O governador Ibaneis Rocha (MDB) nomeou mais 34 médicos para reforçar a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, devido ao aumento de casos de dengue. Os médicos foram aprovados no concurso público de 2022 e atuarão em diversas áreas. Além disso, a Secretaria de Saúde abriu um processo seletivo para contratar temporariamente 200 médicos generalistas, com salário de R$ 10.046,97, com inscrições abertas até 3 de março no site do Instituto AOCP.
Ação social terá consultas médicas e odontológicas, mamografia, inserção de DIU, atividades de lazer, sorteios e show da dupla William e Marlon
Nesta sexta (1º) e sábado (2) Arniqueira recebe a primeira edição de 2024 do projeto social Fecomércio Mais Perto de Todos. A iniciativa reúne em um só lugar os serviços do Sesc, Senac e Instituto Fecomércio. O evento acontecerá no Parque Ecológico Areal, das 9h às 17h, na sexta-feira, e de 9h às 15h, no sábado.
Entre os serviços oferecidos, estão: consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, terapias, vacinação, oficinas de moda e gastronomia, inscrições para programas de estágio, passeios turísticos e atividades de recreação e educação para as crianças. Na sexta-feira, às 20h, a dupla Willian & Marlon se apresenta gratuitamente no local do evento.
Para 2024, o projeto conta com algumas novidades. Entre elas, a ampliação do projeto, que agora terá dois dias de evento, e a inauguração da van da oftalmologia, a nova unidade móvel do Sesc que possui os mesmos equipamentos de um consultório oftalmológico convencional.
Ao longo do ano, o projeto percorrerá as seguintes regiões: Sobradinho I, Brazlândia, Estrutural, Gama, Riacho Fundo 1 e Samambaia.
Desde que foi criado, em outubro de 2021, o Fecomércio Mais Perto de Todos já realizou 19 edições em diferentes RAs do Distrito Federal. Ao todo, mais de 76 mil pessoas participaram dos eventos ao longo de mais de dois anos de projeto.
Serviços para o empresariado
Além disso, os empresários poderão receber atendimento jurídico e conhecer todo o portfólio de serviços do Sesc, por meio do projeto Sindicatos Empresariais nas Cidades.
Cinemas, teatros, salas de exibição e outros locais em que se realize evento artístico, cultural ou esportivo, aberto ao público, devem afixar informações sobre o Disque Denúncia de Violência contra a Mulher (Disque 180). A proposta (PL 141/2023), da deputada Doutora Jane (MDB), foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na forma de substitutivo, na manhã desta terça-feira (27).
Doutora Jane lembrou que a Central de Atendimento à Mulher é um serviço de utilidade pública, que, além de receber denúncias de violações contra as mulheres, encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. A Central também orienta as mulheres, informando-lhes sobre seus direitos, a legislação vigente e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, acrescentou.
“Deve-se estimular a participação social no combate ao abuso sexual e incentivar as denúncias para que se possa buscar a aplicabilidade da lei”, defendeu a parlamentar. Ela lembrou que o abuso sexual é crime e um problema social. Desde 2018, com a promulgação da Lei nº 13.718, a importunação sexual passou a ser passível de reclusão de um a cinco anos, sendo que o artigo 2º da lei explica que importunação sexual é “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”, esclareceu.
O relator na CCJ, deputado Iolando (MDB), chamou a atenção para a relevância do tema e enalteceu ações complementares preventivas voltadas a combater a violência contra as mulheres. Votaram a favor da matéria os deputados Thiago Manzoni (PL), Chico Vigilante (PT), Iolando (MDB) e Fábio Felix (PSOL). A reunião de hoje foi transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
A noite dessa segunda-feira, 26, foi de homenagens, com a entrega do Diploma do Mérito Legislativo a mais de 200 pessoas, em solenidade realizada no Plenário Iris Rezende Machado. A sessão solene foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), realizada em conjunto com o deputado Veter Martins (PRD).
Estiveram presentes na mesa diretiva, além dos dois parlamentares: o superintendente de tecnologia em segurança pública, coronel do Corpo de Bombeiros Sebastião Nolasco Ribeiro, na solenidade representando o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum; o secretário de assistência militar da Assembleia Legislativa de Goiás, coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior; e o secretário de assistência do Bombeiro Militar da Alego, tenente-coronel Pimenta.
Também compuseram a mesa o juiz eleitoral Márcio Antônio de Souza Morais Jr., a prefeita do município de Santa Isabel, Cássia Dourado (PSDB), o vereador por Rialma, Paulineli Carneiro (UB), o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), André Marques de Oliveira, e o comandante da regional Ceres da Polícia Militar, Luzdenes Rodrigues.
A sessão foi aberta com a execução protocolar do Hino Nacional Brasileiro, pelo Corpo Musical da Polícia Militar. Em seguida, o deputado Veter Martins fez uso da palavra, agradecendo ao presidente Bruno Peixoto pelo convite para compartilhar a realização de uma solenidade de tamanha relevância. Ele disse que Peixoto valoriza a Casa e as pessoas que ajudam a construir e fazer a grandeza do Estado. “Parabéns a todos vocês que estão sendo homenageados nesta noite, porque vocês merecem e fazem jus a essa homenagem. Fico feliz de poder participar desse momento solene e tão importante.”
Martins ressaltou que a comenda ofertada aos homenageados é um reconhecimento ao trabalho que cada um desenvolve em prol da melhoria do Estado. “É uma homenagem justa, merecida, e eu tenho o prazer de estar nessa noite memorável ao lado de vocês.”
Na sequência, Veter Martins assumiu a presidência dos trabalhos para que Bruno Peixoto fizesse seu pronunciamento.
Dedicação
O presidente da Casa começou o discurso falando da felicidade em poder homenagear homens e mulheres que têm dedicado a vida em servir à sociedade, seja nas forças de segurança, seja na geração de emprego e renda. “Vocês fazem parte da sociedade que diz sim, que não tapa os olhos, que arregaça as mangas e trabalha diuturnamente para servir. Nós estamos nessa vida para servir e não para sermos servidos. E vocês fazem parte dessa sociedade, como milhares de goianos.”
Peixoto fez um balanço da economia em sua gestão na Assembleia Legislativa e o destino dado aos recursos economizados. E listou os contratos que ele suspendeu e outros aos quais ele substituiu a locação pela compra, como no caso dos carros, em que a aquisição dos automóveis representou uma economia de R$ 11 milhões em um ano.
Segundo o presidente, no final do ano passado, a Casa tinha quase R$ 200 milhões em caixa. Ele informou que foram devolvidos para o Governo do Estado quase R$ 40 milhões, e destinados R$ 18 milhões para construção de unidades avançadas do Corpo de Bombeiros, R$ 2 milhões para o projeto de duplicação (da rodovia) de Bela Vista a Catalão.
“Destinamos R$ 5 milhões para a Polícia Militar, para construção e reformas de batalhões e companhias, inclusive do Comando Geral, que está em fase final de tramitação. Conseguimos também R$ 2 milhões para a Santa Casa de Anápolis e outros R$ 2 milhões para o Hospital Araújo Jorge e várias outras ações. (…) Economia na Assembleia tem significado benefício para a população. E esse é o nosso caminho. Todos trabalharmos para melhorar a qualidade de vida da população do nosso Estado. E vocês têm esse perfil, seja na segurança pública, seja na sociedade civil”, arrematou Bruno Peixoto.
Em seguida, os homenageados receberam o Diploma do Mérito Legislativo das mãos do presidente do Parlamento.
Já são 13 subestações prontas na região, que trazem mais segurança e durabilidade ao substituir a rede aérea convencional
A implantação da rede de energia elétrica subterrânea no Noroeste, iniciada em fevereiro de 2022, representa um avanço significativo na modernização da infraestrutura urbana. Com um investimento de R$ 43 milhões do GDF, há planos para expandir a rede em mais cinco quadras no Noroeste, com uma licitação em curso para expansão do projeto.
A iniciativa reflete uma tendência crescente em grandes centros urbanos que rumam para uma rede mais segura e esteticamente agradável. Atualmente abrangendo as quadras SQNW 102, 103, 104, 106, 302, 303 e 304, o projeto visa tornar todo o Noroeste beneficiário desse sistema. Das 14 subestações planejadas, sendo duas para cada quadra, 13 estão prontas e energizadas, faltando apenas a Quadra 102 devido a pendências com uma construtora.
Com mais da metade dos cerca de 50 edifícios que eram alimentados por rede aérea já conectados à rede subterrânea, a próxima etapa inclui a retirada dos mais de 40 postes que fazem a sustentação dos cabos expostos, etapa de responsabilidade da concessionária Neoenergia.
Contudo, conforme explica o diretor-técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho, nem todos os postes serão retirados pela existência de construções ligadas aos transformadores que atendem o bairro.
O serviço é feito com escavações não destrutivas (que não abrem valas), onde são abertos minitúneis para instalar as caixas de passagem para os cabos, além da construção das subestações, que são as casas que ficam no local de ligação.
Redes mais seguras
A iniciativa reflete a tendência global de enterramento de cabos elétricos, não apenas pela estética, mas também pela maior segurança e durabilidade. Ao extinguir os postes e cabos de energia expostos, reduz-se o custo de operações com as redes aéreas, que sofrem com desligamentos e manutenções por acidentes com veículos, descargas atmosféricas e quedas de árvores ou cabos.
“A implementação da rede subterrânea não é uma novidade, abrangendo as asas Sul e Norte. Além do paisagismo ficar melhor, é uma rede mais segura”, ressalta Hamilton. Ele também afirma que o novo formato de rede elétrica foi uma exigência que consta no planejamento urbanístico do Noroeste.
Valor é referente a um mês de força-tarefa da DF Legal, que registra como principal infração o descarte irregular de lixo e de entulho em área pública
Um mês após criar uma força-tarefa de combate à dengue, a Secretaria DF Legal aplicou R$ 1,5 milhão em multas. Ao todo, já foram mais de 900 autuações em temas relacionados à correta destinação de resíduos – a maioria referente a descarte irregular de lixo e entulho.
Na sexta-feira (23), a equipe da pasta passou a tarde em um ponto crítico de despejo incorreto de restos de poda e construção civil em São Sebastião. Localizada próxima ao Condomínio Crixás, a área está a menos de 500 metros de um papa-entulho, mas alguns moradores insistem em ignorar os riscos que causam à própria saúde e à de outros cidadãos.
Ao todo, foram quatro multas de R$ 2.799,75 pelo descarte irregular, além de outra infração que resultou no pagamento de R$ 6.105,57 por um caminhoneiro que fazia a movimentação de entulho sem o Controle de Transporte de Resíduos (CTR), documento obrigatório para essa atividade.
Atuações
Já no domingo (25), a equipe que fazia plantão na QSD 32 de Taguatinga, outro conhecido ponto de descarte irregular, flagrou e multou duas pessoas, cada uma em R$ 2.799,75, por jogarem resíduos em área pública. “Embora a população conheça os elevados níveis de contágio da dengue e a superlotação dos hospitais, ainda falta consciência sobre os riscos de despejo de resíduos e acumulação de água parada”, alerta o titular da DF Legal, Cristiano Mangueira.
Ele lembra que todos os infratores estão sendo multados no valor mínimo de R$ 2.799,75, e que há casos em que pode ser feita até mesmo a apreensão do veículo. “Há necessidade urgente da colaboração de todos no combate à propagação do mosquito da dengue; somente assim passaremos por mais essa crise de saúde pública”, avalia.
A força-tarefa
No âmbito da DF Legal, a força-tarefa foi instituída por meio da Portaria n° 11, publicada em 22 de janeiro deste ano. Diante da necessidade de prevenir e acabar com a proliferação da doença, todas as demandas recebidas via Ouvidoria relacionadas a esse assunto passam a ser gerenciadas e tratadas de maneira emergencial.
A população pode utilizar o telefone 162 da Ouvidoria, o site Participa DF ou comparecer a uma das 16 unidades do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Nuaci) da pasta para fazer o registro. Em relação ao descarte irregular de resíduos da construção civil e volumosos, em 2023, foram efetuadas 11.940 vistorias, aplicadas 1.745 notificações e lavradas 216 multas.
A secretaria fiscaliza também o descarte irregular de resíduos sólidos domiciliares. Em 2023, o órgão fez 5.782 vistorias desse tipo, aplicou 1.452 notificações e lavrou 24 multas.
Nos casos de lotes vazios, a pasta verifica se os espaços estão nas condições ideais, sem acúmulo de lixo, com a grama ou mato cortados, a fim de evitar proliferação de insetos peçonhentos e acúmulo de água parada. Os lotes também precisam estar cercados e com a calçada em frente bem-cuidada. Nessa categoria, durante o ano passado, houve 2.058 vistorias, 275 notificações e 11 multas.
GDF iniciou a construção de meios-fios na região, que abriga escolas, centro de saúde, igreja e condomínios
O Setor QNG, em Taguatinga, vai ganhar novas calçadas, meios-fios e estacionamento. O trabalho, executado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem como objetivo melhorar a mobilidade da região, que abriga um centro de saúde, duas escolas públicas, condomínios e o Senac.
A obra está na fase de colocação dos meios-fios, para que depois sejam feitas as calçadas e o estacionamento. Ao todo, serão 120 metros de calçadas e 36 novas vagas, construídas ao longo de 600 m².
Segundo o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, a obra atende a um pedido da população para melhorar a trafegabilidade numa região movimentada da cidade. “Vamos dar mobilidade para as pessoas, já que ali é também uma pista de ligação para Vicente Pires”, atenta. “Essas calçadas serão de grande importância para os pedestres”.
O coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Elton Walcácer, dá mais detalhes: “A pavimentação será feita em concreto betuminoso usinado a quente [CBUQ], e depois o DER [Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal] vem fazer a imprimação. Logo vamos fazer as calçadas, assim que concluirmos a colocação dos meios-fios”.
Ainda em Taguatinga, o GDF pintou as estruturas de concreto da Praça do Bicalho e executou um trabalho de roçagem no local. “É uma pintura geral nas estruturas, uma reforma da praça”, resume Elton Walcácer.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em fevereiro deste ano. A taxa é superior ao 0,31% de janeiro deste ano e ao 0,76% de fevereiro do ano passado.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula 1,09% no ano e 4,49% em 12 meses.
O principal impacto na prévia da inflação de fevereiro veio dos aumentos das taxas dos cursos regulares, que subiram 6,13% no período. Os reajustes de preços são habitualmente praticados no início do ano.
Entre os cursos com maiores reajustes destacam-se ensino médio (8,58%), ensino fundamental (8,23%) e pré-escola (8,14%). Com essas altas de preços, o grupo de despesas com educação registrou inflação de 5,07% na prévia do mês. Na prévia de janeiro, o grupo educação tinha variado apenas 0,39%.
Inflação
Oito dos nove grupos de despesa apresentaram inflação na prévia de fevereiro. Além de educação, destacou-se o de alimentação e bebidas, com inflação de 0,97% no período.
Entre os itens com maiores altas de preços estão cenoura (36,21%), batata-inglesa (22,58%), feijão-carioca (7,21%), arroz (5,85%) e frutas (2,24%).
Outros grupos com inflação na prévia de fevereiro foram saúde e cuidados pessoais (0,76%), comunicação (1,67%), despesas pessoais (0,46%), transportes (0,15%), habitação (0,14%) e artigos de residência (0,45%).
O único grupo de despesas com deflação (queda de preços) na prévia de fevereiro foi vestuário, com -0,39%.
Antes do início do mata-mata, Denílson elegeu Fábio Carille como o melhor treinador do Paulistão. Aceitando a missão de recolocar o Santos na elite nacional, o comandante do Peixe, de uma forma rápida, conseguiu montar uma equipe competitiva e que, no momento, ocupa o status de melhor campanha geral da competição.
Neste cenário, Denílson acredita que o destino do Santos, em 2024, será voltar ao Brasileirão Série A. Mesmo que a prioridade seja o campeonato de pontos corridos, o time alvinegro já mostrou que pode vencer o Paulistão.
“Hoje é, disparado, o melhor treinador do Campeonato Paulista. Os números falam por si só, mas pela forma que ele chega no Santos com a obrigação de fazer um time competitivo ao longo da temporada. Ninguém sabe o que vai acontecer com o Santos, mas a perspectiva é que vai conseguir voltar à elite do futebol brasileiro.”, afirmou Denílson, no Jogo Aberto.
“O trabalho do Carille, não pela questão campo, mas é a questão mental. Fazer com que esses jogadores acreditem no processo que o Santos vai passar.”, completou.
Ulisses Costa diverge de Denílson em debate
Diferentemente de Denílson, Ulisses Costa acredita que Abel Ferreira, até o momento, é o melhor técnico do Paulistão. Isso porque o português, com desfalques importantes, manteve o Palmeiras no mesmo patamar em campo.
“Para mim, é o Abel, sempre. O Abel, diante de todos os problemas, perda de Veiga, Dudu… ele consegue fazer o time dele jogar e ser competitivo. (Estava) sem o Endrick. Como você vai ser contra isso tudo? Para mim, é o melhor de todos no Brasil, quiçá, cruzando fronteiras, do mundo.”, opinou.
O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), inaugura na próxima quarta-feira, dia 28, às 13h, o Parque “AM ISRAEL CHAI” em homenagem às vítimas do ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023. Localizado na sede da autarquia, em Goiânia, ele contará com 1.200 árvores. Na ocasião, ocorrerão ainda assinaturas de acordos de cooperação entre Goiás e Israel.
A cerimônia será realizada no Detran-GO e contará com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. Este é o primeiro memorial no mundo, fora de Israel, em alusão aos mortos no ataque do grupo fundamentalista islâmico palestino Hamas, que deixou 1,2 mil mortos e levou ao conflito na Faixa de Gaza.
Entre as árvores que serão plantadas no parque estão diversas espécies de origem nacional e uma oliveira. As mudas foram doadas pela Embaixada de Israel no Brasil. “O Detran-GO abraçou a causa não só porque conta com espaço físico, mas por suas iniciativas na área ambiental e na defesa da vida”, pontua o presidente da autarquia, Delegado Waldir.
Causa ambiental
O presidente do Detran-GO, quando foi candidato à Prefeitura de Goiânia em 2016, tinha em seu plano de governo a revitalização do Rio Meia Ponte de forma semelhante ao que ocorre na Europa. Atualmente, já desenvolvia projeto para arborizar uma área usada como depósito de veículos apreendidos na sede do Detran-GO.
Os idealizadores do projeto do parque, diante da dificuldade de encontrar espaço e infraestrutura adequados, procuraram a gestão da autarquia para concretizar apresentar a proposta.
A autarquia desenvolve outros projetos de sustentabilidade como a implantação da coleta seletiva de resíduos; está implantando a reciclagem das sucatas, evitando que óleo, graxa e pneus sejam descartados de forma incorreta; implantou documento eletrônico e digitalizou os processos de habilitação e transferência veicular, reduzindo drasticamente o uso de papel.
Combate ao antissemitismo
Durante a cerimônia, o Governo de Goiás assinará a declaração de adesão à definição de trabalho de antissemitismo. Na prática, o documento é um compromisso em implantar ou apoiar políticas públicas de combate ao preconceito ao povo israelense e às instituições judaicas.
O ineditismo goiano não se resumirá à homenagem. Goiás será a primeira unidade federativa a reconhecer a importância do combate ao preconceito ao povo israelense. “Enquanto ente público, temos que contribuir para o combate a todo tipo de preconceito”, afirma Delegado Waldir.
O governador Ronaldo Caiado irá assinar ainda uma declaração conjunta com o governo de Israel com o objetivo de reafirmar o relacionamento e estabelecer compromisso para cooperação futura nas áreas de agricultura, gestão de recursos hídricos e saneamento, ciência e tecnologia, segurança pública, inteligência em trânsito e quaisquer outras áreas de interesse comum com foco em inovação.
Israel é referência mundial em agricultura, segurança e tecnologia. O país está muito à frente dos demais em inovação. Aplicativos como Waze, Wix, Fiverr, ICQ e Viber, e equipamentos como pen drive, processadores Intel e drones foram tecnologias criadas e desenvolvidas pelo povo israelense.
SERVIÇO
Inauguração do Parque Am Israel Chai
Data: 28/02 – quarta-feira
Horário: 13h
Local: Sede do Detran-GO – Auditório do Bloco 15
*Em razão das restrições de segurança é necessário confirmar presença neste e-mail para a cobertura.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados por sites para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei afirma que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para o funcionamento deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos de sua permissão. Este site usa diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem em nossas páginas.
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.