Início Site Página 4333

MJ transfere 23 presos de penitenciárias federais

Medida atinge Fernandinho Beira-Mar, do Comando Vermelho

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, remanejou 23 detentos do sistema penitenciário federal, incluindo Fernandinho Beira-Mar, um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Segundo o ministério, a transferência de parte dos presos que cumprem pena em um dos cinco presídios de segurança máxima – Brasília, Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO) -, coordenados pela Senappen, é uma medida de segurança, realizada periodicamente.

“O remanejamento de presos no âmbito do sistema penitenciário federal é uma medida importante para seu perfeito funcionamento, pois visa impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos de segurança máxima, além de enfraquecer e dificultar vínculos nas regiões onde se encontram as penitenciárias federais”, informou o Ministério da Justiça, em nota.

Os presos foram remanejados entres as penitenciárias federais entre a última sexta-feira (1º) e domingo (3). A medida, contudo, só foi divulgada hoje (4), sem mais detalhes. Por segurança, o ministério não informou quem são os demais presos transferidos, nem para quais unidades eles foram levados.

Beira-Mar

Beira-Mar, um dos transferidos, segundo o site G1, cumpria pena no presídio federal de Mossoró (RN), o mesmo de onde dois detentos fugiram em 14 de fevereiro deste ano. A fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foi a primeira registrada no sistema penitenciário federal desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

A unidade potiguar estava passando por uma reforma. Investigações preliminares indicam que Mendonça e Nascimento usaram ferramentas que encontraram largadas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais, no último dia 14. Além disso, já foram identificadas várias falhas nos equipamentos de segurança, como no sistema de monitoramento.

Um processo administrativo e um inquérito da Polícia Federal foram instaurados para apurar as circunstâncias e responsabilidades pela fuga.

Fonte: Agência Brasil

GDF libera R$ 32,6 milhões para pagar Cartão Prato Cheio e DF Social

Desse montante, R$ 22 milhões foram investidos na concessão do crédito alimentar. Foram incluídos 14.616 beneficiários no programa neste mês

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) liberou, nesta sexta-feira (1), R$ 32.698.545 para pagamento do Cartão Prato Cheio e do DF Social. A maior parte do valor, R$ 22.697.000, foi investida na concessão do crédito de R$ 250 do Prato Cheio. Além disso, neste mês o programa registrou a inclusão de 14.616 novos beneficiários no auxílio, que já atende um público de 90 mil pessoas.

“A importância desses benefícios na garantia dos direitos da população assistida pela Política de Assistência Social é indiscutível, especialmente para as mulheres chefes de família, que compõem 80% do público beneficiário dos programas sociais da Sedes”, declara a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

DF Social

Neste mês, 66.430 famílias serão atendidas pelo programa, com investimento de R$ 10.001.545. Além disso, foram emitidos 644 cartões para os beneficiários recém-contemplados.

O DF Social concede benefício mensal de R$ 150 para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e inscritas no Cadastro Único. Neste caso, não é preciso solicitar o auxílio. As famílias que atendem aos critérios são incluídas pela Sedes conforme disponibilidade de vagas.

Prato Cheio

Os novos cartões do benefício serão disponibilizados para retirada a partir do dia 1° de março, seguindo um escalonamento com base na primeira letra do nome do beneficiário, de acordo com o cronograma abaixo:

→ A – B: 1º/3/2024
→ C – E: 4/3/2024
→ F – I: 5/3/2024
→ J – L: 6/3/2024
→ M – N: 7/3/2024
→ O – Z: 8/3/2024

Para verificar se está incluído nos novos beneficiários do Cartão Prato Cheio, é preciso fazer a consulta no site GDF Social. No portal, o cidadão pode obter informações sobre a agência do Banco de Brasília (BRB) em que vai retirar o cartão. É imprescindível que a busca seja feita apenas pelo titular do auxílio, mediante a apresentação de documento original com foto e CPF.

O Prato Cheio é pago em um ciclo de nove parcelas para auxiliar famílias em situação temporária de insegurança alimentar e nutricional. Encerrado esse período, o titular precisa passar por nova avaliação socioassistencial no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região, ou, na unidade em que estiver sendo acompanhado.

*Com informações da Sedes

Fonte: Agência Brasília

Confira os jogos da NBA hoje (05)


A terça-feira (05) do melhor basquete do mundo será de muita emoção. Nove jogos agitam a temporada regular da NBA. O apito inicial é às 21h e a emoção vai até a madrugada.

A noite começa o Charlotte Hornets enfrentando o Orlando Magic.

Na sequência, uma série de confrontos da Conferência Leste. De olho nos playoffs, o New York Knicks recebe o lanterna, Detroit Pistons. O Brooklyn Nets joga em casa contra o Philadelphia 76ers, enquanto a melhor campanha geral da liga, Boston Celtics, visita o Cleveland Cavaliers.

Para fechar a rodada e estender a ação pela madrugada, um duelo de gente grande no Oeste. O atual campeão Denver Nuggets encara em seus domínios o Phoenix Suns, de Kevin Durant e companhia.

Confira os jogos da NBA hoje (05) e onde assistir

21h – Charlotte Hornets x Orlando Magic (NBA League Pass);

21h30 – New York Knicks x Atlanta Hawks (Prime Video);

21h30 – Miami Heat x Detroit Pistons (NBA League Pass);

21h30 – Brooklyn Nets x Philadelphia 76ers (NBA League Pass);

21h30 – Toronto Raptors x New Orleans Pelicans (NBA League Pass);

21h30 – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics (NBA League Pass);

22h – Houston Rockets x San Antonio Spurs (NBA League Pass);

22h30 – Dallas Mavericks x Indiana Pacers (NBA League Pass);

00h – Denver Nuggets x Phoenix Suns (Prime Video).



Fonte: Torcedores

A busca global por privacidade de dados na era da IA

Por Renata Altemari.

O conceito global de privacidade é cada vez mais presente e se concretiza com a regulamentação do setor em lugares como a Europa, Estados Unidos e no próprio Brasil, onde já há soluções de inovação capazes de auxiliar na proteção de dados dos usuários.

Também sabemos que data privacy foi um dos termos mais falados nas empresas ao longo de 2023 e, este ano, é possível que vejamos, além das discussões, mais ações que envolvam o assunto, à medida que as leis de privacidade consolidam ainda mais o novo cenário. 

As preocupações, tanto do governo como das corporações, surgem em meio a uma maior conscientização do consumidor sobre todas as questões relacionadas à privacidade de dados. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da Delloite do ano passado, apenas 41% dos consumidores consideram ser mais fácil proteger os seus dados online e 34% deles acham que as empresas são transparentes quanto à forma como utilizam os dados coletados em diversos serviços online. 

É o momento das organizações agirem com rapidez e criarem uma cultura de conformidade com a privacidade que as façam aptas para acompanharem tanto os consumidores quanto às novas regras.

A Inteligência Artificial veio pra ficar

A crescente prevalência de ferramentas de IA nos locais de trabalho e as capacidades cada vez mais sofisticadas da IA generativa tornaram a privacidade uma questão urgente, com 35% das empresas globais utilizando ferramentas de Inteligência Artificial em 2023. 

Em vista disso, em 2024, as mudanças estarão voltadas para uma regulamentação mais abrangente ao redor do mundo, garantindo ética, privacidade e segurança da solução.

Isso porque a própria IA generativa, os novos modelos de grande linguagem  os LLMs – e outras ferramentas de Inteligência Artificial estarão propensas a utilizar dados pessoais a fim de obter resultados rápidos, com tomada de decisões automatizadas, sem intervenção humana, impactando fortemente a proteção da privacidade individual, regulamentada no Brasil pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

De acordo com o GRC eLearning82% das violações de dados envolvem um elemento humano. Logo, a formação regular e contínua é essencial para proteger as organizações das implicações de tais erros. 

Além do foco em IA, a Digital Markets Act (Lei dos Mercados Digitais – DMA) e a Digital Services Act (Lei dos Serviços Digitais – DSA) serão aplicadas na União Europeia este ano, tendo como foco inicial as grandes empresas, conhecidas como Gatekeepers e VLOPs, importantes plataformas online.

Ambas as regras irão abordar a privacidade por meio de disposições de publicidade direcionada ou comportamental, levando as empresas a justamente concentrarem-se mais nas tecnologias de proteção da privacidade.

IA e Privacidade de DadosÉ necessário investimento de tecnologia e cibersegurança para garantir a Privacidade de Dados nas empresas.

As ferramentas concebidas para evitar vazamentos de dados, equilibrando as necessidades de privacidade e a facilidade de utilização, permitirá às organizações responder às novas regulamentações e às expectativas dos consumidores. Além disso, as tecnologias e os serviços, como os Data Clean Rooms (DCRs), estarão ainda mais adaptados aos dados, o que os torna bastante eficazes em privacidade à medida que se aproxima o fim dos cookies de terceiros. 

Recorrer preventivamente a práticas de preservação da privacidade não protege apenas as organizações das sanções relacionadas com a falta de conformidade, mas também a confiança dos usuários, uma vez que os consumidores se relacionam cada vez mais com empresas que valorizam a sua privacidade e são transparentes quanto à forma como utilizam seus dados.

É fundamental, então, concentrar esforços e investimentos em tecnologias de proteção da privacidade e em práticas que promovam a transparência no uso de dados. Ao adotar medidas preventivas e investir em soluções voltadas à privacidade, as organizações não apenas se protegem de sanções legais, mas também fortalecem a confiança de seus clientes.

****

Renata Altemari, diretora executiva da AppsFlyer, líder global em mensuração e análise de dados para aplicativos, no Brasil

Fonte: TecMundo

Detran-GO desbarata quadrilha envolvendo servidor, despachante e pessoas físicas

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás desbaratou uma quadrilha que fraudava de diversas formas a transferência de veículos no interior do Estado com o objetivo de obter vantagens financeiras. Entre os investigados estão dois servidores, pessoas físicas e há indícios de participação de despachantes e menção a cartório.

O esquema fraudulento foi descoberto pelo serviço de inteligência da autarquia após apurar os procedimentos de uma transferência suspeita. De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, dois servidores da Ciretran de Paranaiguara foram exonerados. Um servidor era comissionado e o outro era da prefeitura.

O Detran-GO está finalizando a investigação, nomeada Operação De Cujus, que será encaminhada para a Polícia Civil. Dos 35 processos de transferência veicular auditados na Ciretran de Paranaiguara, 34 apresentaram indícios de fraude. Levantamentos apontam que o grupo atuava há dois anos. Por isso, outros processos vão passar por auditoria.

Entre as irregularidades está a transferência de veículos de pessoas falecidas sem o devido processo de sucessão. Antes mesmo do inventário ser finalizado, os veículos eram transferidos para terceiros de forma irregular. Daí, o nome De Cujus. Em outro caso, foi usado um documento com selo cartorário possivelmente falso.

Delegado Waldir destaca que os servidores chegaram a efetuar transferências veiculares sem a vistoria, com Certificado de Registro de Veículo (CRV) adulterado e até sem o documento. “Ainda não sabemos quanto esse grupo movimentou ou quanto cobrava por processo, mas isso será esclarecido com a investigação policial”, explica.

Os investigados responderão por crimes como formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, improbidade da administrativa e falsificação de documentos públicos. No caso dos servidores, e foram exonerados e poderão ser impedidos de assumir novos cargos públicos. Já os despachantes podem ser descredenciados após o processo administrativo.

Combate à corrupção

O presidente do Detran-GO alerta que a autarquia é intolerante com a corrupção. “O Detran-GO está com a ratoeira engatilhada. O servidor tem que entender que tem que trabalhar pelo salário e não por propina, porque senão vai se dar mal”, enfatiza.

Nos últimos 12 meses, mais de 40 denúncias por suspeita de fraudes foram encaminhadas para a Polícia Civil pelo Detran-GO; 20 Ciretrans estão sob investigação. “Caso o cidadão tenha conhecimento de alguma fraude ou corrupção, peço que nos ajude: denuncie”, afirma Waldir. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 154, pela Ouvidoria do Detran-GO ou diretamente ao presidente do órgão, que atende a todo cidadão sem precisar de agendamento. Toda informação é recebida como sigilosa.

Fonte: Detran-GO

Governo atualiza dados sobre eficiência energética em audiência da Frente Parlamentar de Energia

O governo vai trabalhar em um índice mínimo de eficiência energética para edificações em 2025. De acordo com Samira Carmo, do Ministério de Minas e Energia, o setor é o que mais precisa de investimentos em redução do consumo de energia em economias emergentes como o Brasil.

Debate foi realizado no Rio de Janeiro

Samira participou de debate sobre eficiência energética promovido pela Frente Parlamentar de Energia da Câmara dos Deputados. Ela explicou que, em 2024, o trabalho de índices mínimos será feito com lâmpadas de led e refrigeradores comerciais. Em 2023, foi a vez dos refrigeradores residenciais, o que, segundo ela, levantou alguma reação do setor empresarial.

Para o governo, ainda existe uma cultura empresarial que vê os investimentos em eficiência energética apenas como custos. Samira disse, porém, que cada real investido em eficiência gera uma economia de R$ 3,40.

Carlos Alexandre Pires, do Ministério do Meio Ambiente, reafirmou a resistência da indústria em investir mais.

“Tornar-se eficiente é fazer com que nossa indústria seja capaz de enfrentar, em pé de igualdade, outras indústrias mundo afora e não se tornar apenas produtora para o mercado interno ou de produtos de consumo aqui no Brasil”, explicou.

Samira Carmo lembrou ainda que o Brasil tem muito potencial para elevar o consumo de energia e, também por isso, será preciso ser mais eficiente. O consumo de energia nos Estados Unidos, por exemplo, é cinco vezes maior que o do Brasil.

De acordo com Gustavo Fontenele, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a idade média das máquinas e equipamentos industriais é de 14 anos e as micro e pequenas empresas apresentam médias ainda mais altas.

Pelos compromissos assumidos pelos países para deter o avanço do aquecimento global, será necessário aumentar a taxa média anual global de melhoria da eficiência energética de 2% ao ano para mais de 4% ao ano.

Durante o debate, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia defendeu a aprovação de dois projetos de lei que estão em análise na Câmara e que promovem a eficiência energética:  o PL 3447/21 e o PL 3324/21.

A audiência pública foi conduzida pelo deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ), vice-presidente de Eficiência Energética da Frente de Energia.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub

Fonte: Câmara dos Deputados

Governo paga R$ 1,1 milhão a advogados dativos

Secretaria de Relações Institucionais pagou R$ 1,1 milhão a advogados dativos, na última sexta-feira (01/03) (Foto: Serint)

A Secretaria de Relações Institucionais (Serint) pagou R$ 1,1 milhão a advogados dativos, na última sexta-feira (01/03). O valor é referente à arrecadação de fevereiro do Fundo de Apoio ao Pagamento de Advogados Dativos (Fundativo) e foi creditado diretamente na conta bancária de 233 advogados, pagando 239 processos administrativos referentes a 2.893 processos judiciais.

Desde 2019, a categoria recebeu R$ 64.800.000,00 milhões. 

Confira aqui lista dos advogados que receberam honorários dativos.

Acordo

O repasse regular e de retroativos consta em acordo celebrado pelo governador Ronaldo Caiado com a Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO), conforme o decreto estadual 10.142/22.

Pelo programa, profissionais que prestam serviço de assistência jurídica à população em situação de vulnerabilidade social são ressarcidos pelo Estado. Profissionais com mais de 60 anos e portadores de doenças graves têm preferência na fila de recebimento.

As certidões necessárias para abertura de processos administrativos de pagamento podem ser protocoladas de forma virtual pelo Portal Expresso, com acesso pelo site go.gov.br ou pelo aplicativo Expresso Goiás, disponível em plataformas Apple e Android.

Além do site, a lista de beneficiados também pode ser consultada no Departamento de Advocacia Dativa pelos telefones (62) 3237 – 5830 ou (62) 3237 – 5834.

Fonte: Agência Cora de Notícias

Senado lança terceiro Plano de Equidade de Gênero e Raça

Primeiro órgão do país a desenvolver proposta para garantir igualdade de tratamento e de oportunidades, o Senado entra em seu terceiro biênio do Plano de Equidade de Gênero e Raça (Pger). A proposta, que será desenvolvida em 2024 e 2025, foi lançada nesta segunda-feira (4) na Comissão de Direitos Humanos (CDH). O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou o lançamento do plano na semana de comemoração pelo Dia da Mulher, na sexta-feira (8).

Fonte: Senado

Agência Télam sai do ar e trabalhadores são dispensados por 7 dias

Após o presidente argentino Javier Milei anunciar o fechamento da agência pública de notícias do país na sexta-feira (1º), a Télam saiu do ar e quem tenta acessar a página do veículo encontra a mensagem “página em reconstrução”.

Além disso, os trabalhadores do portal receberam um comunicado neste domingo (3), do interventor do órgão, Diego Chaher, informando que estavam dispensados do trabalho pelos próximos 7 dias. Ao mesmo tempo, o prédio que abriga a agência foi cercado por grades, impedindo o acesso ao local.

Organizações que representam os jornalistas da Argentina promovem um ato nesta segunda-feira (4) em frente à sede da Télam, em Buenos Aires, em protesto contra o anúncio do governo.

“O que estão fazendo é atentar contra a liberdade de expressão. Isso não havia passado na democracia. A agência tem 78 anos de existência, garante um serviço em todo o país, não somente de maneira gratuita, por meio do portal, mas seus serviços de cabos, fotos, boletins, fotografia, áudio e vídeo”, destacou Carla Gaudensi, secretária-geral da Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa (Fatpren) em entrevista à Rádio Mitre, da Argentina.

Como justificativa para a decisão de fechar a Télam, Milei argumentou que a agência tem sido utilizada como “meio de propaganda kirchnerista”. O kirchnerismo é o movimento político argentino liderado pelos ex-presidentes Néstor (2003-2007), morto em 2010, e pela ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015).

Em fevereiro, Milei interveio em todos os meios públicos da Argentina, trocando as diretorias por gestores diretamente nomeados pelo governo. A medida foi interpretada como um primeiro passo para privatização ou extinção dos meios públicos argentinos, sendo essa uma das promessas de campanha do presidente ultraliberal.

O professor de Comunicação da Universidade de Quilmes Guillermo Mastrini avaliou que ainda não está claro se o governo pode ou não fechar a agência Télam sem autorização do Legislativo. Ele lembra que o decreto de necessidade e urgência publicado pelo Executivo modificou as capacidades do governo de intervir em empresas públicas. “Mas ainda não há decisão oficial sobre o fechamento. Seguramente essa questão será objeto de revisão judicial”, disse Mastrini.

Estrutura e história

Criada há 78 anos com o propósito de difundir informação por toda a Argentina, a Télam conta com mais de 700 funcionários e é a única agência de notícias com correspondentes em todas as províncias argentinas. Produz cerca de 500 matérias e 200 fotografias por dia e mantém um ecossistema com departamento de vídeo, rádio, o site telam.com.ar e redes sociais. Como agência pública de notícias, é uma das parceiras da Agência Brasil no continente.

Ao longo das quase 8 décadas de existência, a Télam enfrentou outras ameaças. Tentativas de fechamento, demissões ou reduções aconteceram também durante as presidências de Carlos Menem (1989-1999), Fernando de la Rúa (1999-2001) e Mauricio Macri (2015-2019).

A agência foi criada como uma empresa mista, formada por capital privado e estatal, com o objetivo de quebrar o duopólio existente em matéria de informação das duas agências americanas que monopolizavam o mercado, a United Press International (UPI) e Associated Press (AP).

Fonte: Agência Brasil

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Em janeiro deste ano, houve aumento no número de consumidores inadimplentes no país, após dois meses consecutivos de queda, de acordo com levantamento realizado pela Serasa. Em relação ao primeiro mês do ano passado, o número de inadimplentes também subiu, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões de pessoas em janeiro deste ano.

O estudo revelou também que os dois principais motivos para a inadimplência, nos anos de 2022 e 2023, foram o desemprego e a redução na renda. O desemprego foi apontado por 29% dos endividados, em 2022, e por 22%, em 2023. Já a redução de renda foi citada por 12% e 20% dos inadimplentes, em 2022 e 2023, respectivamente.

O cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida entre os inadimplentes, desde o ano de 2018 até 2023. No ano passado, o cartão de crédito correspondia à principal dívida para 55% dos endividados. Sete em cada dez brasileiros costumam parcelar suas compras, sendo a maior fatia (27%) por não ter o valor cheio para pagamento à vista.

A pesquisa identificou que somente 11% das mulheres das classes C, D e E, e 16% das mulheres das classes A e B afirmaram estar satisfeitas em relação às finanças pessoais. Considerando homens e mulheres, 12% das faixas C, D e E, e 17% das faixas A e B disseram estar satisfeitos com a vida financeira.

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, avalia que, para enfrentar o problema da inadimplência de forma abrangente e sustentável, são necessárias medidas como combate ao desemprego e à informalidade, educação financeira, microcrédito e crédito consciente e proteção do consumidor.

“Através de políticas públicas que gerem emprego e formalizem o mercado de trabalho, a renda das famílias pode ser aumentada, reduzindo a inadimplência. Implementar programas abrangentes e acessíveis de educação financeira para conscientizar a população sobre o uso consciente do crédito, planejamento financeiro e gestão de recursos”, explicou Meirelles.

Apesar de a educação financeira ser um pilar fundamental para combater a inadimplência no longo prazo, o especialista ressalta que não se pode esquecer que a grande questão é que o brasileiro ganha pouco e é, por essa razão, somada aos juros altos, que se endivida.

“É muito complicado dizer que quem sustenta uma família com um salário mínimo não tem educação financeira, que a chefe de família que sabe o preço da carne no centavo e fraciona suas compras pelo mês para garantir a comida até o dia 30 não tem educação financeira. O maior erro de alguns projetos de educação financeira é achar que o brasileiro médio se endividou porque é perdulário. Não, ele se endividou porque a renda é curta e os juros são altos”, disse.

Além disso, ele apontou que medidas como ampliar o acesso ao microcrédito e fomentar o crédito responsável, com taxas de juros justas e acompanhamento dos devedores, podem auxiliar na inclusão financeira e na recuperação de crédito. “Fortalecer os mecanismos de proteção do consumidor contra práticas abusivas de crédito e cobrança é fundamental para evitar o endividamento excessivo e garantir os direitos dos consumidores”, acrescentou.

Mutirão de negociação

O Programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda, integra, a partir deste segunda-feira (4) até 28 de março, um mutirão de renegociação de dívidas. Os interessados poderão acessar as ofertas do MegaFeirão Serasa e Desenrola de forma presencial, no Palácio dos Correios, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista, além dos sites do Programa Desenrola Brasil e da Serasa Limpa Nome.

Mais de 700 empresas participam do mutirão de negociação de dívidas, incluindo bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia e securitizadoras, além de concessionárias de água e energia.

Conforme divulgou o Ministério da Fazenda, ao todo, mais de 550 milhões de ofertas estarão disponíveis no feirão, além dos descontos de até 96% do Programa Desenrola, que se encerra no dia 31 de março.

Ainda segundo a pasta, cerca de 12 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo Desenrola Brasil, que propiciou a negociação de R$ 36,5 bilhões em dívidas. Os descontos médios na plataforma do programa são de 83%, alguns casos chegando a 96%, com pagamento à vista ou parcelado sem entrada, e com prazo de até 60 meses para pagar.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -