Início Mundo Trump anuncia criação de ‘conselho de paz’ para Gaza

Trump anuncia criação de ‘conselho de paz’ para Gaza


Da redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (15) a criação de um “conselho de paz” para a Faixa de Gaza, considerado peça-chave da segunda fase do plano americano para encerrar o conflito no território palestino. A iniciativa ocorre após a formação de um comitê tecnocrata palestino de 15 membros, responsável por administrar Gaza no pós-guerra, que deverá atuar sob supervisão do novo conselho.

“É uma grande honra para mim anunciar que O CONSELHO DE PAZ FOI FORMADO”, publicou Trump na rede Truth Social. O presidente afirmou ainda que os integrantes do órgão serão anunciados em breve. “Posso afirmar que é o maior e mais prestigioso conselho já reunido em qualquer momento e lugar”, declarou.

O plano dos Estados Unidos prevê o envio de uma força internacional de estabilização para garantir a segurança em Gaza e treinar unidades selecionadas da polícia palestina. Segundo Basem Naim, dirigente do Hamas, “a bola está agora no campo dos mediadores, do garante americano e da comunidade internacional para dar ao comitê os meios para agir”.

Implementado em 10 de outubro, o plano já possibilitou a libertação de reféns e a interrupção dos confrontos entre Hamas e Israel. A segunda fase, no entanto, ainda enfrenta impasses, principalmente em relação à retirada militar israelense da Faixa de Gaza, exigência central dos palestinos que aguarda definição de cronograma.

Outra questão pendente é o desarmamento do Hamas, considerado indispensável por Israel. Até o momento, o grupo palestino não aceitou se comprometer publicamente com a medida.