Início Site Página 6007

Centro de Convenções: rombo de R$ 22 mi aos cofres públicos

20150325014516A lista de contratos superfaturados no Distrito Federal continua crescendo. Desta vez, o prejuízo de R$ 22 milhões aos cofres públicos é referente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, quando passou por uma reforma estrutural em 2013. O rombo foi divulgado ontem pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Diante do caso, a 4ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) propôs ação de improbidade administrativa para condenar os agentes públicos responsáveis pelos contratos  554/01 e 502/05, que possibilitaram as melhorias no local. A ação tramita na 5ª Vara de Fazenda Pública do DF.

Segundo o documento, os dados colhidos pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) comprovam a existência do superfaturamento na obra, em especial, no quadro elétrico, que chegou a marcar um sobrepreço de quase 200%. As luminárias (181%) e as bacias sanitárias (mais de 200%) também surpreenderam.

De acordo com os promotores de Justiça, “não há dúvidas de que, em diversas e fundamentadas análises realizadas pelos capacitados funcionários do corpo técnico do Tribunal de Contas, chegou-se à conclusão de que houve um jogo de planilhas, retratadas pelo cálculo de lucro extraordinário obtido pela empresa contratada”.

Sobrepreço

No documento, os promotores relatam ainda  que “a relação entre os valores recebidos pela empresa e os efetivamente gastos no empreendimento demonstram que houve um superfaturamento na execução da obra, decorrente do sobrepreço apresentado na estimativa de preços da contratação e na proposta da empresa”.

Procurada pelo JBr., a Secretaria de Turismo, responsável pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, informou que a Casa Civil deveria se pronunciar sobre o caso. O órgão em questão, por sua vez, declarou que, neste tipo de ação, apenas após o ajuizamento da peça inicial, a Justiça intima o DF para que, por meio da Procuradoria- Geral  (PGDF), se posicione sobre o processo.

“Dessa forma, por enquanto, não dispomos do conhecimento da causa para comentar o assunto. Além disso, a PGDF informa que, por ora, não é parte na ação de improbidade ajuizada pelo MPDFT acerca de contratos de reforma no Centro de Convenções”, afirma a Casa Civil, por meio de nota.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Ministro diz que falta de Pacto Federativo dificulta investimentos

20150325143617O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou nesta quarta-feira (25) a importância de um Pacto Federativo para maiores investimentos em estados e municípios. “Enquanto não tivermos um novo Pacto Federativo no Brasil, onde sejam discutidas as questões orçamentária e de distribuição das receitas – fruto dos impostos e dos tributos –, todos nós teremos que conviver com municípios e estados em dificuldade de fazer seus investimentos e com a necessidade de estabelecer parcerias com o governo federal”, disse em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.

Na presença de ex-governadores como Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Omar Aziz (PSD-AM) , o ministro destacou a dificuldade de investimentos em grandes projetos sem parcerias com o governo federal. Segundo ele, porque os orçamentos dos governos estaduais e das prefeituras “perderam o seu valor” nas últimas décadas.

Kassab disse que o Programa Minha Casa, Minha Vida é o carro-chefe da pasta. O objetivo é atender 25 milhões de pessoas. “Temos muitos recursos para isso e a parceria com a Caixa [Econômica Federal] na gestão é muito bem-sucedida. Em cada município que vou, há uma unidade do programa com milhões para investir”.

Outro programa destacado por Gilberto Kassab é o de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. Nesse caso, os investimentos em projetos de transporte, a partir de parcerias com estados e municípios, podem chegar a R$ 50 bilhões.

Fonte: Agência Brasil

Pena de morte é prevista no Código Militar em tempos de guerra

pagina02-1Poucos brasileiros sabem que a pena de morte ainda existe no país. Embora a sua aplicação seja excepcional, a pena de morte é prevista no Código Penal Militar (CPM) em tempos de guerra. Embora essa possibilidade também seja admitida na Constituição (também nas mesmas condições excepcionais), a intenção dos magistrados do Superior Tribunal Militar (STM) é tirar, definitivamente, a pena capital da legislação. E isso pode acontecer ainda este ano, durante a análise do projeto que muda as leis da caserna pela Câmara. A alternativa para a pena de morte será reclusão de 30 anos.

Segundo a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, ex-presidente do STM, a intenção é excluir do novo texto qualquer referência sobre o assunto, o que deve acontecer quando o projeto for votado na Câmara. Depois será suprimido da Constituição.

A ministra explica que existe hoje no mundo um movimento pela abolição da pena de morte. No caso das Forças Armadas do Brasil, os dois últimos casos de condenados à morte ocorreram no século passado, mas as sentença acabaram não sendo cumpridas. Os casos aconteceram na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, envolvendo soldados brasileiros. Eles foram acusados de estupro e homicídio e foram condenados no Brasil à pena capital, que acabou se transformando em uma punição de 30 anos de prisão. Depois, a condenação foi reduzida ainda mais.

Segundo o Código Penal Militar, o preso condenado à pena capital deve ser morto por fuzilamento. Em 1855, quando foi registrada a última execução no Brasil, o condenado morreu enforcado como punição por um crime que, depois, se descobriu que ele não havia cometido. Segundo a ministra Maria Elizabeth, a intenção é transformar a pena máxima em 30 anos de reclusão.

No tempo do mimeógrafo

Em tempos de emails, aplicativos de comunicação e redes sociais, o Código Penal Militar ignora os meios eletrônicos. No capítulo que fala sobre a proibição de incitamento nos quartéis, o artigo diz que não poderão ser distribuídos impressos manuscritos, fotocopiados ou mimeografados. Muito usado antigamente em escolas, o mimeógrafo era um aparelho empregado por movimentos de esquerda para copiar e distribuir na época da ditadura material considerado subversivo. Hoje, é somente uma peça de museu.

Fonte: Fanto Online

Investigação sobre queda de avião avança com dados de caixa-preta

25/03/2015. Crédito: Bureau dEnquêtesSeyne – A investigação sobre as causas da queda, ainda inexplicada, nos Alpes franceses do Airbus A320 da companhia Germanwings avançava nesta quarta-feira com a análise de uma das caixas-pretas, enquanto François Hollande e Angela Merkel sobrevoaram o local da tragédia.

O “envólucro” da segunda caixa-preta da aeronave da companhia alemã foi encontrado, mas “não a caixa-preta em si”, segundo o presidente francês.

A primeira caixa-preta, que contém todos os sons do cockpit, foi achada na terça-feira. Apesar de muito danificada, os investigadores franceses conseguiram extrair dados utilizáveis, informou o diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA) da Aviação Civil francesa, Rémi Jouty, em coletiva de imprensa.

Os especialistas indicaram que ouviram vozes, mas acrescentaram que é preciso identificá-las. Eles disseram que ainda “não têm a menor explicação” sobre as causas do acidente que deixou 150 mortos.

François Hollande, Angela Merkel e o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, prestaram uma homenagem às vítimas da tragédia no início da tarde desta quarta-feira, em Seyne-les-Alpes, nos Alpes franceses.

Visivelmente emocionados, o presidente francês, o chefe de Governo espanhol e a chanceler alemã conversaram com bombeiros e militares que participam das operações de busca na zona.

Depois, foram para uma capela onde, longe da imprensa, prestaram uma homenagem às 150 vítimas. Entre os mortos, há vários alemães e espanhóis.Um momento de recolhimento também aconteceu frente à montanha, na aldeia próxima de Le Vernet, de onde se pode ver o local da catástrofe.

Antes de chegar, Hollande e Merkel sobrevoaram a área, onde o avião caiu.Hollande prometeu “esclarecer” as circunstâncias da tragédia, enquanto Angela Merkel considerou que “é bom ver que, nessas horas tão difíceis, permanecemos juntos e unidos pela amizade”.

“Trabalharemos juntos e investigaremos juntos, como deve ser enquanto europeus, mas, sobretudo e antes de tudo, enquanto seres humanos”, ressaltou, por sua vez, Mariano Rajoy.

Segundo a companhia alemã Lufthansa, proprietária da Germanwings, “o avião estava tecnicamente em perfeito estado e os dois pilotos eram experientes”. A tripulação não emitiu nenhum aviso de emergência durante a queda da aeronave que durou oito minutos, segundo a Germanwings.

“Nenhuma hipótese foi descartada”, com exceção de uma explosão em pleno voo, reiterou nesta quarta-feira o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

Ao mesmo tempo, o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, explicou que o governo francês não privilegia a hipótese terrorista na investigação das causas do acidente.

Monumento em memória das vítimas

A perigosa operação para recuperar os destroços do aparelho foi retomada logo ao amanhecer desta quarta-feira, uma tarefa que será complexa em consequência da dispersão de partes do avião em uma ampla área montanhosa de difícil acesso entre Digne-les-Bains e Barcelonette (Alpes da Alta Provença).

O Airbus A320 da Germanwings, uma companhia de baixo custo, filial da Lufthansa, caiu na terça-feira em uma área com montanhas que chegam a 3.000 metros de altitude. A aeronave seguia de Barcelona (Espanha) para Düsseldorf (Alemanha) com 144 passageiros e seis membros da tripulação a bordo.

A identificação dos corpos “levará dias, ou até mesmo semanas”, segundo a Justiça francesa. Segundo o general francês David Galtier, “os pedaços de corpos humanos localizados não são maiores que uma pequena maleta”.

Em Seyne-les-Alpes, foi montado um importante dispositivo de abrigo e apoio psicológico às famílias das vítimas, envolvendo hospedagem, alimentação, atendimento psiquiátrico, enfermeiros, entre outros.

Durante a visita dos três líderes europeus, as prefeituras das duas pequenas comunas vizinhas do local do acidente propuseram um monumento em homenagem às vítimas.

“Temos um vilarejo de 150 habitantes, e há 150 vítimas. Então, para nós, é como se todo o vilarejo tivesse sido arrasado de uma só vez da face da Terra”, afirmou um dos prefeitos, François Balique, que dirige a localidade de Le Vernet.

A companhia Lufthansa informou que disponibilizará dois voos para levar os familiares das vítimas nesta quinta-feira a Marselha, de onde serão conduzidos até as proximidades do local da tragédia.

Alemanha e Espanha foram os países mais atingidos pela catástrofe aérea, a pior registrada na França em mais de 30 anos.Entre as vítimas estão 72 alemães, incluindo dois bebês e 16 adolescentes de Haltern (noroeste da Alemanha), que retornavam, ao lado de duas professoras, de um intercâmbio escolar na Espanha.

Em homenagem aos colegas de classe, os alunos de Haltern depositaram flores e velas nas escadas do colégio.

“É uma tragédia que me deixa sem voz, com a qual deveremos aprender a viver”, declarou o diretor do estabelecimento, Ulrich Wessel. “Ontem, éramos muitos, hoje estamos sozinhos”, podia ser lido em um cartaz colado pelos alunos em uma mesa de pingue-pongue.

A lista de passageiros também incluía o nome de pelo menos 51 espanhóis, segundo o governo de Madri.

De acordo com as autoridade francesas, as vítimas eram de mais de 15 países.

Na Espanha, o governo decretou três dias de luto nacional. Os reis Felipe VI e Letizia cancelaram uma visita de Estado à França que havia começado poucas horas antes.

Fonte: Correio Braziliense

Ônibus de Águas Lindas a Taguatinga cai em ribanceira e fere 18

acidente-1Um ônibus que seguia de Águas Lindas para Taguatinga caiu em uma ribanceira na Barragem do Descoberto, na BR-070, na divisa de Goiás, na tarde desta quarta-feira (25). O acidente deixou 18 feridos, entre eles o motorista.

Segundo a PRF, os feridos foram encaminhados para os hospitais de Taguatinga, Brazlândia e Águas Lindas, nenhuma delas em estado grave. Os outros seis passageiros que estavam no coletivo não precisaram de atendimento.

O Corpo de Bombeiros enviou dez viaturas para o local. O ônibus estava na descida, cruzou a pista, rompeu a mureta e caiu. A pista chegou a ser totalmente interditada. O motorista disse que foi fechado por uma carreta, perdeu o controle, invadiu a pista no sentido contrário e acabou caindo. Garoava no momento do acidente, mas a pista não estava molhada, disse o condutor aos policiais.

O motorista tem 35 anos e trabalha na empresa de ônibus há duas semanas. A PRF disse que os documentos estavam de acordo e o teste do bafômetro deu negativo. O tacógrafo, aparelho que poderia indicar a velocidade do veículo no momento do acidente, estava desatualizado.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o trecho da rodovia onde houve o acidente é um dos que mais registram acidentes graves. De acordo com a corporação, o trajeto entre o km 0 e o km 10 da BR-070 é um dos mais perigosos entre as rodovias federais do país.

Fonte: Notibras

Secretaria de Finanças se reestrutura para melhorar a imagem de Novo Gama

Secretaria de Finanças se reestrutura para melhorar a imagem de Novo Gama (1)Fernanda de Deus trabalha no serviço público de Novo Gama, desde 2009, quando iniciou como diretora da Secretaria Geral na Câmara dos Vereadores, setor responsável pelas sessões e elaborações de projetos, assemelhando-se com uma secretaria municipal de administração e finanças, função ocupada até o ano de 2013. Na gestão atual, trabalhou na Secretaria de Governo e agora ocupa o cargo de Secretária Municipal de Finanças.

A secretária afirma que a arrecadação no município é pequena, porém, algumas medidas foram tomadas para organizar os pagamentos das propriedades. Onde os contribuintes pagam os impostos de acordo com a área ocupada pelos seus imóveis. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana, Fernanda já consegue observar os resultados desse novo modelo de gestão e observa que as máquinas estão funcionando e estão nas ruas com o asfalto quente (CBUQ), que é de qualidade superior ao que existe hoje. Antes de assumir,  só existia uma equipe pra fazer a operação tapa buraco, hoje o município conta com 3. Com a redução de gastos propostos, o governo municipal conseguiu comprar mais asfalto e contratar mais caminhões, o que possibilita mais agilidade nas operações.

 

“Alguns resultados já começaram a aparecer, um deles é o aumento das ações da operação Tapa-buraco nos bairros e a liberação de recursos próprios pra saúde e educação. Até o ano de 2016, muitas obras estarão prontas e esse é o objetivo do governo municipal, oferecer qualidade de vida nas áreas que mais afetavam a população: saúde, educação e infraestrutura urbana”, finaliza Fernanda.

Outra obra importante é a construção do Pólo Industrial de Novo Gama, que já está com processo bastante adiantado, visto que o maior problema, que era a falta de uma comissão avaliadora de imóvel, já foi resolvido. De acordo com Fernanda, além dos empregos diretos e indiretos que essa obra vai oferecer, a arrecadação do município vai dar um salto e a cidade será beneficiada também.

Fonte: Assessoria de Comunicação Novo Gama

Fotos: Mizael

Aprovar conselhos populares vai ser tarefa difícil

20150325001928O Palácio do Buriti já sente a possibilidade de derrota na proposta de diminuição do número de administrações regionais. Com vários deputados assumindo posição contra o projeto, a dúvida é se a regulamentação dos conselhos populares – também parte do texto enviado à Câmara Legislativa – será engavetada ou não.

Está tudo no mesmo texto. Passarão a ser uma só as antigas administrações de Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way; Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal; Lago Sul e Jardim Botânico; Lago Norte e Varjão; e Sobradinho II e Fercal. Mas o projeto de lei 182/2015 também cria  conselhos populares, previstos na Lei Orgânica do Distrito Federal, até hoje sem regulamentação.

No governo existe a vontade de deixar o ônus da rejeição da proposta  com os parlamentares. Os cortes de gastos com pessoal e busca de maior eficiência devido à centralização de iniciativas estão entre os argumentos do Buriti.

Risco para eleição direta

Extra-oficialmente, também se fala que a vinculação das duas propostas seria um jeito de inviabilizar a aprovação das eleições diretas para administrador regional, promessa de campanha de Rollemberg. A mudança enfrenta resistência entre os deputados, que querem preservar seu poder de indicar os mandantes nas cidades. Por isso, a promessa é considerada  complicada.

O governador Rodrigo Rollemberg  disse ontem que  considera natural a posição do Legislativo contra o projeto, mas lembra a importância da aprovação dos conselhos. Retirar o projeto  não é opção: “Essa é a nossa proposta. A Câmara Legislativa tem toda a liberdade para aprovar ou rejeitar”, disse.

“Estamos aguardando”, disse o governador, “ o encerramento do processo legislativo nesse caso. Mas temos também um outro aspecto nesse projeto que é muito importante, que é o conselho de representantes populares, que amplia os instrumentos de participação popular. Isso deve ser preservado porque é um avanço importante para a democratização das administrações regionais”, opinou.

Consenso cada vez mais distante

A saída seria aprovar apenas a parte que trata dos conselhos. No jargão legislativo, haveria uma “emenda supressiva”. Segundo a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), a possibilidade já foi debatida com o governo e será levada aos outros parlamentares.

“É possível (fazer a emenda), sim. Não chegamos ainda a uma fórmula, mas pode ser que cada cidade escolha se terá ou não o conselho. O consenso para votar a proposta é difícil, mas, pelo menos, a maioria é algo viável”, afirmou.

Ainda que a presidente veja a aprovação dos conselhos no horizonte, a base de Rollemberg já fala em coro. Prova disso é que o projeto já recebeu 60 emendas de parlamentares.

Para o deputado Reginaldo Veras (PDT), a possibilidade de aceitação até mesmo da proposta dos conselhos é mínima. “É um projeto muito frágil. Na verdade, esse é um eufemismo para mal-escrito, mesmo”, disparou o distrital, que se diz a favor de redução de cargos e custosnas administrações.

O ex-líder do governo Raimundo Ribeiro (PSDB) também não acredita no aval da Câmara para as  questões. “Não existe clima”. Ele sugere novos projetos, já que os dois temas possuem relação. “Sugiro que o governo retire o projeto, discuta com as comunidades e chegue a uma texto  melhor. Não vejo como dissociar as propostas”, disse.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Empaca na Câmara Legislativa a criação das CPIs do Transporte e da Saúde

empaca-na-camara-legislativa-a-criacao-das-cpi-s-do-transporte-e-saude-escolhidaA criação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) do Transporte e da Saúde ainda não encontrou sustentação na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Os líderes dos cinco blocos não chegaram a um acordo na reunião de hoje, na Presidência da Casa, e a decisão de abertura ou não das CPI’s foi adiada para a próxima reunião do colegiado, marcada para a terça-feira que vem.

Apesar do adiamento da decisão, os deputados evitaram o termo “enterrada”, criado pela imprensa quando da comunicação sobre a falta de acordo para a instalação das investigações nas duas pastas – Saúde e Transporte. “Não está enterrada, mas queremos que apresentem um resultado prático das comissões”, explicou o líder do PMDB, Wellington Luiz.

O peemedebista declarou que não é contra a instalação de nenhuma delas, mesmo sabendo que o ex-secretário de Transporte, José Walter Vazquez, foi indicado pelo partido dele. “O que está sendo discutido é a forma e o benefício que vão trazer. Wellington defende que as duas comissões tenham como mote de investigação o período compreendido de sete anos para cá.

Apesar de favorável ao requerimento, Rodrigo Delmasso (PTN) também defende a ampliação do debate em torno da criação das duas CPIs para os demais deputados da CLDF para acertar os pontos da investigação parlamentar. “Não poderemos fazer da CPI palanque político”, ressaltou ele.

O deputado Bispo Renato (PR), do Bloco Amor Por Brasília, composto pelos partidos PEN, PHS, PRB, PTN e PR, afirmou que, em sondagem com deputados, constatou que 14 são favoráveis à assinatura de requerimento que cria a CPI da Saúde. Segundo ele, há “indícios investigados pelo Ministério Público” que dão sustentação para o processo investigatório parlamentar. Quanto à CPI do Transporte, um assessor da presidência da Casa antecipou que a abertura já tem 12 signatários.

Fonte: Fato Online

Rollemberg pega ônibus, ouve queixas e promete melhorias

cab2a1016f2094af6a7f76ac8d84da58_MO governador Rodrigo Rollemberg embarcou na manhã desta quarta-feira (25), na estação do Gama, em um ônibus do Expresso Sul — um dos corredores exclusivos do futuro sistema BRT.

Acompanhado do secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, o governador do Distrito Federal ouviu passageiros e pôde constatar o que ainda precisa ser melhorado no serviço.

“A população conhece como ninguém os problemas e pode apontar os caminhos para a solução”, destacou o chefe do Executivo local.

Os usuários se queixaram, entre outras coisas, da desorganização das filas, da lotação dos ônibus e da escassez de pessoal em alguns postos de bilhetagem automática do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

“Com um número maior de veículos circulando em horários de pico, haverá mais conforto e segurança. Vamos trabalhar para atender às reivindicações”, garantiu Rollemberg.

O governador chegou à estação do Gama às 6h30, conversou com passageiros no local e embarcou em um ônibus da linha expressa meia hora depois. Às 7h45, ele e Tomé desceram na Rodoviária do Plano Piloto, onde também ouviram demandas de usuários do transporte coletivo.

Fonte: Notibras

Secretário de Comunicação da Presidência pede demissão

thomas-traumann-orlando-brito-obritonewsO ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Thomas Traumann, pediu demissão do cargo hoje (25). A presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido. Por razões pessoais, Thomas já vinha querendo deixar o ministério desde o final do ano passado, mas Dilma vinha lhe pedindo mais tempo para encontrar um substituto. Os problemas ocorridos na semana passada, quando vazou um documento atribuindo a crise no governo à sua estratégia de comunicação, acabaram fazendo com que Dilma aceitasse então a saída do jornalista.

Em nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência no final da tarde, Dilma “agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz”. Em 2012, o jornalista se tornou o porta-voz da Presidência, quando a ministra da Secom era Helena Chagas, hoje colunista do Fato Online. Mais tarde, no início de 2014, Thomas assumiu também a Secom no lugar de Helena. Ao deixar o cargo nesta quarta-feira (25), Traumann postou na sua conta no Twitter a letra da canção “Novos Rumos”, de Paulinho da Viola: “Vou imprimir novos rumos/Ao barco agitado que foi minha vida”.

Quando, no final do ano passado, Thomas manifestou a Dilma sua intenção de deixar o cargo, a solução inicial imaginada pela presidente era dar o cargo para o atual ministro da Defesa, Jaques Wagner. Ele, porém, não aceitou o convite para a tarefa, alegando que a comunicação não era a sua área. Dilma pediu a Wagner que indicasse, então, alguém para o posto. Como isso não aconteceu, Thomas Traumann foi permanecendo no cargo. De uma forma, no entanto, provisória. Demissionário, ele perdeu a capacidade que tinha de traçar estratégias para a área, deixando a comunicação de governo travada.

O documento vazado com críticas à comunicação do governo complicou a situação de Traumann. Além de admitir problemas na área, o texto sugere a existência de práticas consideradas irregulares, como o uso de robôs para aumentar o tráfego de páginas do governo nas redes sociais e o financiamento de páginas de blogueiros aliados, sem atender a critérios técnicos. Por conta do documento, Thomas Traumann estava inclusive convocado pela oposição a prestar esclarecimentos no Senado.

Chegou-se a cogitar a hipótese de que o jornalista iria deixar o cargo na Presidência da República para assumir a comunicação da Petrobras. Segundo fontes do governo, no entanto, é mínima, quase zero, a hipótese disso vir a acontecer.

Terceiro substituído

A saída do ministro repercutiu no Congresso Nacional, campo minado para o Executivo. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comentou que Traumann deixou o cargo por “motivações internas” do governo. No entanto, discordou que a saída dele da Secom seja o início para uma reforma ministerial mais ampla. Para o peemedebista, o jornalista era um “bom quadro”. “Não é pelo fato de ter um problema no ocupante de um cargo que você precisa fazer uma reforma com todo mundo que não tem problema”, afirmou. Cunha acrescentou que realizar uma troca ainda maior na Esplanada terá “natureza política” e será por “decisão pessoal”.

Traumann é o terceiro ministro substituído desde o início do segundo mandato da presidente Dilma. Na semana passada, Cid Gomes pediu para sair depois de confrontar Eduardo Cunha no plenário da Câmara. No início de fevereiro, Mangabeira Unger entrou no lugar de Marcelo Néri na Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Até a definição do novo ministro, assume o cargo o secretário executivo da Secom, Roberto Messias. Segundo fontes palacianas, o atual secretário de imprensa, Olímpio Cruz, assume o cargo de porta-voz do governo.

Fonte: Fato Online

- Publicidade -
- Publicidade -