Da redação
O ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin determinou, neste domingo (13), que a Polícia Federal entregue até 23h ao seu gabinete uma cópia da mídia do celular de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. Segundo Zanin, a solicitação visa instruir o julgamento do processo envolvendo conversas entre Vorcaro e o ministro Alexandre de Moraes, marcado para terça-feira (15).
Em ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, Zanin justificou a medida com base em informações dadas pela corporação, que afirmou ser possível disponibilizar os dados aos demais ministros da Corte, assim como já ocorreu com o relator do inquérito, André Mendonça. Zanin destacou que os advogados de Vorcaro e o Congresso Nacional já tiveram acesso ao material por determinação de Mendonça, e afirmou que não deve haver restrição de acesso aos julgadores, pois todos estão sujeitos ao dever de sigilo.
O ministro ressaltou que a sessão reservada sobre as conversas ainda não tem objeto claramente definido, o que pode levar à análise do conteúdo extraído do dispositivo de Vorcaro. Zanin acrescentou que “os elementos de prova pertencem ao Plenário do Supremo Tribunal Federal e aos seus integrantes, e não a um integrante específico”, além de comunicar sua decisão ao presidente da Corte, Edson Fachin, para conhecimento e eventuais providências.
Mais cedo, André Mendonça defendeu que a liberação total das informações do celular de Vorcaro poderia tumultuar o julgamento e prejudicar as investigações, mas reiterou que o material para a sessão está integralmente disponível aos ministros. Mendonça também pediu que Fachin determine a prestação de informações sobre circunstâncias da entrega do material aos delegados responsáveis pela investigação: Daniel Mostardeiro Cola, Wedson Cajé Lopes, Victor Arruda de Oliveira e Guilherme Alves de Siqueira.





