Na quarta-feira (28), o Supremo Tribunal Federal (STF) continua o julgamento de três ações que contestam alterações na legislação eleitoral de 2021 sobre a distribuição de vagas das ‘sobras eleitorais’ em eleições para deputados e vereadores. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, dependendo do veredicto, sete deputados federais podem perder seus mandatos na Câmara dos Deputados.
Você sabe o que são as sobras eleitorais? O processo começa com a mecânica da eleição de um deputado ou vereador, conhecida como eleição proporcional. Diferentemente das eleições majoritárias, onde o candidato mais votado vence, nas proporcionais, há dois cálculos importantes: o quociente eleitoral, baseado na população e no número de vagas, e o quociente partidário, derivado dos votos de um partido. Os votos para candidatos do mesmo partido são somados, determinando o total de votos da sigla. Com base nos quocientes, os partidos ganham vagas proporcionais aos votos recebidos, mas sobram votos que precisam ser distribuídos.
Opinião dos partidos que apresentam as ações Os partidos Rede Sustentabilidade, PSB, Podemos e PP contestam uma mudança na lei eleitoral de 2021, que restringiu o acesso às ‘sobras eleitorais’. Agora, somente os partidos que alcançaram pelo menos 80% do quociente eleitoral e candidatos com 20% desse quociente podem concorrer às ‘sobras’. Antes, todos tinham direito, permitindo que candidatos de partidos abaixo do quociente, mas com mais votos que outros, se beneficiassem. Os autores alegam que isso é inconstitucional, dificultando a participação dos partidos e criando uma ‘cláusula de barreira’ para disputar essas vagas. Eles argumentam que a mudança deveria exigir uma Proposta de Emenda à Constituição, mais difícil de ser aprovada do que um projeto de lei.
Saiba quais deputados podem perder seus mandatos De acordo com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), caso seja aplicado o entendimento proposto por Lewandowski em 2022, diversos deputados poderiam perder seus mandatos. Essa decisão teria um impacto significativo no cenário político, gerando debates e possíveis mudanças na representação parlamentar. Saiba quais deputados podem perder seus mandatos: Silvia Waiãpi (PL), Sonize Barbosa (PL), Goreth (PDT), Augusto Pupiu (MDB), Lázaro Botelho (PP), Gilvan Máximo (Republicanos), Lebrão (União Brasil) Eles seriam substituídos, por: Aline Gurgel (Republicanos), Paulo Lemos (PSOL), André Abdon (PP), Professora Marcivania (PCdoB), Tiago Dimas (Podemos), Rodrigo Rollemberg (PSB), Rafael Fera (Podemos)
Nesta terça-feira (27/2), o Diário Oficial do Distrito Federal anunciou a nomeação de 34 médicos para reforçar a equipe da Secretaria de Saúde da capital, em meio ao aumento dos casos de dengue. A decisão foi tomada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) e abrange profissionais aprovados no concurso público realizado pela SES-DF em 2022. As especialidades dos novos profissionais incluem cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria e neonatologia.
Premiação
O banco de Brasília (BRB) celebra mais uma conquista de destaque, vencendo pelo quarto ano consecutivo o International Banker Awards. Desta vez, a instituição foi reconhecida como a melhor em inovação no setor bancário de varejo e como líder em crédito hipotecário. Em uma publicação feita em uma rede social, o banco oficial dos brasilienses afirmou seu compromisso com a excelência e aprimoramento contínuo aos clientes.
Entorno
O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, expressou sua indignação diante do aumento das passagens do transporte coletivo do Entorno. Em declaração nas redes sociais, Mangão reiterou seu compromisso com os moradores da cidade, denunciando a decisão arbitrária da ANTT de autorizar mais um reajuste nas tarifas interestaduais. Ele destacou que alguns itinerários dentro da cidade estão com passagens custando R$11,70, considerando isso um absurdo. Em consonância com o Governador Ronaldo Caiado, o prefeito afirmou estar empenhado em reverter esse aumento, já tendo ingressado com uma ação civil pública contra a ANTT para revogar o reajuste.
André do Premium
O deputado estadual André do Premium compartilhou em suas redes sociais uma notícia de grande importância para o estado de Goiás. Nesta terça-feira (27), o governador lançou o programa “GOIÁS EM MOVIMENTO – Eixo Ponte”, uma iniciativa significativa que visa substituir pontes de madeira ou construir novas estruturas, beneficiando todos os municípios do estado. O projeto disponibiliza aos municípios aduelas, peças essenciais para a construção de pontes, garantindo uma infraestrutura robusta e duradoura. Acompanhado pelo prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato, e pelo secretário da Assistência Social, Alexandre de Jesus Assis, o deputado esteve presente para receber as verbas já liberadas. Em meio às conquistas, o deputado expressou gratidão ao governador Ronaldo Caiado por atender às necessidades de cada cidade, e destacou a importância desse benefício para o povo goiano e, em particular, para o município de Santo Antônio do Descoberto.
Famosos
Na última segunda-feira (26), o renomado apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, passou por um transplante de rim no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento, considerado um sucesso pela equipe médica, foi realizado com êxito. Segundo o comunicado, Faustão permanecerá em observação enquanto os médicos acompanham a adaptação do órgão e realizam o controle clínico necessário. O estado de saúde de Faustão é considerado estável.
Brasil
Na madrugada de domingo (25/2), durante o Fight Music Show (FMS 4) em São Paulo, o boxeador Acelino Popó de Freitas, 48 anos, e o fisiculturista e ator Kleber Bambam, 46 anos, protagonizaram um embate que durou apenas 36 segundos, resultando em um faturamento conjunto de aproximadamente R$ 3 milhões. Além das cifras da luta, Popó e Bambam estabeleceram acordos comerciais lucrativos. O ex-BBB, agora também atleta, firmou contrato com sete marcas de renome, incluindo a Nike e o site Onlyfans. Antecipando a magnitude financeira do evento, Bambam revelou em entrevista ao podcast Ticaracaticast, dias antes da luta, que os ganhos superaram significativamente o prêmio que recebeu como vencedor do Big Brother Brasil 1, em 2002, quando a TV Globo concedeu R$ 500 mil ao campeão.
Internacional
Nesta terça-feira (27/2), a companhia aérea nacional do Sri Lanka revelou que um incidente com um rato causou a paralisação de um de seus Airbus por três dias, resultando em atrasos em diversos voos. O roedor foi avistado na quinta-feira passada em um avião da Sri Lanka Airlines, enquanto estava em solo na cidade paquistanesa de Lahore. Isso levou a empresa a realizar uma minuciosa verificação para garantir que o animal não tivesse causado danos às partes cruciais da aeronave. Apesar dos atrasos decorrentes da situação, o avião conseguiu retomar suas operações, após passar três dias em Colombo, capital do Sri Lanka, aguardando a resolução do problema com o roedor, que foi encontrado morto.
Política
Nesta segunda-feira (26), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para a renegociação de acordos de leniência firmados por empresas envolvidas na Operação Lava Jato. Durante uma audiência de conciliação, Mendonça tomou a decisão, estipulando um prazo de 60 dias para que as empresas e órgãos de controle, com a participação da Procuradoria-Geral da República (PGR), realizem as renegociações. Durante esse período, os pagamentos das multas acordadas nos acordos serão suspensos, proporcionando um ambiente propício para as negociações. Vale ressaltar que o acordo de leniência funciona como uma espécie de delação premiada para empresas, permitindo que elas revelem informações sobre investigações em troca de sanções menos severas.
Economia
Economistas do mercado financeiro elevaram as expectativas para o crescimento da economia brasileira em 2024, projetando uma ligeira queda na inflação. De acordo com o Boletim Focus do Banco Central, divulgado nesta terça-feira (27/2), a mediana das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) avançou para 1,75%, em comparação com os 1,68% anteriores. As estimativas para 2025 e 2026 permaneceram estáveis em 2,0%. A inflação de 2024 segue abaixo do teto da meta definida pelo CMN, com previsão de 3%. As projeções para a taxa básica de juros (Selic) e o câmbio permaneceram inalteradas em todos os horizontes da pesquisa.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) nomeou mais 34 médicos para reforçar a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, devido ao aumento de casos de dengue. Os médicos foram aprovados no concurso público de 2022 e atuarão em diversas áreas. Além disso, a Secretaria de Saúde abriu um processo seletivo para contratar temporariamente 200 médicos generalistas, com salário de R$ 10.046,97, com inscrições abertas até 3 de março no site do Instituto AOCP.
Ação social terá consultas médicas e odontológicas, mamografia, inserção de DIU, atividades de lazer, sorteios e show da dupla William e Marlon
Nesta sexta (1º) e sábado (2) Arniqueira recebe a primeira edição de 2024 do projeto social Fecomércio Mais Perto de Todos. A iniciativa reúne em um só lugar os serviços do Sesc, Senac e Instituto Fecomércio. O evento acontecerá no Parque Ecológico Areal, das 9h às 17h, na sexta-feira, e de 9h às 15h, no sábado.
Entre os serviços oferecidos, estão: consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, terapias, vacinação, oficinas de moda e gastronomia, inscrições para programas de estágio, passeios turísticos e atividades de recreação e educação para as crianças. Na sexta-feira, às 20h, a dupla Willian & Marlon se apresenta gratuitamente no local do evento.
Para 2024, o projeto conta com algumas novidades. Entre elas, a ampliação do projeto, que agora terá dois dias de evento, e a inauguração da van da oftalmologia, a nova unidade móvel do Sesc que possui os mesmos equipamentos de um consultório oftalmológico convencional.
Ao longo do ano, o projeto percorrerá as seguintes regiões: Sobradinho I, Brazlândia, Estrutural, Gama, Riacho Fundo 1 e Samambaia.
Desde que foi criado, em outubro de 2021, o Fecomércio Mais Perto de Todos já realizou 19 edições em diferentes RAs do Distrito Federal. Ao todo, mais de 76 mil pessoas participaram dos eventos ao longo de mais de dois anos de projeto.
Serviços para o empresariado
Além disso, os empresários poderão receber atendimento jurídico e conhecer todo o portfólio de serviços do Sesc, por meio do projeto Sindicatos Empresariais nas Cidades.
Cinemas, teatros, salas de exibição e outros locais em que se realize evento artístico, cultural ou esportivo, aberto ao público, devem afixar informações sobre o Disque Denúncia de Violência contra a Mulher (Disque 180). A proposta (PL 141/2023), da deputada Doutora Jane (MDB), foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na forma de substitutivo, na manhã desta terça-feira (27).
Doutora Jane lembrou que a Central de Atendimento à Mulher é um serviço de utilidade pública, que, além de receber denúncias de violações contra as mulheres, encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. A Central também orienta as mulheres, informando-lhes sobre seus direitos, a legislação vigente e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, acrescentou.
“Deve-se estimular a participação social no combate ao abuso sexual e incentivar as denúncias para que se possa buscar a aplicabilidade da lei”, defendeu a parlamentar. Ela lembrou que o abuso sexual é crime e um problema social. Desde 2018, com a promulgação da Lei nº 13.718, a importunação sexual passou a ser passível de reclusão de um a cinco anos, sendo que o artigo 2º da lei explica que importunação sexual é “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”, esclareceu.
O relator na CCJ, deputado Iolando (MDB), chamou a atenção para a relevância do tema e enalteceu ações complementares preventivas voltadas a combater a violência contra as mulheres. Votaram a favor da matéria os deputados Thiago Manzoni (PL), Chico Vigilante (PT), Iolando (MDB) e Fábio Felix (PSOL). A reunião de hoje foi transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
A noite dessa segunda-feira, 26, foi de homenagens, com a entrega do Diploma do Mérito Legislativo a mais de 200 pessoas, em solenidade realizada no Plenário Iris Rezende Machado. A sessão solene foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), realizada em conjunto com o deputado Veter Martins (PRD).
Estiveram presentes na mesa diretiva, além dos dois parlamentares: o superintendente de tecnologia em segurança pública, coronel do Corpo de Bombeiros Sebastião Nolasco Ribeiro, na solenidade representando o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum; o secretário de assistência militar da Assembleia Legislativa de Goiás, coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior; e o secretário de assistência do Bombeiro Militar da Alego, tenente-coronel Pimenta.
Também compuseram a mesa o juiz eleitoral Márcio Antônio de Souza Morais Jr., a prefeita do município de Santa Isabel, Cássia Dourado (PSDB), o vereador por Rialma, Paulineli Carneiro (UB), o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), André Marques de Oliveira, e o comandante da regional Ceres da Polícia Militar, Luzdenes Rodrigues.
A sessão foi aberta com a execução protocolar do Hino Nacional Brasileiro, pelo Corpo Musical da Polícia Militar. Em seguida, o deputado Veter Martins fez uso da palavra, agradecendo ao presidente Bruno Peixoto pelo convite para compartilhar a realização de uma solenidade de tamanha relevância. Ele disse que Peixoto valoriza a Casa e as pessoas que ajudam a construir e fazer a grandeza do Estado. “Parabéns a todos vocês que estão sendo homenageados nesta noite, porque vocês merecem e fazem jus a essa homenagem. Fico feliz de poder participar desse momento solene e tão importante.”
Martins ressaltou que a comenda ofertada aos homenageados é um reconhecimento ao trabalho que cada um desenvolve em prol da melhoria do Estado. “É uma homenagem justa, merecida, e eu tenho o prazer de estar nessa noite memorável ao lado de vocês.”
Na sequência, Veter Martins assumiu a presidência dos trabalhos para que Bruno Peixoto fizesse seu pronunciamento.
Dedicação
O presidente da Casa começou o discurso falando da felicidade em poder homenagear homens e mulheres que têm dedicado a vida em servir à sociedade, seja nas forças de segurança, seja na geração de emprego e renda. “Vocês fazem parte da sociedade que diz sim, que não tapa os olhos, que arregaça as mangas e trabalha diuturnamente para servir. Nós estamos nessa vida para servir e não para sermos servidos. E vocês fazem parte dessa sociedade, como milhares de goianos.”
Peixoto fez um balanço da economia em sua gestão na Assembleia Legislativa e o destino dado aos recursos economizados. E listou os contratos que ele suspendeu e outros aos quais ele substituiu a locação pela compra, como no caso dos carros, em que a aquisição dos automóveis representou uma economia de R$ 11 milhões em um ano.
Segundo o presidente, no final do ano passado, a Casa tinha quase R$ 200 milhões em caixa. Ele informou que foram devolvidos para o Governo do Estado quase R$ 40 milhões, e destinados R$ 18 milhões para construção de unidades avançadas do Corpo de Bombeiros, R$ 2 milhões para o projeto de duplicação (da rodovia) de Bela Vista a Catalão.
“Destinamos R$ 5 milhões para a Polícia Militar, para construção e reformas de batalhões e companhias, inclusive do Comando Geral, que está em fase final de tramitação. Conseguimos também R$ 2 milhões para a Santa Casa de Anápolis e outros R$ 2 milhões para o Hospital Araújo Jorge e várias outras ações. (…) Economia na Assembleia tem significado benefício para a população. E esse é o nosso caminho. Todos trabalharmos para melhorar a qualidade de vida da população do nosso Estado. E vocês têm esse perfil, seja na segurança pública, seja na sociedade civil”, arrematou Bruno Peixoto.
Em seguida, os homenageados receberam o Diploma do Mérito Legislativo das mãos do presidente do Parlamento.
Já são 13 subestações prontas na região, que trazem mais segurança e durabilidade ao substituir a rede aérea convencional
A implantação da rede de energia elétrica subterrânea no Noroeste, iniciada em fevereiro de 2022, representa um avanço significativo na modernização da infraestrutura urbana. Com um investimento de R$ 43 milhões do GDF, há planos para expandir a rede em mais cinco quadras no Noroeste, com uma licitação em curso para expansão do projeto.
A iniciativa reflete uma tendência crescente em grandes centros urbanos que rumam para uma rede mais segura e esteticamente agradável. Atualmente abrangendo as quadras SQNW 102, 103, 104, 106, 302, 303 e 304, o projeto visa tornar todo o Noroeste beneficiário desse sistema. Das 14 subestações planejadas, sendo duas para cada quadra, 13 estão prontas e energizadas, faltando apenas a Quadra 102 devido a pendências com uma construtora.
Com mais da metade dos cerca de 50 edifícios que eram alimentados por rede aérea já conectados à rede subterrânea, a próxima etapa inclui a retirada dos mais de 40 postes que fazem a sustentação dos cabos expostos, etapa de responsabilidade da concessionária Neoenergia.
Contudo, conforme explica o diretor-técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho, nem todos os postes serão retirados pela existência de construções ligadas aos transformadores que atendem o bairro.
O serviço é feito com escavações não destrutivas (que não abrem valas), onde são abertos minitúneis para instalar as caixas de passagem para os cabos, além da construção das subestações, que são as casas que ficam no local de ligação.
Redes mais seguras
A iniciativa reflete a tendência global de enterramento de cabos elétricos, não apenas pela estética, mas também pela maior segurança e durabilidade. Ao extinguir os postes e cabos de energia expostos, reduz-se o custo de operações com as redes aéreas, que sofrem com desligamentos e manutenções por acidentes com veículos, descargas atmosféricas e quedas de árvores ou cabos.
“A implementação da rede subterrânea não é uma novidade, abrangendo as asas Sul e Norte. Além do paisagismo ficar melhor, é uma rede mais segura”, ressalta Hamilton. Ele também afirma que o novo formato de rede elétrica foi uma exigência que consta no planejamento urbanístico do Noroeste.
Valor é referente a um mês de força-tarefa da DF Legal, que registra como principal infração o descarte irregular de lixo e de entulho em área pública
Um mês após criar uma força-tarefa de combate à dengue, a Secretaria DF Legal aplicou R$ 1,5 milhão em multas. Ao todo, já foram mais de 900 autuações em temas relacionados à correta destinação de resíduos – a maioria referente a descarte irregular de lixo e entulho.
Na sexta-feira (23), a equipe da pasta passou a tarde em um ponto crítico de despejo incorreto de restos de poda e construção civil em São Sebastião. Localizada próxima ao Condomínio Crixás, a área está a menos de 500 metros de um papa-entulho, mas alguns moradores insistem em ignorar os riscos que causam à própria saúde e à de outros cidadãos.
Ao todo, foram quatro multas de R$ 2.799,75 pelo descarte irregular, além de outra infração que resultou no pagamento de R$ 6.105,57 por um caminhoneiro que fazia a movimentação de entulho sem o Controle de Transporte de Resíduos (CTR), documento obrigatório para essa atividade.
Atuações
Já no domingo (25), a equipe que fazia plantão na QSD 32 de Taguatinga, outro conhecido ponto de descarte irregular, flagrou e multou duas pessoas, cada uma em R$ 2.799,75, por jogarem resíduos em área pública. “Embora a população conheça os elevados níveis de contágio da dengue e a superlotação dos hospitais, ainda falta consciência sobre os riscos de despejo de resíduos e acumulação de água parada”, alerta o titular da DF Legal, Cristiano Mangueira.
Ele lembra que todos os infratores estão sendo multados no valor mínimo de R$ 2.799,75, e que há casos em que pode ser feita até mesmo a apreensão do veículo. “Há necessidade urgente da colaboração de todos no combate à propagação do mosquito da dengue; somente assim passaremos por mais essa crise de saúde pública”, avalia.
A força-tarefa
No âmbito da DF Legal, a força-tarefa foi instituída por meio da Portaria n° 11, publicada em 22 de janeiro deste ano. Diante da necessidade de prevenir e acabar com a proliferação da doença, todas as demandas recebidas via Ouvidoria relacionadas a esse assunto passam a ser gerenciadas e tratadas de maneira emergencial.
A população pode utilizar o telefone 162 da Ouvidoria, o site Participa DF ou comparecer a uma das 16 unidades do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Nuaci) da pasta para fazer o registro. Em relação ao descarte irregular de resíduos da construção civil e volumosos, em 2023, foram efetuadas 11.940 vistorias, aplicadas 1.745 notificações e lavradas 216 multas.
A secretaria fiscaliza também o descarte irregular de resíduos sólidos domiciliares. Em 2023, o órgão fez 5.782 vistorias desse tipo, aplicou 1.452 notificações e lavrou 24 multas.
Nos casos de lotes vazios, a pasta verifica se os espaços estão nas condições ideais, sem acúmulo de lixo, com a grama ou mato cortados, a fim de evitar proliferação de insetos peçonhentos e acúmulo de água parada. Os lotes também precisam estar cercados e com a calçada em frente bem-cuidada. Nessa categoria, durante o ano passado, houve 2.058 vistorias, 275 notificações e 11 multas.
GDF iniciou a construção de meios-fios na região, que abriga escolas, centro de saúde, igreja e condomínios
O Setor QNG, em Taguatinga, vai ganhar novas calçadas, meios-fios e estacionamento. O trabalho, executado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem como objetivo melhorar a mobilidade da região, que abriga um centro de saúde, duas escolas públicas, condomínios e o Senac.
A obra está na fase de colocação dos meios-fios, para que depois sejam feitas as calçadas e o estacionamento. Ao todo, serão 120 metros de calçadas e 36 novas vagas, construídas ao longo de 600 m².
Segundo o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, a obra atende a um pedido da população para melhorar a trafegabilidade numa região movimentada da cidade. “Vamos dar mobilidade para as pessoas, já que ali é também uma pista de ligação para Vicente Pires”, atenta. “Essas calçadas serão de grande importância para os pedestres”.
O coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Elton Walcácer, dá mais detalhes: “A pavimentação será feita em concreto betuminoso usinado a quente [CBUQ], e depois o DER [Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal] vem fazer a imprimação. Logo vamos fazer as calçadas, assim que concluirmos a colocação dos meios-fios”.
Ainda em Taguatinga, o GDF pintou as estruturas de concreto da Praça do Bicalho e executou um trabalho de roçagem no local. “É uma pintura geral nas estruturas, uma reforma da praça”, resume Elton Walcácer.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em fevereiro deste ano. A taxa é superior ao 0,31% de janeiro deste ano e ao 0,76% de fevereiro do ano passado.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula 1,09% no ano e 4,49% em 12 meses.
O principal impacto na prévia da inflação de fevereiro veio dos aumentos das taxas dos cursos regulares, que subiram 6,13% no período. Os reajustes de preços são habitualmente praticados no início do ano.
Entre os cursos com maiores reajustes destacam-se ensino médio (8,58%), ensino fundamental (8,23%) e pré-escola (8,14%). Com essas altas de preços, o grupo de despesas com educação registrou inflação de 5,07% na prévia do mês. Na prévia de janeiro, o grupo educação tinha variado apenas 0,39%.
Inflação
Oito dos nove grupos de despesa apresentaram inflação na prévia de fevereiro. Além de educação, destacou-se o de alimentação e bebidas, com inflação de 0,97% no período.
Entre os itens com maiores altas de preços estão cenoura (36,21%), batata-inglesa (22,58%), feijão-carioca (7,21%), arroz (5,85%) e frutas (2,24%).
Outros grupos com inflação na prévia de fevereiro foram saúde e cuidados pessoais (0,76%), comunicação (1,67%), despesas pessoais (0,46%), transportes (0,15%), habitação (0,14%) e artigos de residência (0,45%).
O único grupo de despesas com deflação (queda de preços) na prévia de fevereiro foi vestuário, com -0,39%.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados por sites para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei afirma que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para o funcionamento deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos de sua permissão. Este site usa diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem em nossas páginas.
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.