Início Distrito Federal Programa Viver 60+ abrirá nova unidade para idosos no Lago Sul

Programa Viver 60+ abrirá nova unidade para idosos no Lago Sul

- Publicidade -


Da redação

O programa Viver 60+, direcionado à população idosa do Distrito Federal, abrirá uma nova unidade no Lago Sul em 25 de junho. O novo espaço funcionará na administração regional da cidade, na QI 11, com o objetivo de ampliar o atendimento em diferentes regiões administrativas do DF.

Sob coordenação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o Viver 60+ oferece atividades físicas, culturais, aulas de informática e acompanhamento psicológico para pessoas acima de 60 anos. Atualmente, segundo dados oficiais, mais de 11 mil idosos participam das ações promovidas pelo programa nas diversas localidades.

Dolores Moreira da Costa Ferreira, subsecretária de Políticas para Pessoas Idosas da Sejus, informa que a expansão visa alcançar idosos em situação de isolamento social, sem restrições quanto à condição financeira ou área de residência. Segundo ela, “a intenção é promover o acolhimento e o fortalecimento dos vínculos sociais”.

De acordo com a subsecretária, muitos idosos enfrentam solidão e depressão em função de perdas familiares ou mudanças na rotina. Por esse motivo, ações específicas de suporte e inclusão social tornam-se necessárias para promover a qualidade de vida dessa parcela da população.

Atualmente, o programa conta com 47 polos distribuídos por 20 regiões administrativas. As unidades funcionam tanto em espaços fixos, cedidos pelas comunidades, quanto em núcleos itinerantes, que permanecem temporariamente em diferentes cidades do Distrito Federal. O polo móvel mais recente foi instalado no Recanto das Emas e, conforme informações da coordenação, registrou alta procura logo nos primeiros dias.

As atividades oferecidas incluem ginástica, pilates, musculação, fisioterapia, dança, informática, fotografia, artesanato e atendimento psicológico. Segundo o relato de participantes, como Regina Luzia Pereira e Francisca Moreira de Araújo, as ações impactaram positivamente tanto no aspecto físico quanto emocional. Até o fim do ano, há previsão de núcleos itinerantes em São Sebastião, Itapoã e Plano Piloto.