Início Site Página 6001

Deputado do DEM pede investigação contra PT e sugere cassação do partido

20150417193902O parlamentar pede a instauração de investigação do vínculo do PT com entidade estrangeira, “manutenção de organização paramilitar” e suposto recebimento de recursos de origem estrangeira.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) protocolou na Procuradoria Geral da República (PGR) uma representação sugerindo a cassação do registro partidário do PT. O parlamentar pede a instauração de investigação do vínculo do Partido dos Trabalhadores com entidade estrangeira, “manutenção de organização paramilitar” e suposto recebimento de recursos de origem estrangeira.

Aleluia questiona a relação do PT com o Foro de São Paulo, organização criada em 1990 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Partido Comunista Cubano, que congrega partidos e movimentos sociais da esquerda latino-americana. “Não faltam fatos que evidenciam essas ilegalidades praticadas pelo PT, um partido que, no poder, tem subordinado os interesses nacionais às orientações dessa entidade que congrega ditaduras latino-americanas”, diz o deputado em nota. Se for constatada afronta ao artigo 28 da lei 9.096/95, o deputado pede que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) casse o registro da sigla.

Em nota divulgada pela bancada do DEM, Aleluia diz que os pronunciamentos do ex-presidente Lula demonstram “submissão aos interesses do organismo multinacional”, criado por Fidel Castro e o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. “É indiscutível a existência do Foro de São Paulo, organização da esquerda latino-americana que conta com a presença dos governos de Cuba e da Venezuela. Estão evidenciados, em atas e resoluções de encontros da organização, assim como em declarações de Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chaves, a sua atuação e os objetivos que a movem”, afirma o deputado na representação.

O parlamentar considera que ao convocar o “exército de Stédile”, o ex-presidente Lula deixou evidente a “manutenção de organização paramilitar no Brasil”. Em fevereiro, durante ato no Rio de Janeiro em defesa da Petrobras, Lula pediu que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e seu líder, João Pedro Stédile, se mobilizassem em prol do governo.

Aleluia aponta que o recebimento de recursos estrangeiros para financiamento de campanha do PT foi denunciado pelo ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. Segundo o delator das investigações sobre o esquema de corrupção na estatal, a empresa holandesa SBM Offshore fez doação à campanha presidencial petista em 2010.

 Fonte: Estadão Conteúdo

Adolescente invade escola em Barcelona e mata professor com flechada

20150420091900775863aBarcelona, Espanha – Um adolescente é suspeito de ter matado o professor com uma arma branca em uma escola de Barcelona, nesta segunda-feira (20/4), além de ter deixado quatro pessoas feridas, segundo a polícia. De acordo com o canal regional TV3, o ataque teria sido executado com uma balestra, um tipo de arma que dispara flechas com um mecanismo de gatilho.

Um porta-voz da polícia afirmou que o suspeito tem menos de 14 anos. “A polícia o identificou, mas não pode detê-lo porque, como é menor de 14 anos, legalmente não pode ser acusado de nenhum crime”, disse. Ele está sob “custódia” da polícia no colégio, segundo a mesma fonte.

O crime ocorreu no instituto do ensino médio Joan Fuster de Barcelona, pouco depois das 9h. Alunos que estavam na sala ao lado da tragédia ouviram muitos gritos. O professor de Ciências Sociais da turma “foi ver o que estava acontecendo e foi atacado”, contou uma estudante, que pediu anonimato.

Depois, ainda de acordo com testemunhas, o estudante entrou na sala e atacou outra aluna, retornou ao corredor e deu voltas com uma faca na mão. Com medo, vários alunos se trancaram em uma sala. De acordo com a polícia, entre os quatro feridos estão dois professores e dois alunos. Várias unidades policiais e médicas foram enviadas para o colégio, que tem estudantes com idades entre 12 e 16 anos.

Fonte: Correio Braziliense

Déficit de vagas nas creches do DF deixa 25 mil crianças na lista de espera

deficit-de-vagas-nas-creches-do-df-deixa-25-mil-criancas-na-lista-de-esperaDF possui 37 Centros de Educação da Primeira Infância, uma creche pública e 59 conveniadas. Ao todo são 16 mil crianças atendidas pelas unidades no DF, mas faltam vagas.

Encontrar um lugar seguro para deixar os filhos é um grande desafio para mães em todo o país. Essa luta não é diferente para as mulheres de baixa renda do Distrito Federal, onde creches e Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis) são disponibilizados, mas não são suficientes para atender a demanda. A própria Secretaria de Educação reconhece que a quantidade de creches não é suficiente e que há 25 mil crianças na lista de espera.

Um exemplo é o Lago Norte, região que emprega muitas empregadas domésticas e prestadoras de serviços em supermercados e outros comércios. Lá, não há creche pública pronta. A previsão é inaugurar duas delas, em construção, no final do segundo semestre de 2015.

As regiões do Paranoá e Itapoã não são beneficiadas com creches ou Cepis. Moradora do Itapoã, Luciana Pires, dona de casa, é mãe de Emanuelle, de um ano, e espera encontrar uma vaga para a filha. “Não estou trabalhando ainda, mas quero voltar a trabalhar o mais rápido possível. Aí, vou precisar de uma creche para ela”, argumentou.

A doméstica Maria Irislândia da Silva esperou uma vaga para a filha, Ingrid da Silva, por dois anos. Depois de procurar a Justiça para conseguir a vaga e não obter sucesso, a mãe desistiu e pagou uma creche por dois anos. “Agora eu já coloquei ela na escola, mas só por meio período. A outra parte do dia ela fica comigo no meu trabalho”, lamentou.

Mulheres que não trabalham fora são cada vez mais raras, e esse quadro parece irreversível. Por isso, a ampliação das unidades públicas de atendimento às crianças, como escolas de ensino integral, creches, Cepis e outras instituições, é fundamental para garantir a segurança familiar, com a educação dos filhos e o emprego dessas mães.

De acordo com Secretaria de Educação do DF, ainda falta a finalização das obras para que as creches do Lago Norte sejam entregues à população. As unidades devem atender a crianças de zero a cinco anos e oferecer cinco refeições diárias, em dez horas de permanência das crianças.

As unidades possuem lactário, cozinha, sanitários para portadores de necessidades especiais, solário, área de alimentação e repouso, sala de leitura e de informática, anfiteatro, brinquedoteca e playground. Outro exemplo de creches que ainda não foram entregues é a da Quadra 205 Sul.

A Secretaria informou que o DF possui 37 Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis), uma creche pública e 59 conveniadas. São 16 mil crianças atendidas pelas unidades no DF. Um Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) foi inaugurado, na última terça-feira (14), em Sobradinho, o primeiro na Região Administrativa. A previsão da Secretaria é que 25 novas unidades sejam entregues em diversas regiões do Distrito Federal, assim que ficarem prontas.

Fonte: Fato Online

Oposição quer investigar falta de remédios na saúde do DF

oposicao-quer-investigar-falta-de-remedios-na-saude-do-df (1)Segundo a denúncia, o GDF gastou apenas 15% dos recursos disponíveis.

A oposição do governador Rodrigo Rollemberg, na Câmara Legislativa, vai solicitar ao Ministério Público do Distrito Federal uma investigação sobre a falta de medicamentos na rede pública de saúde. A denúncia é embasada pelos dados do Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGO).

De acordo com a liderança do Partido dos Trabalhadores, na Assembleia, o governo gastou com a compra de remédio apenas 15% dos recursos disponíveis. Conforme exemplificou na tabela distribuída à impressa, foram pagos R$ 22,8 milhões com a aquisição insumos hospitalares. A verba total gira, segundo os petistas, em torno de R$ 150 milhões.

“Tem um saldo disponível de quase R$ 50 milhões sobressalentes. Isso porque estamos levando em conta o valor empenhado de R$ 79 milhões e que ainda não foi gasto porque, provavelmente, não evoluiu o negócio”, afirma o deputado Chico Vigilante.

De acordo com os petistas, faltam 300 itens na rede pública de saúde. “Não tem contraste nas farmácias públicas. Medicamento é usado para realização de exames em quem teve infarto. Queremos que o Jairo Bisol (promotor de justiça do DF) investigue esta gestão como fez com a gestão passada”, Cobra Vigilante.

Ainda com base no SIGGO, o líder da oposição revelou que os R$ 30 milhões do Fundo de Saúde – dinheiro repassado pelo Governo Federal ao DF – também não foram gastos até o momento. “Isso é muita incompetência. Essa verba é destinada mensalmente. Se o governo não gastar, ano que vem o dinheiro será menor”, avalia.

Na contramão da informação divulgada por Vigilante, o governo afirmou hoje, durante entrevista a uma emissora de tevê que havia investido 85% do valor previsto para a Saúde nesses quatro meses. O total para a pasta é de R$ 4,6 bilões.

Nossa equipe entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde e da Casa Civil. Porém, não recebemos a resposta até a publicação desta reportagem.

Fonte: Fato Online

GDF lança nova marca e agora é Governo de Brasília

20150418130902Gestão de Rodrigo Rollemberg lança hoje o conceito de que a capital é todo o Distrito Federal.

“Brasília é todo o Distrito Federal. E o Distrito Federal é todo Brasília”. Este é o conceito de governo que a gestão do governador Rodrigo Rollemberg lança, hoje, no Palácio do Catetinho, durante homenagem  aos pioneiros da cidade. O evento faz parte da agenda de comemoração do aniversário de 55 anos da capital. Sai a expressão Governo do Distrito Federal (GDF),  entra o Governo de Brasília. A novidade foi apresentada ontem aos secretários, em reunião com o governador.

“A gente quer fugir daquela história do vermelho, do azul. A marca é o centro do brasão da Bandeira da Brasília”, explica o secretário da Casa Civil, Hélio Doyle.

O secretário reforça a ideia de que o governo agora  é de Brasília. “O conceito é de que Brasília é todo o Distrito Federal e todo o Distrito Federal é Brasília. Tudo é Brasília, capital do País. É preconceituoso achar que Brasília é só o centro”, argumentou.

A nova marca, de acordo com Hélio Doyle, vai ser usada apenas em material publicitário, material de promoção da cidade e em placas. “Não vai ser usado em papelaria, carros etc. Vamos continuar usando o brasão”, explica, reforçando que a logomarca usada pelo governo anterior sai para dar lugar à imagem da bandeira.

Na Câmara Legislativa

No início do mês, foi aprovado na Câmara Legislativa o Projeto de Lei 43/2015, de autoria do deputado distrital Reginaldo Veras (PDT), para uniformizar a  identidade visual do DF.

De acordo com a proposta, que já  seguiu para sanção do governador, para identificar o governo no DF devem  ser usados   símbolos criados em lei, “evitando-se que a cada legislatura ou mudança de governo sejam efetuados gastos desnecessários com identidade visual”.

 Fonte: Jornal de Brasília

Dívida de R$ 60 milhões faz hospitais romperem contrato com a PM do DF

20150417182204Três hospitais particulares do Distrito Federal que atendem a Polícia Militar pediram descredenciamento da rede de saúde da corporação por dívidas herdadas da gestão anterior que chegam a R$ 60 milhões, segundo a PM. Até esta sexta-feira (17), apenas o Hospital Santa Helena, na Asa Norte, não havia interrompido o serviço. Das quatro unidades que atendiam os militares, duas foram descredenciadas e uma fez a solicitação.

O Hospital Santa Marta, em Taguatinga, e o São Francisco, em Ceilândia, rompera o contrato. Segundo o comandante-geral da PM, Florisvaldo César, o Hospital Maria Auxiliadora, no Gama, chegou a solicitar o descredenciamento, mas parte do pagamento à unidade foi efetuado e, por esse motivo, é possível que não haja a interrupção definitiva do serviço.

O comandante afirmou que o orçamento da corporação para pagar os serviços médicos dos militares é de R$ 10 milhões mensais, mas desde o ano passado o montante tem extrapolado o limite. Segundo ele, as dívidas da PM com as unidades de saúde particulares são referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2014. Há ainda restos a pagar pelo ano de 2013.

De acordo com a PM, todos os pagamentos referentes a 2015 têm sido efetuados na data correta. “Nossa administração que assumiu no dia 1º de janeiro não pode pagar [a dívida] pelo motivo simples e legal de que o orçamento de 2015 não pode pagar aquelas dívidas de 2014”, afirmou.

Segundo com o comandante, consultas ambulatoriais e exames continuam sendo realizados normalmente no centro médico da PM. Os policiais também continuarão a ser ressarcidos por atendimentos feitos na rede particular de áreas de especialidade em que não houver atendimento na unidade da corporação.

O futuro é fortalecer nosso centro médico e reduzir a participação privada no atendimento de saúde da corporação”
Florisvaldo César
comandante-geral da PM

Para adequar os custos ao orçamento mensal, a PM tornou obrigatório que todas as consultas médicas sejam realizadas no centro de saúde da corporação. No mês passado, foram realizados nove mil atendimentos na unidade. Para atender a demanda, o comandante solicitou o retorno de médicos que estavam cedidos para outros órgãos e aumentou a carga horária dos profissionais.

“O futuro é fortalecer nosso centro médico e reduzir a participação privada no atendimento de saúde da corporação”, afirmou. “Temos contado com todo apoio da área médica da nossa corporação. Isso tem equilibrado nossas contas.”

A PM informou que a verba para os pagamentos de 2015 são oriundas do Fundo Constitucional, mas que o recurso para quitar as dívidas do ano passado terá de ser remanejado pelo GDF. Antes de fazer o repasse dos pagamentos aos hospitais, todos os contratos serão auditados.

“São duas frentes muito difíceis. Negociar a dívida do governo passado e gerenciar a mudança da prestação do serviço de saúde”, disse o comandante.

O comandante afirmou que há cinco anos atrás, o serviço de saúde da PM era “precário”, mas ganhou “robustez” nos atendimentos prestados e, consequentemente, um aumento significativo no número de dependentes. “Os policiais tinham um plano de saúde particular e usavam muito pouco o nosso sistema de saúde”, diz. “Depois, iniciamos a construção de um centro médico melhor e, paralelo a isso, o credenciamento de hospitais para atender os hospitais.”

De acordo com ele, o gasto inicial da corporação com a rede era de R$ 5 milhões mensais. “O policial que não acreditava no sistema historicamente, mas passou a achar o sistema muito bom e todo mundo cancelou seu plano de saúde. Isso causou um aumento de gasto muito grande, superior ao orçamento.”

Fonte: G1

Veja o que abre e o que fecha durante feriado prolongado no DF

dsc_1564O comércio do Distrito Federal vai funcionar no feriado do dia 21 (Tiradentes e aniversário de Brasília) das 14h às 20h. Hospitais e delegacias funcionarão em regime de plantão. Veja o que abre e o que fecha no feriado prolongado.

SERVIÇOS PÚBLICOS

Banco de Brasília
As agências do BRB ficam fechadas no fim de semana e no feriado. Na segunda-feira (20), abrirão normalmente das 11 às 16 horas.

Hemocentro
A Fundação Hemocentro de Brasília fica fechada na terça-feira. Neste sábado (18) e na segunda (20), o atendimento será das 7h às 18 horas. No domingo, a instituição não funciona. O Hemocentro fica na quadra 3 do Setor Médico Hospitalar Norte. Informações pelo telefone 160, opção 2.

Na Hora
No domingo e na terça-feira, os postos ficam fechados. Neste sábado, funcionam das 7h30 às 13h, e na segunda-feira, das 7h30 às 19h.

Secretaria de Fazenda
Não haverá atendimento ao público nas agências da Secretaria de Fazenda na terça-feira (21). A central telefônica da secretaria (número 156, opção 3) não funciona no fim de semana ou feriado. Na segunda-feira (20), o horário do atendimento telefônico será normal, das 8h às 18h. As unidades também atenderão em horário padrão, das 12h30 às 18h30.

Fachada da 21ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Norte (Foto: Mateus Rodrigues/G1)

Delegacias
O cidadão que precisar registrar ocorrência policial deverá procurar as delegacias da Polícia Civil durante o feriado. Todas funcionarão em caráter de plantão. Na segunda-feira (20), o expediente será normal.

Hospitais
Os hospitais da rede pública atenderão somente a emergências na terça-feira (21), no mesmo esquema de funcionamento dos fins de semana. As unidades de pronto atendimento estarão abertas 24 horas por dia. Já os centros de saúde ficarão fechados no feriado, mas na segunda-feira o atendimento será normal.

Shoppings populares
O shopping popular de Ceilândia, na QNM 11, funcionará normalmente no feriado, das 8h às 18h. No sábado, também ficará aberto.

O shopping de Brasília, ao lado da antiga Rodoferroviária, estará aberto no sábado, das 8h às 18h. No domingo e na segunda-feira, ficará fechado. No feriado, abrirá normalmente, das 8h às 18h.

Transporte urbano
Os trens do metrô de Brasília vão funcionar das 7h às 19h excepcionalmente na terça-feira, 21 de abril. No fim de semana, o horário é o de sempre: das 6h às 23h30 no sábado e das 7h às 19h no domingo. A tarifa nos fins de semana e feriados custa R$ 2. Nos dias normais, R$ 3.

Neste sábado (18), domingo (19) e terça-feira (21), os ônibus funcionarão com a tabela normal de fim de semana. Haverá reforço das linhas saindo das regiões administrativas para o Plano Piloto a partir de 8h e na volta, após os eventos comemorativos. O horário na segunda-feira (20) será normal. Horários, itinerários e opções de trajeto podem ser consultados no site do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

PONTOS TURÍSTICOS

Vista geral do Jardim Japonês, inaugurado no Jardim Botânico de Brasília (Foto: Rede Globo / Reprodução)Vista do Jardim Japonêsno Jardim Botânico de
Brasília (Foto: Rede Globo / Reprodução)

Jardim Botânico de Brasília
O Jardim Botânico (SMDB, Área Especial, Lago Sul) abre sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Às segundas-feiras, fecha para manutenção. A entrada custa R$ 2 (telefone: 3366-2141).

Zoológico
O Jardim Zoológico de Brasília (avenida das Nações, via L4 Sul) abre normalmente na terça-feira, no sábado e no domingo, das 9h às 17h. Na segunda-feira, fica fechado para manutenção. Entrada: R$ 2 (quem tem até 5 anos ou mais de 60 não paga).

Torre de TV
Excepcionalmente, na segunda-feira (20), a visitação na Torre de TV estará funcionando das 9h às 20h. O mezanino ficará aberto no fim de semana e na segunda-feira, das 9h às 20h. Na terça-feira (21), o local estará fechado a partir do meio-dia. Os serviços são gratuitos.
Veja os horários:
Mezanino e mirante: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h, com entrada franca
Feira da Torre: de terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 20h.
Fonte luminosa: diariamente, em três horários: das 7h às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17h às 22h.

ESPAÇOS CULTURAIS

Biblioteca Pública de Brasília (EQS 312/313)
Funcionará no sábado, das 7h30 às 13h30, e na segunda-feira, das 7h30 às 18h. No domingo e no feriado, estará fechada.

Fachada da Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios (Foto: Mary Leal/GDF)Biblioteca Nacional de Brasília (Foto: Mary Leal/GDF)

Biblioteca Nacional (Esplanada dos Ministérios)
Abrirá no sábado e no domingo, das 8h às 14h. Na segunda-feira (20), o horário será o normal, das 8h às 20h. No feriado, não funcionará.

Casa do Cantador (QNN 32, Área Especial, Ceilândia Sul)
Abrirá no sábado, das 8h às 12h, e na segunda-feira, das 8h às 18h. No domingo e no feriado de 21 de abril, o espaço ficará fechado. A entrada é gratuita. Telefone: 3378-5067.

Centro Cultural Três Poderes (Praça dos Três Poderes)
Reúne o Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa e o Museu da Cidade. Estará aberto normalmente durante o feriado e no fim de semana, das 9h às 18h. Entrada gratuita. Telefone: 3325-6244.

Cine Brasília (EQS 106/107 da Asa Sul)
Terá programação especial devido ao aniversário de Brasília. Com entrada gratuita.
Telefone: 3244-1660

MUSEUS

Catetinho fecha nesta sexta-feira (1) para restauração. Espaço será reaberto em novembro. (Foto: Jamila Tavares/G1)Museu do Catetinho, que está aberto todos os dias, das 9h às 17h (Foto: Jamila Tavares/G1)

Catetinho (Km 0 da BR-040, Gama)
Abre todos os dias das 9h às 17h. A entrada gratuita. Telefone: 3338-8803.

Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, perto da rodoviária do Plano)
Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30. Entrada gratuita. Telefone: 3325-5220

Memorial dos Povos Indígenas (em frente ao Memorial JK)
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18; sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h. Entrada gratuita. Telefone: 3344-1154.

Museu Vivo da Memória Candanga (Via Epia Sul, Lote D, Núcleo Bandeirante)
Aberto todos os dias (exceto aos domingos), das 9h às 17h. Entrada gratuita. Telefone: 3301-3590.

Fonte: G1

“Se alguém roubou a Petrobras, que seja preso”, diz Lula em inauguração

20150419195205369987iO ex-presidente Lula aproveitou palestra nesta sexta-feira para funcionários da fábrica da cervejaria Itaipava, em Itapissuma, para defender a Petrobras e condenar o sentimento de pessimismo no Brasil. “A Petrobras não acabou. As ações estão se valorizando. E o país não vai acabar não. Os brasileiros têm noção do quão forte ele é. Se alguém roubou a Petrobras, que prendam quem roubou. Para isto tem a Justiça”, afirmou o ex-presidente, menos de uma semana após a prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari.

O petista iniciou a fala criticando a “elite” e os “pessimistas” do país, se referindo a pesquisas que falam da expectativa de crescimento da inflação, do desemprego e da queda do poder de compra dos brasileiros. Lula afirmou que se o país estivesse indo bem ele não teria sido eleito presidente da República. “As pesquisas jogam o Brasil para baixo e quem fala isso não conhece a força deste país”, afirmou o ex-presidente.

Em defesa do Governo Federal, ele falou a favor dos ajustes como controle dos gastos públicos e tachou: “Quem diz que o Brasil vai acabar não conhece o país”. No discurso, ele citou exemplos de superação pelo trabalho, citou o caso do presidente da Itaipava, que era plantador de algodão. Ele afirmou ainda que o Brasil deve voltar a crescer no segundo semestre do ano que vem. Como era um evento de uma cervejaria, Lula chegou a provar no palco uma das bebidas produzidas na fábrica.

Homenagem a Eduardo Campos
Durante a palestra, o filho mais velho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos – falecido em agosto do ano passado -, João Campos, teve lugar de destaque. O rapaz ficou à direita do ex-presidente Lula (PT), antigo aliado político de Campos e à esquerda o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) apadrinhado do ex-governador.

Quebrando o protocolo, por volta das 16h30, o presidente do Grupo Petrópolis, Walter Faria, iniciou uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos e subiu ao palco com João Campos e a irmã Maria Eduarda. Em discurso, o filho do ex-governador lembrou que no dia 2 de abril do ano passado foi “deixou a universidade de lado” e foi à fábrica da Itaipava com o pai para a provar a primeira cerveja produzida.

Naquele dia, João acompanhou Eduardo em toda agenda, nas visitas também às empresas Vivix e Fiat. Esse momento, teria sido “a oportunidade de ver a história de Pernambuco sendo escrita”, segundo o herdeiro de Campos.Ao longo da fala, ele ressaltou que as conquistas industriais para o estado não foram feitas só por Eduardo, mas também com a ajuda do ex-presidente Lula.

Passado

Lugares trocados ou não, nas eleições do ano passado PT e PSDB trocaram farpas em relação às ideologias políticas que marcaram historicamente as duas legendas. Os socialistas acusaram o PT de não seguir mais os ideais que o conduziram até o governo, enquanto os petistas acusavam o PSB de estar dando uma guinada à direita com o apoio ao PSDB no segundo turno do pleito.

Fonte: Correio Braziliense

FHC considera precipitada abertura de processo de impeachment contra Dilma

#Sessão solene do Congresso comemora os 20 anos do Plano RealO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) considerou “precipitação” a iniciativa de partidos políticos de abrirem um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Em um fórum em Comandatuba, no sul da Bahia, se demonstrou contrário à tentativa da própria legenda, que encomendou pareceres de juristas sobre a viabilidade de um impedimento motivado pelas pedaladas fiscais, irregularidades das manobras fiscais que governo usou para fechar as contas de 2014.

“Impeachment não pode ser tese. Ou houve razão objetiva ou não houve razão objetiva. E quem diz se é objetiva ou não é a Justiça, a polícia, o tribunal de contas. Os partidos não podem se antecipar a tudo isso, não faz sentido”, disse o ex-presidente. Você não pode fazê-lo fora das regras da democracia, tem que esperar essas regras serem cumpridas. Qualquer outra coisa é precipitação”, declarou, sem especificar a legenda que pretende ingressar com o processo de impeachment.

Fernando Henrique também reagiu as afirmações de que manobras fiscais também aconteceram no governo tucano, entre os anos de 2001 e 2002, comentadas pelo ministro Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral). “Duvido que tenha havido alguma coisa desta magnitude. Certamente não. E, se foi feito, foi errado. Não justifica o outro”, alegou o ex-presidente no evento que reuniu ex-presidentes latino-americanos.

Fonte: Correio Braziliense

Prefeitura Municipal renova frota dos transportes

Prefeitura Municipal renova frota dos transportes (2)O prefeito do Novo Gama, Everaldo Vidal, conhece a dura realidade de quem precisa se deslocar diariamente com os ônibus. Mas agora os passageiros têm um bom motivo para comemorar: o munícipio vai ganhar ônibus novos para o transporte coletivo, escolar e novos táxis – a renovação da frota será de 100% e já foi iniciada! Isso vai trazer mais conforto e segurança aos passageiros.

O chefe de transporte público da Secretaria de Transportes, Carlos Alarcom, diz que o sistema de transporte funciona com ônibus, micro-ônibus, vans e táxis. Também garantiu que todos os estudantes serão beneficiados, “O mais importante para nós é facilitar o acesso do aluno à educação. Temos que fazer o melhor, já que o prefeito Everaldo Vidal determinou que tem que pegar o aluno na sua parada e deixá-lo na porta do colégio. Ou seja, fazermos o melhor possível em benefício do aluno”.

Para ser beneficiado com o transporte escolar é necessário apresentar o comprovante de residência e a declaração escolar para a prefeitura, na Secretaria de Transportes do Novo Gama, para realizar o cadastro. A partir disso, o aluno terá seu itinerário incluído no sistema de transporte.

Alarcom comunicou que o Município de Novo Gama é atendido por 24 táxis. Os taxistas ficam na rodoviária do município, em um ponto bem localizados para atender os moradores e fazem corridas dentro e fora do Novo Gama. Agora, o usuário desse serviço contará com mais conforto durante as viagens.

Hoje, duas empresas fornecem o serviço ao usuário no município: SINTRALGO e COOPERTRANS. A primeira faz as linhas do Novo Gama, Pedregal Lago Azul/Lago Azul Pedregal, pelos bairros de Santa Luzia, América do Sul, Alvorada, Residencial Brasília e demais linhas do município. Já a outra atende os bairros de Santa Luzia, América do Sul, Alvorada, Residencial Brasília, Vale das Andorinhas, Setor de Chácaras Minas Gerais e Araguaia.

É com o trabalho da prefeitura que toda a população do Novo Gama pode viver melhor. Mas é sempre bom lembrar que cada cidadão também precisa fazer sua parte. Por isso, mantenha os ônibus limpos. Utilize as lixeiras dos veículos e não jogue lixo pela janela – isso pode causar acidentes, além de sujar as ruas. Lembre-se: todos merecem um transporte de qualidade!

Assessoria de Comunicação

Fotos: Mizael

- Publicidade -
- Publicidade -