Da redação
O médium Antonio Villela, fundador do primeiro centro espírita de Brasília, morreu de causas naturais no Hospital DF Star, após dedicar 65 anos ao espiritismo no Distrito Federal. Com 104 anos, Villela criou o Centro Espírita André Luiz, na região administrativa do Guará, consolidando-o como referência em acolhimento e reflexão religiosa.
Villela iniciou sua trajetória em Brasília em 1959, quando integrava o extinto Tribunal Federal de Recursos. Um ano depois, mudou-se em definitivo para a capital. O Centro Espírita André Luiz foi fundado em terreno do Jardim Zoológico na Candangolândia, mas transferiu-se para a QI 16 do Guará I após 12 anos.
Segundo Edilene Villela, esposa do fundador, ele ergueu “um refúgio de amparo”, guiado por inteligência e generosidade. O presidente do centro, José Luiz Dias, destacou que Villela atuava como servidor público, mas sua missão principal era criar e expandir a comunidade espírita, buscando “ajudar mais pessoas”.
A instituição acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio espiritual, médico, odontológico e psicológico. Possui projeto de costura com 100 mulheres produzindo para o Bazar Irmã Scheilla, cuja renda sustenta o centro. Familiares e amigos farão homenagem no Campo da Esperança da Asa Sul, a partir das 8h.




