Início Mundo Especialistas dizem que progresso baseado em PIB ignora bem-estar humano

Especialistas dizem que progresso baseado em PIB ignora bem-estar humano


Da redação

Especialistas em finanças estão reunidos em Genebra, nesta quinta e sexta-feiras, para debater a necessidade de uma mudança radical na avaliação do crescimento econômico global. O encontro parte da premissa de que o Produto Interno Bruto (PIB) não pode ser a única referência adotada por países, já que não considera aspectos fundamentais para a sobrevivência humana, como saúde e sustentabilidade.

A iniciativa é uma resposta ao Pacto para o Futuro, aprovado pelos Estados-membros da ONU em 2024, que defende a criação de métricas de progresso além do PIB. Em maio de 2025, foi criado o Grupo de Especialistas de Alto Nível sobre a iniciativa “Além do PIB”, que se reúne presencialmente pela segunda vez em Genebra.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que o grupo “tem papel fundamental em buscar equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento”. Para Guterres, “o bem-estar das pessoas e do planeta deve estar no centro do que medimos e valorizamos”, e medidas complementares ao PIB podem orientar políticas para o desenvolvimento sustentável.

Em relatório divulgado em novembro passado, o Grupo de Alto Nível destacou o “crescente descontentamento público” e uma “crise de saúde mental entre os jovens” em vários países. Para os especialistas, o aumento de protestos, do populismo e a queda na confiança nas instituições mostram uma desconexão entre governos e cidadãos, evidenciando a urgência de superar as limitações do PIB diante das crises climática, sanitária, desigualdade e rápidas transformações tecnológicas.

Composto por 14 economistas, incluindo o Nobel Joseph Stiglitz, o indiano Kaushik Basu e Nora Lustig, o grupo trabalha na criação de indicadores universais que ajudem governos a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O trabalho conta com apoio da Unctad, Desa, Pnud e Gabinete Executivo do Secretário-Geral da ONU.