Na noite de ontem (27), por volta das 19h, a equipe do Grupo Tático Operacional (GTOP-46), realizava rondas habituais na região de Santa Maria, quando identificaram um indivíduo que estava com um mandado de prisão em aberto.
Os policiais conduziram o indivíduo à 20° Delegacia de Polícia, onde foram tomadas as providências legais cabíveis.
Um homem foi preso após ameaçar um segurança com uma faca em um comércio no Setor de Oficinas SOF Sul, Guará II, por volta das 20h30 desta segunda-feira (26).
A equipe de policiais militares do 4º Batalhão recebeu a informação sobre um homem armado com uma faca de açougueiro que estaria ameaçando as pessoas naquele estabelecimento.
Apesar de o homem já ter ido embora, ele foi encontrado dentro de uma farmácia. Após negociação com a equipe, ele se rendeu e entregou a arma aos policiais.
No início da manhã desta terça-feira (27/02), policiais Civis da 31ª DP prenderam um homem, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. A ação ocorreu na Qd 06 da Vila Buritis, em apoio à Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil do Mato Grosso, durante a Operação Escocês 2, que teve alvos presos também em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda (MT), além das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN).
Foram cumpridos ainda dois mandados de busca, sendo apreendidos valores em espécie, um revólver calibre .357 magnum, aparelhos celulares, um notebook, cartões e máquina de cartão. A operação visa desarticular uma rede de fornecedores de drogas que atua em várias regiões do país.
Na tarde da última segunda-feira (26/02), policiais civis da SRD da 9ª DP realizaram a prisão de um indivíduo de 24 anos foragido da Justiça pelo crime de latrocínio tentado. O crime ocorreu em 19/02/2023, no bloco carnavalesco denominado “Raparigueiros”, quando quatro pessoas foram vítimas de golpes de facas. A finalidade do agressor era de subtrair os bens das vítimas.
Após trabalho de inteligência, o agressor foi localizado no Paranoá. Sua prisão preventiva havia sido decretada no curso das investigações materializadas pela 5ª DP, sendo que permanecia foragido desde então. O homem já era conhecido dos policiais da SRD da 9ª DP por passagens criminais por tráfico de drogas na região do Varjão/DF e Paranoá/DF, motivo pelo qual foi monitorado pela equipe.
Também nesta segunda-feira, 26, policiais civis da Sicvio da 9ª DP realizaram no Varjão/DF a prisão em flagrante de um homem de 32 anos pelo crime de receptação. Com o criminoso, foi localizado um aparelho celular produto de crime de furto em residência no Lago Norte.
O homem ostenta outras prisões também pelo mesmo crime de receptação nos anos de 2023 e 2024. As investigações seguem com o intuito de apontar a autoria do furto à citada residência.
A partir desta quinta-feira (29) dois espetáculos imperdíveis estreiam, um no teatro Sesc Garagem (913 Sul), e o outro no teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul).
O Sesc-DF está preparando um final de semana cheio de emoções, risadas e reflexões profundas para quem gosta de um ótimo espetáculo e está procurando opções para se divertir. A partir desta quinta-feira (29) dois espetáculos imperdíveis estreiam, um no teatro Sesc Garagem (913 Sul), e o outro no teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul). Com ingressos disponíveis no sympla, as atrações, “Vai Carmela!” e “A legítima história verdadeira” convidam o público para dias de pura alegria e sem arrependimentos. Confira abaixo a programação completa com horários e informações essenciais. Veja:
RESUMO – Você está convidado para uma jornada hilária e comovente pela vida de Carmela, uma figura única que transcende as fronteiras do entretenimento. Mas espere, não se trata apenas de um stand-up! Prepare-se para rir, chorar e até mesmo se emocionar enquanto Carmela compartilha sua história desde a infância até se tornar uma das personalidades mais queridas de Brasília.
Com passagens marcantes por veículos de comunicação e iniciativas sociais inspiradoras, esta é uma oportunidade única de se envolver com a autenticidade e a paixão de Carmela. Não perca esta chance de testemunhar o poder transformador do riso e da resiliência!
RESUMO – Prepare-se para uma experiência teatral que vai muito além das palavras. “A Legítima História Verdadeira” mergulha nas questões essenciais de justiça e humanidade, confrontando o conflito territorial e a desigualdade social que assolam nosso país. Através das histórias de Margarida Alves e Roseli Nunes, somos levados a refletir sobre o verdadeiro valor da vida em meio ao caos do mercado financeiro. Esta não é apenas uma peça, é um chamado à ação, uma demanda por solidariedade e amor em um mundo frequentemente dominado pelo egoísmo e pela ganância.
Então, prepare-se para um final de semana inesquecível! Bora escolher um espetáculo é ir para os teatros do Sesc-DF? Porque aqui, a diversão encontra significado e a arte encontra propósito.
Brasília se prepara para sediar um evento que promete ser um marco na indústria de jogos e negócios da região. O “Exporta Games DF” surge como uma grande oportunidade para networking, aprendizado e entretenimento, oferecendo um ambiente dinâmico e propício para a conexão entre jovens talentos, empresários e representantes de embaixadas interessados no potencial do setor da capital.
Realizado pela Fecomércio-DF e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Secti-DF), no âmbito do Inspira Brasília, o “Exporta Games DF” conta com a parceria do Sesc-DF, Senac-DF, Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF, Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF) e Associação de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal (ABRING-DF). O evento será realizado no Planetário de Brasília e contará com exposições, palestras educativas, rodadas de negócios e atividades interativas.
“Este evento é o primeiro de muitos eventos que teremos no âmbito do acordo assinado entre o Sistema Fecomércio-DF e a Secti-DF, que tem por objetivo unir forças, alavancar e fortalecer o setor de inovação e tecnologia do Distrito Federal, principalmente no campo da economia criativa, tão forte na nossa capital”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Segundo o secretário da Setic-DF, Leonardo Reisman, a iniciativa tem como objetivo incentivar a internacionalização das empresas brasilienses que produzem jogos eletrônicos e o fortalecimento do setor de economia criativa e do ecossistema de tecnologia e inovação.
“O mercado de games do DF possui um enorme potencial e tem apresentado indicadores e resultados bastante positivos. Nesta perspectiva, a realização do Exporta Games visa, sobretudo, colocar o Distrito Federal no cenário de inovação tecnológica e criativa, principalmente por meio da formação de novos profissionais e da geração de emprego e renda”, frisa.
Exposição de Games Brasilienses Desenvolvedores locais terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos para membros das embaixadas, empresários e o público em geral, destacando a criatividade e inovação da indústria de jogos na capital.
Rodadas de Networking Em uma iniciativa para estabelecer parcerias e oportunidades de negócios, as embaixadas presentes realizarão rodadas com empresas expositoras, visando apresentar o setor de jogos digitais do Distrito Federal para o mundo.
Palestras Institucionais e Educacionais Autoridades locais e representantes de entidades como Sesc-DF, Senac-DF e Apex irão abordar temas como a importância do comércio internacional, exportação de serviços e oportunidades educacionais na área de jogos, enriquecendo o evento com valiosos insights.
Serviço: Exporta Games DF Data: 4 de março Horário: 18h às 22h Local: Planetário de Brasília
Estão abertas as vagas para a turma de Eletricista Instalador Predial. O objetivo do governo é qualificar e trazer mais independência financeira aos cidadão da cidade, gerando mais renda familiar e também o crescimento profissional.
O curso é totalmente gratuito com prazo de 40 dias, sendo 60 horas aula, e será ministrado de segunda-feira a sexta-feira no período da tarde das 13h30 às 17h30; e a noite das 19h às 22h, no SENAI Lunabel.
As inscrições já estão abertas e o interessado precisa ser maior de 18 anos e possuir ensino fundamental completo.
Para efetuar a inscrição é necessário comparecer ao CRAS Lunabel, CRAS Pedregal ou CREAS Pedregal com original e cópia dos seguintes documentos:
Carteira de Identidade (RG);
Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Comprovante de Residência;
Histórico Escolar do 1° Grau Completo.
O CRAS e o CREAS funciona de segunda-feira a sexta-feira de 08h às 17h.
A finalidade da clínica é o atendimento da população, minimizando assim a fila de espera na regulação do Município.
A quarta-feira, 28 de fevereiro, iniciou com a Inauguração da Clínica de Psicologia, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Jockey Club, fruto da parceria entre Faculdade Anhanguera e a Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme dito pelo prefeito, Pábio Mossoró, “essa parceria foi construída através de um tempo de cooperação entre essas unidades de ensino superior, coordenado pela parte técnica da Secretaria de Saúde, e automaticamente a população dessa região terá mais um serviço para o atendimento da população”.
Essa é a primeira clínica de psicologia para atendimento público em Valparaíso de Goiás. A estimativa é de que sejam realizados 40 atendimentos por dia, com três psicólogos atendendo segunda, quarta e sexta, totalizando entre 100 e 150 pacientes por mês e minimizando assim a fila de espera na regulação do Município.
A princípio, a unidade irá atender a população do bairro Jockey Club, mas há previsão de inauguração de outras clínicas futuras. “A nossa ideia é replicar este formato em outras unidades justamente para dar uma atenção ainda maior para a nossa população de Valparaíso”, explicou o secretário de saúde Neomar Camelo.
Há mais de um ano, o Governo de Goiás apresentou proposta de consórcio ao Governo Federal a fim de poder agir legalmente sobre a gestão interestadual do transporte no Entorno
Reunião da bancada goiana com ministro Alexandre Padilha em 29 de agosto de 2023 para discutir proposta transporte no Entorno, especialmente o subsídio.
A secretária de Estado, Caroline Fleury, usou suas redes sociais para rechaçar desinformações que têm sido plantadas a respeito da ação do Governo de Goiás em relação ao transporte no Entorno. “Em primeiro lugar, não há espaço para jogo de empurra. O governador Ronaldo Caiado é um gestor sério e há mais de um ano vem apresentando uma proposta, inclusive financeiramente, para solucionar o problema do transporte no Entorno. Mas, esbarra no problema legal, pois a gestão é exclusiva da União, que ainda não aceitou compartilhar”, iniciou a secretária.
A Constituição Federal confere à União a competência exclusiva sobre o transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, conforme previsto no artigo 21, alínea “e” do inciso XII da CF, além de normas posteriores como, por exemplo, a lei 8.987/1995. “Isso impede qualquer ação do Governo de Goiás uma vez que o transporte é interestadual”, frisou Fleury. Para solucionar a questão, a proposta apresentada pelo Governador Ronaldo Caiado em janeiro de 2023, em conjunto com a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ao Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visava a implementação de um consórcio interfederativo para gerir o transporte coletivo entre o Distrito Federal e as cidades circunvizinhas de Goiás.
Reunião da bancada goiana com ministro Alexandre Padilha em 29 de agosto de 2023 para discutir proposta transporte no Entorno, especialmente o subsídio. (Caroline Fleury e Leda Borges)
Essa proposta ganhou força com a criação pelo Governo de Goiás, da Região Metropolitana do Entorno (RME) e da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), que tem como missão central as articulações relativas ao transporte na região, tendo como apoio o corpo técnico da subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte (SPCT) da Secretaria-Geral do Governo de Goiás (SGG).
Caroline Fleury destaca que mais de 20 reuniões formais foram realizadas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), porém, as soluções propostas por Goiás não foram aceitas nem alternativas foram apresentadas pelo Governo Federal até o momento. A gestão do transporte na região pela ANTT, embora detida pela agência, é limitada pela necessidade de decisões integradas com outros órgãos do Governo Federal. “Estamos de mãos atadas! Já apresentamos minuta do consórcio, já temos estudo sobre os valores do subsídio, mas sem resposta dos tomadores de decisão do Governo Federal até o momento”, assinalou Fleury.
Embora a ANTT detenha a gestão do transporte na região, a agência argumenta que não tem natureza de aplicação de políticas públicas e sim de fiscalização, por isso, depende de decisões integradas com os ministérios e tomadores de decisão do Governo Federal. “O cidadão não tem culpa dos arranjos institucionais, precisamos de uma solução rápida para isso e já oferecemos essa solução de gestão compartilhada. É simples assim. Só falta vontade política da União”
Retrospectos das principais ações
Após o governador Ronaldo Caiado apresentar ao Governo Federal a proposta de consórcio, várias ações de interlocução foram lideradas pela SEDF-GO e pela Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG).
Entre elas:
Apresentação da minuta para criação do Consórcio
Reunião com deputado federal Rubens Otoni no dia 16 de agosto para tratar sobre subsídio e formação de consórcio para gestão do transporte no entorno.
Desde o ano passado, o Governo de Goiás apresenta a diversos órgãos da União a minuta do “Protocolo de intenções de Constituição do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal – CIRME“, tendo sido sucessivamente ignorado.
Sendo apenas um ponto de partida para um acordo, a minuta de estatuto do consórcio entre União, Municípios e Governos do DF e Goiás prevê, entre outros, a gestão compartilhada dos serviços de transporte, a fim de promover mudanças integradas e harmônicas.
*Votação popular – Em julho de 2023, o Governo de Goiás mobilizou e a população de Goiás votou no orçamento participativo do Governo Federal, via plataforma Brasil Participativo, para que a criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF fosse incluída nas metas do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. Apesar de ter sido a proposta mais votada na categoria “Integração e Desenvolvimento Regional”, não foi incluída nas metas do PPA.
Campanha abaixo-assinado
Em dezembro de 2023, o governo de Goiás por meio da SEDF-GO, apoiou amplamente a mobilização de abaixo-assinado em prol do transporte, em vista de novo aumento iminente na tarifa interestadual.
Contexto: abaixo-assinado pleiteia 1) Integração multimodal eficiente, confortável e segura; 2) Governança do transporte pelos governos do Distrito Federal, de Goiás e a União; 3) Estudo técnico sobre mobilidade urbana e tarifa. 4) Grupo de estudo para o passe livre estudantil.
Grupo de Trabalho
Ainda em dezembro de 2023, a SEDF-GO e a SGG pediram em ofício ao Ministério dos Transportes a criação de Grupo de Trabalho emergencial, formado pelos três entes, para discutir as soluções integradas para o transporte no entorno, sobretudo, evitar que o usuário fosse penalizado com o reajuste previsto para fevereiro, que acabou sendo aplicado pela ANTT no final deste mês, no valor de 8,56%. Isso porque, em menos de um ano, já haviam sido aplicados 12% em março e 15% em agosto.
O GT tem 180 dias para concluir os estudos e apresentar proposta de soluções integradas.
Reunião da bancada goiana com ministro Alexandre Padilha em 29 de agosto de 2023 para discutir proposta transporte no Entorno, especialmente o subsídio.
Infraestrutura/mobilidade
Paralelamente, esforços foram direcionados para obras de infraestrutura em mobilidade na RME, como a construção do BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF) e a negociação para a construção de um VLT entre o Distrito Federal e Valparaíso.
Apesar de todos esses esforços, os desafios persistem, e a população continua enfrentando problemas no transporte público. “O Governo de Goiás está preparado e aberto para compartilhar essas soluções. Temos um modelo de sucesso já aplicado na Região Metropolitana de Goiânia, que é de competência estadual. Espero que dessa crise saia algo de concreto e efetivo para reduzir os problemas causados à população, entre eles o desemprego e a restrição do direito básico de ir e vir”, finalizou Fleury.
Aulas são gratuitas e destinadas a jovens e adultos com idade a partir dos 14 anos. Inscrições até 03 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para a oficina de Produção para Cinema e Audiovisual do projeto Cultura In Movimento III. As aulas começam na segunda-feira (04/03) e são 100% gratuitas. Para participar, os interessados deverão preencher o formulário disponível no endereço https://culturainmovimento.com.br/formulario-de-inscricao/. As inscrições terminam no domingo (25/02).
Uma parceria entre a Associação Jovens Antenados (Instituto Aja Brasil) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secult), o projeto Cultura In Movimento oferece capacitação em Audiovisual, a fim de auxiliar na formação de novos profissionais, em um mercado em expansão.
Ao todo, serão realizados 16 workshops, com 10 horas de duração cada. O projeto também oferecerá 22 podcasts sobre o universo audiovisual. A capacitação completa totaliza 160 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14 às 16h.
De acordo com a diretora do Cultura In Movimento, Mônica Lemets, a proposta é tornar os estudantes aptos para atuarem no mercado audiovisual. “Além de todo o conteúdo voltado ao audiovisual, teremos as oficinas que buscam incentivar o empreendedorismo”, revela.
Todas as oficinas, assim como os podcasts, contarão com a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando a inclusão de pessoas com deficiência.
Programe-se
Produção para Cinema e Audiovisual – 04/03/2024 a 08/03/2024 Cinema Brasileiro – 11/03/2024 a 15/03/2024 Digital Influencer – 18/03/2024 a 22/03/2024 Teoria e Prática Documental – 25/03/2024 a 28/03/2024 Mercado Cultural, Formatos de Captação E Parcerias – 01/04/2024 a 05/04/2024 Direção de Arte – 08/04/2024 a 12/04/2024 Ética e Legislação No Audiovisual – 15/04/2024 a 19/04/2024 Captação de imagem – 22/04/2024 a 26/04/2024 Edição de Vídeo (Transcrição e Legendagem) – 29 e 30/04/2024, 02 e 03/05/2024 Efeitos Visuais e Estética de Animação – 06/05/2024 a 10/05/2024 Sonoplastia – 13/05/2024 a 17/05/2024 Streaming – 27/05/2024 a 01/06/2024
Serviço | Oficinas gratuitas do Projeto Cultura In Movimento Data: 29/01 a 01/06 Valor: Gratuito Inscrições: https://culturainmovimento.com.br/formulario-de-inscricao/ Informações: 61. 99692-0947
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados por sites para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei afirma que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para o funcionamento deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos de sua permissão. Este site usa diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem em nossas páginas.
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.