Leandro Grass, ao longo de toda a campanha, se valeu do horário gratuito de rádio e TV (programa eleitoral e inserções) e internet para promoção de propaganda negativa contra o candidato Ibaneis, incluindo disseminação de notícias falsas, grave desinformação, calúnias e difamações. A coligação ainda registra que 20 decisões foram dadas pelo TREDF reconhecendo a ilegalidade das propagandas.

Em seu voto, o relator Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa afirmou que a fake news do candidato não gerou gravidade para desequilibrar o resultado das eleições, tanto que o candidato que seria afetado pelas notícias inverídicas foi eleito em primeiro turno. Por este motivo, julgou o pedido da ação improcedente.

No momento dos votos, a maioria dos Desembargadores Eleitorais divergiram da opinião do relator entendendo a gravidade do descumprimento das normas eleitorais e julgaram procedente o pedido em relação aos réus Leandro Grass e Olgamir Amância, para, com fundamento no art. 22, XIV, da Lei Complementar 64/1990, declarar a inelegibilidade de ambos para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição de 2022.

De acordo com o Desembargador Renato Guanabara Leal, a análise do processo mostra a gravidade dos fatos. “Todos acompanhamos a evolução do TSE, que busca coibir fortemente o uso das fake news. Principalmente aquelas que se utilizam de conteúdos fabricados ou manipulados para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados”, disse.

A Desembargadora Maria do Carmo Cardoso lembrou que o volume de propagandas irregulares, veiculadas nos canais de rádio e televisão ou nas redes sociais, “caracterizam o uso indevido de meio de comunicação, que é uma espécie de abuso de poder”. Lembrou também que Grass passou de intenções de voto de 3%, nas primeiras pesquisas, para 7% e, depois, 16%, avaliando que “não se pode afastar a alegação de que houve influência das propagandas”.

“Destaco aqui a representação acusando o candidato Ibaneis de corrupção, sem trazer elementos mínimos essenciais para sustentar qualquer condenação que se tenha notícia”, ressaltou o desembargador Fabrício Fontoura

Somente o relator Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa e o Desembargador Demétrius Gomes Cavalcanti votaram pela improcedência da ação.

Além disso, de acordo com o relator, é imperioso considerar que a divulgação ilícita foi postada no aplicativo de mensagem por Ricardo Taffner, coordenador de comunicação da candidatura de Leandro Grass. Exatamente por ser responsável pela divulgação das propagandas eleitorais na campanha, o Representado deveria observar a legislação eleitoral que veda a propagação de mensagens descontextualizadas com o escopo de atingir a honra de opositor. Desse modo, conclui-se que é maior a reprovação social de sua conduta.
Com base no agravante, julgou procedente a Representação para condenar o Representado Ricardo Borges Caputo Taffner ao pagamento de multa no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Fonte: TRE-DF

Caiado é escolhido Personalidade do Agro Nacional em prêmio no RS

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi eleito Personalidade do Agro Nacional pelo Troféu Brasil Expodireto, neste domingo (03/03), na cidade de Carazinho (RS).

A premiação abre oficialmente a programação da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio do mundo, que será realizada em Não-Me-Toque (RS) de 4 a 8 de março.

“Honraria ímpar que, sem dúvidas, constará no meu currículo”, definiu o governador sobre o reconhecimento.

Enquanto subia ao palco para a condecoração, Caiado foi classificado como alguém que “traz por tradição a agropecuária na genética”, tendo sido fundador da União Democrática Ruralista (UDR), e “defensor, com unhas e dentes, do agronegócio brasileiro”.

“Nossa luta sempre foi defender quem hoje é respeitado internacionalmente”, pontuou Caiado sobre seu trabalho em prol do setor. O governador goiano também apresentou dados sobre o crescimento econômico brasileiro em 2023.

“Se o Brasil cresce 2,9%, é a agricultura que cresceu 15,1% só no Produto Interno Bruto (PIB) [Produto Interno Bruto]. É algo inédito, somos referência no mundo”, completou.

PERSONALIDADE DO AGRO NACIONAL

O troféu recebido por Caiado homenageia autoridades, lideranças e produtores que contribuem para fortalecer o agronegócio. A honraria foi entregue ao goiano pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e pelo presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal), Nei César Manica.

Eduardo Leite disse a Caiado que ele é sempre bem-vindo ao estado e destacou o engajamento do governador goiano com o setor.

“[A premiação] é o recohecimento a uma trajetória que tem ligação com o agronegócio, como produtor e também como homem público. Uma trajetória respeitável e admirável que o Rio Grande do Sul tem a alegria de homenagear a partir desse troféu”, declarou o governador gaúcho.

Já o anfitrião da solenidade, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, definiu a premiação como “a maior do agronegócio brasileiro com grandes homenageados”.

A Rede Pampa realiza a cobertura multimídia da Expodireto. O presidente da emissora, Alexandre Gadret, comentou sobre a grandeza do evento, que é aclamado nacionalmente e conta com a participação de lideranças internacionais.

“É momento de reconhecer os bons cases que temos no agronegócio, seja através de pessoas ou de instituições, e fazer com que esses bons exemplos cheguem ainda mais longe”, disse o empresário sobre a premiação em que Caiado foi agraciado.

O evento reuniu autoridades políticas, como deputados e senadores, além de presidentes de federações e empresários. A Expodireto Cotrijal tem foco em tecnologia, negócios e no desenvolvimento do setor como um todo.

O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, informações, tecnologia desenvolvida pelos órgãos de pesquisa ou empresas privadas, oportunidades de negócios e, também, de debates ligados ao meio rural.

AGRO GOIANO

O Estado de Goiás vem ganhando destaque no cenário nacional desde 2019, quando Caiado assumiu a gestão.

No setor agropecuário, são diversas ações inovadoras que impulsionam o Estado, como o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, no Nordeste goiano, que fomenta a agricultura irrigada e promove o desenvolvimento socioeconômico e ambiental nas regiões de baixo IDH.

O Governo também impulsiona o acesso dos produtores goianos ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste, modalidade Rural (FCO Rural).

Em 2023, a Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado aprovou 782 cartas-consulta e autorizou R$ 1,138 bilhões em financiamentos.

Em 2019, foram 362 cartas e R$ 811,9 milhões. O crescimento foi de 116% em número de cartas aprovadas e de 41,98% no volume de recursos autorizados.

Na área da inovação, o Governo de Goiás desenvolve o Programa Estadual de Bioinsumos

, que investe na criação de biofábricas ligadas a instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de tornar o estado o maior ecossistema de inovação em bioinsumos do Brasil.

Na produção agrícola, Goiás encerrou o ano de 2023 com crescimento em faturamento e volume de exportações. Ao todo, o setor arrecadou US$ 12,1 bilhões em vendas externas, com 21,9 milhões de toneladas exportadas durante o último ano.

No acumulado de cinco anos, o faturamento do agro goiano com exportações mais que dobrou. O produto mais comercializado com outros países entre 2019 e 2023 foi a soja, que correspondeu a 62,5% de todo o faturamento do setor com as vendas externas.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias

Vacinação contra a dengue é ampliada para o público de 12 a 14 anos

Público pode ser atendido a partir da tarde desta terça-feira (5) em uma das 81 unidades básicas de saúde disponibilizadas pela Secretaria de Saúde

O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou a vacinação contra a dengue para a faixa etária de 12 a 14 anos. O público pode procurar uma das unidades básicas de saúde (UBSs) a partir das 14h desta terça-feira (5). São 81 salas de vacinação com equipes preparadas para receber crianças e adolescentes, e vale lembrar que a faixa de 10 e 11 anos também continuam a ser atendidas.

“Nosso objetivo é aplicar todas as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Fazemos um monitoramento diário do número de crianças atendidas e decidimos fazer essa ampliação para atingir mais rapidamente a cobertura na população geral do DF”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

O Distrito Federal recebeu, em 8 de fevereiro, 71.708 mil vacinas desde o início da vacinação. Até o momento, foram aplicadas somente cerca de 33% das doses, ou seja, 25.310 vacinas. As demais doses que estão sobrando vencem em 30 de abril, o que tem feito o governo reforçar a necessidade dos familiares e responsáveis levarem os filhos para receber o imunizante.

Por enquanto, não há previsão para envio de novas doses de vacinas contra a dengue e, por esse motivo, o público-alvo da campanha ficará restrito no momento às crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, destaca a velocidade do esforço logístico e as diversas estratégias para ampliar a cobertura. “Já temos as salas de vacina abastecidas e a secretaria promove diversas ações extramuros, inclusive nos finais de semana”, diz.

Orientações

Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação. Caso a pessoa tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Todas que tomarem a primeira dose devem retornar a um local de vacinação 90 dias depois para receber a segunda dose. Se houver contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

A vacinação contra a dengue não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula. Também estão vedadas gestantes e mulheres em fase de amamentação.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Meu Amigo Robô é uma animação linda e que diz muito mesmo sem falar (crítica)

O quanto pesa um dia de solidão? É essa pergunta que você pode se fazer quando as primeiras cenas de Meu Amigo Robô surgem na tela e você descobre o protagonista preso em seu apartamento sem uma companhia e sem perspectiva de tê-la.

Vale dizer que a animação se passa em uma Nova York dos anos 1980, mas aqui todas as pessoas foram substituídas por animais das mais diversas espécies — e talvez isso desperte ainda mais empatia em alguns espectadores, pois nosso protagonista solitário é um simpático cachorro.

Na TV, o cachorro vê um anúncio de uma nova linha de robôs de companhia e decide encomendar um. A expectativa da chegada é percebida facilmente e assim que o robô finalmente chega é que começamos a aprofundar a história, que apesar de nenhuma pessoa, é humana demais.

Uma trama que diz muito sem falar nada

Eu sou o tipo de pessoa que possui dificuldade com filme muito contemplativo. Apesar de amar ficção científica, tenho ressalvas com os poucos diálogos de 2001: uma Odisseia no Espaço e quando soube que Meu Amigo Robô era um filme sem diálogos fiquei um pouco reticente. Felizmente decidi deixar isso de lado e assisti, porque a história consegue dizer muito.

Meu Amigo RobôFilme foi indicado na categoria de Melhor Animação no Oscar 2024

Destaque para os desenhistas, animadores e equipe de som, que conseguiram imprimir emoções e conversas completíssimas apenas com expressões e interações sonoras. A direção também é excelente e consegue compor cenas com montagens belíssimas.

Eu particularmente consegui dar muitas risadas em boa parte das interações, assim como também me emocionei em vários outros momentos.

ATENÇÃO: O TRECHO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS

Antes da metade do filme, Meu Amigo Robô nos apresenta ao grande desafio da trama. Após um dia de praia, o Robô acaba ficando emperrado e o Cachorro precisa ir embora sem ele. Quando volta para o resgate, vemos que a praia está fechada e interditada até o verão. O Cachorro tenta voltar, mas sempre é impedido.

O título original do filme é “Robot Dreams” (Sonhos de Robô, em tradução livre) e faz mais sentido a partir desse ponto. Por várias vezes eu tive certeza de que o Robô estava sendo resgatado ou conseguindo voltar para casa, encontrando o Cachorro e voltando a ser feliz. Mas logo isso era destroçado pela realidade. Vale dizer também que o nome “Meu Amigo Robô” acaba apagando um pouco a interpretação romântica que podemos ter do filme.

ATENÇÃO: AGORA VEM MAIS SPOILER AINDA

Com o desenrolar da história, o Robô sofre como sucata e depois é resgatado, sendo reformado por um Guaxinim habilidoso. Uma metáfora muito bonita e romântica: depois de despedaçado, ele é consertado e pode voltar a ser um Robô feliz.

Uma das cenas mais bonitas acontece quando o Robô está fazendo um churrasco com o Guaxinim e vê o seu amigo Cachorro andando pela rua — com um novo robô. Ele se imagina correndo e reencontrando o cão, mas também imagina o que seria do Guaxinim e do novo Robô.

Nesse ponto vemos que a grande moral de Meu Amigo Robô está no fato de que o amor muitas vezes se manifesta pelo “deixar ir” em vez de ser pelo “ficar”. E essa mensagem é forte e emocionante, colocando uma cereja de verdade — não de chuchu — em cima do bolo.

Em resumo: Meu Amigo Robô é uma das melhores animações que eu já vi, torço pra que ela ganhe um Oscar em 2024 — algo que talvez mude depois de eu ver O Menino e a Garça. E confesso que depois de assistir a esse filme eu fiquei muito empático com robôs e — brincadeira, é claro — nem ligo mais se a inteligência artificial acabar com a humanidade.

“Meu Amigo Robô” é uma animação infantil?

Para responder a essa questão eu precisei da ajuda de um amigo especialista. Falei com o Walkir Fernandes — ilustrador e diretor de animações premiado, sócio do estúdio Dogzilla — e ele me contou que foi o filho de cinco anos assistir ao filme.

A história não é feita somente para crianças e boa parte das nuances da história demandam um pouco mais de maturidade, mas não há nada impróprio ou enfadonho para os pequenos. Um típico caso de animação para divertir crianças e emocionar mães e pais.

Fonte: TecMundo

- Publicidade -
- Publicidade -