Início Site Página 4356

Por iniciativa de Bruno Peixoto, militares e civis foram homenageados pelo Parlamento goiano na noite dessa 2ª-feira

A noite dessa segunda-feira, 26, foi de homenagens, com a entrega do Diploma do Mérito Legislativo a mais de 200 pessoas, em solenidade realizada no Plenário Iris Rezende Machado. A sessão solene foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), realizada em conjunto com o deputado Veter Martins (PRD).

Estiveram presentes na mesa diretiva, além dos dois parlamentares: o superintendente de tecnologia em segurança pública, coronel do Corpo de Bombeiros Sebastião Nolasco Ribeiro, na solenidade representando o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum; o secretário de assistência militar da Assembleia Legislativa de Goiás, coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior; e o secretário de assistência do Bombeiro Militar da Alego, tenente-coronel Pimenta.

Também compuseram a mesa o juiz eleitoral Márcio Antônio de Souza Morais Jr., a prefeita do município de Santa Isabel, Cássia Dourado (PSDB), o vereador por Rialma, Paulineli Carneiro (UB), o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), André Marques de Oliveira, e o comandante da regional Ceres da Polícia Militar, Luzdenes Rodrigues.

A sessão foi aberta com a execução protocolar do Hino Nacional Brasileiro, pelo Corpo Musical da Polícia Militar. Em seguida, o deputado Veter Martins fez uso da palavra, agradecendo ao presidente Bruno Peixoto pelo convite para compartilhar a realização de uma solenidade de tamanha relevância. Ele disse que Peixoto valoriza a Casa e as pessoas que ajudam a construir e fazer a grandeza do Estado. “Parabéns a todos vocês que estão sendo homenageados nesta noite, porque vocês merecem e fazem jus a essa homenagem. Fico feliz de poder participar desse momento solene e tão importante.”

Martins ressaltou que a comenda ofertada aos homenageados é um reconhecimento ao trabalho que cada um desenvolve em prol da melhoria do Estado. “É uma homenagem justa, merecida, e eu tenho o prazer de estar nessa noite memorável ao lado de vocês.”

Na sequência, Veter Martins assumiu a presidência dos trabalhos para que Bruno Peixoto fizesse seu pronunciamento.

Dedicação

O presidente da Casa começou o discurso falando da felicidade em poder homenagear homens e mulheres que têm dedicado a vida em servir à sociedade, seja nas forças de segurança, seja na geração de emprego e renda. “Vocês fazem parte da sociedade que diz sim, que não tapa os olhos, que arregaça as mangas e trabalha diuturnamente para servir. Nós estamos nessa vida para servir e não para sermos servidos. E vocês fazem parte dessa sociedade, como milhares de goianos.”

Peixoto fez um balanço da economia em sua gestão na Assembleia Legislativa e o destino dado aos recursos economizados. E listou os contratos que ele suspendeu e outros aos quais ele substituiu a locação pela compra, como no caso dos carros, em que a aquisição dos automóveis representou uma economia de R$ 11 milhões em um ano.

Segundo o presidente, no final do ano passado, a Casa tinha quase R$ 200 milhões em caixa. Ele informou que foram devolvidos para o Governo do Estado quase R$ 40 milhões, e destinados R$ 18 milhões para construção de unidades avançadas do Corpo de Bombeiros, R$ 2 milhões para o projeto de duplicação (da rodovia) de Bela Vista a Catalão.

“Destinamos R$ 5 milhões para a Polícia Militar, para construção e reformas de batalhões e companhias, inclusive do Comando Geral, que está em fase final de tramitação. Conseguimos também R$ 2 milhões para a Santa Casa de Anápolis e outros R$ 2 milhões para o Hospital Araújo Jorge e várias outras ações. (…) Economia na Assembleia tem significado benefício para a população. E esse é o nosso caminho. Todos trabalharmos para melhorar a qualidade de vida da população do nosso Estado. E vocês têm esse perfil, seja na segurança pública, seja na sociedade civil”, arrematou Bruno Peixoto.

Em seguida, os homenageados receberam o Diploma do Mérito Legislativo das mãos do presidente do Parlamento. 

Fonte: Portal Alego

Implantação da rede elétrica subterrânea é ampliada no Noroeste

Já são 13 subestações prontas na região, que trazem mais segurança e durabilidade ao substituir a rede aérea convencional

A implantação da rede de energia elétrica subterrânea no Noroeste, iniciada em fevereiro de 2022, representa um avanço significativo na modernização da infraestrutura urbana. Com um investimento de R$ 43 milhões do GDF, há planos para expandir a rede em mais cinco quadras no Noroeste, com uma licitação em curso para expansão do projeto.

A iniciativa reflete uma tendência crescente em grandes centros urbanos que rumam para uma rede mais segura e esteticamente agradável. Atualmente abrangendo as quadras SQNW 102, 103, 104, 106, 302, 303 e 304, o projeto visa tornar todo o Noroeste beneficiário desse sistema. Das 14 subestações planejadas, sendo duas para cada quadra, 13 estão prontas e energizadas, faltando apenas a Quadra 102 devido a pendências com uma construtora.

Com mais da metade dos cerca de 50 edifícios que eram alimentados por rede aérea já conectados à rede subterrânea, a próxima etapa inclui a retirada dos mais de 40 postes que fazem a sustentação dos cabos expostos, etapa de responsabilidade da concessionária Neoenergia.

Contudo, conforme explica o diretor-técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho, nem todos os postes serão retirados pela existência de construções ligadas aos transformadores que atendem o bairro.

O serviço é feito com escavações não destrutivas (que não abrem valas), onde são abertos minitúneis para instalar as caixas de passagem para os cabos, além da construção das subestações, que são as casas que ficam no local de ligação.

Redes mais seguras

A iniciativa reflete a tendência global de enterramento de cabos elétricos, não apenas pela estética, mas também pela maior segurança e durabilidade. Ao extinguir os postes e cabos de energia expostos, reduz-se o custo de operações com as redes aéreas, que sofrem com desligamentos e manutenções por acidentes com veículos, descargas atmosféricas e quedas de árvores ou cabos.

“A implementação da rede subterrânea não é uma novidade, abrangendo as asas Sul e Norte. Além do paisagismo ficar melhor, é uma rede mais segura”, ressalta Hamilton. Ele também afirma que o novo formato de rede elétrica foi uma exigência que consta no planejamento urbanístico do Noroeste.

Fonte: Agência Brasília

Multas em fiscalizações contra a dengue chegam a R$ 1,5 milhão

Valor é referente a um mês de força-tarefa da DF Legal, que registra como principal infração o descarte irregular de lixo e de entulho em área pública

Um mês após criar uma força-tarefa de combate à dengue, a Secretaria DF Legal aplicou R$ 1,5 milhão em multas. Ao todo, já foram mais de 900 autuações em temas relacionados à correta destinação de resíduos – a maioria referente a descarte irregular de lixo e entulho.

Na sexta-feira (23), a equipe da pasta passou a tarde em um ponto crítico de despejo incorreto de restos de poda e construção civil em São Sebastião. Localizada próxima ao Condomínio Crixás, a área está a menos de 500 metros de um papa-entulho, mas alguns moradores insistem em ignorar os riscos que causam à própria saúde e à de outros cidadãos.

Ao todo, foram quatro multas de R$ 2.799,75 pelo descarte irregular, além de outra infração que resultou no pagamento de R$ 6.105,57 por um caminhoneiro que fazia a movimentação de entulho sem o Controle de Transporte de Resíduos (CTR), documento obrigatório para essa atividade.

Atuações 

Já no domingo (25), a equipe que fazia plantão na QSD 32 de Taguatinga, outro conhecido ponto de descarte irregular, flagrou e multou duas pessoas, cada uma em R$ 2.799,75, por jogarem resíduos em área pública. “Embora a população conheça os elevados níveis de contágio da dengue e a superlotação dos hospitais, ainda falta consciência sobre os riscos de despejo de resíduos e acumulação de água parada”, alerta o titular da DF Legal, Cristiano Mangueira.

Ele lembra que todos os infratores estão sendo multados no valor mínimo de R$ 2.799,75, e que há casos em que pode ser feita até mesmo a apreensão do veículo. “Há necessidade urgente da colaboração de todos no combate à propagação do mosquito da dengue; somente assim passaremos por mais essa crise de saúde pública”, avalia.

A força-tarefa 

No âmbito da DF Legal, a força-tarefa foi instituída por meio da Portaria n° 11, publicada em 22 de janeiro deste ano. Diante da necessidade de prevenir e acabar com a proliferação da doença, todas as demandas recebidas via Ouvidoria relacionadas a esse assunto passam a ser gerenciadas e tratadas de maneira emergencial.

A população pode utilizar o telefone 162 da Ouvidoria, o site Participa DF ou comparecer a uma das 16 unidades do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Nuaci) da pasta para fazer o registro. Em relação ao descarte irregular de resíduos da construção civil e volumosos, em 2023, foram efetuadas 11.940 vistorias, aplicadas 1.745 notificações e lavradas 216 multas.

A secretaria fiscaliza também o descarte irregular de resíduos sólidos domiciliares. Em 2023, o órgão fez 5.782 vistorias desse tipo, aplicou 1.452 notificações e lavrou 24 multas.

Nos casos de lotes vazios, a pasta verifica se os espaços estão nas condições ideais, sem acúmulo de lixo, com a grama ou mato cortados, a fim de evitar proliferação de insetos peçonhentos e acúmulo de água parada. Os lotes também precisam estar cercados e com a calçada em frente bem-cuidada. Nessa categoria, durante o ano passado, houve 2.058 vistorias, 275 notificações e 11 multas.

Veja o painel interativo das atuações da DF Legal.

*Com informações da DF Legal

Fonte: Agência Brasília

Taguatinga vai ganhar calçadas e estacionamento na QNG

GDF iniciou a construção de meios-fios na região, que abriga escolas, centro de saúde, igreja e condomínios

O Setor QNG, em Taguatinga, vai ganhar novas calçadas, meios-fios e estacionamento. O trabalho, executado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem como objetivo melhorar a mobilidade da região, que abriga um centro de saúde, duas escolas públicas, condomínios e o Senac.

A obra está na fase de colocação dos meios-fios, para que depois sejam feitas as calçadas e o estacionamento. Ao todo, serão 120 metros de calçadas e 36 novas vagas, construídas ao longo de 600 m².

Segundo o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, a obra atende a um pedido da população para melhorar a trafegabilidade numa região movimentada da cidade. “Vamos dar mobilidade para as pessoas, já que ali é também uma pista de ligação para Vicente Pires”, atenta. “Essas calçadas serão de grande importância para os pedestres”.

O coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Elton Walcácer, dá mais detalhes: “A pavimentação será feita em concreto betuminoso usinado a quente [CBUQ], e depois o DER [Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal] vem fazer a imprimação. Logo vamos fazer as calçadas, assim que concluirmos a colocação dos meios-fios”.

Ainda em Taguatinga, o GDF pintou as estruturas de concreto da Praça do Bicalho e executou um trabalho de roçagem no local. “É uma pintura geral nas estruturas, uma reforma da praça”, resume Elton Walcácer.

Fonte: Agência Brasília

Prévia da inflação oficial sobe para 0,78% em fevereiro

Taxa é maior que a de janeiro, que foi de 0,31%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em fevereiro deste ano. A taxa é superior ao 0,31% de janeiro deste ano e ao 0,76% de fevereiro do ano passado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula 1,09% no ano e  4,49% em 12 meses.

O principal impacto na prévia da inflação de fevereiro veio dos aumentos das taxas dos cursos regulares, que subiram 6,13% no período. Os reajustes de preços são habitualmente praticados no início do ano.

Entre os cursos com maiores reajustes destacam-se ensino médio (8,58%), ensino fundamental (8,23%) e pré-escola (8,14%). Com essas altas de preços, o grupo de despesas com educação registrou inflação de 5,07% na prévia do mês. Na prévia de janeiro, o grupo educação tinha variado apenas 0,39%.

Inflação

Oito dos nove grupos de despesa apresentaram inflação na prévia de fevereiro. Além de educação, destacou-se o de alimentação e bebidas, com inflação de 0,97% no período.

Entre os itens com maiores altas de preços estão cenoura (36,21%), batata-inglesa (22,58%), feijão-carioca (7,21%), arroz (5,85%) e frutas (2,24%).

Outros grupos com inflação na prévia de fevereiro foram saúde e cuidados pessoais (0,76%), comunicação (1,67%), despesas pessoais (0,46%), transportes (0,15%), habitação (0,14%) e artigos de residência (0,45%).

O único grupo de despesas com deflação (queda de preços) na prévia de fevereiro foi vestuário, com -0,39%.

Fonte: Agência Brasil

Denílson é convicto ao eleger melhor técnico do Paulistão: “Disparado” | Torcedores



Denílson elegeu melhor técnico do Paulistão.

Denílson, comentarista da Band (Reprodução)

Antes do início do mata-mata, Denílson elegeu Fábio Carille como o melhor treinador do Paulistão. Aceitando a missão de recolocar o Santos na elite nacional, o comandante do Peixe, de uma forma rápida, conseguiu montar uma equipe competitiva e que, no momento, ocupa o status de melhor campanha geral da competição.

Neste cenário, Denílson acredita que o destino do Santos, em 2024, será voltar ao Brasileirão Série A. Mesmo que a prioridade seja o campeonato de pontos corridos, o time alvinegro já mostrou que pode vencer o Paulistão.

“Hoje é, disparado, o melhor treinador do Campeonato Paulista. Os números falam por si só, mas pela forma que ele chega no Santos com a obrigação de fazer um time competitivo ao longo da temporada. Ninguém sabe o que vai acontecer com o Santos, mas a perspectiva é que vai conseguir voltar à elite do futebol brasileiro.”, afirmou Denílson, no Jogo Aberto.

“O trabalho do Carille, não pela questão campo, mas é a questão mental. Fazer com que esses jogadores acreditem no processo que o Santos vai passar.”, completou.

Ulisses Costa diverge de Denílson em debate

Diferentemente de Denílson, Ulisses Costa acredita que Abel Ferreira, até o momento, é o melhor técnico do Paulistão. Isso porque o português, com desfalques importantes, manteve o Palmeiras no mesmo patamar em campo.

“Para mim, é o Abel, sempre. O Abel, diante de todos os problemas, perda de Veiga, Dudu… ele consegue fazer o time dele jogar e ser competitivo. (Estava) sem o Endrick. Como você vai ser contra isso tudo? Para mim, é o melhor de todos no Brasil, quiçá, cruzando fronteiras, do mundo.”, opinou.



Fonte: Torcedores

Goiás cria 1º parque em homenagem às vítimas do atentado terrorista de 7 de outubro em Israel

O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), inaugura na próxima quarta-feira, dia 28, às 13h, o Parque “AM ISRAEL CHAI” em homenagem às vítimas do ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023. Localizado na sede da autarquia, em Goiânia, ele contará com 1.200 árvores. Na ocasião, ocorrerão ainda assinaturas de acordos de cooperação entre Goiás e Israel.

A cerimônia será realizada no Detran-GO e contará com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. Este é o primeiro memorial no mundo, fora de Israel, em alusão aos mortos no ataque do grupo fundamentalista islâmico palestino Hamas, que deixou 1,2 mil mortos e levou ao conflito na Faixa de Gaza.

Entre as árvores que serão plantadas no parque estão diversas espécies de origem nacional e uma oliveira. As mudas foram doadas pela Embaixada de Israel no Brasil. “O Detran-GO abraçou a causa não só porque conta com espaço físico, mas por suas iniciativas na área ambiental e na defesa da vida”, pontua o presidente da autarquia, Delegado Waldir.

Causa ambiental

O presidente do Detran-GO, quando foi candidato à Prefeitura de Goiânia em 2016, tinha em seu plano de governo a revitalização do Rio Meia Ponte de forma semelhante ao que ocorre na Europa. Atualmente, já desenvolvia projeto para arborizar uma área usada como depósito de veículos apreendidos na sede do Detran-GO.

Os idealizadores do projeto do parque, diante da dificuldade de encontrar espaço e infraestrutura adequados, procuraram a gestão da autarquia para concretizar apresentar a proposta.

A autarquia desenvolve outros projetos de sustentabilidade como a implantação da coleta seletiva de resíduos; está implantando a reciclagem das sucatas, evitando que óleo, graxa e pneus sejam descartados de forma incorreta; implantou documento eletrônico e digitalizou os processos de habilitação e transferência veicular, reduzindo drasticamente o uso de papel.

Combate ao antissemitismo

Durante a cerimônia, o Governo de Goiás assinará a declaração de adesão à definição de trabalho de antissemitismo. Na prática, o documento é um compromisso em implantar ou apoiar políticas públicas de combate ao preconceito ao povo israelense e às instituições judaicas.

O ineditismo goiano não se resumirá à homenagem. Goiás será a primeira unidade federativa a reconhecer a importância do combate ao preconceito ao povo israelense. “Enquanto ente público, temos que contribuir para o combate a todo tipo de preconceito”, afirma Delegado Waldir.

O governador Ronaldo Caiado irá assinar ainda uma declaração conjunta com o governo de Israel com o objetivo de reafirmar o relacionamento e estabelecer compromisso para cooperação futura nas áreas de agricultura, gestão de recursos hídricos e saneamento, ciência e tecnologia, segurança pública, inteligência em trânsito e quaisquer outras áreas de interesse comum com foco em inovação.

Israel é referência mundial em agricultura, segurança e tecnologia. O país está muito à frente dos demais em inovação. Aplicativos como Waze, Wix, Fiverr, ICQ e Viber, e equipamentos como pen drive, processadores Intel e drones foram tecnologias criadas e desenvolvidas pelo povo israelense.

SERVIÇO

Inauguração do Parque Am Israel Chai

Data: 28/02 – quarta-feira

Horário: 13h

Local: Sede do Detran-GO – Auditório do Bloco 15

*Em razão das restrições de segurança é necessário confirmar presença neste e-mail para a cobertura.

Fonte: Detran-GO

Europa aposta em novo plano para descarbonizar a mobilidade


Nações europeias contam com um novo plano para impulsionar a mobilidade sustentável e de baixo carbono: a Estratégia do Comitê dos Transportes Terrestres para a Redução das Emissões de Gases com Efeito de Estufa derivadas do setor. 

Para a Comissão Econômica da ONU para a Europa, Unece, a adoção do instrumento legal é um passo decisivo nesse sentido. O plano destaca prioridade para o reforço de políticas, legislação e medidas de descarbonização, incluindo sua monitorização.

Comportamentos de condução otimizados 

Outras metas envolvem promover o uso mais eficiente da energia e de comportamentos de condução otimizados, bem como dos sistemas de transporte inteligentes e digitalização.

Nova estratégia visa mudar a abordagem global do setor e definir um rumo de médio e longo prazo rumo à neutralidade carbônica

Nova estratégia visa mudar a abordagem global do setor e definir um rumo de médio e longo prazo rumo à neutralidade carbônica

Estima-se que o setor de transportes seja responsável por 23% das emissões anuais globais, dos quais 72% através de meios de transporte rodoviário. São 69% para o rodoviário, 2% para o transporte fluvial e 1% para o ferroviário. 

Até 2050, a procura pelo transporte de passageiros deverá subir 79% e de mercadorias em até 100%. O setor tido como grande contribuinte para as emissões carece de “ação climática rápida e ambiciosa”.

Para a Unece, a nova estratégia visa mudar a abordagem global do setor e definir um rumo de médio e longo prazo rumo à neutralidade carbônica até 2050, tendo como fundamento os 61 instrumentos jurídicos da ONU.

Eletrificação e priorização dos transportes públicos

De acordo com a secretária executiva da Unece, Tatiana Molcean, a descarbonização do setor dos transportes está atrasada em relação a muitos outros. Com a nova estratégia, os países devem acelerar o cumprimento de uma parte significativa dos seus compromissos climáticos no âmbito do Acordo de Paris, no que “a adoção marca, portanto, um marco crucial na ação climática”.

Ela defende que a descarbonização da mobilidade exigirá uma mudança para a eletrificação e a priorização dos transportes públicos e das opções de mobilidade ativa, mas também alterações sociais significativas. 

Segundo sublinhou, “cada país terá de adoptar os incentivos fiscais relevantes e os mecanismos políticos necessários para que a sua população abrace esta transição.”

Entre as medidas urgentes da Unece em apoio a países envolvidos nos instrumentos jurídicos da ONU estão alcançar o objetivo de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa provenientes do transporte terrestre até 2050.

Mobilidade por bicicleta e a pé

A estratégia adotada na sexta-feira dá prioridade ao transporte público de passageiros em combinação com a mobilidade por bicicleta e a pé.

As novas abordagens para tornar o setor dos transportes terrestres mais eficientes cobrem ainda soluções para movimentar mercadorias em centros urbanos, melhora dos veículos, infraestruturas e operações, incluindo as de passagem de fronteiras.

Para a Unece, a estratégia adotada deve incentivar o diálogo político intergovernamental e uma maior coordenação e parceria entre todos os governos e partes interessadas. 

Outra meta é promover uma mudança célere do uso de veículos movidos a combustíveis fósseis ao de carros com emissões zero e à eficiência das redes de transporte, circulação de pessoas e mercadorias.



Fonte: ONU

PCDF deflagra Operação Alto Escalão 2 para identificar organização criminosa que usava perfis de senadores para aplicar golpes

Nesta terça-feira (27), a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por meio da 5ª DP, com o apoio operacional das Polícias Civis do Piauí e Maranhão – PCPI e PCMA, deflagrou a Operação Alto Escalão 2, para o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon/MA e Teresina/PI. O objetivo é identificar os membros de uma organização criminosa atuante em todo território nacional, especializada em crimes de fraude eletrônica.

Segundo apurado, a associação criminosa cooptava vítimas se passando por personalidades políticas, especialmente por senadores, “clonando” perfis de Whatsapp, utilizando suas imagens e seus nomes.

Os autores entravam em contato com as vítimas e informavam que havia uma doação disponível. Como o prazo estava em vias de se esgotar, os criminosos solicitavam que as vítimas efetuassem um depósito em dinheiro ao motorista do caminhão, em que os produtos estavam, para serem entregues na região da vítima.

A investigação teve início em junho de 2023, após alguns senadores vítimas terem procurado a delegacia para comunicar a prática de crimes usando os seus nomes.

Após sete meses de investigação, foi constatado que os autores também utilizavam perfis falsos de outras autoridades e, em muitos dos casos, eles utilizavam vários números telefônicos cadastrados em nome do mesmo parlamentar.

Os investigados, um homem, de 26 anos, e quatro mulheres, de 22, 25, 41 e 43 anos de idade, são apontados como os responsáveis por contatar as vítimas e se passar pelos políticos.

Os autores irão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Falsa Identidade e Estelionato, cujas penas somadas podem atingir nove anos de reclusão.

Fonte: PCDF

PMDF flagra comercio de drogas no Recanto das Emas

Os policiais militares do 27º Batalhão prenderam dois indivíduos no momento em que estavam negociando porções de drogas, por volta das 17h30, na quadra 600 do Recanto da Emas.
A Equipe do GTOP 47 realizou a prisão em flagrante dos suspeitos enquanto negociavam entorpecentes. Durante a abordagem, foram encontradas com eles porções de maconha e hachiche, além de uma balança de precisão.
Os autores foram conduzidos para a 27ª Delegacia de Polícia (DP) para registro da ocorrência e demais procedimentos legais.

Fonte: PMDF

- Publicidade -
- Publicidade -