Início Site Página 4347

G20: Turquia pede cessar-fogo em Gaza e solução de dois Estados

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, conclamou a comunidade internacional a assumir um papel mais ativo em prol de um cessar-fogo urgente em Gaza e de uma solução de dois Estados para o conflito durante as conversações na reunião do G20 no Brasil, informou uma fonte diplomática turca.

A Turquia, que tem criticado duramente Israel por seus ataques a Gaza e apoiou medidas para que o país fosse julgado por genocídio na Corte Internacional de Justiça, pede repetidamente um cessar-fogo.

Ao contrário de seus aliados ocidentais e de algumas nações do Golfo, a Turquia, membro da Otan, não considera o Hamas como uma organização terrorista. O grupo militante palestino governa Gaza e, em 7 de outubro, realizou um ataque dentro de Israel que motivou a campanha israelense.

Fidan disse em uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, que a “selvageria” em Gaza deve ser interrompida e discutiu medidas para alcançar um cessar-fogo urgente e obter mais ajuda para o enclave durante as conversas com pares dos Estados Unidos, Alemanha e Egito.

Durante as conversas entre Fidan e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, foram discutidas “medidas que podem ser tomadas para alcançar um cessar-fogo total o mais rápido possível”, afirmou a fonte, acrescentando que Fidan também discutiu “medidas concretas” para interromper os combates com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock.

“O fato de que uma decisão sobre um cessar-fogo não saiu do Conselho de Segurança da ONU mais uma vez mostrou que a reforma é uma necessidade”, disse Fidan em uma sessão na reunião do G20, de acordo com um de seus assessores, referindo-se a um terceiro veto dos EUA a um pedido de cessar-fogo no órgão de 15 membros.

Ancara afirma que o Conselho de Segurança da ONU deve ser reformado para ser mais inclusivo e representativo do mundo.

“A postura demonstrada pelo presidente brasileiro Lula é admirável”, disse Fidan, segundo o assessor, em referência aos comentários de Lula nos quais ele comparou a guerra em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial, o que irritou Israel.

Fonte: Agência Brasil

Ministros de Finanças do G20 se reúnem em São Paulo nesta semana

O combate à desigualdade global e as reformas em instituições financeiras multilaterais serão os principais destaques da primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20, grupo das 20 maiores economias do planeta. O encontro, que integra a agenda da presidência brasileira do G20, ocorre nesta semana no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, representam o Brasil.

Nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), representantes e secretários dos ministros de Finanças e dos presidentes de Bancos Centrais farão um encontro preparatório no mesmo local. Nessas datas, a embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças do G20, representará a pasta.

Na quarta-feira (28), Haddad e Campos Neto participarão das sessões temáticas da reunião ministerial. Em paralelo, o ministro da Fazenda terá uma série de encontros bilaterais e eventos à margem da reunião ministerial.

Eventos paralelos

Na segunda, Haddad se reunirá, no gabinete do Ministério da Fazenda, em São Paulo, com o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov; e com o diretor do banco GFANZ (instituição que financia a transição para a economia de zero carbono), Mark Carney. O ministro também se encontrará com o diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), Afonso Bevilaqua; e com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva.

No mesmo dia, o ministro participará de dois eventos ligados ao plano de transição ecológica. Às 11h, Haddad dará uma entrevista coletiva para a apresentação do programa de proteção cambial para investimentos verdes sustentáveis, no prédio do Ministério da Fazenda na Avenida Paulista. Às 15h20, participará da mesa de abertura do Fórum de Mudanças Climáticas, no Hotel Rosewood, evento com selo do G20 Social organizado por entidades da sociedade civil.

Na terça, Haddad, se reunirá com os ministros das Finanças da Noruega, Trygve Vedum; e de Portugal, Fernando Medina, pela manhã. Às 11h, participa de evento da Câmara Americana de Comércio (Amcham), com a secretária norte-americana do Tesouro, Janet Yellen. O evento celebrará os 200 anos das relações entre os Estados Unidos e o Brasil.

À tarde, Haddad terá uma reunião de trabalho fechada sobre o G20, no Pavilhão da Bienal; e representará o Brasil na reunião dos governadores dos países que integram o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do Brics, no mesmo local. Às 17h, está previsto uma reunião a portas fechadas com a presidenta do NDB, Dilma Rousseff. Às 17h45, Haddad participa de uma reunião de ministros das Finanças do Brics, que neste ano é presidido pela Rússia, também no Pavilhão da Bienal.

Na quarta-feira, Haddad se reunirá com o ministro da Economia da Arábia Saudita, Faisal bin Fadhil al-Ibrahim, na Bienal. Às 9h45, o ministro fará o discurso de abertura da reunião ministerial. Às 14h, Haddad comparecerá a um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no auditório do Ibirapuera. Está prevista uma declaração na companhia do presidente da diretora-geral do FMI; do presidente do Banco Mundial, Ajay Bang; e do presidente do BID, Ilan Goldfajn.

Às 14h45, Haddad participa da segunda sessão da reunião do G20, presidida por Campos Neto, que discutirá perspectivas globais sobre crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira.

Na quinta-feira (29), Haddad terá uma reunião bilateral como ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, no prédio da Bienal. Às 10h, fará um discurso sobre tributação internacional. Às 13h30, o ministro presidirá uma reunião com os ministros de Finanças do G20 e ministros convidados de países africanos. Às 14h30, Haddad participa de um painel sobre  endividamento global e desenvolvimento sustentável.

A reunião do G20 acaba com as considerações finais dos ministros, às 18h, e uma entrevista coletiva de encerramento, às 18h30, concedida por Haddad e a embaixadora Tatiana Rosito.

Temas

A Trilha de Finanças do G20 propõe o debate sobre o papel de políticas públicas no combate às desigualdades, em linha com as prioridades gerais do Brasil no G20. A reunião ministerial também tratará de perspectivas globais sobre crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira.

Os debates, informou o Ministério da Fazenda, têm como objetivo estimular melhores práticas para lidar com a dívida global crescente e financiar o desenvolvimento sustentável, além de discutir a taxação internacional e as perspectivas dos países sobre o setor financeiro.

Confirmações

Até agora, delegações de 27 países confirmaram presença no encontro. Entre os participantes anunciados, estão a Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen; o Ministro de Finanças da Alemanha, Christian Lindner; o comissário para o Comércio e Indústria da União Africana, Albert Muchanga; a ministra das Finanças da Indonésia, Sri Indrawati; e o ministro da Economia da Argentina, Luis “Toto” Caputo.

Além dos ministros de Finanças e dos presidentes dos Bancos Centrais, o evento terá a presença de representantes de alto nível de 16 de organizações e bancos internacionais.

Em dezembro do ano passado, ocorreu um encontro preparatório para a reunião ministerial do G20 no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Haddad e de Campos Neto.

Confira a lista dos membros do G20 e das delegações convidadas que confirmaram presença na reunião ministerial:

•    África do Sul;

•    Alemanha;

•    Angola;

•    Arábia Saudita;

•    Argentina;

•    Austrália;

•    Canadá;

•    China;

•    Coreia do Sul;

•    Egito;

•    Emirados Árabes;

•    Espanha;

•    Estados Unidos;

•    França;

•    Índia;

•    Indonésia;

•    Itália;

•    Japão;

•    México;

•    Nigéria;

•    Noruega;

•    Portugal;

•    Reino Unido;

•    Rússia;

•    Singapura;

•    Suíça;

•    Turquia;

•    União Africana;

•    União Europeia

Fonte: Agência Brasil

Leila Pereira alfineta administradora de estádio do Palmeiras



Leila Pereira, presidente do Palmeiras

Leila Pereira, presidente do Palmeiras (foto: César Greco/Palmeiras)

Com problemas estruturais no estádio Allianz Parque, o Palmeiras voltou a jogar na Arena Barueri e, neste sábado (24), venceu o Mirassol por 3 a 1. Em entrevista ao canal CazéTV, a presidente do clube, Leila Pereira, criticou a Real Arenas, empresa da WTorre que, por sua vez, é responsável por administrar o estádio do Verdão. 

“Se não fosse o problema do Allianz Parque, que causa ao Palmeiras um prejuízo milionário, que a Real Arenas terá de arcar, a Arena Barueri estaria fechada para obras de infraestrutura e gramado”, relatou a mandatária. 

Além dos gols e da vitória, outra notícia referente ao jogo entre Palmeiras e Mirassol foi a inundação que ocorreu dentro da Arena Barueri devido a fortes chuvas pouco antes do apito inicial. 

De acordo com Leila Pereira, o problema vai ser solucionado. “Não tenho dúvidas de que a Arena Barueri, daqui a um tempo, vai ser uma das melhores arenas do estado de São Paulo”, opinou. 

Leila Pereira reforçou as críticas para a WTorre. “Já vínhamos reclamando há bastante tempo sobre a precariedade do gramado do Allianz Parque, da falta de manutenção”, relatou.  

“Mas como todos sabem, o principal objetivo da Real Arenas é a realização de shows, não são jogos do Palmeiras, como temos visto”, afirmou. 

A dirigente também pediu que o torcedor do Palmeiras agradecesse por ter a Arena Barueri disponível para jogos. 

“Tem que ficar muito satisfeito. Se não tivesse Barueri, onde o Palmeiras jogaria? Pacaembu está em obras. Teríamos de ir para o interior”, contou.  

“Ainda bem que temos Barueri, se não fosse o problema gravíssimo no Allianz Parque, hoje Barueri estaria em reformas”, finalizou Leila Pereira. 

O Palmeiras tem 21 pontos no Campeonato Paulista e segue na luta para encerrar a fase de grupos como líder geral do torneio. Neste domingo (25), foi ultrapassado pelo Santos. 



Fonte: Torcedores

Presidente da Assembleia Geral da ONU convoca apoio à Ucrânia em busca de paz e justiça

O presidente da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis, pediu aos países que apoiem o povo da Ucrânia “em sua busca por justiça e paz” durante uma reunião nesta sexta-feira para marcar dois anos da invasão em grande escala da Rússia no país.

Dirigindo-se aos representantes dos 193 Estados-membros da ONU, Francis disse que eles “não podem ficar cegos à destruição e devastação em curso, nem ignorar a situação do povo da Ucrânia”. Além desta sessão, o Conselho de Segurança da ONU também deve se reunir sobre a questão ainda nesta sexta-feira.

Destruição do país

O presidente da Assembleia Geral ainda lembrou que este ano também coincide com o 10º ano da “tentativa de anexação ilegal da Crimeia e de outros territórios ucranianos pela Federação Russa em 2014″.

Mísseis atingem Kiev, capital da Ucrânia.

Mísseis atingem Kiev, capital da Ucrânia.

A invasão em grande escala da Rússia começou em 24 de fevereiro de 2022. Milhares de pessoas foram mortas e feridas, milhões de outras foram deslocadas e escolas, hospitais e outras infraestruturas essenciais foram danificadas. Dezenas de crianças ucranianas também foram deportadas à força para a Rússia.

Francis avalia que o impacto dessa “guerra desnecessária” se estende muito além das fronteiras da Ucrânia, pois o meio ambiente também é “a vítima silenciosa do conflito”, enquanto o risco real de um acidente nuclear persiste. Para ele, a guerra afetou todos as nações, seja na forma do aumento dos preços dos alimentos ou no contexto da insegurança energética.

Além disso, Francis afirmou que o conflito tem sido um catalisador significativo na remodelação da geopolítica e da geoeconomia globais, pois está prejudicando diretamente os países envolvidos e, ao mesmo tempo, impedindo o progresso em muitos outros, especialmente nas nações em desenvolvimento.

Carta da ONU 

Para o líder da Assembleia Geral, o conflito mina ativamente os fundamentos da Carta da ONU, ameaçando os princípios de soberania e integridade territorial.

Francis adicionou que a violência rompeu o equilíbrio das relações internacionais, em um momento em que a unidade, a solidariedade e a cooperação são absolutamente cruciais para a solução de problemas multilaterais.

Ele observou que, embora o Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 membros, tenha sido paralisado pela divisão em relação ao conflito, a Assembleia Geral condenou a agressão da Rússia e exigiu a retirada imediata, completa e incondicional de suas forças do território ucraniano.

O representante adicionou que além das condenações, a organização deve trabalhar ativamente para uma paz abrangente, justa e sustentável.

Uma escola destruída em Posad-Pokrovske, região de Kherson, Ucrânia (arquivo)

Uma escola destruída em Posad-Pokrovske, região de Kherson, Ucrânia (arquivo)

Trabalho pela paz 

Enquanto isso, as agências da ONU têm atuado na resposta ao conflito na Ucrânia, que a Organização Mundial da Saúde, OMS, avalia ser a “maior emergência da Europa”.

A entidade tem feito parcerias com o Ministério da Saúde para determinar, em tempo real, quais são as principais necessidades do setor e intervir onde for necessário para reforçar os sistemas existentes.

O apoio incluiu a doação regular de suprimentos médicos essenciais, veículos e equipamentos para garantir que as instalações de saúde existentes possam continuar funcionando.

As equipes também construíram estruturas temporárias em comunidades onde as instalações de saúde foram danificadas ou destruídas, garantindo assim que as pessoas possam continuar a receber atendimento. Atualmente, 12 clínicas modulares de atendimento primário estão abertas em locais no sul e no leste do país.

Impacto grave na saúde mental 

A OMS verificou 1.574 ataques à saúde desde o início da guerra, tirando a vida de 118 profissionais de saúde e afetando instalações de saúde, transporte e armazéns.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, a guerra que entra em seu terceiro ano causou um impacto grave na saúde mental de seus cidadãos mais jovens.

O Unicef disse que meninos e meninas nas áreas de linha de frente foram forçados a passar entre 3 mil e 5 mil horas, o equivalente a quatro a sete meses, abrigados em porões, bunkers ou em um buraco no chão.

23% das áreas agrícolas na Ucrânia podem estar minadas

Fonte: ONU

Sebrae apoia 2º Aberto Cyber Open e fomenta empreendedorismo no cenário de jogos eletrônicos | ASN Distrito Federal

Entre os dias 24 e 28 de janeiro, o Sebrae no Distrito Federal apoiou a realização do 2º Aberto Cyber Open, um torneio de jogos eletrônicos realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), em parceria com a Federação Brasiliense de Esportes Eletrônicos e Tecnologia (FBDEL) e o Instituto Evolução. O evento ocorreu nas instalações da Biblioteca Nacional e reuniu gamers e interessados na área.

O Sebrae organizou um espaço durante o evento para que os participantes pudessem ter um maior entendimento sobre as soluções desenvolvidas pela instituição. Uma das soluções destacadas foi a realização do Empretec Startup, programado para acontecer entre os dias 5 e 9 de março, com inscrições já abertas. O Empretec é um programa global de formação de empreendedores desenvolvido pela Organização das Nações Unidas e promovido no Brasil pelo Sebrae, proporcionando uma formação intensiva e de cunho comportamental voltada para potencializar a capacidade de gestão dos empreendedores.

Foto: Ageu Herlan

“É sensacional esta parceria com o Sebrae. Estamos muito felizes porque os esportes eletrônicos acabam de ser reconhecidos como modalidade esportiva. Com isso, os jogadores, ou ‘cyberatletas’ como os chamamos, agora precisam de orientação, uma vez que devem se tornar pequenos empreendedores; os times precisam se transformar em empresas para poderem ter uma folha de pagamento. E não há ninguém melhor que o nosso parceiro de orientação para micro e pequenos empreendedores, o Sebrae, para fornecer esse apoio diretamente”, analisou o presidente da FBDEL, Arthur Jerônimo.

A prática esportiva eletrônica foi regulamentada no Distrito Federal pela então governadora em exercício Celina Leão no dia 9 de janeiro deste ano.

Presente ao evento, Mateus Brazão, conhecido como Braz no universo gamer da capital, destacou que o Distrito Federal conta com muitos talentos na área, mas enfrenta desafios devido à falta de incentivo. Natural de Macapá e morando em Brasília desde o início de 2019, Braz comemorou o reconhecimento da área como uma modalidade e torce por mais apoio ao setor. Ele próprio desenvolve uma iniciativa de apoio, com a fundação do projeto Saideira e-Sports, que visa impulsionar o avanço do cenário gamer no DF. “A gente consegue mostrar pra Brasília e também para o Brasil esses talentos”, assegura.

Braz, no entanto, comemora que o Sebrae tem fomentado o setor há algum tempo com a oferta de soluções de tecnologia e orientações sobre empreendedorismo, sendo um parceiro constante em eventos de inovação e tecnologia, oferecendo diversas formas de contribuição. “O Sebrae facilita a conexão entre a organização e potenciais parceiros e patrocinadores, fornecendo mentoria para o desenvolvimento da gestão de negócios e liderança, fatores fundamentais para o progresso das organizações. Além disso, oferece assessoria essencial e incentivo financeiro, entre outras formas de apoio. É ótimo ver que o Sebrae tem esse olhar voltado para organizações em ascensão, especialmente aqui no Distrito Federal”, acrescenta.

O Cyber Open recebeu cerca de 8 mil participantes durante os quatro dias. O evento contou com premiações em dinheiro, foi transmitido via internet e foi, ainda, um palco de produção de conteúdos, como podcasts.

Fonte: Sebrae

GTA San Andreas tem vídeo secreto com detalhes extras da história; veja!

GTA San Andreas é icônico de muitas maneiras diferentes, seja pela sua trilha sonora marcante, pela liberdade no gameplay ou pela trama inspirada nas gangues californianas dos anos 1990. Mas você sabia que existe um vídeo “secreto” do game para introduzir os jogadores ao universo de Los Santos?

Caso você não saiba, a edição especial de GTA San Andreas e a trilha sonora oficial para o PS2 vieram acompanhadas de um terceiro disco, que continha um curta-metragem com aproximadamente 20 minutos de duração chamado “The Introduction”.

O disco pode ser encontrado no eBay por US$ 5 (cerca de R$ 24,60 na cotação atual sem impostos) e é um item bem interessante de se ter na coleção — embora o conteúdo do vídeo esteja disponível gratuitamente no YouTube hoje em dia.

O canal Junior_Djjr – MixMods, inclusive, utilizou uma IA para realizar um upscale gráfico em HD no vídeo, que agora está com boa qualidade na plataforma — além de legendas em PT-BR. Confira abaixo caso queira conhecer o conteúdo e relembrar as poucas e boas que CJ passou em Los Santos:

The Introduction usa a engine do jogo para contar algumas histórias que ocorrem antes dos eventos principais da campanha de GTA San Andreas, incluindo uma pequena introdução do que acontece nos capítulos de San Fierro e Las Venturas.

Mais detalhes sobre GTA San Andreas

Hoje em dia é realmente muito difícil encontrar alguém que não conheça GTA San Andreas, que foi um verdadeiro marco na história dos videogames. A aventura transporta os jogadores para o estado fictício de San Andreas, inspirado na Califórnia e em Las Vegas dos anos 1990.

GTA San Andreas tem personagens icônicos na trama.GTA San Andreas tem personagens icônicos na trama.Fonte:  Rockstar 

O protagonista, Carl Johnson, ou CJ, retorna à sua cidade natal após a morte da mãe, apenas para encontrar-se envolvido em conflitos de gangues, corrupção policial e traições. Ao longo da jornada, o protagonista viaja para vários lugares como Los Santos, inspirada em Los Angeles, San Fierro, baseada em São Francisco, e Las Venturas, uma representação de Las Vegas.

Com um vasto elenco de personagens, incluindo membros de gangues como Grove Street Families e Ballas, bem como figuras mais influentes, como o policial Tenpenny e o icônico Big Smoke, o game mergulha os jogadores em um mundo de crime, drama e ação desenfreada.

Com uma narrativa cativante, repleta de reviravoltas e momentos memoráveis, GTA San Andreas continua sendo um clássico atemporal e reverenciado por jogadores de todo o mundo ao longo dos últimos 20 anos.

Já conhecia o The Introduction? Comente nas redes sociais do Voxel!

Fonte: TecMundo

Cidade goiana é a mais ágil do Brasil para abertura de empresas

Euclides Barbo Siqueira, presidente da Juceg, comenta dados do Mapa das Empresas: “Precisamos facilitar o serviço oferecido ao empreendedor e ao cidadão comum” (Foto: Juceg)

Dois municípios goianos figuram na lista dos 10 mais ágeis do Brasil para a abertura de empresas, ao final do terceiro quadrimestre de 2023. Os dados são do Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, por meio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Anápolis ocupa o topo da lista, com empresas abertas em 17 minutos. Porangatu, no norte do estado, aparece em 7º lugar, com o tempo de 2 horas e 35 minutos.

Abertura de empresas

De acordo com o levantamento, que possui indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para abertura de empresas, o tempo médio registrado ao final do terceiro quadrimestre de 2023 para abertura de empresas no Brasil é de 1 dia e 3 horas, o que representa uma queda de 2 horas (6,9%) em relação ao quadrimestre anterior.

Para Euclides Barbo Siqueira, presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), a posição de Porangatu já é reflexo da desburocratização para abertura de empresas implantada no município. A cidade é a primeira em Goiás a integrar 100% dos serviços referentes à abertura de empresas na RedeSim 2.0.

O Mapa das Empresas aponta Goiás como o 5º com o maior crescimento percentual no número de empresas abertas em 2023, 155.560, uma variação positiva de 3,5% em relação ao ano de 2022. O estado figura, ainda, na lista das unidades da federação cujo tempo médio de abertura de novos negócios fica abaixo de 1 dia.

Goiânia, por sua vez, figura entre as capitais cujos novos negócios são formalizados em até 12 horas, ao final do terceiro quadrimestre de 2023. No recorte regional, o Centro-Oeste permanece como a região com o menor tempo para abertura de empresas, registrando 14 horas, uma queda de 1 hora em relação ao segundo quadrimestre de 2023.

Oferta de serviços digitais

Outro estudo lançado recentemente, o Ranking de Competitividade dos Estados, coordenado pelo Centro de Liderança Pública, com base em dados da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), mostra Goiás como o segundo estado em oferta de serviços públicos digitais, atrás apenas no Rio Grande do Sul, e à frente de Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.

Segundo Euclides Barbo, os serviços oferecidos ao empreendedor goiano fazem parte dessa política de digitalização e desburocratização.

Saiba mais

Juceg implementa Redesim em Anápolis

Fonte: Agência Cora de Notícias

Ucrânia: guerra completa 2 anos com fracasso de sanções contra Rússia

A invasão da Ucrânia pela Rússia completou 2 anos neste sábado (24) com o fracasso, ao menos até o momento, da estratégia dos Estados Unidos e aliados de, por meio de sanções econômicas, forçar a Rússia a retirar as tropas do campo de batalha. Para especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a situação da Rússia hoje é mais confortável do que a da Ucrânia na guerra.

Após retrair 1,2% em 2022, no primeiro ano da guerra, a economia russa cresceu 3,6% em 2023, mostrando que o conflito e as sanções ainda não tiveram os efeitos esperados pelos adversários de Moscou. No terceiro trimestre de 2023, a economia russa registrou crescimento de 5,5%.

Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), esse é um crescimento frágil porque é sustentado pelos gastos militares impulsionados por recursos do Estado, segundo noticiou a Reuters.

De toda forma, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, redobrou a aposta e anunciou, na véspera do aniversário do conflito, mais 500 sanções econômicas contra o gigante euroasiático.

O professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Gilberto Maringoni destacou que a expectativa do Ocidente, no começo da guerra, era a de vencer o conflito por meio do isolamento econômico e político de Moscou.

Dois anos da Guerra da Ucrânia - Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Gilberto Maringoni. Foto: Arquivo Pessoal

Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Gilberto Maringoni – Foto: Arquivo Pessoal

“Esperava-se que a Rússia logo entraria em recessão e não teria condições de financiar uma guerra muito prolongada, e que as sanções econômicas, especialmente as contra a exportação de petróleo e gás, junto com a retirada da Rússia do sistema de pagamentos internacional, iriam isolar o país e ele seria estrangulado econômica e financeiramente. Isso não só não aconteceu, como a Rússia teve um crescimento surpreendente”, afirmou.

O professor, que também é coordenador do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil, acrescentou que a Rússia conseguiu contornar o bloqueio econômico se aproximando do mercado asiático, especialmente o chinês.

“Se dá uma inédita aliança entre a Rússia e a China, que foi sacramentada num acordo feito entre o presidente [da China] Xi Jinping e o presidente [da Rússia] Vladimir Putin, dia 4 de fevereiro de 2022, ou seja, 18 dias antes do início da guerra”, explicou Maringoni.

Sanções

O professor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Robson Valez destacou também que as sanções não foram capazes de deter o objetivo de Vladimir Putin de anexar as províncias do leste da Ucrânia.

“As sanções econômicas são uma arma muito utilizada pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Temos o exemplo das sanções contra Cuba, desde a década de 60, sanções econômicas contra Venezuela, sanções econômicas contra o Irã. E em nenhum desses países a gente viu uma mudança de regime, uma mudança do poder Executivo por conta dessas sanções”, avalia.

Valdez acrescentou que as pesquisas sobre sanções econômicas têm mostrado, ao contrário, que “são pouco efetivas e acabam sendo instrumentalizadas por esses líderes para colocar a população local contra os países que apoiam esse tipo de sanção”.

Outra consequência das sanções e da guerra, para o especialista, foi a maior união dos principais adversários de Washington, China, Rússia e o Irã. “Os principais adversários dos Estados Unidos no campo internacional acabaram se beneficiando desse contexto de conflito na Ucrânia”, acrescentou.

09/10/2023, O doutor em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Robson Valdez acrescentou que, assim como os Acordos de Abraão, os acordos da China no Oriente Médio por meio dos investimentos da chamada Rota da Seda pressionam para uma maior estabilidade política na região, o que o ataque do Hamas acaba por desestabilizar. Foto: Arquivo Pessoal

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Robson Valdez – Foto: Arquivo Pessoal
Favoritismo

A situação da Rússia hoje na guerra está mais favorável do que a da Ucrânia e de seus aliados, na avaliação do professor Robson Valdez, que também é pesquisador do Núcleo de Estudos Latino-americanos da Universidade de Brasília (UnB).

“As evidências apontam, passado esses 2 anos, que os custos políticos e econômicos dessa guerra têm sido mais desfavoráveis à Ucrânia e seus aliados do que a Putin e a economia russa”, disse.

Por isso, o professor acredita que será difícil para a Ucrânia evitar, com o fim da guerra, a perda de territórios. “Não vejo um cenário possível de negociação de paz, encerramento do conflito, sem perda territorial e sem algum tipo de desmilitarização por parte da Ucrânia”, acredita.

Posição semelhante tem o professor da UFABC Gilberto Maringoni, para quem a Rússia está vencendo a guerra. O especialista lembra que as eleições na Europa e nos Estados Unidos podem reduzir ainda mais o apoio militar e financeiro ao governo da Ucrânia.

“A guerra tornou-se um mau negócio, e impopular [na Europa e Estados Unidos]. E isso é que pode ser fatal para a Ucrânia, para a economia ucraniana”, explicou Maringoni, lembrando que a indústria alemã tem sofrido bastante com o aumento do custo da energia, que é resultado também da guerra e das sanções contra a Rússia.

Nos Estados Unidos, uma ajuda financeira bilionária para a Ucrânia está parada no Congresso por oposição da maioria republicana. “Se a guerra realmente for um fator decisivo na campanha eleitoral [dos Estados Unidos], ela pode causar dificuldades para a reeleição de Joe Biden”, comentou.

Fonte: Agência Brasil

Planejamento antecipa R$ 30,1 bilhões de precatórios para 2024

Os R$ 30,1 bilhões em antecipação de precatórios em 2024 foram repassados ao Poder Judiciário e dependem apenas da gestão dos tribunais para serem pagos, informou, em Brasília, o Ministério do Planejamento. O processo foi concluído no último dia 20, com o crédito suplementar que remanejou R$ 10,7 bilhões do Orçamento para a quitação dos débitos.

Neste sábado (24), o Ministério do Planejamento publicou o detalhamento dos R$ 30,1 bilhões antecipados. A maior parte – R$ 14,75 bilhões – corresponde a precatórios relacionados a despesas de custeio (manutenção da máquina pública) e capital (como investimento e amortizações).

Um total de R$ 11,85 bilhões refere-se a precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). Esses recursos se destinam à educação, sobretudo para valorização do pessoal do magistério nos estados e municípios.

Existem ainda R$ 2,74 bilhões em precatórios de grande valor, R$ 541 milhões relacionados à Previdência Social e R$ 223 milhões para despesas judiciais com o funcionalismo público.

A antecipação não impactará a meta do governo de zerar o déficit primário, resultado negativo das contas do governo sem os juros da dívida pública, em 2024. Isso porque os recursos já estão previstos no Orçamento Geral da União deste ano.

Dívidas do governo com sentença judicial definitiva, os precatórios foram antecipados para zerar o passivo aberto com a emenda constitucional de 2021 que permitiu o parcelamento dos débitos acima de 60 salários mínimos. Caso não fosse feita a antecipação, o passivo chegaria a R$ 200 bilhões no fim de 2026.

Passivo zerado

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal autorizou a antecipação dos precatórios fora do limite de gastos do novo arcabouço fiscal e do cálculo do resultado primário. No mês seguinte, uma medida provisória autorizou o pagamento de R$ 93,1 bilhões.

Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, dos R$ 93,1 bilhões totais, R$ 15,8 bilhões referiam-se ao passivo acumulado desde 2022 e R$ 44,3 bilhões eram relativos a valores não pagos este ano. Havia ainda R$ 32,3 bilhões não previstos no Orçamento de 2024 e R$ 714 milhões relativos ao recolhimento da contribuição patronal (contribuição para a Previdência do serviço público) originada do pagamento de precatórios a servidores públicos.

Mesmo com a antecipação dos R$ 32,3 bilhões no fim do ano passado, faltavam R$ 30,1 bilhões previstos no Orçamento deste ano. De acordo com o Ministério do  Planejamento, com a antecipação executada nesta semana, os passivos da emenda constitucional dos precatórios estão zerados.

Segundo o Orçamento de 2024, existem ainda R$ 36,3 bilhões em cumprimento de sentenças judiciais a serem quitados neste ano, mas esses recursos se destinam a requisições de pequeno valor (RPV), precatórios de até 60 salários mínimos não abrangidos pela emenda constitucional de 2021.

Fonte: Agência Brasil

Ronaldo Caiado repudia reajuste de passagens do Entorno: “Inaceitável”

Da redação do Conectado ao Poder

A partir de hoje (25), os usuários do transporte coletivo no Entorno serão surpreendidos com mais um reajuste nas passagens. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a medida, gerando críticas do governador do Estado, Ronaldo Caiado, que expressou sua oposição à decisão, destacando os impactos negativos para trabalhadores e estudantes que dependem diariamente da rota entre Goiás e Brasília.

O governador expressou sua contrariedade diante do anunciado reajuste nas passagens do Entorno, destacando os possíveis prejuízos para os usuários do transporte coletivo. “É inaceitável, é inadmissível querer transferir uma incompetência por parte da ANTT e do Governo Federal repassando todo o custo para o bolso do trabalhador, do passageiro que é obrigado a ser deslocar das cidades limítrofes chamadas de Entorno de Brasília para Brasília”, afirmou Caiado, ressaltando a preocupação com o impacto financeiro para os cidadãos.

Segundo Caiado, o aumento de 8,5% agrava uma situação já precária, considerando a má qualidade do serviço. Para ilustrar o impacto financeiro, ele comentou o exemplo de uma simples ida e volta entre Planaltina, cujo custo totaliza R$ 22,10 diários no bolso do usuário. Com frequência diária ao longo de 25 dias úteis, o gasto mensal ultrapassa R$ 560, o equivalente a mais de um terço do salário mínimo gastos somente no transporte coletivo.

Carol Fleury, secretária da região, lançou um apelo para que o reajuste nas passagens fosse suspenso por 180 dias, período correspondente ao funcionamento do Grupo de Trabalho do Ministério dos Transportes, composto por representantes dos governos Federal, de Goiás e do Distrito Federal. Segundo Fleury, “Não faz sentido o aumento no valor das passagens em um momento em que se cria um Grupo de Trabalho para discutir, justamente, maneiras de reduzir o preço para o usuário final, que não pode ser mais penalizado”. Ela alertou para os efeitos devastadores da medida, ressaltando que o aumento no preço do ônibus pode impactar no desemprego e na evasão escolar dos moradores do Entorno do Distrito Federal.

- Publicidade -
- Publicidade -