Início Site Página 4346

Corinthians pode ser eliminado do Paulistão sem entrar em campo; veja como


Corinthians pode ser eliminado do Paulistão sem entrar em campo; veja como

António Oliveira em treino do Corinthians (Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Na noite deste domingo (25), o Corinthians recebeu a Ponte Preta, na Neo Química Arena, e saiu derrotado, por 1 a 0, em partida válida pela 10ª rodada do Paulistão.

Com a derrota, o Timão ficou em situação delicada na competição e precisa de um “milagre” para avançar às quarta de final.

A situação é tão complicada que o time pode ser eliminado já na próxima quarta-feira, mesmo sem entrar em campo.

O que precisa acontecer para eliminar o Corinthians

Atualmente o Corinthians é o lanterna do grupo C, com 10 pontos. Restando dois jogos para o Alvinegro, o Timão, então, chega em no máximo 16 pontos.

No mesmo grupo, o Red Bull Bragantino já tem 18 pontos. Ou seja, o Timão não alcança mais o primeiro lugar. Como se classifica os dois primeiros de cada grupo, o Corinthians precisaria ultrapassar o Mirassol e a Inter de Limeira, para assumir a segunda colocação.

Mas, tanto Mirassol, quanto Inter, já têm 14 pontos. Então, se o Mirassol ou a Inter de Limeira vencer mais um jogo no campeonato, vai para 17 pontos, pontuação que o Corinthians não alcança.

Então, basicamente, para se classificar, o Timão precisa vencer os dois jogos e torcer para Mirassol e Inter de Limeira não vencerem mais nenhuma partida.

Porém, esse sonho pode acabar já na próxima quarta-feira (28). A Inter de Limeira entra em campo em um jogo atrasado da 5ª rodada, contra o São Paulo. Se o time do interior vencer, o Corinthians já está eliminado do Paulistão, mesmo antes de iniciar a 11ª rodada.

Jogos que restam na reta final

Restando duas rodadas para o fim da fase de grupos do Paulistão (três jogos para a Inter de Limeira), veja os jogos restantes para o Corinthians e seus concorrentes direto por uma vaga:

Corinthians
02/03 às 16h – Corinthians x Santo André
10/03 às 16h – Água Santa x Corinthians

Mirassol
02/03 às 18h – Portuguesa x Mirassol
10/03 às 16h – Mirassol x São Bernardo

Inter de Limeira
28/02 às 21h35 – Inter de Limeira x São Paulo
02/03 às 20h – Inter de Limeira x Ituano
10/03 às 16h – Santos x Inter de Limeira

Veja a classificação do grupo C do Paulistão:

1º Red Bull Bragantino – 18 pontos
2º Inter de Limeira – 14 pontos
3º Mirassol – 14 pontos
4º Corinthians – 10 pontos

Fonte: Torcedores

Os 5 principais lançamentos e filmes e séries da semana! Veja lista

A semana que encerra fevereiro e inicia março vem repleta de lançamentos. O grande destaque é Duna: Parte 2, sequência direta do longa de ficção científica, que chega exclusivamente aos cinemas, e que tem tudo para ser um dos melhores filmes do ano.

Já na Star Plus, tem a estreia de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, que depois de 11 anos em produção, finalmente estará disponível exclusivamente no catálogo da produtora. Já a Netflix ganhará mais um longa exclusivo de Adam Sandler: O Astronauta. Nele, o astro precisa salvar seu casamento, mesmo a milhares de anos luz da Terra, e a bordo de uma nave espacial.

Ainda na Netlix, tem a chegada de Code 8: Renegados – Parte 2, sequência do elogiado longa de ficção científica, e Meu Nome é Loh Kiwan, mais um dorama que promete arrancar muitas lágrimas de seus espectadores. Confira a lista completa!

Duna: Parte 2 (29 de fevereiro)

  • Onde assistir: Cinemas
  • Filme de ficção cientifica

A segunda parte do clássico longa de ficção científica chegará essa semana aos cinemas. Duna: Parte 2 continua a saga de Paul Atreides, que agora  se une a Chani e aos Fremen em busca de vingança contra todos aqueles que conspiraram para a queda de sua família. Ao mesmo tempo em que precisa lutar com os rebeldes para proteger o futuro de milhões.

Duna: Parte 2Duna: Parte 2

O longa já estreou em outras partes do mundo, e vem sendo um dos grandes sucessos do ano em relação à bilheteria. Se não bastasse, o filme vem sendo elogiado pela crítica especializada, e já é considerado por muitos como um dos melhores títulos já criados para o gênero de ficção científica.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão – Temporada 1 (27 de fevereiro)

  • Onde assistir: Star Plus
  • Série original de drama e ação

Uma das maiores produções do Star Plus chega essa semana à plataforma. Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é uma produção baseada no famoso livro do escritor James Clavell, que levou mais de 11 anos para ficar pronta, e promete ser uma espécie de Game of Thrones no Japão Feudal, já que seu enredo é repleto de reviravoltas chocantes e batalhas grandiosas.

Xógum: A Gloriosa Saga do JapãoXógum: A Gloriosa Saga do Japão

A história é focada no lorde Yoshii Toranaga, um poderoso senhor da guerra que, depois da chegada de um capitão inglês, começa a aprender táticas cruciais de batalhas, que podem surpreender seus oponentes. Agora cabe a ele colocar as estratégias em prática, visando dominar o máximo de territórios possíveis.

O Astronauta (1º de março)

  • Onde assistir: Netflix
  • Filme original de comédia e drama

Adam Sandler está de volta, e mais uma vez o ator não será estrela de um filme de comédia no estilo besteirol. Pelo contrário, O Astronauta promete ser mais um longa que mostra a versatilidade do astro, que chegou a ser um possível candidato ao Oscar de Melhor Ator em 2020, por sua atuação em Joias Brutas.

O AstronautaO Astronauta 

No filme, Sandler dá vida ao astronauta Jakub, que seis meses após o início de uma missão solitária até o limite do sistema solar, começa a perceber que o seu casamento pode estar em risco na Terra. Desesperado, ele conta com a ajuda de uma criatura estranha que se esconde na nave para contornar os problemas e salvar seu relacionamento.

Code 8: Renegados – Parte 2 (28 de fevereiro)

  • Onde assistir: Netflix
  • Filme original de ação

Um dos longas mais elogiados do catálogo da Netflix ganhará uma continuação nos próximos dias. Ambientada em um mundo distópico, onde 4% da população nasce com super poderes, o primeiro longa conta a história de Conner Reed, um jovem que, para ganhar dinheiro e pagar o tratamento de sua mãe doente, precisa trabalhar para um grupo criminoso.

Code 8: RenegadosCode 8: RenegadosFonte:  Netflix 

No novo longa, depois de sair da prisão, Connor precisa ajudar uma jovem que teve o seu irmão assassinado por policiais corruptos. Para isso, ele terá que contar novamente com a ajuda de Garrett, seu ex-parceiro de crimes, para irem em busca de justiça.

Meu Nome é Loh Kiwan (1º de março)

  • Onde assistir: Netflix
  • Filme original de ação

Meu Nome é Loh Kiwan é mais uma das apostas da Netflix para o grande público de doramas. Ele conta a história do jovem que dá nome ao longa, que foge do regime da Coréia do Norte para a China, em busca de cumprir o último desejo de sua: encontrar um lugar que possa viver e crescer em paz.

Meu Nome é Loh KiwanMeu Nome é Loh Kiwan

Depois de muita luta, Kiwan foge para a Bélgica, onde encontra a ex-atleta Marie. Ela por sua vez vive um conflito interno contra seus demônios interiores, depois de deixar a equipe nacional de tiro do país. Os dois se apaixonam, enquanto precisam ajudar um ao outro a resolver seus problemas e encontrarem juntos a felicidade.

Agora que você já sabe o que vai estrear nesta semana, basta anotar tudo na sua agenda, preparar a pipoca, e conferir tudo o que tem de melhor nos serviços de streaming aqui do Brasil.

Continue ligadinho aqui no Minha Série e mantenha-se atualizado!

Fonte: TecMundo

Detran-GO inicia vistoria de veículos do transporte escolar público

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou o calendário de vistoria do transporte escolar do primeiro semestre de 2024 na segunda-feira (19). O objetivo é prevenir acidentes com a checagem das condições de circulação e a documentação dos veículos e dos condutores que realizam o transporte escolar para as prefeituras dos 246 municípios goianos.

Em todo o Estado, aproximadamente, cinco mil veículos, entre ônibus, micro-ônibus, vans e kombis, prestam esse serviço. A vistoria do transporte escolar é realizada semestralmente pelo Detran-GO, em parceria com o Ministério Público Estadual, prefeituras e Polícia Militar, para checar as condições de circulação dos veículos e a documentação e qualificação dos condutores.

Neste ano, o Detran-GO irá atuar com quatro equipes que farão rotas com o objetivo de otimizar os trabalhos. As prefeituras municipais devem apresentar os veículos e a documentação dos condutores conforme calendário pré-estabelecido e divulgado no site da autarquia.

De acordo com o previsto no Código Brasileiro de Trânsito (artigos 136 a 139) e nas portarias do Detran-GO 742/2021 e 564/2022, os vistoriadores verificam os itens de segurança de circulação e iluminação. Para o transporte escolar público há limite de idade da frota. O ônibus, micro-ônibus e kombis podem ter até 15 anos de circulação. Os demais veículos devem ter até 10 anos de uso.

Na vistoria é observada a quantidade de cintos de segurança, que deve ser em número igual à lotação do veículo, validade do extintor, tacógrafo, setas, faróis, estado de conservação dos pneus, a presença de limitadores de abertura dos vidros corrediços e dispositivos para quebra e remoção dos mesmos, necessários para acionamento em caso de acidente.

Documentação do condutor e do veículo

O Detran-GO inicia vistoria de veículos do transporte escolar público deste semestre no dia 19 e encerra no dia 10 de maio de 2024. Os trabalhos começam por Iporá, Pontalina e Edeia.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, durante a vistoria é observada a documentação dos condutores indicados para cada um dos veículos também é conferida pelos vistoriadores.

Para transportar estudantes, o motorista deve ser habilitado na Categoria D ou E, possuir mais de 21 anos, ter feito curso específico de transportador de escolares, que deve estar averbado na CNH ou registrado no cadastro Renach.

Delegado Waldir afirma que os condutores devem ainda apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais e não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos doze meses. Para esse motorista também é exigida a realização do exame toxicológico a cada 30 meses.

Responsabilidade

As prefeituras que não apresentarem os veículos na data da vistoria ou que tiverem os mesmos reprovados terão uma nova oportunidade. Poderão agendar uma nova data para a inspeção até 28 de junho. Nesse caso, a checagem é feita no pátio do Detran-GO, em Goiânia. Os responsáveis pela frota devem encaminhar a lista de veículos a serem vistoriados para o Detran-GO, pelo e-mail: gfsdetrango@gmail.com.

As prefeituras que tiverem os veículos reprovados ou que não apresentarem os veículos podem responder a uma Ação Civil, conforme prevê o Termo de Cooperação firmado com o Ministério Público de Goiás. “O Detran-GO tem buscado aprimorar as vistorias dentro do que a legislação permite. Transporte escolar não é brincadeira”, ressalta.

Projeto reconhece infraestrutura da Rodovia Presidente João Goulart como crítica

O autor da proposta, deputado Alexandre Guimarães

O Projeto de Lei 6144/23 reconhece a infraestrutura da Rodovia Presidente João Goulart (BR-153), que liga Brasília-Belém, como crítica e estabelece garantias para o tráfego de veículos.

Segundo o texto, a situação de infraestrutura crítica pode provocar impactos social, ambiental, econômico, político, internacional ou à segurança do Estado e da sociedade.

A proposta cobra da União:

  • a recomposição dos trechos que perderam as condições de tráfego;
  • a manutenção do pavimento;
  • a garantia que a rodovia esteja adaptada às mudanças do clima; e
  • a implantação de dispositivos de travessia para fauna, com mecanismos de mitigação de atropelamentos.

Essas ações poderão ser realizadas independente de licença ambiental específica, desde que já tenham a viabilidade ambiental atestada pelo órgão ambiental competente.

O projeto determina ainda que a BR-153 seja enquadrada como obra de infraestrutura prioritária em quaisquer planos nacionais de desenvolvimento ou de aceleração econômica.

O autor da proposta, deputado Alexandre Guimarães (Republicanos-TO), afirma que a rodovia tem um extenso fluxo em péssimas condições de rodagem. “A logística adequada é uma grande indutora de produtividade e esse atributo econômico gera desenvolvimento das comunidades locais”, afirma Guimarães.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Viação e Transportes; da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

Fonte: Câmara dos Deputados

CE discute projeto que cria marco legal para jogos eletrônicos

Um dos dez itens na pauta da Comissão de Educação e Cultura (CE) da terça-feira (27), a partir das 10h, é o projeto de lei que cria um marco legal para a indústria de jogos eletrônicos no Brasil. A proposta pretende incentivar o setor, combatendo a informalidade e reduzindo a carga tributária sobre esse tipo de atividade.

De autoria do deputado Kim Kataguiri (União-SP), o PL 2796/2021 define jogos eletrônicos e delimita o escopo de atuação das empresas do segmento. O texto também facilita o registro de propriedade intelectual desses jogos e os reconhece como manifestações culturais passíveis de incentivo pela Lei Rouanet.

A relatora na CE, senadora Leila Barros (PDT-DF), apresentou um substitutivo (texto alternativo) abrangente, incorporando regras como a obrigação de classificação etária indicativa pelo Estado e dispositivos extras de proteção aos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo ela, “o jogo eletrônico não é apenas um software. Embora esta seja a sua base, ele envolve diversos aspectos, inclusive de natureza cultural”. O relatório enfatiza que a cadeia de produção desses jogos é extremamente ampla, gerando empregos de qualidade, o que ajuda na inovação e inclusão do Brasil na Nova Economia. 

Leila alega que a atividade tem o potencial para “fortalecer a indústria cinematográfica, desenvolver novas tecnologias aplicadas às indústrias de base, bens de consumo e de saúde, desenvolver a Economia Criativa como uma alternativa econômica sustentável, e promover a diversidade, equidade e inclusão, o entretenimento popular e a educação inovadora”.

A proposta foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos em junho de 2023. Entidades do setor de games também defendem a proposta como forma de trazer segurança jurídica, gerar empregos e movimentar a Economia Criativa no país. Caso o substitutivo seja aprovado, o projeto vai ao plenário do Senado antes de retornar para a Câmara dos Deputados.

Igualdade salarial entre os sexos 

O senador Paulo Paim (PT-RS) é autor do PL 1372/2021, também na pauta da CE do dia 27, prevendo a igualdade salarial entre homens e mulheres e protegendo as testemunhas no processo judicial do trabalho. Além de alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), institui o Dia Nacional da Igualdade Salarial.

A relatora do projeto, senadora Teresa Leitão (PT-PE), apresentou um parecer favorável à sua aprovação. O texto dá ao trabalhador o direito de solicitar ao empregador informações detalhadas sobre a estrutura de remuneração e o plano de cargos e salários da empresa.

Além disso, o projeto estabelece que as regras e critérios para a determinação dos níveis salariais e remuneratórios devem ser igualitárias entre homens e mulheres. As informações referentes à estrutura de remuneração devem ser protegidas por cláusula de confidencialidade, podendo ser utilizadas somente para a defesa do direito individual ou coletivo à igualdade salarial. Como a proposta não tramita em caráter terminativo, ainda precisará ser votada pelo Plenário.

Abandono de animais

Ações de combate ao abandono de animais, que já é crime ambiental no Brasil, também podem ser votados pela comissão. O senador Wellington Fagundes (PL-MT) apresentou o PL 6.404/2019 que pretende conscientizar a população e promover ações educativas sobre o abandono de animais. A proposta, que já tem parecer favorável da relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), institui no país o “Dezembro Verde”, dedicado a promover a guarda responsável.

Caso o parecer favorável seja aprovado pela Comissão, o projeto, que tramita em caráter terminativo, seguirá para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para análise do Plenário. 

Mulher sambista

O PL 3057/2021, que define 13 de abril como o Dia Nacional da Mulher Sambista, também está tramitando em caráter terminativo na CE. Com parecer favorável do senador Cid Gomes (PSB-CE), a proposta pretende homenagear e reconhecer a importância das mulheres no cenário do samba brasileiro.

A proposta prevê a realização de eventos e atividades comemorativas em todo o país na data de aniversário da cantora, compositora e instrumentista Dona Ivone Lara, uma das grandes damas do samba brasileiro. Ela foi a primeira mulher a compor um samba-enredo na história do carnaval.

Educação no campo

O PL 2.798/2022, apresentado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), e também em caráter terminativo, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), prevendo que a educação no campo seja adaptada às necessidades e realidades das populações rurais. 

O texto abrange desde a educação básica até a educação superior e profissional para diferentes grupos populacionais, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, entre outros. 

Também enfatiza a adaptação dos sistemas de ensino às peculiaridades sociais, culturais, ambientais e econômicas da vida rural, incluindo a formação de profissionais da educação, infraestrutura adequada, conteúdos curriculares e metodologias apropriados. Ficaria a cargo da União prestar o apoio técnico e financeiro aos entes federados para a ampliação e qualificação da educação no campo.

Educação integral 

Outro item previsto é o PLS 756/2015 que trata da dedicação exclusiva dos professores nas escolas de tempo integral da educação básica pública. A CE irá discutir uma emenda de plenário apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, prevendo que os docentes nessas escolas atuem em apenas um estabelecimento, com remuneração e gratificação condizentes à jornada. A relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (PSDB-TO), apresentou parecer contrário, argumentando que a medida poderia criar novos encargos financeiros aos estados e municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Goiás Social fornece malhas compressivas para vítimas de queimaduras

Com ajuda da malha compressiva, o pequeno Heitor, de 5 anos, faz tratamento para queimadura de terceiro grau no pé esquerdo (Foto: Aline Cabral)

O Governo do Estado, por meio do Goiás Social, oferece apoio para auxiliar na recuperação de vítimas de queimaduras. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza a confecção e doação de malhas compressivas e tem atendido crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social dos 246 municípios goianos, além de outros estados, como Tocantins, Maranhão, Ceará e Pará.

De 2019 para cá, o número de peças doadas pela OVG cresceu em 35%. As malhas compressivas são de fundamental importância na recuperação das vítimas de queimaduras, pois funcionam na prevenção e tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides, que podem provocar sequelas.

Malhas compressivas

As peças, que não são fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem custar a partir de R$ 300, são oferecidas gratuitamente pelo governo estadual. Cada vítima de queimadura atendida pela OVG recebe duas unidades de malhas sob medida.

As vítimas de queimaduras atendidas pela OVG são encaminhadas pela Unidade Especializada para Vítimas de Queimaduras do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), hospitais de Queimaduras de Goiânia e Anápolis, além do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), que fica em Brasília e encaminha principalmente vítimas de queimaduras dos municípios de Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Águas Lindas e Valparaíso de Goiás.

São pessoas que não têm condições financeiras para comprar a malha compressiva e que fazem o tratamento via rede estadual de saúde.

Vítima de um acidente doméstico com gasolina, Nelcilene da Silva, 40 anos, teve 75% do corpo queimados. Autônoma, ela está sem condições de trabalhar e de comprar as várias peças de malhas compressivas para fazer o tratamento.

A servidora pública municipal Flávia Carvalho Loures conta do alívio que sentiu em saber que poderia ganhar do Governo de Goiás a malha compressiva para o filho Heitor Loures, de 5 anos. O menino foi vítima de um acidente doméstico, que causou queimadura de terceiro grau no pé esquerdo.

Benefício

Para ganhar a malha compressiva, as vítimas de queimaduras precisam apresentar documentos pessoais e receita médica e de um fisioterapeuta com todas as especificações para que a peça seja feita sob medida.

Mensalmente, a Organização atende cerca de 30 pessoas que estão em busca da confecção da primeira peça. Além de fabricar a malha compressiva no prazo de até 15 dias, caso seja necessário, a OVG também realiza ajustes e trocas de peças desgastadas.

Só no primeiro mês de 2024, 95 pessoas foram atendidas. A grande maioria dos acolhidos são vítimas de choques elétricos, acidentes de trânsito e tentativas de homicídio e feminicídio.

Fonte: Agência Cora de Notícias

G20: Turquia pede cessar-fogo em Gaza e solução de dois Estados

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, conclamou a comunidade internacional a assumir um papel mais ativo em prol de um cessar-fogo urgente em Gaza e de uma solução de dois Estados para o conflito durante as conversações na reunião do G20 no Brasil, informou uma fonte diplomática turca.

A Turquia, que tem criticado duramente Israel por seus ataques a Gaza e apoiou medidas para que o país fosse julgado por genocídio na Corte Internacional de Justiça, pede repetidamente um cessar-fogo.

Ao contrário de seus aliados ocidentais e de algumas nações do Golfo, a Turquia, membro da Otan, não considera o Hamas como uma organização terrorista. O grupo militante palestino governa Gaza e, em 7 de outubro, realizou um ataque dentro de Israel que motivou a campanha israelense.

Fidan disse em uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, que a “selvageria” em Gaza deve ser interrompida e discutiu medidas para alcançar um cessar-fogo urgente e obter mais ajuda para o enclave durante as conversas com pares dos Estados Unidos, Alemanha e Egito.

Durante as conversas entre Fidan e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, foram discutidas “medidas que podem ser tomadas para alcançar um cessar-fogo total o mais rápido possível”, afirmou a fonte, acrescentando que Fidan também discutiu “medidas concretas” para interromper os combates com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock.

“O fato de que uma decisão sobre um cessar-fogo não saiu do Conselho de Segurança da ONU mais uma vez mostrou que a reforma é uma necessidade”, disse Fidan em uma sessão na reunião do G20, de acordo com um de seus assessores, referindo-se a um terceiro veto dos EUA a um pedido de cessar-fogo no órgão de 15 membros.

Ancara afirma que o Conselho de Segurança da ONU deve ser reformado para ser mais inclusivo e representativo do mundo.

“A postura demonstrada pelo presidente brasileiro Lula é admirável”, disse Fidan, segundo o assessor, em referência aos comentários de Lula nos quais ele comparou a guerra em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial, o que irritou Israel.

Fonte: Agência Brasil

Ministros de Finanças do G20 se reúnem em São Paulo nesta semana

O combate à desigualdade global e as reformas em instituições financeiras multilaterais serão os principais destaques da primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20, grupo das 20 maiores economias do planeta. O encontro, que integra a agenda da presidência brasileira do G20, ocorre nesta semana no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, representam o Brasil.

Nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), representantes e secretários dos ministros de Finanças e dos presidentes de Bancos Centrais farão um encontro preparatório no mesmo local. Nessas datas, a embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças do G20, representará a pasta.

Na quarta-feira (28), Haddad e Campos Neto participarão das sessões temáticas da reunião ministerial. Em paralelo, o ministro da Fazenda terá uma série de encontros bilaterais e eventos à margem da reunião ministerial.

Eventos paralelos

Na segunda, Haddad se reunirá, no gabinete do Ministério da Fazenda, em São Paulo, com o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov; e com o diretor do banco GFANZ (instituição que financia a transição para a economia de zero carbono), Mark Carney. O ministro também se encontrará com o diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), Afonso Bevilaqua; e com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva.

No mesmo dia, o ministro participará de dois eventos ligados ao plano de transição ecológica. Às 11h, Haddad dará uma entrevista coletiva para a apresentação do programa de proteção cambial para investimentos verdes sustentáveis, no prédio do Ministério da Fazenda na Avenida Paulista. Às 15h20, participará da mesa de abertura do Fórum de Mudanças Climáticas, no Hotel Rosewood, evento com selo do G20 Social organizado por entidades da sociedade civil.

Na terça, Haddad, se reunirá com os ministros das Finanças da Noruega, Trygve Vedum; e de Portugal, Fernando Medina, pela manhã. Às 11h, participa de evento da Câmara Americana de Comércio (Amcham), com a secretária norte-americana do Tesouro, Janet Yellen. O evento celebrará os 200 anos das relações entre os Estados Unidos e o Brasil.

À tarde, Haddad terá uma reunião de trabalho fechada sobre o G20, no Pavilhão da Bienal; e representará o Brasil na reunião dos governadores dos países que integram o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do Brics, no mesmo local. Às 17h, está previsto uma reunião a portas fechadas com a presidenta do NDB, Dilma Rousseff. Às 17h45, Haddad participa de uma reunião de ministros das Finanças do Brics, que neste ano é presidido pela Rússia, também no Pavilhão da Bienal.

Na quarta-feira, Haddad se reunirá com o ministro da Economia da Arábia Saudita, Faisal bin Fadhil al-Ibrahim, na Bienal. Às 9h45, o ministro fará o discurso de abertura da reunião ministerial. Às 14h, Haddad comparecerá a um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no auditório do Ibirapuera. Está prevista uma declaração na companhia do presidente da diretora-geral do FMI; do presidente do Banco Mundial, Ajay Bang; e do presidente do BID, Ilan Goldfajn.

Às 14h45, Haddad participa da segunda sessão da reunião do G20, presidida por Campos Neto, que discutirá perspectivas globais sobre crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira.

Na quinta-feira (29), Haddad terá uma reunião bilateral como ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, no prédio da Bienal. Às 10h, fará um discurso sobre tributação internacional. Às 13h30, o ministro presidirá uma reunião com os ministros de Finanças do G20 e ministros convidados de países africanos. Às 14h30, Haddad participa de um painel sobre  endividamento global e desenvolvimento sustentável.

A reunião do G20 acaba com as considerações finais dos ministros, às 18h, e uma entrevista coletiva de encerramento, às 18h30, concedida por Haddad e a embaixadora Tatiana Rosito.

Temas

A Trilha de Finanças do G20 propõe o debate sobre o papel de políticas públicas no combate às desigualdades, em linha com as prioridades gerais do Brasil no G20. A reunião ministerial também tratará de perspectivas globais sobre crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira.

Os debates, informou o Ministério da Fazenda, têm como objetivo estimular melhores práticas para lidar com a dívida global crescente e financiar o desenvolvimento sustentável, além de discutir a taxação internacional e as perspectivas dos países sobre o setor financeiro.

Confirmações

Até agora, delegações de 27 países confirmaram presença no encontro. Entre os participantes anunciados, estão a Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen; o Ministro de Finanças da Alemanha, Christian Lindner; o comissário para o Comércio e Indústria da União Africana, Albert Muchanga; a ministra das Finanças da Indonésia, Sri Indrawati; e o ministro da Economia da Argentina, Luis “Toto” Caputo.

Além dos ministros de Finanças e dos presidentes dos Bancos Centrais, o evento terá a presença de representantes de alto nível de 16 de organizações e bancos internacionais.

Em dezembro do ano passado, ocorreu um encontro preparatório para a reunião ministerial do G20 no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Haddad e de Campos Neto.

Confira a lista dos membros do G20 e das delegações convidadas que confirmaram presença na reunião ministerial:

•    África do Sul;

•    Alemanha;

•    Angola;

•    Arábia Saudita;

•    Argentina;

•    Austrália;

•    Canadá;

•    China;

•    Coreia do Sul;

•    Egito;

•    Emirados Árabes;

•    Espanha;

•    Estados Unidos;

•    França;

•    Índia;

•    Indonésia;

•    Itália;

•    Japão;

•    México;

•    Nigéria;

•    Noruega;

•    Portugal;

•    Reino Unido;

•    Rússia;

•    Singapura;

•    Suíça;

•    Turquia;

•    União Africana;

•    União Europeia

Fonte: Agência Brasil

Leila Pereira alfineta administradora de estádio do Palmeiras



Leila Pereira, presidente do Palmeiras

Leila Pereira, presidente do Palmeiras (foto: César Greco/Palmeiras)

Com problemas estruturais no estádio Allianz Parque, o Palmeiras voltou a jogar na Arena Barueri e, neste sábado (24), venceu o Mirassol por 3 a 1. Em entrevista ao canal CazéTV, a presidente do clube, Leila Pereira, criticou a Real Arenas, empresa da WTorre que, por sua vez, é responsável por administrar o estádio do Verdão. 

“Se não fosse o problema do Allianz Parque, que causa ao Palmeiras um prejuízo milionário, que a Real Arenas terá de arcar, a Arena Barueri estaria fechada para obras de infraestrutura e gramado”, relatou a mandatária. 

Além dos gols e da vitória, outra notícia referente ao jogo entre Palmeiras e Mirassol foi a inundação que ocorreu dentro da Arena Barueri devido a fortes chuvas pouco antes do apito inicial. 

De acordo com Leila Pereira, o problema vai ser solucionado. “Não tenho dúvidas de que a Arena Barueri, daqui a um tempo, vai ser uma das melhores arenas do estado de São Paulo”, opinou. 

Leila Pereira reforçou as críticas para a WTorre. “Já vínhamos reclamando há bastante tempo sobre a precariedade do gramado do Allianz Parque, da falta de manutenção”, relatou.  

“Mas como todos sabem, o principal objetivo da Real Arenas é a realização de shows, não são jogos do Palmeiras, como temos visto”, afirmou. 

A dirigente também pediu que o torcedor do Palmeiras agradecesse por ter a Arena Barueri disponível para jogos. 

“Tem que ficar muito satisfeito. Se não tivesse Barueri, onde o Palmeiras jogaria? Pacaembu está em obras. Teríamos de ir para o interior”, contou.  

“Ainda bem que temos Barueri, se não fosse o problema gravíssimo no Allianz Parque, hoje Barueri estaria em reformas”, finalizou Leila Pereira. 

O Palmeiras tem 21 pontos no Campeonato Paulista e segue na luta para encerrar a fase de grupos como líder geral do torneio. Neste domingo (25), foi ultrapassado pelo Santos. 



Fonte: Torcedores

Presidente da Assembleia Geral da ONU convoca apoio à Ucrânia em busca de paz e justiça

O presidente da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis, pediu aos países que apoiem o povo da Ucrânia “em sua busca por justiça e paz” durante uma reunião nesta sexta-feira para marcar dois anos da invasão em grande escala da Rússia no país.

Dirigindo-se aos representantes dos 193 Estados-membros da ONU, Francis disse que eles “não podem ficar cegos à destruição e devastação em curso, nem ignorar a situação do povo da Ucrânia”. Além desta sessão, o Conselho de Segurança da ONU também deve se reunir sobre a questão ainda nesta sexta-feira.

Destruição do país

O presidente da Assembleia Geral ainda lembrou que este ano também coincide com o 10º ano da “tentativa de anexação ilegal da Crimeia e de outros territórios ucranianos pela Federação Russa em 2014″.

Mísseis atingem Kiev, capital da Ucrânia.

Mísseis atingem Kiev, capital da Ucrânia.

A invasão em grande escala da Rússia começou em 24 de fevereiro de 2022. Milhares de pessoas foram mortas e feridas, milhões de outras foram deslocadas e escolas, hospitais e outras infraestruturas essenciais foram danificadas. Dezenas de crianças ucranianas também foram deportadas à força para a Rússia.

Francis avalia que o impacto dessa “guerra desnecessária” se estende muito além das fronteiras da Ucrânia, pois o meio ambiente também é “a vítima silenciosa do conflito”, enquanto o risco real de um acidente nuclear persiste. Para ele, a guerra afetou todos as nações, seja na forma do aumento dos preços dos alimentos ou no contexto da insegurança energética.

Além disso, Francis afirmou que o conflito tem sido um catalisador significativo na remodelação da geopolítica e da geoeconomia globais, pois está prejudicando diretamente os países envolvidos e, ao mesmo tempo, impedindo o progresso em muitos outros, especialmente nas nações em desenvolvimento.

Carta da ONU 

Para o líder da Assembleia Geral, o conflito mina ativamente os fundamentos da Carta da ONU, ameaçando os princípios de soberania e integridade territorial.

Francis adicionou que a violência rompeu o equilíbrio das relações internacionais, em um momento em que a unidade, a solidariedade e a cooperação são absolutamente cruciais para a solução de problemas multilaterais.

Ele observou que, embora o Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 membros, tenha sido paralisado pela divisão em relação ao conflito, a Assembleia Geral condenou a agressão da Rússia e exigiu a retirada imediata, completa e incondicional de suas forças do território ucraniano.

O representante adicionou que além das condenações, a organização deve trabalhar ativamente para uma paz abrangente, justa e sustentável.

Uma escola destruída em Posad-Pokrovske, região de Kherson, Ucrânia (arquivo)

Uma escola destruída em Posad-Pokrovske, região de Kherson, Ucrânia (arquivo)

Trabalho pela paz 

Enquanto isso, as agências da ONU têm atuado na resposta ao conflito na Ucrânia, que a Organização Mundial da Saúde, OMS, avalia ser a “maior emergência da Europa”.

A entidade tem feito parcerias com o Ministério da Saúde para determinar, em tempo real, quais são as principais necessidades do setor e intervir onde for necessário para reforçar os sistemas existentes.

O apoio incluiu a doação regular de suprimentos médicos essenciais, veículos e equipamentos para garantir que as instalações de saúde existentes possam continuar funcionando.

As equipes também construíram estruturas temporárias em comunidades onde as instalações de saúde foram danificadas ou destruídas, garantindo assim que as pessoas possam continuar a receber atendimento. Atualmente, 12 clínicas modulares de atendimento primário estão abertas em locais no sul e no leste do país.

Impacto grave na saúde mental 

A OMS verificou 1.574 ataques à saúde desde o início da guerra, tirando a vida de 118 profissionais de saúde e afetando instalações de saúde, transporte e armazéns.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, a guerra que entra em seu terceiro ano causou um impacto grave na saúde mental de seus cidadãos mais jovens.

O Unicef disse que meninos e meninas nas áreas de linha de frente foram forçados a passar entre 3 mil e 5 mil horas, o equivalente a quatro a sete meses, abrigados em porões, bunkers ou em um buraco no chão.

23% das áreas agrícolas na Ucrânia podem estar minadas

Fonte: ONU

- Publicidade -
- Publicidade -