Da redação
O governo federal definiu como prioridade para o esforço concentrado do Congresso Nacional a aprovação da medida provisória que isenta de imposto federal de importação compras internacionais de até cinquenta dólares, conhecida como “taxa das blusinhas”. Segundo interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a expectativa é que o tema avance rapidamente no Senado.
A comissão mista da medida provisória elegeu como presidente o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e designou, como relatora, a senadora Leila Barros (PDT-DF). De acordo com a senadora, o relatório favorável à extinção da taxa será apresentado já na próxima segunda-feira (31). A segunda prioridade do governo é o avanço da Proposta de Emenda à Constituição que encerra a escala seis por um na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Conforme integrantes do Palácio do Planalto, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), demonstra boa disposição para pautar a PEC, após reaproximação com Lula. Alcolumbre, porém, espera contrapartidas do presidente petista, como a possibilidade de indicar o novo presidente do Banco do Brasil em um eventual novo mandato.
Outro tema de interesse do governo pautado no Congresso é a PEC da Segurança Pública. Caso aprovada, Lula poderá editar medida provisória para recriar o Ministério da Segurança Pública. São cotados para o cargo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Chico Lucas, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, Jean Francisco Bezerra Nunes. Para o comando da Polícia Federal, despontam o atual diretor-executivo William Marcel Murad e o diretor de Proteção à Pessoa, Alexsander Castro de Oliveira.



