Início Site Página 4368

PMDF salva mulher em cárcere privado na área rural do Paranoá

Os policiais do Batalhão Rural localizaram uma mulher em cárcere privado, um simulacro de arma de fogo e drogas no Paranoá, núcleo rural Cariru / Buriti Vermelho, às 19h desta sexta-feira (1).

A equipe foi acionada para averiguar uma possível situação de violência doméstica. Chegando ao local foi possível ver o autor correndo para matagal nos fundos da residência, não sendo possível localizá-lo devido ser um local escuro de mata fechada.

Ao ser feito contato com a vítima na residência, ela informou que estava sendo mantida em cárcere privado, além de ser ameaçada e agredida por seu esposo já há algum tempo e que ele não a deixava sair de maneira alguma. Esclareceu ainda que já estava com uma Medida Protetiva e que mesmo assim o companheiro não se afastou dela.

Foi feito busca nas proximidades da residência e localizado um simulacro de arma de fogo, uma quantia em dinheiro de R$ 424,00 (quatrocentos e vinte e quatro reais), 07 porções de maconha e uma balança de precisão.

Diante dos fatos a equipe deslocou à 6ª DP no Paranoá para registro da ocorrência e demais procedimentos pertinentes.

Fonte: PMDF

Policiais Militares prendem homem por violência doméstica no Gama

Policiais Militares prendem homem por violência doméstica, ameaça e incêndio durante patrulhamento no Gama-DF. De acordo com as informações preliminares via COPOM, a solicitante informou que um homem havia danificado dois pneus de seu veículo e lhe ameaçado de morte, rapidamente a equipe deslocou-se ao local dos fatos. Já no local, encontraram a vítima – a namorada do autor. Com a chegada da equipe o homem tentou se esconder no telhado da casa, mas sem sucesso.

Os policiais pediram para ele descer, mas na descida ele ainda tentou se esconder dentro da casa. Em momento algum o homem se entregou, até o momento em que ele entrou em luta corporal com um membro da equipe e tentou tirar a arma do policial, mas sem sucesso também. Além disso, o homem já havia tentado colocar fogo na casa. O corpo de bombeiros controlou as chamas e o homem foi detido e conduzido até à 20ª DP.

Fonte: PMDF

Proposta da deputada Dra. Zeli objetiva a capacitação profissional do jovem órfão

A deputada Dra. Zeli (UB) apresentou o projeto de n°3001/24, com o qual pretende incluir medidas para capacitação profissional do jovem órfão no mercado de trabalho. A proposta tem o objetivo de atender prioritariamente jovens e adolescentes em situação vulnerável ou de risco social.  

Zeli esclarece que os jovens órfãos formam um grupo particularmente vulnerável. Segundo a última pesquisa demográfica em Goiás realizada no ano de 2020, existem cerca de 5 mil jovens órfãos no Estado. De acordo com levantamentos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), jovens que recebem treinamento adequado têm até 30% mais chances de conseguir empregos.

“Investir em programas de formação personalizados, alinhados às necessidades identificadas, é uma estratégia eficaz para elevar a competitividade desses jovens no mercado. O projeto tem o intuito de destinar, conforme dados orçamentários, recursos substanciais para a implementação dos cursos de capacitação profissional adaptados à realidade local”, anota a legisladora na justificativa de sua proposta. 

Fonte: Portal Alego

Especialistas defendem remuneração do conteúdo jornalístico na internet

O Conselho de Comunicação Social do Congresso (CCS) debateu nesta segunda-feira (4) a remuneração do conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais, as chamadas big techs. Na audiência pública, debatedores discutiram os critérios e estratégias que garantam a sustentabilidade da atividade jornalística e regras mais transparentes na atuação das plataformas e redes sociais.

De acordo com Marisa von Bülow, professora da Universidade de Brasília (UnB), o debate é complexo e envolve questão inter-relacionadas, como: quem tem direito a receber a remuneração, qual a definição de jornalismo profissional, o que deveria ser remunerado e quem deve pagar.

— Temos uma camada adicional de complexidade que tem a ver com o uso da inteligência artificial, o uso de bancos de dados de jornais para alimentar e treinar aplicativos e modelos de inteligência artificial — declarou.

A professora afirma que há um problema de falta de dados das plataformas digitais e de informações dos próprios acordos sobre o tema realizados em outros países. Segundo ela, essa falta de transparência prejudica o processo decisório no Brasil. Ela disse ainda que é preciso evitar que o debate se concentre nas duas maiores empresas, o Google, principal mecanismo de busca na internet, e a Meta, responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.

— O diagnóstico aponta que não é só uma questão de recurso para o jornalismo. É uma questão também sobre como as plataformas estão funcionado e como estão difundindo, distribuindo e usando o conteúdo — disse.

O objetivo da audiência pública realizada foi o de subsidiar o relatório do Conselho sobre projetos de lei que tratam do tema. O documento está sendo elaborado pelos conselheiros João Camilo Júnior, Valderez Donzelli, Maria José Braga, Sonia Santana, Davi Emerich e Patricia Blanco.

Jornalismo profissional

Em participação remota, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, afirmou que o debate sobre a remuneração está relacionado com a liberdade de imprensa e o valor social do jornalismo no combate à desinformação. Segundo ele, a imprensa profissional vem sendo “devastada financeiramente”, até mesmo no caso de veículos nativos digitais, que já nasceram na era da internet.

— Não é liberdade de imprensa pela liberdade de imprensa, mas pelo que ela significa para a estabilidade mundial e para a democracia no planeta. O esforço tem que ser feito não pelo meio, de que forma nós vamos chegar lá, e entender qual é a eficácia que nós temos para, de um lado, reverter a decomposição do jornalismo profissional e, de outro, estimular o surgimento de novas iniciativas — afirmou.

Francisco Brito Cruz, diretor executivo da organização de pesquisa InternetLab, declarou ser necessária uma visão “holística” que considere os diversos enquadramentos do problema, inclusive o de que a transformação digital desorganizou o mercado do jornalismo. Para ele, a questão da remuneração deve ser alvo de soluções de curto e longo prazo.

— Me parece existir um cenário que clama por uma intervenção mais abrangente, mas estratégica e mais em longo prazo e não só essa transferência obrigatória [de recursos], mas uma verdadeira política de Estado — disse em participação por videoconferência.

A conselheira Maria José Braga, representante da categoria profissional dos jornalistas, defendeu um fundo público de apoio e fomento ao jornalismo que seja transparente, com critérios e que não seja usado para “fortalecer oligopólios”. Segundo ela, é preciso de mais de uma alternativa para o financiamento e fortalecimento das organizações jornalísticas. A existência do fundo, de acordo com a conselheira, não eliminaria o debate sobre a remuneração da utilização do conteúdo pelas plataformas.

— Se eu fiz um trabalho e alguém está usando esse meu trabalho para ganhar mais dinheiro, ou seja, para obter lucros, então eu, por direito, tenho de ficar com, pelo menos, um pequeno porcentual desse lucro que está sendo gerado com o meu trabalho. Isso vale para as empresas jornalísticas e também para as outras organizações que produzem jornalismo — argumentou a conselheira.

Projetos no Legislativo

Representante da sociedade civil no Conselho, a jornalista Bia Barbosa defendeu a retomada da tramitação dos projetos que tratam sobre a remuneração por conteúdos na internet. Para ela, o assunto deveria ser tratado com prioridade no Legislativo. Apesar de defender o debate aprofundado do tema, o conselheiro João Camilo Júnior, representante das empresas de televisão, manifestou preocupação com a perda de vista da urgência e timing político para aprovar uma regulamentação.

Em 2023, a remuneração de conteúdos jornalísticos foi debatida e incluída no relatório do PL 2.630/2020, conhecido como Projeto das Fakes News, que responsabiliza plataforma pela veiculação de notícias falsas e pela desinformação. A proposta, do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), foi aprovada no Senado em setembro de 2020 e tramita atualmente na Câmara dos Deputados. Por falta de consenso entre os deputados e após forte pressão das big techs, o texto foi retirado de pauta e não foi votado.

No Congresso, há vários projetos de lei sobre o tema e sobre a revisão da a Lei dos Direitos Autorais. Também na Câmara tramita o PL 2.370/2019, que, entre outras medidas, obriga plataformas digitais a remunerar artistas e empresas jornalísticas pelo conteúdo criado.

Conselho

O colegiado é um órgão auxiliar do Congresso e tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações sobre comunicação social no Brasil. O Conselho está previsto na Constituição Federal de 1988, mas só foi criado em 1991. É composto por 13 membros titulares e 13 suplentes, entre representantes do setor midiático e integrantes da sociedade civil.

A reunião desta segunda-feira foi presidida por Patricia Blanco, vice-presidente do Conselho. Ela mencionou no encontro que o assunto da remuneração jornalística na internet já foi debatida em audiência em agosto do ano passado, mas não foi suficiente para a produção de um relatório sobre o tema.

Fonte: Senado Notícias

GDF estuda ampliar a vacina contra a dengue para crianças de 12 anos

O acréscimo da nova faixa etária é analisado devido a diminuição da procura pela população de 10 a 11 anos. Até este sábado (2), tinham sido vacinadas cerca de 24 mil crianças

A vacinação contra a dengue no Distrito Federal pode ganhar uma nova faixa etária. O governo estuda ampliar a imunização para o público de 12 anos nos próximos dias. Atualmente, apenas as crianças de 10 e 11 anos estão sendo vacinadas, seguindo a determinação do Ministério da Saúde desde a chegada dos imunizantes, quando a capital federal recebeu o total de 71.708 doses.

O acréscimo do novo público alvo está sendo analisado devido a diminuição da procura da atual faixa etária. Até este sábado, 24 mil crianças de 10 e 11 anos haviam sido vacinadas contra a dengue, um número abaixo do esperado. A incorporação de uma nova idade tem o objetivo de garantir que as vacinas sejam aplicadas, já que o DF conta com mais de 45 mil doses ainda disponíveis com validade até 30 de abril e a população de 12 anos da capital representa cerca de 35 mil crianças.

“Recebemos 71 mil doses e até hoje eu tenho 24 mil vacinas realizadas. O que precisamos é que nenhuma vacina fique (parada) na geladeira”, afirmou a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, durante a oitava edição do Dia D de Combate à Dengue, no Sol Nascente/Pôr do Sol.

Segundo a titular da pasta, por meio do Programa Nacional de Imunização, o Ministério da Saúde liberou que cada estado fizesse a gestão das doses recebidas. “Então, estou monitorando diariamente. Temos percebido uma diminuição da procura e, se houver essa permanência, vamos passar para crianças de 12 anos, não mais do que isso, pela quantidade de doses”, revelou. Não há, por enquanto, previsão de envio pelo governo federal de novas vacinas.

Estratégia de prevenção

A imunização contra a dengue teve início no DF em 9 de fevereiro. A capital federal foi uma das primeiras unidades da federação a receber as doses do governo federal. São 67 pontos de vacinação disponíveis e que podem ser verificados no site da Secretaria de Saúde.

Para a vacinação, os jovens devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis com a carteira de identidade ou com certidão de nascimento. A imunização não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

A vacina é apenas mais um dos instrumentos na estratégia de combate à dengue. O governo continua mantendo as demais ações de enfrentamento, como a inspeção domiciliar, recolhimento de lixo e entulho e ampliação do acesso ao atendimento. Também cabe à população participar da prevenção, observando os possíveis criadouros dentro e fora de casa para o mosquito Aedes aegypti, e procurando uma unidade básica de saúde ou as tendas em caso de sinais da doença.

Fonte: Agência Brasília

Caiado é escolhido Personalidade do Agro Nacional em prêmio no RS

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi eleito Personalidade do Agro Nacional pelo Troféu Brasil Expodireto, neste domingo (03/03), na cidade de Carazinho (RS).

A premiação abre oficialmente a programação da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio do mundo, que será realizada em Não-Me-Toque (RS) de 4 a 8 de março.

“Honraria ímpar que, sem dúvidas, constará no meu currículo”, definiu o governador sobre o reconhecimento.

Enquanto subia ao palco para a condecoração, Caiado foi classificado como alguém que “traz por tradição a agropecuária na genética”, tendo sido fundador da União Democrática Ruralista (UDR), e “defensor, com unhas e dentes, do agronegócio brasileiro”.

“Nossa luta sempre foi defender quem hoje é respeitado internacionalmente”, pontuou Caiado sobre seu trabalho em prol do setor. O governador goiano também apresentou dados sobre o crescimento econômico brasileiro em 2023.

“Se o Brasil cresce 2,9%, é a agricultura que cresceu 15,1% só no Produto Interno Bruto (PIB) [Produto Interno Bruto]. É algo inédito, somos referência no mundo”, completou.

PERSONALIDADE DO AGRO NACIONAL

O troféu recebido por Caiado homenageia autoridades, lideranças e produtores que contribuem para fortalecer o agronegócio. A honraria foi entregue ao goiano pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e pelo presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal), Nei César Manica.

Eduardo Leite disse a Caiado que ele é sempre bem-vindo ao estado e destacou o engajamento do governador goiano com o setor.

“[A premiação] é o recohecimento a uma trajetória que tem ligação com o agronegócio, como produtor e também como homem público. Uma trajetória respeitável e admirável que o Rio Grande do Sul tem a alegria de homenagear a partir desse troféu”, declarou o governador gaúcho.

Já o anfitrião da solenidade, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, definiu a premiação como “a maior do agronegócio brasileiro com grandes homenageados”.

A Rede Pampa realiza a cobertura multimídia da Expodireto. O presidente da emissora, Alexandre Gadret, comentou sobre a grandeza do evento, que é aclamado nacionalmente e conta com a participação de lideranças internacionais.

“É momento de reconhecer os bons cases que temos no agronegócio, seja através de pessoas ou de instituições, e fazer com que esses bons exemplos cheguem ainda mais longe”, disse o empresário sobre a premiação em que Caiado foi agraciado.

O evento reuniu autoridades políticas, como deputados e senadores, além de presidentes de federações e empresários. A Expodireto Cotrijal tem foco em tecnologia, negócios e no desenvolvimento do setor como um todo.

O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, informações, tecnologia desenvolvida pelos órgãos de pesquisa ou empresas privadas, oportunidades de negócios e, também, de debates ligados ao meio rural.

AGRO GOIANO

O Estado de Goiás vem ganhando destaque no cenário nacional desde 2019, quando Caiado assumiu a gestão.

No setor agropecuário, são diversas ações inovadoras que impulsionam o Estado, como o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, no Nordeste goiano, que fomenta a agricultura irrigada e promove o desenvolvimento socioeconômico e ambiental nas regiões de baixo IDH.

O Governo também impulsiona o acesso dos produtores goianos ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste, modalidade Rural (FCO Rural).

Em 2023, a Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado aprovou 782 cartas-consulta e autorizou R$ 1,138 bilhões em financiamentos.

Em 2019, foram 362 cartas e R$ 811,9 milhões. O crescimento foi de 116% em número de cartas aprovadas e de 41,98% no volume de recursos autorizados.

Na área da inovação, o Governo de Goiás desenvolve o Programa Estadual de Bioinsumos

, que investe na criação de biofábricas ligadas a instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de tornar o estado o maior ecossistema de inovação em bioinsumos do Brasil.

Na produção agrícola, Goiás encerrou o ano de 2023 com crescimento em faturamento e volume de exportações. Ao todo, o setor arrecadou US$ 12,1 bilhões em vendas externas, com 21,9 milhões de toneladas exportadas durante o último ano.

No acumulado de cinco anos, o faturamento do agro goiano com exportações mais que dobrou. O produto mais comercializado com outros países entre 2019 e 2023 foi a soja, que correspondeu a 62,5% de todo o faturamento do setor com as vendas externas.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias

Em Arniqueira, mais de 3,5 mil pessoas participaram da primeira edição do Fecomércio Mais Perto de Todos

O final de semana em Arniqueira foi marcado por um evento que reuniu mais de 3,5 mil pessoas em sua primeira edição. O projeto Fecomércio Mais Perto de Todos, realizado na sexta-feira (1ª) e no sábado (2), no Parque Ecológico Areal, levou diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Sistema Fecomércio-DF, em um novo formato que se estendeu por dois dias.

Com a ampliação do evento para melhor atender à população e aos empresários das Regiões Administrativas do Distrito Federal, os participantes tiveram acesso a uma variedade de atividades e benefícios. Desde consultas médicas e odontológicas até exames clínicos, terapias, vacinação, oficinas de gastronomia, inscrições para programas de estágio, passeio turístico, atividades de lazer e sorteios de prêmios, como um celular e uma televisão.

Além dos serviços tradicionais, o novo formato do Fecomércio Mais Perto de Todos contemplou também o atendimento específico aos empresários, incluindo o projeto Sindicatos Empresariais nas Cidades. Esta iniciativa, que teve sua primeira edição em setembro passado na unidade do Sesc de Taguatinga Sul, visa apoiar e fortalecer o empreendedorismo local, oferecendo recursos e orientações para o desenvolvimento sustentável dos negócios na região.

Além do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, que fez questão de participar dos dois dias de evento, o encontro contou com a presença da administradora da cidade, Telma Rufino, presidentes de sindicatos ligados à Fecomércio-DF e conselheiros do Sesc-DF e Senac-DF, assim como empresários e moradores da região.

A próxima edição do Fecomércio Mais Perto de Todos está marcada para os dias 5 e 6 de abril, em Sobradinho I.

Fonte: Fecomércio DF

Lab Day reúne segmento de Casa & Construção em sua segunda edição em 2024

Evento também foi momento de reconhecimento para startups de base tecnológica do DF

A importância da construção civil foi evidenciada na noite da última quarta-feira, 28 de fevereiro, durante a realização da segunda edição do Lab Day em 2024. Sob o tema “Casa & Construção – Cidades Inteligentes”, o evento organizado pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com a Cotidiano Aceleradora, a Brasil Startups e a Biotic S.A, reuniu, no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), profissionais e especialistas com o intuito de fomentar o desenvolvimento e inovação no setor.

A realização do Lab Day teve como objetivo conectar e aproximar empresas tradicionais das startups de base tecnológica que atuam no Distrito Federal e assim impulsionar o mercado da construção e arquitetura local. Cerca de 180 profissionais da área de arquitetura, construção, tecnologia doméstica e varejo de materiais de construção, juntamente com mais 10 empresas expositoras, estiveram presentes para discutir o fortalecimento de ecossistemas, trocar ideias, criar e expandir relações de mercado e gerar negócios.

“É um evento de conexão, para aproximar empresas tradicionais de empresas de base tecnológica, de startups. Aqui temos muita troca de informações, de ferramentas, de soluções. Empresários que se juntam, geram negócios. Essa é a segunda edição do ano, mas outras edições serão realizadas e sempre com esse combo: conhecimento e networking”, destacou Gabriela Ribeiro, gestora do projeto Casa e Construção do Sebrae no DF.

O mestre em Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Meira, conduziu o primeiro momento da noite, apresentando informações sobre o tema “Abordagem de Cidades Inteligentes – A Arte de Modelar Espaços”. Em um bate-papo descontraído com o público, ele municiou conhecimentos sobre nudges urbanos, que são pequenos gatilhos de como a economia comportamental pode ajudar a melhorar os espaços urbanos e como ela pode interferir para influenciar comportamentos e ações da sociedade.

Segundo Ricardo, eventos como o Lab Day aproximam nichos de um grande ecossistema gerando novas aptidões para um mercado que é essencial. “Aqui temos um setor que naturalmente envolve muita tecnologia, mas ele precisa furar a bolha. A arquitetura, a engenharia são áreas muito específicas que não conversam entre si mesmas. É preciso criar uma bolha maior, mais diversa, com pessoas de áreas diversas. Então esse intercâmbio técnico que o Sebrae promove com a realização deste evento é muito importante para desenvolver e estimular outras habilidades. Um pode agregar valor ao outro e a gente entender isso como um ecossistema é muito importante”, explicou.

Em seguida, o mestre em Arquitetura e Urbanismo, José Jandson Queiroz, apresentou a palestra “O Impacto das Cidades Inteligentes no Mercado Imobiliário”, partilhando dicas e ferramentas de neurociências que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas para gerar experiências aos clientes desenvolvendo espaços inteligentes, agradáveis e funcionais.

De acordo com ele, “qualquer espaço criado ou utilizado por seres humanos é um foco de interesse para a arquitetura. As cidades inteligentes resultam da transformação de espaços feitos por pessoas e para pessoas. Isso envolve projetar considerando as necessidades das pessoas, colocar-se no lugar do cliente para entender suas expectativas em relação ao espaço e, dessa forma, estabelecer critérios altamente inteligentes para satisfazer as necessidades das pessoas e das cidades, oferecendo propostas eficazes. O funcionamento das atividades está diretamente ligado às expectativas humanas”, afirmou.

Reconhecimento

Durante o evento, as startups do segmento de Casa & Construção apresentaram suas soluções e inovações ao público. Três delas foram reconhecidas por suas atuações de destaque, desenvolvendo soluções tecnológicas, ideias criativas e de alta qualidade. As empresas reconhecidas foram: Dyona Smart Home, que oferece um portfólio de produtos para criar ambientes inteligentes e otimizar a rotina dos moradores; Atmos Engenharia de Climatização, que fornece soluções de climatização com foco na combinação de alto rigor técnico e baixo impacto ambiental; e, por último, a GreenHome, uma empresa pioneira na instalação de carregadores para carros elétricos e outras soluções para esse mercado.

O gestor da GreenHome, Rodrigo Del Monte, trabalha no ramo da construção civil há 15 anos e durante a pandemia da covid-19 precisou se reinventar e procurar um novo mercado, em ascensão, que pudesse recomeçar. Daí surgiu a marca, com soluções para energia solar e carregadores para carros elétricos.

“Atualmente, temos uma empresa mais ágil e digitalizada, capaz de atender a uma base de clientes em constante crescimento. Iniciamos esse trabalho e estamos recebendo um forte apoio institucional do Sebrae no DF, estabelecendo diversos contatos produtivos. O processo tem sido muito promissor. Percebemos que nossa empresa está se consolidando, embora talvez de forma mais gradual do que inicialmente imaginávamos, mas de maneira substancial. Cada aspecto do nosso negócio está crescendo de forma mais detalhada, definida e planejada. Estamos alcançando um crescimento mais sustentável”, contou Rodrigo.

O Lab Day ocorre na última terça-feira de cada mês e o próximo está previsto para 26 de março. Excepcionalmente no mês de fevereiro, o evento aconteceu no dia 28, para estar inserido dentro da programação do Inspira Brasília.

Fonte: Agência Sebrae

Adasa participa da inauguração do Canal do Rodeador

Na (01/03), a Adasa participou de mais uma importante entrega do governo do Distrito Federal: a revitalização do Canal do Rodeador, em Brazlândia.

Originalmente concebido entre 1966 e 1973, com o intuito de fomentar a atividade agrícola e a vocação rural da região, o canal passou por um processo de revitalização para reduzir perdas por infiltração e evaporação inerentes aos canais a céu aberto, atendendo a uma antiga demanda dos agricultores da região. 

De acordo com o secretário executivo da SEAGRI, Rafael Bueno, a inauguração do canal é motivo de muita alegria. “Hoje os produtores de Brazlândia podem comemorar, porque o principal trecho do canal está praticamente 100% fechado e vedado. Isso foi possível graças ao trabalho conjunto da Emater, Adasa, Caesb e CBH”, destacou Bueno.

Dos 32 quilômetros de extensão do canal, 24 foram convertidos em estruturas tubulares, reduzindo as perdas de água em até 45%.  O Rodeador então emerge como uma fonte vital de prosperidade e sustentabilidade para os produtores locais, que poderão contar com um fluxo contínuo de água, sem desperdícios. Estima-se que o aproveitamento total da água possa suprir as necessidades de mais de 75 mil pessoas no Distrito Federal. 

Segundo o presidente da Associação Bela Vista Dos Produtores Rurais de Brazlândia, Ricardo Sassa, o projeto promete economizar água, evitar perdas e diminuir a manutenção, que antes era feita manualmente pelos próprios produtores. “Essa obra é um sonho realizado para os produtores rurais da região, o impacto já é perceptível na velocidade da água, que reduziu pela metade o tempo de percurso entre a comporta principal e o final do canal”, comemora.

Desde 2017, quando foi contratado o primeiro projeto executivo de tubulação, a Adasa e os demais entes envolvidos na revitalização do canal já aspiravam a entrega da obra. Para que esse projeto, tão essencial para a segurança hídrica e alimentar para o DF, fosse executado e entregue com sucesso, foi preciso viabilizar a utilização de recursos da tarifa de contingência e realização de convênios, como o firmado com a SUDECO. 

Para o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a entrega deste empreendimento é resultado do comprometimento e do trabalho conjunto de todas as instituições envolvidas. “Nós temos um governo que realmente se volta para resolver os problemas. O nosso governo, é o governo do trabalho. Mais do que isso, este é o governo que se integra. Nós temos uma série de órgãos competentes e que trabalham conjuntamente para que a população encontre respostas para as suas demandas”, reiterou Ribeiro. 

A entrega do Canal do Rodeador não apenas simboliza a transformação física de uma infraestrutura, mas o renascimento de uma comunidade agrícola próspera e resiliente, uma vez que o aumento da eficiência no uso da água contribui para uma produção agrícola mais consistente e, consequentemente, no aumento de receita para os agricultores e a economia local.

“Com muita alegria voltamos à cidade de Brazlândia, uma cidade que temos feito grande investimento. Esse é um grupo de trabalho realmente unido. Nós fazemos uma questão muito grande de manter a união e esse é o principal norte da nossa administração, manter todos unidos para prestar serviço à população. Vamos continuar trabalhando melhorando nossos canais rurais e melhorando a captação de água para população”, arrematou o governador, Ibaneis Rocha.

Fonte: Adasa-DF

Confira o resumo da ultima semana de fevereiro de Novo Gama

A semana começou com mais oportunidade! A Secretaria de Promoção Social e Cidadania abriu novas vagas para o curso de Eletricista Instalador Predial, com o objetivo de qualificar e trazer mais independência financeira aos cidadãos da cidade, gerando mais renda familiar e também o crescimento profissional. O curso é totalmente gratuito com prazo de 40 dias, sendo 60 horas aula.

As obras na ESF 05 da Vila União, segue à todo vapor. As obras no local estão com todo o telhado coberto, alvenaria concluída e a instalação hidráulica e elétrica também já está em fase de finalização. Importante reforçar que a unidade está sendo completamente construída e ampliada para atender com mais eficácia e qualidade os moradores do bairro e arredores.

Além disso, a operação tapa buracos, roçagem e limpeza urbana seguiram com os trabalhos por toda a cidade. Assim como as obras de pavimentação asfáltica no Residencial Paraíso. No bairro está sendo implantado cerca de 2 km de asfalto atingindo toda a avenida principal do residencial. Em breve, mais ruas serão contemplados.

Nessa semana ainda, após uma audiência pública realizada no bairro Lago Azul com empresários, comerciantes e autoridades, o governo municipal, a fim de desobstruir e melhorar o trânsito local, a pedidos dos comerciantes, sinalizou a avenida com sinalização amarela. A secretaria realizou um estudo e instalou uma placa de proibido estacionar no lado esquerdo da via, deixando livre para o estacionamento o lado.

Fonte: Governo de Novo Gama-GO

- Publicidade -
- Publicidade -