Paralisação por tempo indeterminado foi decidida em assembleia na manhã desta terça-feira (12). Sindicato se comprometeu a manter 30% dos serviços essenciais em funcionamento.
Servidores do Itamaraty decidem entrar em greve
Lava Jato: doleira Nelma Kodama negocia delação
Condenada a 18 anos de prisão, ela revela a deputados da CPI da Petrobras que pretende colaborar com Ministério Público e Polícia Federal.
Presa pela Polícia Federal, a doleira Nelma Kodama disse nesta terça-feira que negocia um acordo de colaboração premiada com as autoridades que investigam o propinoduto instalado na Petrobras. Ela foi a primeira a depor no segundo dia de depoimentos à comitiva de deputados da CPI da Petrobras, em Curitiba (PR), base da Operação Lava Jato. Por causa das negociações para fazer delação premiada, Nelma argumentou que não pode responder a todas as perguntas dos deputados.
Nelma disse que irá falar toda a verdade se fechar o acordo com Ministério Público: “Eu não tenho medo de morrer. A doleira também afirmou que o “Brasil é movido a corrupção”. “Se a corrupção parar, o Brasil para”, declarou.
Mesmo condenada a dezoito anos de prisão por 91 crimes de evasão de divisas, Nelma ainda está presa na carceragem na Polícia Federal – e não em um presídio – para facilitar as conversas com as autoridades do Ministério Público e da PF que negociam o acordo de delação.
Segundo as investigações, Nelma era uma espécie de braço-direito do doleiro Alberto Youssef. Juntos, eles movimentaram mais de 10 bilhões de reais por meio de empresas de fachada e depósitos em contas numeradas e empresas offshore no exterior.
Após ouvir a doleira, os deputados passaram a fazer perguntas a René Luiz Pereira, outro réu da Lava Jato. Pereira foi condenado a catorze anos de prisão por tráfico internacional de drogas, além de atuar no núcleo de evasão de divisas e branqueamento de capitais vinculado a Youssef. Ele não quis responder as perguntas dos parlamentares sobre seu envolvimento no esquema. Mas discutiu com alguns deputados quando afirmou que a Polícia Federal forjou provas para condená-lo. O suposto crime praticado pelos policiais nunca foi denunciado às autoridades pelo réu.
Fonte: veja.abril.com.br
Weslian Roriz é assaltada na porta da igreja
Dona Weslian Roriz foi assaltada nesta manhã (12) na porta da igreja. A mulher do ex-governador Joaquim Roriz esperava o início da missa na Paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante, por volta de 7h30, quando um homem armado abordou o motorista dela. Dona Weslian ainda levou alguns minutos para entender o que estava acontecendo e por pouco não foi levada junto com o carro. “Ela está muito assustada”, conta a filha Liliane Roriz, vice-presidente da Câmara Legislativa. O ladrão levou o Jetta preto, da família Roriz. Ninguém se feriu. A ocorrência foi registrada na 11ª Delegacia de Polícia, do Núcleo Bandeirante.
Fonte: dzai.com.br
Doleira canta “Amada amante” para confirmar relacionamento com Yousseff
A doleira Nelma Mitsue Penasso Kodama provocou risos e foi repreendida pelo deputado Hugo Motta (PMDB-PB), após cantar a música “Amada amante”, do cantor Roberto Carlos, para confirmar o relacionamento amoroso que manteve por anos com o doleiro Alberto Yousseff. Ela depõe, nesta terça-feira (12/5), no segundo dia de audiências públicas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras em Curitiba (PR).
Nelma foi questionada pelo deputado Altineu Côrtes (PR-RJ) se teria sido amante do doleiro, conforme ela mesma havia confirmado em depoimento à Polícia Federal (PF). “Eu vivi maritalmente com Alberto Youssef do ano de 2000 a 2009. Portanto, além de conviver maritalmente com ele, porque, amante é uma palavra que engloba tudo”, respondeu. No final da resposta, após cantar a música erguendo os braços para o alto e rindo, o deputado Hugo Motta a interrompeu. “Sra Nelma, nós não estamos em um teatro. Eu gostaria que a vossa senhoria se detenha a responder as perguntas mantendo a ordem e o respeito ao Congresso Nacional que neste momento está aqui fazendo a CPI”.
Euro na calcinha
Acusada de atuar em parceria com o doleiro no esquema da Operação Lava-Jato, Kodama também negou hoje que os euros apreendidos com ela no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, estavam na calcinha. Ela explicou que estava com dois pacotes, com notas altas de euros, escondidos na parte de trás da calça jeans que usava no dia. “Eu estava indo a Milão, não estava fugindo do país”, disse. Durante seu depoimento, Nelma ainda levantou e mostrou como teria escondido o dinheiro no bolso.
Fonte: Correio Braziliense
Novo tremor causa mortes no Nepal
O Nepal começava a tentar voltar à rotina, depois do terremoto de 25 de abril que arrasou quase metade do país, provocou a morte de mais de oito mil pessoas e deixou milhares de feridos. Mas nesta terça-feira (12) foi sacudido de novo com um tremor de 7,3 de magnitude. Cinquenta e três pessoas morreram e há também um número assustador de feridos, que passa de mil.
As equipes de resgate ainda não tinham dado por encerradas as buscas do primeiro terremoto e ainda tem tanto escombro por todo lado que fica difícil identificar o que foi destruído.
A sessão do parlamento do Nepal foi interrompida quando tudo começou a tremer. Com medo de o prédio desabar, todos queriam sair do local o mais rápido possível. Foi um corre-corre.
Nas ruas da capital Katmandu, as pessoas estavam em pânico. Ficavam de olho nas construções, no que poderia cair. O lugar mais seguro era bem longe de qualquer edifício.
Segundo os especialistas, o tremor foi secundário em relação ao grande terremoto do dia 25 de abril, mas foi tão forte quanto o principal. Há duas semanas e meia, 7.8 de magnitude.
Agora, com epicentro perto da fronteira com a China, o terremoto alcançou 7.3. Foi a 80 quilômetros de Katmandu.
A Índia também sentiu o tremor e mais uma vez foi perto da superfície: 18,5 quilômetros de profundidade. O que só aumenta os efeitos. Segundo as Nações Unidas, no Nepal – onde a situação já era crítica – agora teme-se pelo pior.
As construções que resistiram ao tremor do fim de abril podem ter ficado ainda mais abaladas. Milhares de pessoas ainda vivem em tendas, abrigos provisórios, e além dos tremores, terão que enfrentar mais um problema: a temporada de monções, chuvas fortes, que agravam os deslizamentos na região mais montanhosa.
Fonte: g1.globo.com
Luiz Fachin passa por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça
O jurista Luiz Fachin foi sabatinado nesta terça-feira (12) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A sessão já dura quase duas horas. Fachin foi indicado para o Supremo Tribunal Federal pela presidente Dilma Rousseff, na vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa.
Luis Edson Fachinfoi para Brasília acompanhado da família. No Senado a segurança reforçou o controle de acesso à Comissão de Constituição e Justiça.
Só autoridades e pessoas autorizadas puderam entrar na comissão, onde advogados, juristas do Paraná e até o governador do estado, Beto Richa, foram dar apoio a Luis Fachin. A oposição combinou o tom: a sabatina teria que ser criteriosa.
“Sabatina não pode se transformar em ação entre amigos. Não é possível que este Senado, por qualquer que seja o interesse, possa diminuir o seu papel”, fala o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
“O que nós estamos assistindo aqui é um desrespeito não só com o nosso sabatinado, é um desrespeito com essa comissão, é um desrespeito, sobretudo, ao estado do Paraná, ao povo paranaense, que traz um nome indicado da maior qualidade”, diz a senadora Gleisi Hofman (PT-PR).
“Não será ação entre amigos, seguramente, esta sabatina. Não é o que nós desejamos”, fala o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
O relator da indicação, senador Álvaro Dias também é do PSDB e do Paraná, onde Fachin construiu a carreira de jurista. Entre 1990 e 2006 ele exerceu a advocacia enquanto ocupava o cargo de procurador de estado do Paraná.
O senador Ricardo Ferraço do PMDB, do Espírito Santo, leu um parecer técnico do Senado que concluiu que a dupla atividade do jurista violaria o ordenamento jurídico, legal e pediu que a sabatina fosse suspensa.
Outro técnico legislativo do Senado não viu problema legal no acumulo de funções. O pedido para suspender a sessão foi rejeitado pelo presidente da CCJ, José Pimentel, do PT do Ceará.
Uma hora e meia depois da abertura da sessão, Luiz Fachin entrou na sala da comissão. Luis Fachin foi aplaudido por apoiadores quando entrou na comissão. Leu retrospecto,sobre a carreira e a vida pessoal e se emocionou quando falou da infância.
Fachin deu garantias de respeito a valores da constituição como família, liberdade e propriedade. Sobre o fato de ter atuado como advogado e procurador de estado ao mesmo tempo Fachin afirmou que estava amparado legalmente.
“Me fiz acompanhar desta anotação da carteira, me fiz acompanhar do meu decreto de nomeação e me fiz acompanhar de uma emenda constitucional. Penso que para a minha consciência é uma companhia que me acalma a alma nesses anos todos do exercício profissional”.
A votação na CCJ é secreta e o nome dele também tem que ser aprovado pelo plenário.
Fonte: g1.globo.com
Plano Distrital da Educação começa a ser debatido com críticas ao modelo de ensino
Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), na manhã desta sexta-feira (8), a Câmara Legislativa começou a discutir a proposta do Plano Distrital de Educação (PDE) para os próximos 10 anos. Além de atrair vários distritais, o debate em plenário teve a participação de dezenas de educadores e representantes de entidades ligadas à educação pública no DF. Nos pronunciamentos prevaleceram as críticas ao modelo atual da gestão de ensino, às dificuldades de melhoria na qualidade da educação e à falta de apoio técnico aos professores, em sala de aula.
Os principais temas discutidos no Plano, formulado por um fórum específico, foram englobados em 21 metas prioritárias, conforme o documento que está sendo analisado pelos educadores do DF, deputados distritais, membros do governo e representantes de entidades, como o Ministério Público e sindicatos dos professores (Sinpro) e dos auxiliares de ensino (SAE).
Ao abrir o debate, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), presidente daquela Comissão, alertou que o Plano de Educação “é fundamental para o futuro das próximas gerações”. Veras anunciou também que a comissão vai realizar, nos próximos dias, outra audiência pública específica para discutir a questão da violência no perímetro das escolas.
“A aprovação do documento final, após a discussão do Plano, é o tema mais importante entre as votações a serem realizados neste plenário este ano”, enfatizou o deputado Joe Valle (PDT), antes de cobrar dos secretários ligados à educação que não aceitem o contingenciamento dos recursos previstos no Orçamento. “Se não for assim, é melhor renunciar ao cargo pois a missão deles não terá sentido”, sentenciou.
O deputado Prof. Israel (PV) alertou que o novo PDE deve ter como principal objetivo a busca da melhoria da qualidade de ensino oferecida aos estudantes. “A crise no ensino médio é alarmante, pois ele não está formando cidadãos para enfrentar as dificuldades da vida, nem os prepara bem para os vestibulares”, ressaltou.
Já o distrital Wasny de Roure (PT) destacou a relevância de o novo Plano consolidar os avanços da lei da gestão democrática, enquanto o colega Chico Leite (PT) lembrou que não basta apenas se ter uma lei adequada para a gestão da educação. “O Plano tem que atender aos interesses dos protagonistas da educação, que são os educadores e estudantes”, defendeu o parlamentar, enfatizando que uma das metas principais a serem cumpridas é a isonomia salarial entre os professores e servidores das demais carreiras do GDF, com escolaridade equivalente.
“Ferocidade” – Em sua manifestação sobre a relevância de o Plano contemplar os interesses de todos os segmentos envolvidos na educação pública, o secretário de Educação do DF, Júlio Gregório, defendeu mudanças para melhorar a relação entre estudantes e professores. “Existe hoje uma ferocidade entre os alunos, pois os jovens não estão conseguindo lidar com os vários problemas que os atingem”, advertiu.
O representante do Sindicato dos Professores (Sinpro), Jairo Mendonça, explicou que a entidade vem participando da elaboração do PDE desde o início da construção do texto, enfatizando que as 21 metas propostas estão fundamentadas nos princípios gerais da educação pública democrática. Também o representante do Ministério Público do DF, Cláudio Vinícius Ferreira, manifestou a “relevância enorme” que o novo plano distrital terá para o DF. Ele destacou que o Plano precisa ser bem executado pelos gestores e fiscalizado pela sociedade.
Algumas metas prioritárias do Plano
Universalizar até 2016 a educação infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos e ampliar a oferta de educação infantil em creches públicas.
Garantir o acesso universal ao ensino fundamental, assegurando a permanência e a aprendizagem dos estudantes, a partir dos seis anos de idade, no Ensino Fundamental por nove anos.
No Ensino Médio, universalizar até 2016 o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos.
No Ensino Especial, universalizar o atendimento educacional aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, independentemente da idade.
Na Educação em tempo integral, oferecer, no mínimo, 60% dessa modalidade, atingindo, pelo menos, 33% dos alunos da Educação Básica.
Fonte: cl.df.gov.br
Ações do DER melhoram fluxo do trânsito nas principais vias do DF
Inversões no sentido do tráfego de veículos em pistas movimentadas beneficiam mais de 100 mil motoristas diariamente.
Todos os dias, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) faz intervenções em rodovias que cortam o perímetro urbano de Brasília para melhorar o tráfego de veículos e torná-lo mais seguro na ida ao trabalho e na volta para casa. Em algumas delas, as mudanças no sentido do fluxo ocorrem duas vezes ao dia — exceto nos finais de semana e feriados — e beneficiam mais de 100 mil motoristas. O trabalho de montagem dos bloqueios e fiscalização dos trechos com alterações viárias envolve 25 servidores do órgão.
A Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), também denominada DF-003, em Sobradinho, é uma das vias onde o fluxo de veículos é revertido duas vezes ao dia, entre os balões do Torto e do Colorado. Das 6 às 9 horas, a mudança beneficia quem segue rumo ao Plano Piloto e outras regiões. Entre 17h30 e 19h45, as vias ficam liberadas para quem chega à região. Uma média de 30,4 mil veículos — 13 mil de manhã e 17,4 mil à tarde — circula nesse trecho nos horários de pico.
O diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, explica que a segurança viária e a fluidez no trânsito serão maiores na região quando a via expressa Torto-Colorado for concluída. “Essa obra oferecerá melhores condições de mobilidade para a população e substituirá a operação de reversão na Epia por três novas pistas.”
Outra via onde a reversão é utilizada para dar maior vazão ao fluxo de veículos é a DF-095, mais conhecida como Estrutural, onde o sentido único foi instituído há 20 anos. De segunda a sexta-feira, das 6 às 8h45, a pista norte tem o fluxo invertido e a via funciona apenas para quem se desloca ao Plano Piloto. Nesse período, trafegam por lá, em média, 22,4 mil veículos.
À tarde, a inversão é feita na pista sul, entre 17h30 e 19h15, quando, em média, 11,1 mil veículos seguem rumo a Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Vicente Pires e outras regiões.
EPTG
O trânsito no viaduto Israel Pinheiro, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na altura dos acessos a Vicente Pires e ao Park Way, sofre mudanças em um único período diariamente. Entre 17 e 19h30, o tráfego de veículos fica bloqueado na marginal da EPTG, sentido Taguatinga-Plano Piloto, assim como a passagem sob o viaduto. Nesse caso, quem sai do Park Way com destino a Águas Claras, por exemplo, tem de retornar no viaduto do Jóquei. Quem vai de Taguatinga para o Plano Piloto deve utilizar as pistas centrais da EPTG.
No período de vigência das alterações viárias, cerca de 37,5 mil veículos utilizam o viaduto com destino a Águas Claras e ao Park Way. A medida também beneficia motoristas que seguem para Taguatinga e Vicente Pires pela via marginal da EPTG.
Eixão do Lazer
O fechamento do Eixo Rodoviário para o tráfego de veículos aos domingos e feriados, das 6 às 18 horas, também é responsabilidade do DER. No chamado Eixão do Lazer, a via fica liberada para a prática de atividades físicas e de recreação.
Outras intervenções para desobstruir ou interditar temporariamente trechos de vias ocorrem com base no monitoramento do trânsito, feito por 21 câmeras instaladas em 13 rodovias sob responsabilidade do DER. As ocorrências mais comuns são os acidentes e veículos parados por falhas mecânicas ou falta de combustível.
Fonte: df.gov.br
Exclusivo: governo do DF quer cortar mais mil cargos comissionados
Apesar de ter reduzido o número de funcionários comissionados pela metade, o governo ainda quer cortar mais cargos para economizar. Medida faz parte de novo pacote de austeridade que deve ser anunciado.
O Governo do Distrito Federal pretende cortar ainda este mês mais de mil cargos comissionados. O corte determinado pelo governador Rodrigo Rollemberg está dentro do pacote de medidas de austeridade que o GDF planeja. O governo calcula que ainda precisará fazer mais economia para sanear a situação que herdou. E o corte do pessoal em cargos comissionados é um dos caminhos.
Nos primeiros 120 dias de governo, a gestão de Rodrigo Rollemberg já mandou metade dos comissionados embora, reduzindo os cargos de livre nomeação de 9.223 para 4.783. O alívio para o caixa foi de R$ 46 milhões.
Na apresentação do balanço dos primeiros 120 dias de governo, Rollemberg havia anunciado que mais medidas de austeridade seriam divulgadas nas próximas semanas, mas não quis especificar quais.
Para estabelecer onde serão feitos os cortes, cada um dos secretários e subsecretários do GDF vem sendo chamado para conversas reservadas nas quais precisam defender a necessidade de cada uma das estruturas que possui. A varredura nas secretarias está sendo feita pelo secretário-chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, e pelo secretário de Administração, Paulo Vogel. Os dois analisaram diversas gerências e diretorias desnecessárias e áreas que se sobrepõem.
As administrações regionais, cujo projeto de lei que previa sua redução foi retirado de pauta pelo governo em função da polêmica, também devem sofrer redução de comissionados. Já que a Câmara Legislativa emperrou o projeto, o governo deve reduzir o número de funcionários de cada administração por decreto. Assim, consegue na prática a mesma redução de pessoal que teria caso o número de administrações fosse reduzido.
Outras medidas
Paralelamente a isso, todas as áreas estão passando por uma reprogramação orçamentária. A meta, segundo o Planejamento, era reduzir 5% nos gastos previstos para cada secretaria.
“Algumas conseguiram reduzir 5%, outras, 10%, outras precisaram de suplementação”, explicou a secretária de Planejamento, Leany Lemos. Ela afirmou que 15 áreas já tiveram seus orçamentos reprogramados.
Segundo integrantes do governo, as constantes reuniões que Rollemberg tem feito com o secretariado têm um propósito bem claro: puxar o freio dos titulares das pastas. Sem dinheiro, não será possível realizar muitos projetos ambicionados pelos secretários. A determinação é entender o que é prioridade dentro de cada área.
Fonte: fatoonline.com.br
Órgãos de controle investigam ex-gestores por irregularidades cometidas no governo Agnelo
O próprio ex-governador já é alvo de, pelo menos, quatro ações de improbidade administrativa movidas pelo MPDFT este ano.
Uma enxurrada de processos, em várias frentes, tem comprometido secretários e diretores de empresas públicas importantes do governo de Agnelo Queiroz. Aparecem como alvos de investigações homens fortes da gestão anterior, a exemplo do ex-vice-governador Tadeu Filipelli; Rafael Barbosa, que foi secretário de Saúde; Wilmar Lacerda, secretário de Administração Pública; José Walter Vázquez, chefe da pasta de Transportes; Cláudio Monteiro, secretário extraordinário da Copa 2014; e Marco Antônio Campanella, ex-diretor do DF Trans.
O próprio ex-governador já é alvo de, pelo menos, quatro ações de improbidade administrativa movidas pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) este ano. Na semana passada, o petista – junto com o vice-governador e outros ex-gestores – foi acusado de mentir sobre a disponibilidade orçamentária e financeira do Distrito Federal para a concessão de aumentos salariais a diversas categorias do serviço público.
“Tenho certeza de que tudo será esclarecido. Tenho confiança absoluta na Justiça, que não se deixa contaminar pela política”, disse Agnelo Queiroz, ao Jornal de Brasília, um mês atrás, quando as ações somavam apenas cinco.
“Quando uma gestão temerária, populista e irresponsável termina, a tendência é que fique um rastro de ações movidas pelo Ministério Público”, afirma o professor da Universidade de Brasília (UnB), José Matias-Pereira, especialista em administração pública, ressaltando que fala “em tese”. “É possível que, nos próximos meses e até anos, a gente se depare com diversas ações de irregularidades que, eventualmente, tenham sido cometidas no governo dele”, diz.
Inelegibilidade
Se condenados por improbidade administrativa, tanto Agnelo Queiroz quanto os ex-gestores do governo anterior podem ficar inelegíveis. “São várias penalidades, a começar pela Lei da Ficha Limpa”, lembra o cientista político João Paulo Peixoto. Ele se refere à sanção a que políticos estão sujeitos, caso sejam condenados por colegiado em segunda instância. “O maior impacto é ficar impedido de concorrer a novas eleições”, reitera.

Desaprovação retratada nas urnas
A desaprovação do ex-governador Agnelo Queiroz foi retratada nas urnas, no passado. “Quando um gestor, que está no poder, se candidata à reeleição e fica fora do jogo no primeiro turno, é porque a imagem dele é muito ruim”, argumenta José Matias-Pereira.
E, se ele for alcançado pela Lei da Ficha Limpa, ficará na memória do eleitor que ele não foi um bom gestor. Palavras do professor da UnB. “Pela experiência que a gente acumula ao longo da vida pública como pesquisador, há a possibilidade de todos os ocupantes desses cargos de destaque serem alcançados”, arrisca.
“Todas as pessoas que contribuem para uma gestão inadequada e que adota decisões temerárias são alcançadas”, afirma, citando órgãos de controle como Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).
Responsabilidade fiscal
As investigações não param por aí. É possível que ainda surjam outras investigações sobre supostas irregularidade cometidas na gestão de Agnelo Queiroz, até por que o Tribunal de Contas do DF ainda não julgou as contas do último ano do governo.
Um relatório com dados do último quadrimestre de 2014, elaborado pela equipe do governador Rodrigo Rollemberg, no entanto, dá mostras de que o petista feriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ao deixar contas pendentes, sem previsão orçamentária e financeira.
“Não estou fazendo juízo de valor, mas, provavelmente, o ex-governador, bem como os gestores do governo anterior, responda por diversos outros problemas relacionados à gestão”, aponta Matias-Pereira. “Todos aqueles que participaram da tomada de decisões serão chamados a responder pelas irregularidades”, destaca.
No TCDF, as contas do ex-governador serão relatadas pelo conselheiro Paulo Tadeu, ex-petista que participou da gestão anterior, no primeiro ano de Agnelo no poder. Ele já adiantou que não pretende favorecer “ex-companheiros” e diz que espera que as contas, que ainda estão na Câmara Legislativa do DF, cheguem para que sejam analisadas pelo corpo técnico do Tribunal.
Defesa
Os riscos de ser condenado, aponta o professor Matias-Pereira, “são bastante elevados”. “Com este cenário, da forma que está colocado hoje e por tudo aquilo que a gente tem acompanhado, eu diria que ele tem uma probabilidade muito alta de ser alcançado por esses processos”, aposta o professor da UnB. “Agora, cabe a ele se defender”, observa o especialista.
Esforço para dar respostas
A defesa de Agnelo Queiroz já trabalha para responder aos processos em que o ex-governador é citado. O advogado Paulo Guimarães diz que o petista já se manifestou nas demandas relacionadas à Fórmula Indy, “que são duas ações de improbidade e uma medida cautelar”. “Já interpomos recurso”, afirmou o advogado.
Em relação ao processo por irregularidades na emissão do Habite-se do Centro Administrativo, o advogado diz que o prazo ainda não começou a correr, “embora o ex-governador já tenha comparecido no processo e se dado por notificado”, conforme Guimarães.
O ex-governador ainda não fora notificado das duas outras ações mais recentes – que envolve a recolocação de um militar e irregularidades na concessão de aumentos para os servidores do Governo do DF –, segundo o advogado.
A defesa, ele diz, pretende mostrar a regularidade dos atos do ex-governador, que está fora de Brasília desde janeiro, quando passou o cargo para Rodrigo Rollemberg. Guimarães disse que Agnelo tem “compromissos familiares fora de Brasília” e não sabe quando retornará à capital.
Agnelo desembarcou em São Paulo há mais de dez dias, onde visita o filho. Ele passou três meses em Miami, nos Estados Unidos, e, antes de voltar ao Brasil, visitou a filha, que mora na Argentina.
Outro lado
Citado no processo em que o Ministério Público do Distrito Federal questiona o aumento concedido aos servidores públicos, o ex-vice-governador Tadeu Filippelli diz, por meio da assessoria, que ainda não foi notificado e, enquanto isso não ocorrer, ele não se manifesta em relação ao assunto.
Campanella já havia dito que se sente vítima de perseguição e que nada tem a ver com o esquema desbaratado pela Polícia Federal, por meio da Operação Trick, no fim do mês passado. Rafael Barbosa, José Walter Vázquez, Wilmar Lacerda e Cláudio Monteiro não foram encontrados para comentar o assunto.



