Início Site Página 4360

PCDF realiza ações que resultam em duas prisões

Na tarde da última segunda-feira (26/02), policiais civis da SRD da 9ª DP realizaram a prisão de um indivíduo de 24 anos foragido da Justiça pelo crime de latrocínio tentado. O crime ocorreu em 19/02/2023, no bloco carnavalesco denominado “Raparigueiros”, quando quatro pessoas foram vítimas de golpes de facas. A finalidade do agressor era de subtrair os bens das vítimas.

Após trabalho de inteligência, o agressor foi localizado no Paranoá. Sua prisão preventiva havia sido decretada no curso das investigações materializadas pela 5ª DP, sendo que permanecia foragido desde então. O homem já era conhecido dos policiais da SRD da 9ª DP por passagens criminais por tráfico de drogas na região do Varjão/DF e Paranoá/DF, motivo pelo qual foi monitorado pela equipe.

Também nesta segunda-feira, 26, policiais civis da Sicvio da 9ª DP realizaram no Varjão/DF a prisão em flagrante de um homem de 32 anos pelo crime de receptação. Com o criminoso, foi localizado um aparelho celular produto de crime de furto em residência no Lago Norte.

O homem ostenta outras prisões também pelo mesmo crime de receptação nos anos de 2023 e 2024. As investigações seguem com o intuito de apontar a autoria do furto à citada residência.

Fonte: PCDF

Confira duas dicas de espetáculos nos teatros do Sesc-DF para curtir o final de semana

A partir desta quinta-feira (29) dois espetáculos imperdíveis estreiam, um no teatro Sesc Garagem (913 Sul), e o outro no teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul).

O Sesc-DF está preparando um final de semana cheio de emoções, risadas e reflexões profundas para quem gosta de um ótimo espetáculo e está procurando opções para se divertir. A partir desta quinta-feira (29) dois espetáculos imperdíveis estreiam, um no teatro Sesc Garagem (913 Sul), e o outro no teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul). Com ingressos disponíveis no sympla, as atrações, “Vai Carmela!” e “A legítima história verdadeira” convidam o público para dias de pura alegria e sem arrependimentos. Confira abaixo a programação completa com horários e informações essenciais. Veja:

Vai Carmela!

Local: Teatro Sesc Garagem (913 Sul)

Data: De 29/2 a 3/3

Ingressos: INGRESSOS AQUI

RESUMO – Você está convidado para uma jornada hilária e comovente pela vida de Carmela, uma figura única que transcende as fronteiras do entretenimento. Mas espere, não se trata apenas de um stand-up! Prepare-se para rir, chorar e até mesmo se emocionar enquanto Carmela compartilha sua história desde a infância até se tornar uma das personalidades mais queridas de Brasília.

Com passagens marcantes por veículos de comunicação e iniciativas sociais inspiradoras, esta é uma oportunidade única de se envolver com a autenticidade e a paixão de Carmela. Não perca esta chance de testemunhar o poder transformador do riso e da resiliência!

A Legítima História Verdadeira

Local: Teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul)

Data: 1/3 a 3/3 (sexta a domingo)

Ingressos: INGRESSOS AQUI

RESUMO – Prepare-se para uma experiência teatral que vai muito além das palavras. “A Legítima História Verdadeira” mergulha nas questões essenciais de justiça e humanidade, confrontando o conflito territorial e a desigualdade social que assolam nosso país. Através das histórias de Margarida Alves e Roseli Nunes, somos levados a refletir sobre o verdadeiro valor da vida em meio ao caos do mercado financeiro. Esta não é apenas uma peça, é um chamado à ação, uma demanda por solidariedade e amor em um mundo frequentemente dominado pelo egoísmo e pela ganância.

Então, prepare-se para um final de semana inesquecível! Bora escolher um espetáculo é ir para os teatros do Sesc-DF? Porque aqui, a diversão encontra significado e a arte encontra propósito.

Fonte: Sesc DF

Exporta Games DF: evento inovador impulsionará indústria de jogos e negócios em Brasília

Brasília se prepara para sediar um evento que promete ser um marco na indústria de jogos e negócios da região. O “Exporta Games DF” surge como uma grande oportunidade para networking, aprendizado e entretenimento, oferecendo um ambiente dinâmico e propício para a conexão entre jovens talentos, empresários e representantes de embaixadas interessados no potencial do setor da capital.

Realizado pela Fecomércio-DF e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Secti-DF), no âmbito do Inspira Brasília, o “Exporta Games DF” conta com a parceria do Sesc-DF, Senac-DF, Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DFSecretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF) e Associação de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal (ABRING-DF). O evento será realizado no Planetário de Brasília e contará com exposições, palestras educativas, rodadas de negócios e atividades interativas.

“Este evento é o primeiro de muitos eventos que teremos no âmbito do acordo assinado entre o Sistema Fecomércio-DF e a Secti-DF, que tem por objetivo unir forças, alavancar e fortalecer o setor de inovação e tecnologia do Distrito Federal, principalmente no campo da economia criativa, tão forte na nossa capital”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Segundo o secretário da Setic-DF, Leonardo Reisman, a iniciativa tem como objetivo incentivar a internacionalização das empresas brasilienses que produzem jogos eletrônicos e o fortalecimento do setor de economia criativa e do ecossistema de tecnologia e inovação.

“O mercado de games do DF possui um enorme potencial e tem apresentado indicadores e resultados bastante positivos. Nesta perspectiva, a realização do Exporta Games visa, sobretudo, colocar o Distrito Federal no cenário de inovação tecnológica e criativa, principalmente por meio da formação de novos profissionais e da geração de emprego e renda”, frisa.

Exposição de Games Brasilienses
Desenvolvedores locais terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos para membros das embaixadas, empresários e o público em geral, destacando a criatividade e inovação da indústria de jogos na capital.

Rodadas de Networking
Em uma iniciativa para estabelecer parcerias e oportunidades de negócios, as embaixadas presentes realizarão rodadas com empresas expositoras, visando apresentar o setor de jogos digitais do Distrito Federal para o mundo.

Palestras Institucionais e Educacionais
Autoridades locais e representantes de entidades como Sesc-DF, Senac-DF e Apex irão abordar temas como a importância do comércio internacional, exportação de serviços e oportunidades educacionais na área de jogos, enriquecendo o evento com valiosos insights.

Serviço:
Exporta Games DF
Data: 4 de março
Horário: 18h às 22h
Local: Planetário de Brasília

Clique e retire seu ingresso gratuito pelo Sympla:

Fonte: Fecomércio DF

Estão abertas as vagas para o curso de Eletricista Instalador Predial em Novo Gama

Estão abertas as vagas para a turma de Eletricista Instalador Predial. O objetivo do governo é qualificar e trazer mais independência financeira aos cidadão da cidade, gerando mais renda familiar e também o crescimento profissional.

O curso é totalmente gratuito com prazo de 40 dias, sendo 60 horas aula, e será ministrado de segunda-feira a sexta-feira no período da tarde das 13h30 às 17h30; e a noite das 19h às 22h, no SENAI Lunabel.

As inscrições já estão abertas e o interessado precisa ser maior de 18 anos e possuir ensino fundamental completo.

Para efetuar a inscrição é necessário comparecer ao CRAS Lunabel, CRAS Pedregal ou CREAS Pedregal com original e cópia dos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência;
  • Histórico Escolar do 1° Grau Completo.

O CRAS e o CREAS funciona de segunda-feira a sexta-feira de 08h às 17h.

Fonte: Governo de Novo Gama-GO

Primeira clínica de psicologia para atendimento público é inaugurada na UBS Jockey Club em Valparaíso

A finalidade da clínica é o atendimento da população, minimizando assim a fila de espera na regulação do Município. 

A quarta-feira, 28 de fevereiro, iniciou com a Inauguração da Clínica de Psicologia, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Jockey Club, fruto da parceria entre Faculdade Anhanguera e a Secretaria Municipal de Saúde. 

Conforme dito pelo prefeito, Pábio Mossoró, “essa parceria foi construída através de um tempo de cooperação entre essas unidades de ensino superior, coordenado pela parte técnica da Secretaria de Saúde, e automaticamente a população dessa região terá mais um serviço para o atendimento da população”. 

Essa é a primeira clínica de psicologia para atendimento público em Valparaíso de Goiás. A estimativa é de que sejam realizados 40 atendimentos por dia, com três psicólogos atendendo segunda, quarta e sexta, totalizando entre 100 e 150 pacientes por mês e minimizando assim a fila de espera na regulação do Município.

 A princípio, a unidade irá atender a população do bairro Jockey Club, mas há previsão de inauguração de outras clínicas futuras. “A nossa ideia é replicar este formato em outras unidades justamente para dar uma atenção ainda maior para a nossa população de Valparaíso”, explicou o secretário de saúde Neomar Camelo.

Fonte: Governo de Valparaíso-GO

Secretária do Entorno, Caroline Fleury, detalha ações do governo em busca de solução para o transporte no Entorno e diz que tratativas continuam

Há mais de um ano, o Governo de Goiás apresentou proposta de consórcio ao Governo Federal a fim de poder agir legalmente sobre a gestão interestadual do transporte no Entorno

Reunião da bancada goiana com ministro Alexandre Padilha em 29 de agosto de 2023 para discutir proposta transporte no Entorno, especialmente o subsídio.

A secretária de Estado, Caroline Fleury, usou suas redes sociais para rechaçar desinformações que têm sido plantadas a respeito da ação do Governo de Goiás em relação ao transporte no Entorno. “Em primeiro lugar, não há espaço para jogo de empurra. O governador Ronaldo Caiado é um gestor sério e há mais de um ano vem apresentando uma proposta, inclusive financeiramente, para solucionar o problema do transporte no Entorno. Mas, esbarra no problema legal, pois a gestão é exclusiva da União, que ainda não aceitou compartilhar”, iniciou a secretária.

A Constituição Federal confere à União a competência exclusiva sobre o transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, conforme previsto no artigo 21, alínea “e” do inciso XII da CF, além de normas posteriores como, por exemplo, a lei 8.987/1995. “Isso impede qualquer ação do Governo de Goiás uma vez que o transporte é interestadual”, frisou Fleury. Para solucionar a questão, a proposta apresentada pelo Governador Ronaldo Caiado em janeiro de 2023, em conjunto com a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ao Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visava a implementação de um consórcio interfederativo para gerir o transporte coletivo entre o Distrito Federal e as cidades circunvizinhas de Goiás.

Reunião da bancada goiana com ministro Alexandre Padilha em 29 de agosto de 2023 para discutir proposta transporte no Entorno, especialmente o subsídio. (Caroline Fleury e Leda Borges)

Essa proposta ganhou força com a criação pelo Governo de Goiás, da Região Metropolitana do Entorno (RME) e da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), que tem como missão central as articulações relativas ao transporte na região, tendo como apoio o corpo técnico da subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte (SPCT) da Secretaria-Geral do Governo de Goiás (SGG).

Caroline Fleury destaca que mais de 20 reuniões formais foram realizadas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), porém, as soluções propostas por Goiás não foram aceitas nem alternativas foram apresentadas pelo Governo Federal até o momento. A gestão do transporte na região pela ANTT, embora detida pela agência, é limitada pela necessidade de decisões integradas com outros órgãos do Governo Federal. “Estamos de mãos atadas! Já apresentamos minuta do consórcio, já temos estudo sobre os valores do subsídio, mas sem resposta dos tomadores de decisão do Governo Federal até o momento”, assinalou Fleury.

Embora a ANTT detenha a gestão do transporte na região, a agência argumenta que não tem natureza de aplicação de políticas públicas e sim de fiscalização, por isso, depende de decisões integradas com os ministérios e tomadores de decisão do Governo Federal. “O cidadão não tem culpa dos arranjos institucionais, precisamos de uma solução rápida para isso e já oferecemos essa solução de gestão compartilhada. É simples assim. Só falta vontade política da União”

Retrospectos das principais ações

Após o governador Ronaldo Caiado apresentar ao Governo Federal a proposta de consórcio, várias ações de interlocução foram lideradas pela SEDF-GO e pela Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG).

Entre elas:

Apresentação da minuta para criação do Consórcio

Reunião com deputado federal Rubens Otoni no dia 16 de agosto para tratar sobre subsídio e formação de consórcio para gestão do transporte no entorno.

Desde o ano passado, o Governo de Goiás apresenta a diversos órgãos da União a minuta do “Protocolo de intenções de Constituição do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal – CIRME“, tendo sido sucessivamente ignorado.

Sendo apenas um ponto de partida para um acordo, a minuta de estatuto do consórcio entre União, Municípios e Governos do DF e Goiás prevê, entre outros, a gestão compartilhada dos serviços de transporte, a fim de promover mudanças integradas e harmônicas.

*Votação popular – Em julho de 2023, o Governo de Goiás mobilizou e a população de Goiás votou no orçamento participativo do Governo Federal, via plataforma Brasil Participativo, para que a criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF fosse incluída nas metas do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. Apesar de ter sido a proposta mais votada na categoria “Integração e Desenvolvimento Regional”, não foi incluída nas metas do PPA.

Campanha abaixo-assinado

Em dezembro de 2023, o governo de Goiás por meio da SEDF-GO, apoiou amplamente a mobilização de abaixo-assinado em prol do transporte, em vista de novo aumento iminente na tarifa interestadual.

Contexto: abaixo-assinado pleiteia 1) Integração multimodal eficiente, confortável e segura; 2) Governança do transporte pelos governos do Distrito Federal, de Goiás e a União; 3) Estudo técnico sobre mobilidade urbana e tarifa. 4) Grupo de estudo para o passe livre estudantil.

Grupo de Trabalho

Ainda em dezembro de 2023, a SEDF-GO e a SGG pediram em ofício ao Ministério dos Transportes a criação de Grupo de Trabalho emergencial, formado pelos três entes, para discutir as soluções integradas para o transporte no entorno, sobretudo, evitar que o usuário fosse penalizado com o reajuste previsto para fevereiro, que acabou sendo aplicado pela ANTT no final deste mês, no valor de 8,56%. Isso porque, em menos de um ano, já haviam sido aplicados 12% em março e 15% em agosto.

O GT tem 180 dias para concluir os estudos e apresentar proposta de soluções integradas.

Reunião da bancada goiana com ministro Alexandre Padilha em 29 de agosto de 2023 para discutir proposta transporte no Entorno, especialmente o subsídio.

Infraestrutura/mobilidade

Paralelamente, esforços foram direcionados para obras de infraestrutura em mobilidade na RME, como a construção do BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF) e a negociação para a construção de um VLT entre o Distrito Federal e Valparaíso.

Apesar de todos esses esforços, os desafios persistem, e a população continua enfrentando problemas no transporte público. “O Governo de Goiás está preparado e aberto para compartilhar essas soluções. Temos um modelo de sucesso já aplicado na Região Metropolitana de Goiânia, que é de competência estadual. Espero que dessa crise saia algo de concreto e efetivo para reduzir os problemas causados à população, entre eles o desemprego e a restrição do direito básico de ir e vir”, finalizou Fleury.

Secretária de Cultura oferece oficina gratuita de produção para cinema

Aulas são gratuitas e destinadas a jovens e adultos com idade a partir dos 14 anos. Inscrições até 03 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para a oficina de Produção para Cinema e Audiovisual do projeto Cultura In Movimento III. As aulas começam na segunda-feira (04/03) e são 100% gratuitas. Para participar, os interessados deverão preencher o formulário disponível no endereço https://culturainmovimento.com.br/formulario-de-inscricao/. As inscrições terminam no domingo (25/02).

Uma parceria entre a Associação Jovens Antenados (Instituto Aja Brasil) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secult), o projeto Cultura In Movimento oferece capacitação em Audiovisual, a fim de auxiliar na formação de novos profissionais, em um mercado em expansão.

Ao todo, serão realizados 16 workshops, com 10 horas de duração cada. O projeto também oferecerá 22 podcasts sobre o universo audiovisual. A capacitação completa totaliza 160 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14 às 16h.

De acordo com a diretora do Cultura In Movimento, Mônica Lemets, a proposta é tornar os estudantes aptos para atuarem no mercado audiovisual. “Além de todo o conteúdo voltado ao audiovisual, teremos as oficinas que buscam incentivar o empreendedorismo”, revela.

Todas as oficinas, assim como os podcasts, contarão com a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando a inclusão de pessoas com deficiência.

Programe-se

Produção para Cinema e Audiovisual – 04/03/2024 a 08/03/2024
Cinema Brasileiro – 11/03/2024 a 15/03/2024
Digital Influencer – 18/03/2024 a 22/03/2024
Teoria e Prática Documental – 25/03/2024 a 28/03/2024
Mercado Cultural, Formatos de Captação E Parcerias – 01/04/2024 a 05/04/2024
Direção de Arte – 08/04/2024 a 12/04/2024
Ética e Legislação No Audiovisual – 15/04/2024 a 19/04/2024
Captação de imagem – 22/04/2024 a 26/04/2024
Edição de Vídeo (Transcrição e Legendagem) – 29 e 30/04/2024, 02 e 03/05/2024
Efeitos Visuais e Estética de Animação – 06/05/2024 a 10/05/2024
Sonoplastia – 13/05/2024 a 17/05/2024
Streaming – 27/05/2024 a 01/06/2024

Serviço | Oficinas gratuitas do Projeto Cultura In Movimento
Data: 29/01 a 01/06
Valor: Gratuito
Inscrições: https://culturainmovimento.com.br/formulario-de-inscricao/
Informações: 61. 99692-0947

André Assunção, o “Pai dos Gatos”, apresenta stand-up em Brasília no dia 2 de março

Os felinos dominaram a internet nos últimos anos, tornando-se protagonistas de memes e vídeos virais. Entre os amantes dos gatos, André Assunção, o “Pai dos Gatos”, se destaca com seu humor irreverente e histórias hilárias do dia a dia com seus bichanos.

Em resposta ao crescente “fandom” gatuno em Brasília, a Brasília Comedy trará o comediante para duas apresentações de stand-up no dia 2 de março. A primeira sessão, às 20h, já está quase esgotada, comprovando a grande expectativa do público.

Diante da alta demanda, uma sessão extra foi aberta às 18h, com vagas limitadas. Os ingressos custam a partir de R$ 40,00 e podem ser adquiridos no site do Sympla(https://www.sympla.com.br/produtor/brasiliacomedyshow).

Serviço:

Espetáculo: O Pai dos Gatos em Brasília
Data: 2 de março de 2024
Horários: 18h (sessão extra) e 20h (sessão esgotada)
Local: Casa Park
Ingressos: https://www.sympla.com.br/produtor/brasiliacomedyshow
Informações para imprensa:

Contato: Nathalia Silva
Telefone: 61 991796696

Sobre André Assunção:

André Assunção, conhecido como o “Pai dos Gatos”, é um comediante e influenciador digital que conquistou milhões de seguidores com suas histórias divertidas e irreverentes sobre seus gatos. Com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, ele se tornou um dos principais porta-vozes da comunidade “gateira” no Brasil.

Sobre a Brasília Comedy:

A Brasília Comedy é uma produtora de eventos especializada em stand-up comedy. A empresa promove shows com os principais nomes do humor nacional e internacional, além de revelar novos talentos da cena brasiliense.

Vitória Democrática: TSE Aprova Regras contra Manipulação Digital nas Eleições

Por Marcelo Senise

Com esforços conjuntos, resoluções do TSE representam um marco na proteção da democracia eleitoral brasileira frente aos desafios da inteligência artificial.

Após meses de intenso trabalho e colaboração, o Instituto Brasileiro para Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA) celebra o êxito alcançado com as recentes resoluções aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação ao uso de inteligência artificial (IA) nas eleições. Diante do avanço desenfreado da IA, ameaçando a democracia, e da inércia do Congresso Nacional, o TSE liderado pela Ministra Cármen Lúcia, atendendo aos apelos da IRIA, CAMP e diversas outras entidades  profissionais e técnicos da área, aprovou um conjunto de resoluções que farão frente à proteção democrática.

Essa jornada começou durante o COMPOL em Minas Gerais no ano passado, quando profissionais do marketing político, jornalistas, juristas e membros da comunidade acadêmica uniram-se para enfrentar os desafios trazidos pelo avanço tecnológico sem precedentes. Com dedicação incansável, o IRIA emergiu como uma voz unificada em defesa da integridade democrática do processo eleitoral brasileiro.

Agora, com as resoluções aprovadas pelo TSE, torna-se evidente o impacto positivo desse trabalho colaborativo na proteção da democracia eleitoral. As medidas adotadas visam proteger a integridade do processo eleitoral e garantir a transparência nas campanhas políticas, estabelecendo diretrizes claras para o uso da IA e combatendo a desinformação de forma proativa. Essa conquista é motivo de orgulho para todos os envolvidos no processo e representa um passo significativo rumo à consolidação de eleições livres, justas e transparentes no Brasil.

Em um cenário político cada vez mais influenciado pela tecnologia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou uma medida crucial ao aprovar uma série de regras para regular o uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições municipais de 2024. Essas resoluções representam não apenas uma resposta às crescentes preocupações sobre o uso da IA, mas também um avanço significativo na proteção da integridade do processo eleitoral e na garantia de eleições justas e transparentes para todos os brasileiros.

Identificação de Conteúdos Manipulados por IA: Uma das principais medidas adotadas pelo TSE é a exigência de identificação explícita de conteúdos fabricados ou manipulados por IA. Isso significa que qualquer material produzido com o auxílio da IA deverá ser claramente identificado como tal. Essa medida é crucial para que os eleitores possam distinguir entre informações autênticas e conteúdos manipulados, garantindo assim um debate público mais transparente e informado.

Restrição no Uso de Chatbots e Avatares: Outra medida importante é a restrição no uso de chatbots e avatares durante as campanhas eleitorais. O TSE determinou que essas ferramentas de comunicação devem ter seu uso limitado e não podem simular conversas com candidatos ou pessoas reais. Isso evita a disseminação de informações falsas ou enganosas por meio de interações artificiais, protegendo assim a integridade do processo eleitoral.

Proibição Absoluta de Deepfakes: Uma das decisões mais significativas do TSE foi a proibição absoluta do uso de deepfakes. Essa tecnologia, que permite a criação de conteúdos falsos com voz e imagem de pessoas reais, representa uma ameaça grave à integridade das eleições. Um exemplo recente desse perigo foi o vídeo falso criado durante as eleições na Argentina, no qual o candidato Sergio Massa foi alvo de ataques manipulados. A proibição de deepfakes é fundamental para evitar a manipulação do debate público e garantir a autenticidade das informações durante as campanhas eleitorais.

Combate à Desinformação: Além das medidas específicas relacionadas à IA, o TSE também aprovou regras para combater a desinformação nas eleições. Isso inclui a responsabilização de provedores de conteúdo por não removerem conteúdos ilegais, como notícias falsas ou discursos de ódio, de suas plataformas. Essa medida é crucial para evitar a disseminação de informações falsas e proteger a integridade do processo eleitoral contra influências externas prejudiciais.

Proteção da Liberdade de Expressão de Artistas e Influenciadores: Outra questão abordada pelo TSE foi a proteção da liberdade de expressão de artistas e influenciadores durante as campanhas eleitorais. Embora essas pessoas tenham o direito de expressar suas opiniões políticas, o tribunal proibiu sua contratação ou remuneração para divulgar conteúdos eleitorais favoráveis a terceiros. Essa medida visa garantir que a manifestação política seja voluntária e gratuita, sem influências externas que possam comprometer a integridade do debate público.

Regulação de Lives Eleitorais: Por fim, o TSE decidiu considerar as lives eleitorais como atos de campanha, sujeitos à avaliação da Justiça Eleitoral. Isso significa que essas transmissões ao vivo, que se tornaram populares nas redes sociais, serão monitoradas para garantir que estejam em conformidade com as regras eleitorais. Essa medida é importante para evitar abusos e assegurar a equidade no acesso aos eleitores durante as campanhas.

Essas novas regras representam um avanço significativo na proteção da democracia eleitoral no Brasil. Ao regulamentar o uso da IA, combater a desinformação e proteger a liberdade de expressão, o tribunal demonstra seu compromisso em garantir eleições livres, justas e transparentes. Essas medidas são essenciais para proteger a integridade do processo eleitoral e fortalecer a democracia em nosso país.

Marcelo SeniseIdealizador do Instituto Brasileiro para a Regulamentação da Inteligência Artificial,  Sócio Fundador da Comunica 360º, Sociólogo e Marqueteiro, atua a 35 anos na área política e eleitoral, especialista em comportamento humano, e em informação e contrainformação, precursor do sistema de analise em sistemas emergentes e em Inteligência Artificial.

Twitter: @SeniseBSB /Instagram: @marcelosenise

TSE acolhe pedido do CAMP e proíbe deepfake nas eleições

O CAMP, Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político, comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira, dia 27, em que o TSE proíbe ‘deepfake’ nas eleições. A decisão da Corte veio após as Audiências Públicas realizadas no final do mês de janeiro, e a resolução sobre propaganda eleitoral que disciplina o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) nas campanhas das eleições municipais foi um dos principais destaques da resolução.

O Clube, representado por seu presidente, Bruno Hoffmann, participou de Audiência Pública promovida pela Corte, para debater as propostas de aperfeiçoamento das resoluções para as Eleições 2024. Em sua fala, Hoffmann destacou o papel do CAMP na luta por um país mais democrático e enfatizou a importância das contribuições feitas pela entidade para o pleito deste ano.

“Essa vedação expressa é crucial. Não podemos dar margem, ou autorizar, mesmo com advertência, algo que tenha ‘fake’ no nome”, defendeu o presidente da associação.

Ao acompanhar a decisão, o presidente celebrou: “É o CAMP fazendo história, sem dúvidas! Fomos a única instituição a pedir expressamente a proibição das deepfakes durante o debate promovido pela Corte. Por isso, parabenizamos o TSE pela importante decisão e temos a certeza de que evitamos uma catástrofe no processo eleitoral brasileiro. Viva a Democracia!”, completa.

O CAMP acredita que a importância da participação dos profissionais de marketing político vai além da comunicação democrática, mas também pode e deve contribuir na construção mas das leis e normas eleitorais. É comunicação séria próxima do TSE e de outras instituições democráticas.

- Publicidade -
- Publicidade -