Caça as bruxas movimenta legislaturas na Câmara Legislativa

Por Sandro Gianelli

Midiatismo das investigações nem sempre são justos

Cassação de Raad Massouh

Todas as legislaturas são marcadas por escândalos. A legislatura de 2011 a 2014 foi marcada pela cassação de Raad Massouh. Raad teve seu mandato cassado em votação secreta, em 2013.

Em 2018, Raad foi absolvido pela 10.ª Vara Criminal do Distrito Federal da acusação de peculato, desviar bens ou recursos praticados por agente público. O mesmo motivo que o levou a cassação. Inocentado pela justiça, sua cassação política foi justa?

Operação Drácon

A legislatura de 2015 a 2018 foi marcada pela Operação Drácon, escândalo que envolveu os deputados distritais Celina Leão, Cristiano Araújo, Júlio César, Raimundo Ribeiro e Bispo Renato Andrade.

Até o fechamento desta matéria, nenhum dos envolvidos foram condenados. Nas eleições de 2018, Celina e Júlio foram eleitos deputados federais. Cristiano Araújo, Raimundo Ribeiro e Bispo Renato Andrade não conseguiram suas reeleições. Sem condenação na justiça, foram prejudicados nas urnas. Mais uma vez, foi justo?

Daniel Donizet e Sardinha

A atual legislatura (2019 a 2022), ficará marcada pelas investigações contra os distritais Daniel Donizet e Sardinha.

Na terça-feira (14), a polícia civil fez uma busca no gabinete do deputado distrital Daniel Donizete, investigando o recebimento de parte do salário dos funcionários e a possibilidade de haver funcionários fantasmas no gabinete.

Na quarta-feira (15), o Ministério Público e a Polícia Civil cumpriram 25 mandados de busca e apreensão. Um deles foi no gabinete do deputado distrital Sardinha.

Sem envolvimento

Em 2019, os deputados distritais Telma Rufino e Hermeto foram citados na segunda fase da Operação Escalada, que mirou irregularidades no pagamento de servidores. Porém, as investigações provaram que não houve indícios de envolvimentos dos distritais.

*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli no Portal Conectado ao Poder.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui