Da redação
O senador Cleitinho (Republicanos) anunciou, recuou e depois confirmou novamente sua candidatura ao governo de Minas Gerais, conforme movimentações recentes nos bastidores políticos do estado. O ex-deputado Marcelo Aro (PP) tentou, sem sucesso, obter o apoio de Cleitinho para se lançar ao governo, e agora pretende disputar o Senado.
Aro, que já foi secretário do ex-governador Romeu Zema (Novo) e do atual governador Matheus Simões (PSD), foi acusado por adversários de traição devido à alternância de alianças políticas. Após inicialmente apoiar a candidatura de Aro ao Senado, Cleitinho retirou seu respaldo em circunstâncias não esclarecidas até o momento.
Cleitinho também enfrenta questionamentos por sua ligação com o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos), indiciado pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em esquema de descontos ilegais em contracheques de aposentados do INSS. Segundo o inquérito, Pettersen teria recebido R$ 14 milhões por meio de uma construtora e de uma lotérica.
A investigação de Pettersen foi objeto de apuração pela Comissão Parlamentar de Inquérito Mista do INSS, conduzida no Congresso Nacional e relatada pelo senador Carlos Viana (PSD). Viana, por sua vez, tornou-se candidato ao Senado com o apoio de Simões e recentemente recebeu sinais de aproximação de Cleitinho.



