Início Site Página 4334

Confira duas dicas de espetáculos nos teatros do Sesc-DF para curtir o final de semana

A partir desta quinta-feira (29) dois espetáculos imperdíveis estreiam, um no teatro Sesc Garagem (913 Sul), e o outro no teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul).

O Sesc-DF está preparando um final de semana cheio de emoções, risadas e reflexões profundas para quem gosta de um ótimo espetáculo e está procurando opções para se divertir. A partir desta quinta-feira (29) dois espetáculos imperdíveis estreiam, um no teatro Sesc Garagem (913 Sul), e o outro no teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul). Com ingressos disponíveis no sympla, as atrações, “Vai Carmela!” e “A legítima história verdadeira” convidam o público para dias de pura alegria e sem arrependimentos. Confira abaixo a programação completa com horários e informações essenciais. Veja:

Vai Carmela!

Local: Teatro Sesc Garagem (913 Sul)

Data: De 29/2 a 3/3

Valor: R$ 20,00 (ingresso social)

INGRESSOS AQUI

Você está convidado para uma jornada hilária e comovente pela vida de Carmela, uma figura única que transcende as fronteiras do entretenimento. Mas espere, não se trata apenas de um stand-up! Prepare-se para rir, chorar e até mesmo se emocionar enquanto Carmela compartilha sua história desde a infância até se tornar uma das personalidades mais queridas de Brasília.

Com passagens marcantes por veículos de comunicação e iniciativas sociais inspiradoras, esta é uma oportunidade única de se envolver com a autenticidade e a paixão de Carmela. Não perca esta chance de testemunhar o poder transformador do riso e da resiliência!

A Legítima História Verdadeira

Local: Teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul)

Data: 1/3 a 3/3 (sexta a domingo)

Valor: R$ 30,00 (inteira)

INGRESSOS AQUI

Prepare-se para uma experiência teatral que vai muito além das palavras. “A Legítima História Verdadeira” mergulha nas questões essenciais de justiça e humanidade, confrontando o conflito territorial e a desigualdade social que assolam nosso país. Através das histórias de Margarida Alves e Roseli Nunes, somos levados a refletir sobre o verdadeiro valor da vida em meio ao caos do mercado financeiro. Esta não é apenas uma peça, é um chamado à ação, uma demanda por solidariedade e amor em um mundo frequentemente dominado pelo egoísmo e pela ganância.

Então, prepare-se para um final de semana inesquecível! Bora escolher um espetáculo é ir para os teatros do Sesc-DF? Porque aqui, a diversão encontra significado e a arte encontra propósito.

É o fim! Transferências via DOC e TEC são encerradas hoje (29) no Brasil

O Documento de Ordem de Crédito, ou DOC, deixa de funcionar oficialmente no Brasil a partir desta quinta-feira (29). A forma de transferência de dinheiro que antes era popular para movimentar diferentes quantidades agora deixa de ser usada no país justamente pela queda na demanda.

Oficialmente, bancos ligados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixaram de oferecer o DOC ainda em janeiro deste ano. Entretanto, a data de 29 de fevereiro de 2024 era o prazo máximo para pagamento de um DOC agendado previamente.

A partir de agora, portanto, os servidores foram encerrados em definitivo pelos bancos, que já não aceitam recebimento e processamento de ambas as modalidades.

Quem também deixa de operar nesta mesma data é a Transferência Especial de Crédito (TEC). Essa modalidade de pagamento era usada apenas por empresas para fazer o pagamento de benefícios aos colaboradores.

Mais famoso entre os dois tipos de pagamento encerrados, o DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil e tinha como valor máximo de transação R$ 4.999,99. No primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de transações feitas no país aconteceu via DOC.

Sem chances contra o Pix

O fim das operações via DOC é uma consequência direta da popularidade de outra forma de pagamento. É o serviço de transferência digital e instantânea Pix, hoje uma preferência nacional.

Por ter um limite ajustável, valor personalizado para transferências e movimentação instantânea mesmo entre contas de diferentes pessoas ou instituições bancárias, o Pix ganhou tração rapidamente no Brasil.

Em 2023, transações via Pix bateram recorde e chegaram a mais de R$ 15,3 trilhões movimentados em volume de transferências. Em dois anos, a modalidade ultrapassou até mesmo pagamentos antes favoritos do público brasileiro, como boleto bancário e cartões de crédito e débito.

Outras formas de pagamento, como o Pix, ficaram mais populares que o DOC.Outras formas de pagamento, como o Pix, ficaram mais populares que o DOC.Fonte:  GettyImages 

A Transferência Eletrônica Digital, ou TED, segue em funcionamento — ao menos por enquanto. Esse tipo de pagamento ainda é usado para movimentações de dinheiro em grandes quantidades.

Fonte: TecMundo

2º Seminário de Educação Inclusiva recebe inscrições até esta quarta

O prazo de inscrição para o 2º Seminário de Educação Inclusiva termina às 23h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira (28/02). Para participar, os interessados devem acessar o hotsite do evento: https://fimtpoder-eventos.com/seminario/inscricoes/ e realizar a inscrição gratuitamente.

O seminário é destinado aos profissionais da Educação das redes pública e privada de ensino, conselho estadual de educação, sindicatos de trabalhadores em educação, sindicatos das escolas particulares, associações de escolas particulares, associações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e da educação inclusiva, integrantes a OAB/GO e sociedade civil em geral.

Com a realização do Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS – FIMTPODER, em parceria com o  Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO), o evento será nos dias 1º e 2 de março de 2024, no Centro de Convenções de Goiânia.

Esta edição tem como tema: “Inclusão escolar da pessoa com deficiência: a importância do profissional de apoio na educação básica e no ensino superior”.

Dados

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) trazem que, em julho de 2023, 8,5% da população de Goiás possuía algum nível de deficiência. Isso significa dizer que 606 mil habitantes na faixa etária acima de dois anos apresentam alguma dificuldade funcional.

Quando analisamos os números relativos à educação, 536 mil habitantes com deficiência na faixa etária com 25 anos ou mais têm escolaridade inferior ao nível fundamental completo e apenas 39 mil, possuem ensino superior completo.

Programação do 2º Seminário de Educação Inclusiva

A abertura do evento contará com a palestra magna “Parecer do Conselho Nacional de Educação relativo às Orientações Específicas para o Público da Educação Especial: Atendimento de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA”, que será proferida pela Procuradora do Trabalho e Doutora em Direito Coletivo do Trabalho pela Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália, e autora de diversas obras publicadas sobre direitos das pessoas com deficiência, Maria Aparecida Gurgel.

A palestra de encerramento ficará sob a regência do escritor e mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fabrício Carpinejar, que falará sobre a  função terapêutica do elogio.

Serviço

2º Seminário de Educação Inclusiva
Quando: 1 e 2 de março de 2024 (sexta-feira e sábado)
Onde: Centro de Convenções de Goiânia – Teatro Goiânia – Rua 4, nº 1400, Centro, Goiânia Goiás
Horários:  01 de março: das 17h às 21h / 02 de março: das 7h30 às 18h.

Fonte: Agência Cora de Notícias

Rússia diz que tomará medidas em resposta à adesão da Suécia à Otan

A Rússia disse nesta quarta-feira (28) que adotará ações técnico-militares não especificadas e outras medidas para se proteger da adesão da Suécia à Otan, uma ação que considerou agressiva e um erro.

A Suécia superou o último obstáculo para adesão à Otan na segunda-feira (26), depois que o Parlamento da Hungria aprovou a adesão do país nórdico, tradicionalmente neutro.

A Suécia e a Finlândia se candidataram para ingressar na Otan depois que a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 2022, desencadeando o maior conflito da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, uma batalha atribulada que continua dois anos depois.

“Monitoraremos de perto o que a Suécia fará no agressivo bloco militar, como realizará sua adesão na prática (…) com base nisso, construiremos nossa resposta com medidas retaliatórias de natureza técnico-militar e outras”, disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

“A adesão da Suécia à Otan é acompanhada pelo contínuo aumento da histeria contra a Rússia no país, que, infelizmente, é incentivada pela liderança política e militar sueca, mas sua principal fonte está no exterior. Não são os próprios suecos que estão fazendo a escolha; essa escolha foi feita para os suecos”, afirmou ela.

O movimento da Suécia para aderir à Otan estava alimentando as tensões e a militarização, acrescentou.

A embaixada da Rússia em Estocolmo também falou de contramedidas militares e técnicas não especificadas em sua conta do Telegram na terça-feira (27), dependendo da extensão das tropas da Otan e dos destacamentos de material dentro da Suécia.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse que os comentários da Rússia não foram surpreendentes.

“Isso foi o que eles disseram quando a Finlândia aderiu à Otan, também”, declarou Kristersson, segundo a agência de notícias TT, na quarta-feira, durante uma viagem à cidade de Trollhatten, no Sul da Suécia.

“É bem sabido que a Rússia não gosta do fato de a Suécia ou a Finlândia serem membros da Otan, mas nós tomamos nossas próprias decisões.”.

Ele disse que a Suécia estava “alerta” para enfrentar qualquer resposta da Rússia.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Agência Brasil

Taxar super-ricos já tem apoio de alguns países europeus, diz Durigan

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a proposta de taxação dos super-ricos, apresentada nesta quarta-feira (28) pelo Brasil ao G20, ainda deverá ser estudada, mas já conta com apoio de alguns países europeus.

“Esse debate, que nasce hoje, deve frutificar e gerar diálogos”, disse. “Claro que pode ter uma reação [contrária], mas pelo que a gente já conversou nas bilaterais, os países europeus já nos apoiam em linhas gerais com essa proposta”, acrescentou.

Na abertura da 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais da Trilha de Finanças do G20 no Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propôs que as nações de todo o mundo se unam para taxar as grandes fortunas. “Precisamos fazer com que os bilionários do mundo paguem a sua justa contribuição em impostos. Além de buscar avançar as negociações em andamento na OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] e ONU [Organização das Nações Unidas], acreditamos que uma tributação mínima global sobre a riqueza poderá constituir um terceiro pilar da cooperação tributária internacional”, defendeu.

Em um dos intervalos do evento, realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, Durigan afirmou que a proposta do Brasil visa a eliminar privilégios e corrigir distorções. “O mundo precisa se coordenar. Um dos mecanismos, que nasce de um consenso, é que o mundo precisa se financiar. Existe esse diagnóstico”, disse. “Temos que começar de uma maneira simplificada”, destacou.

“Sabemos que é um momento geopolítico tenso. No nosso ponto de vista, presidindo a trilha financeira, nos importa fazer um foco no que é importante para a economia. E isso tem um consenso grande. A discussão da desigualdade foi toda refletida nos diálogos de hoje. A discussão da transformação ecológica: o mundo precisa disso. A transformação ecológica é a pauta de desenvolvimento. E o Brasil tem uma oportunidade única nesse momento”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

André do Premium parabeniza governador pelo lançamento do Programa Goiás em Movimento

O deputado André do Premium (Avante) ocupou a tribuna durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira, 28, para parabenizar o governador Ronaldo Caiado (UB) pelo lançamento, ontem, do Programa Goiás em Movimento, que irá beneficiar todo o Estado com a substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto. O parlamentar citou o exemplo do município de Santo Antônio do Descoberto, que receberá 100 aduelas, além de novas pontes que serão construídas.

O aumento nas passagens de ônibus na região do Entorno do Distrito Federal (DF) também foi outro assunto abordado no discurso. André do Premium comunicou que se trata do terceiro reajuste em um ano e apresentou requerimentos solicitando a suspensão da medida, até que ela possa ser discutida com os Governos de Goiás e do Distrito Federal e com a União. 

Fonte: Portal Alego

Comissão aprova projeto que amplia segurança de mulheres em aplicativos de transporte

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (28), medidas protetivas a mulheres, como o PL 546/2023, que institui o programa “Elas no Trânsito”, com o objetivo de fortalecer a comunidade de motoristas mulheres parceiras de aplicativos. A proposta, do deputado Roosevelt Vilela (PL), acrescenta dispositivos à Lei 5.691/2016, que trata sobre o Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseado em Tecnologia de Comunicação em Rede do Distrito Federal (STIP/DF).

De acordo com o projeto, as empresas operadoras do STIP/DF, em parceria com o poder público, devem promover ferramentas de segurança, de modo a atender às necessidades básicas das mulheres prestadoras do serviço, estimulando ações e campanhas publicitárias de inclusão e valorização da categoria. Entre outras iniciativas, o projeto determina às empresas operadoras disponibilizar opção em seus aplicativos on-line de agenciamento de viagens, para que a usuária do transporte escolha a prestadora do serviço do sexo feminino. 

Roosevelt Vilela cita relatos e denúncias de assédio tanto de motoristas quanto de usuárias mulheres de aplicativo de transporte, ao argumentar que o poder público precisa atuar com maior vigilância e com implemento de ações mais contundentes a fim de trazer a esse público a sensação de segurança. “Os relatos mais gravosos evidenciam a urgência em adotar medidas que promovam segurança às passageiras de aplicativos on-line bem como uma oportunidade e incentivo para atrair cada vez mais mulheres para esse mercado de trabalho”, acrescenta.

Em parecer favorável à matéria, o relator na CCJ, deputado Martins Machado (Republicanos), reforçou que as empresas de transporte por aplicativo têm a responsabilidade de adotar medidas para minimizar os riscos associados ao uso de seus serviços e isso inclui a prevenção ao assédio e a proteção da integridade física e emocional de suas passageiras. 

Mãe Nutriz

Também voltado às mulheres, a CTMU aprovou o Projeto de Lei 258/2023, do deputado Jorge Vianna (PSD), que concede gratuidade no transporte público coletivo para participantes do Programa Mãe Nutriz. Este programa, da Secretaria de Saúde, visa a fomentar o contato entre mães e bebês recém-nascidos internados em Unidades de Neonatologia da rede pública de saúde do DF. 

Segundo Vianna, o benefício de gratuidade implica uma política de custo baixo e muita efetividade na saúde dos recém-nascidos e no bem-estar de suas mães. A fim de aperfeiçoar a matéria, o texto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Fábio Félix (PSOL).

Os dois projetos seguem, agora, para análise das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Sociais (CAS) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), antes de ir à apreciação pelo plenário da Casa. 

Participaram da reunião de hoje, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, e tradução simultânea em Libras, os deputados Max Maciel (PSOL), Fábio Felix (PSOL), Martins Machado (Republicanos) e Pepa (PP).

Fonte: CLDF

Ronaldo Caiado destaca investimentos em segurança, educação e saúde pública em Goiás

Da redação do Conectado ao Poder

Durante uma entrevista à rádio Guaíba, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, discutiu diversos aspectos cruciais de sua gestão, abordando temas como segurança pública, educação e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em um contexto em que a eficácia das políticas governamentais é frequentemente questionada, Caiado aproveitou a oportunidade para destacar os progressos realizados em cada uma dessas áreas sob sua liderança em Goiás.

A segurança pública, um dos temas mais debatidos pelo líder goiano, foi uma das maiores transformações realizadas dentro do estado. Caiado enfatizou os esforços concentrados em fortalecer o sistema penitenciário de Goiás. Ele apontou para um investimento substancial na construção e ampliação de unidades prisionais, totalizando mais de 120 milhões de reais. Segundo ele, essa medida foi implementada com o objetivo de combater a influência das facções criminosas no ambiente carcerário, promovendo assim um ambiente mais seguro e respeitoso dentro das prisões do estado.

Em relação à educação, o governador destacou o compromisso de sua administração com o desenvolvimento e aprimoramento do sistema educacional goiano. Ele mencionou um investimento significativo de mais de 8 bilhões de reais para melhorar as condições das escolas e promover a educação de qualidade. O governador ressaltou a transformação das instituições de ensino em ambientes modernos e equipados, além da expansão da oferta de educação em tempo integral. “Laboratórios de física, química, biologia e informática em todos os nossos colégios, ampliamos a nossa rede de colégios em tempo integral e ao mesmo tempo nós fizemos também com que todo material daquele colégio fosse fornecido por nós”, explicou o governador.

No enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti e às doenças por ele transmitidas, como a dengue, Caiado destacou uma abordagem abrangente e proativa. Ele mencionou a implementação de gabinetes de emergência em 52 áreas do estado e uma campanha intensiva de conscientização da população. Além disso, o governador ressaltou o início da vacinação em municípios com maior incidência de casos, convocando a colaboração de todos os setores da sociedade para combater essa ameaça à saúde pública. “É uma ação compartilhada do governo, um combate aquilo que está dentro da casa de cada pessoa”.

Skatistas do Brasil disputam o Tour Skate Park em busca de vaga para a Olímpiada de Paris


Skate brasileiro

Augusto Akio é um dos destaques do time masculino (Andy Lyons/Getty Images)

Um grupo de skatistas brasileiros embarcou para Dubai nesta quarta-feira (28), com o intuito de disputar o Pro Tour Skate Park. A competição acontecerá nos Emirados Árabes Unidos e será uma seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris, que terão o seu início no mês de julho deste ano.

Um dos favoritos é o paranaense Augusto Akio, de 23 anos. O atleta conquistou o vice-campeonato em Sharjah, nos Emirados Árabes, sendo o segundo melhor skatista no ranking mundial.

A equipe masculina também contará com Pedro Barros, medalhista de pratas nas Olímpiadas de Tokyo, em 2021, e com o fenômeno Gui Khury, de 15 anos.

Brasileiras na Olímpiada

Yndiara Asp e Raicca Venturi também buscam um maior desenvolvimento no esporte. Enquanto a primeira teve a oportunidade de disputar a Olímpiada de Tóquio, a segunda faturou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.

Vale destacar que Raicca Venturi tem conquistado resultados expressivos no skate. A atleta é considerada a quarta melhor skatista do mundo.

Em caso de classificação para Paris, Yndiara e Raicca buscarão uma medalha inédita para o Brasil na modalidade Skate Park.

Fonte: Torcedores

Home Office: 40 vagas para trabalho remoto internacional [28/02]

O TecMundo em parceria com a Remotar, traz uma nova seleção de vagas para quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho internacional. São diversas vagas 100% home office, nas áreas de Administrativas, Negócios, Design, Produto e Tecnologia. Confira a lista completa abaixo!

Vagas em áreas Administrativa, Marketing  e Vendas

De modo geral, aqui concentram-se vagas fora da área de Tecnologia, como vagas da  administrativa, financeira, vendas, marketing e recursos humanos.

Vagas para Design, Produto e Tecnologia da Informação

Design UX, UI, Produto, e todas as áreas relacionadas à Tecnologia e Programação você confere na lista abaixo.

Não encontrou a vaga que buscava? Confira mais oportunidades de trabalho remoto publicadas no site da Remotar.

Fonte: TecMundo

- Publicidade -
- Publicidade -