Início Site Página 5991

Dilma cancela viagem ao Rio por temor de protesto, diz agência

980-dilma-rousseff-980x345Com receio de possíveis protestos, a presidente Dilma Rousseff cancelou uma visita que faria ao Rio de Janeiro na sexta-feira para participar de cerimônia comemorativa sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, disse nesta quinta uma fonte do PT na capital fluminense.

A decisão de cancelar a visita começou a ser discutida na última quarta-feira devido a temores sobre a possível realização de manifestações convocadas pelas redes sociais para o local do evento, o Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade, segundo a fonte.

Na terça-feira, houve panelaço nessa região da cidade em protesto contra o PT durante a exibição do programa da legenda em rede nacional de televisão, semelhante ao ocorrido quando Dilma fez um pronunciamento pelo Dia Internacional da Mulher, em março.

Segundo a fonte, diversos dirigentes do partido foram consultados sobre o risco que a presença de Dilma na cidade poderia representar à imagem da presidente no atual momento. Após o cancelamento do evento de sexta, Dilma deve viajar ao Rio na próxima semana para um evento do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o Palácio do Planalto, a previsão de viagem da presidente ao Rio de Janeiro na quinta-feira não se concretizou e Dilma deve passar a sexta-feira em Brasília.

Fonte: Reuters

Intensificando o combate à Dengue

IMG-20150506-WA0010O município de Santo Antônio do Descoberto comemora o resultado do intenso trabalho realizado no combate à Dengue intensificando as ações. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde / Gerência de Endemias, se mobilizou para combater o mosquito transmissor da doença e em 2014 houve uma diminuição 93% de casos da doença, agora em 2015 os trabalhos continuam.

Neste ano, até o momento, houve 120 casos suspeitos da doença e por este motivo a partir dessa semana o primeiro ciclo de borrifação de inseticida pelo carro fumacê nos 20 bairros com maior infestação foi iniciado.

Nesta ação a principal orientação à população é que portas e janelas fiquem abertas durante a passagem do veículo para que o inseticida se espalhe pelo interior das casas e alcance o mosquito.  Além disso,  as pessoas devem estar atentas aos depósitos de água sem cobertura,  vasos de plantas, utensílios domésticos e embalagens vazias em quintais que possam acumular água, principalmente de chuva.

Vale lembrar que no primeiro trimestre de 2013 o município teve um surto de dengue e a atual gestão realizou ações preventivas que trouxeram resultados positivos, um exemplo foi o uso do novo inseticida o Diflubemzuron PM 25%, para combate ao mosquito transmissor da dengue.  A Prefeitura também investiu na aquisição de novas viaturas, equipamentos de segurança, campanha publicitária e contratação de agentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação

DF prevê R$ 12 milhões para obras de quatro viadutos em Águas Claras

3-Balao-do-Periquito-Vista-aereaA Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do Distrito Federal analisa o processo para efetivar o projeto de quatros novos viadutos em Águas Claras. As obras foram anunciadas na quarta-feira (6) pelo governador Rodrigo Rollemberg, durante a abertura das comemorções do aniversário de 12 anos da região administrativa.

A ideia é que as quatro passagens sobre a linha do Metrô façam a ligação das ruas 37, 36, Alecrim e Manacá. Elas cortadas pelo sistema de transporte público, o que dificulta o trânsito local. De acordo com a secretaria, as obras complementam o sistema viário originalmente incluído no Plano Urbanístico de Águas Claras. A Codeplan estima que a região tenha 122 mil moradores.

Os recursos previstos são de R$ 12 milhões e virão do GDF, com liberação de R$ 5,9 milhões ainda em 2015. O início das obras deve ocorrer no segundo semestre deste ano, e o prazo de execução será de 12 meses.

Fonte> G1

Associação de blogueiros participam de reunião com parlamentares federais

11209506_946811105381775_465724502641809182_n-300x169Na manhã desta quinta-feira (7/5), as Associações ASSAD-DF, ASVECOM, ABBP e ABRAÇO-DF participaram da reunião da Frente Parlamentar da Mídia Regional, no 10° andar do Congresso Nacional.
Estiveram presentes vários parlamentares, Luis Azevedo (Luizonho) o chefe de gabinete do Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, além do Ministro da Secretaria da Presidência da República, Edinho Silva. Em seguida os representantes das entidades se reuniram com o Deputado Federal, Leonardo Monteiro (PT-MG), que de imediato abraçou a nossa causa e prometeu buscar uma agenda com autorida ligadas ao setor.
As nossas expectativas são as mesmas haja vista que a partir de agora grandes setores da comunicação passaram a perceber nossa existência. Parabéns a todos nós que lutamos pelo fortalecimento de nosso seguimento.
Aguardem novidades.

Fonte: ceilandiaemalerta.com.br

Nota técnica do Senado aponta exercício de advocacia ilegal por Fachin

nota-tecnica-do-senado-aponta-exercicio-de-advocacia-ilegal-por-fachinA partir de consulta feita pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a Consultoria Legislativa do Senado emitiu uma nota técnica que reforça a tese de ilegalidade do exercício da advocacia pelo indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, quando também era procurador do Paraná. A nota técnica foi compartilhada com os 53 senadores que integram a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Texto Aprovação do nome de Fachin torna-se cada vez mais difícilBatalha para nomeação de Fachin ao STF teve primeiro round no SenadoNome autor
A sabatina do jurista Luiz Edison Fachin, indicado para uma vaga que era de Joaquim Barbosa no STF, acontecerá no dia 12 de maio na CCJ. A votação em plenário ocorrerá no dia seguinte. Já estava havendo resistências entre os senadores ao nome do indicado pela presidente Dilma Rousseff.

A consulta feita por Ferraço a partir de questão ordem por ele apresentada durante a sessão da CCJ do último dia 29. A Consultoria concluiu que, “tendo Luiz Edson Fachin tomado posse após janeiro de 1990, quando já se encontravam em vigor as proibições de advogar constantes tanto da Constituição do Paraná quanto da Lei Complementar nº 51, de 1990, a atuação no âmbito da advocacia privada, concomitantemente com o exercício do cargo de Procurador do Estado, viola o ordenamento legal”.

“Não há, ademais, que se falar em direito adquirido, uma vez que a doutrina – já desde Savigny – e a jurisprudência do STF – desde 1954 – reconhecem não haver direito adquirido a regime jurídico, muito menos se se levar em conta que o Procurador já tomou posse sob a égide das regras que proibiam a advocacia fora das atribuições institucionais”, diz o parecer, assinado pelo professor e constitucionalista João Trindade Cavalcante Filho.

Fonte: Fato Oline

Para aprovar ajuste fiscal, governo ameaça até tirar cargos de dissidentes

para-aprovar-ajuste-fiscal-governo-ameaca-ate-tirar-cargos-de-dissidentesApesar de o governo ter conseguido ultrapassar o primeiro obstáculo para a aprovação do pacote de ajuste fiscal, a coordenação política resolveu não arriscar para a próxima semana e está disposta a endurecer o jogo. A intenção do Palácio do Planalto é enquadrar os dissidentes. Nessa tarefa, cabe até intensificar as ameaças. O eufemismo utilizado pelo governo na conversa com os aliados é de que a infidelidade pode acarretar uma “reavaliação” da participação do partido nos escalões principais do governo. Essa “reavaliação” já poderia atingir os que foram contrários à aprovação da MP 665, que restringe o acesso a direitos trabalhistas como o seguro-desemprego e o abono salarial.

Se para o PDT a ameaça é mais concreta pelo fechamento de questão contra a MP, o peso do tacão governista pode atingir também parlamentares de outros partidos. Mesmo nos principais partidos da coalizão governista, como PT e PMDB, a adesão não foi completa. Da bancada de 64 petistas, 55 apareceram para votar nos dois dias de discussão da MP 665. Destes, um acompanhou a oposição em todas as votações: Welinton Prado (MG). Outros nove não apareceram para votar, o que fez o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dizer que o PT “entregou apenas 80%” do prometido.

O PMDB teve dissidência parecida. Dos 67 deputados da bancada na Câmara, três faltaram e outros 12 votaram contra a orientação da liderança governista na Câmara. Para o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), essa falta de hegemonia não é um problema. E o governo também não deveria considerar assim. Mas, ao contrário, aceitar uma negociação menos partidária e mais pessoal com os parlamentares. Se o governo endurecer a negociação, acredita ele, o tiro poderá acabar saindo pela culatra. “A votação expôs as divergências na base aliada, a necessidade do processo decisório não ser tão hegemônico. Fazendo desta forma [negociada] já foi muito difícil chegar a este resultado, imagina da forma hegemônica”, avaliou o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

Descida do muro

Na terça-feira (5), o PMDB chegou a ameaçar votar contra o ajuste fiscal quando percebeu que o próprio PT tinha dificuldades com a medida provisória. Picciani discursou na tribuna cobrando uma postura mais veemente dos petistas a favor do ajuste fiscal. O PMDB só arrefeceu depois que o líder do PT, Sibá Machado (AC), divulgou nota assegurando o apoio integral do partido às MPs do ajuste. “A descida do PT do muro ajudou a gente a vencer a votação”, disse Picciani.

No entanto, a maior preocupação está no PDT. O partido fechou questão para derrubar as duas medidas provisórias que fazem parte do ajuste fiscal. Sua bancada votou inteira contra o mérito da MP 665 e pretende fazer o mesmo com a Medida Provisória 664. A segunda MP do ajuste pode ser ainda mais delicada, porque mexe em regras para pagamento de pensões, como, por exemplo, a pensão por morte. “Nós somos contra o projeto, no mérito, porque ele tira direitos dos trabalhadores, especialmente dos mais pobres. O PDT não tem como compactuar com esse tipo de corte dos benefícios dos trabalhadores”, disse o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

“A bancada do PDT teve uma posição extremada. Não é possível um partido da base subir à tribuna e criticar os outros partidos”José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara

A posição do partido gerou reações no Palácio do Planalto. Nos bastidores, existe a ameaça de retaliações com demissão de servidores alocados no primeiro e segundo escalões do governo. Os pedetistas comandam o Ministério do Trabalho e ainda possuem cargos em outras áreas. “A bancada do PDT teve uma posição extremada, caberá ao governo avaliar [o que fazer]. Não é possivel um partido da base subir à tribuna e criticar os outros partidos”, disse o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Nos discursos, os pedetistas não temem retaliações e perda de cargos. O líder do partido, André Figueiredo (CE), exortou a memória do ex-governador Leonel Brizola para defender a posição de tentar derrubar as medidas provisórias. “O PDT não se vende, o PDT não se rende por cargos. Se quiserem que sejam entregues quaisquer funções que nós ocupamos na Esplanada dos Ministérios, entregaremos de bom grado. Mas por conta de trair nossos princípios, nunca”, disparou.

Fonte: Fato Online

Secretaria de Saúde promove campanha de vacinação contra HPV e Gripe

Campanha-Vacinação-p-2 (1)No próximo sábado (09/05) a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Prefeitura Municipal promove a Campanha de Vacinação contra Gripe e HPV em todos os postos de saúde da cidade.

Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde e gestantes.

A secretaria de saúde orienta que as meninas de 9 à 11anos sejam vacinadas para prevenir o câncer do colo do Útero (HPV). Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis também serão imunizadas. Nesses casos, é necessário levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

A prefeitura informa que a campanha acontecerá no horário de 8h às 17h em todos os postos de saúde do município.

Assessoria de Comunicação

 

Convidados 07/5: Eldo Gomes, jornalista, e Carlos Anchieta, humorista

O jornalista Eldo Gomes, e o humorista, Carlos Anchieta serão os entrevistados de hoje, no programa Conectado ao Poder, na rádio OK FM. Sintonize 104,1 FM e ouça das 20h às 21h.Conectado_07_05

DF anuncia convocação de 800 professores temporários

professora_aulaMedida ocorre 72 dias depois do início das aulas; há 657 escolas públicas. Convocados substituirão efetivos que vão assumir coordenação pedagógica.

A Secretaria de Educação anunciou que vai contratar a partir desta quinta-feira (7) 800 professores temporários para a rede pública do Distrito Federal. Eles vão substituir professores que estão em sala de aula e vão assumir cargos administrativos, como a coordenação pedagógica das unidades de ensino. A medida ocorre 72 dias depois do início das aulas. O DF tem ao todo 657 escolas.

Segundo a secretaria, “o deslocamento destes profissionais já estava previsto desde o início do ano e somente foi possível agora porque atualmente as carências de professores na rede foram sanadas, restando apenas casos pontuais e impossíveis de evitar, como licenças médicas que surgem diariamente”.

Com a substituição, os profissionais poderão se dedicar exclusivamente à coordenação. De acordo com a secretaria, eles vão assumir “assim que os temporários entrarem em sala de aula”. Segundo a pasta, os profissionais são “considerados fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem”.

Ainda segundo a secretaria, os coordenadores foram escolhidos no início do ano, mas só poderão assumir os cargos agora que “as carências de professores na rede foram sanadas”.

Fonte: G1 DF

GDF vai repassar R$ 120 milhões a mais por ano a empresas de ônibus

brtPioneira e Marechal tiveram reajuste de 31,69% e 45,7% na tarifa técnica. Secretaria diz não ter recursos para revisão das outras três empresas.

O governo do Distrito Federal prevê repassar R$ 119,6 milhões a mais por ano em subsídios para duas empresas de ônibus – Pioneira e Marechal – após revisão da tarifa técnica no mês passado. A tarifa técnica é o valor apresentado pelas empresas na concorrência do transporte público, que é maior do que o cobrado dos passageiros. A diferença é subsidiada pelo governo.

No final de março, o GDF publicou no Diário Oficial a revisão da tarifa técnica das duas empresas. A tarifa da  Marechal passou de R$ 3,26 para R$ 4,75 por passageiro, um aumento de 45,7%. A Pioneira recebeu um aumento de 31,69% – o valor passou de R$ 2,84 para R$ 3,74. Nos dois casos, os passageiros pagam R$ 2 na catraca. O GDF repassa a diferença às empresas.

“Hoje esse sistema é muito caro e o valor da tarifa técnica está muito alto, mas precisamos reconhecer também que o valor que estava sendo pago para as empresas estava abaixo dos custos e ameaçando a sobrevivência dessas empresas. O que a gente fez foi fazer a revisão agora para garantir o equilíbrio”, disse o secretário de Mobilidade, Carlos Henrique Tomé.

A previsão era que as cinco empresas do transporte público da capital fossem beneficiadas com o aumento até abril. No entanto, a Secretaria de Mobilidade informou nesta terça-feira (5) que as empresas Piracicabana, São José e Urbi não terão as tarifas revistas, porque não há recursos disponíveis. Para pagar a Marechal e a Pioneira, o GDF pretende usar R$ 120 milhões de crédito aprovados pela Câmara Legislativa no início de março.

pioneiraA revisão tarifária é feita para garantir o equilíbrio dos contratos e é calculada com base na quilometragem e na quantidade de passageiros. O cálculo pode ser feito a qualquer hora, para mais ou para menos. Além da revisão, o contrato com as empresas prevê reajuste automático da tarifa técnica todo mês de setembro de cada ano.

Tomé afirmou que a Pioneira estava com risco iminente de “quebra”. “Aproveitei a oportunidade de fazer a revisão técnica da Pioneira e fiz a da Marechal também”, disse. “Hoje as outras três empresas estão com a tarifa defasada, mas não há risco de quebra.”

A pasta informou que as duas empresas apresentaram um “grave desequilíbrio econômico-financeiro”. Segundo a secretaria, a licitação lançada em 2012 para substituir a frota de ônibus do sistema público de transporte da capital foi “mal feita” com relação ao estudo de quantidade de passageiros e quilômetros rodados pelos veículos.

A quantidade de passageiros foi superestimada no edital e os quilômetros rodados foram subestimados, informou. Além disso, as empresas ficaram dois meses sem receber do GDF pelo menos R$ 55 milhões nos dois últimos meses da gestão passada, o que gerou um reconhecimento de dívida pela atual Secretaria de Planejamento.

“Falaram em ação de improbidade administrativa. Houve uma pressão para que a gente resolvesse o problema da falta de ônibus”

Carlos Henrique Tomé
secretário de Mobilidade Urbana
Reuniões

Em novembro do ano passado, o Ministério Público do Distrito Federal mediou reuniões entre a Viação Pioneira, o DFTrans e a Secretaria de Mobilidade Urbana para discutir as dezenas de greves de rodoviários que deixaram milhares de pessoas sem ônibus na capital no final do ano.

Segundo o MP, durante os encontros, a antiga gestão do DFTrans se comprometeu a resolver o problema, mas ainda assim as greves persistiram. A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão decidiu, então, expedir em 15 de dezembro um ofício requisitando esclarecimentos sobre a falta de pagamentos.

O órgão afirmou que em fevereiro deste ano o secretário Carlos Tomé informou que havia instaurado um grupo de trabalho para estudar os contratos de concessões de transporte público e auditar as fórmulas de cálculo das tarifas.

O secretário afirmou que durante as reuniões houve um direcionamento do acordo para que fosse feita a revisão da tarifa técnica. “Falaram em ação de improbidade administrativa. Houve uma pressão para que a gente resolvesse o problema da falta de ônibus”, disse.

marechal“Eu não posso de forma alguma resolver um problema que é de interesse público relativo a uma empresa e deixar de lidar com o sistema, que são cinco empresas e cooperativas”, afirmou Tomé. “São dois interesses públicos, um mais restrito e um mais amplo que diz respeito a todo o sistema.”

A expectativa é que à medida que as linhas de ônibus sejam otimizadas, o custo da tarifa técnica diminua. “Essa história toda de ter comprado menos ônibus do que existia antes, não ter implantado a rede otimizada e ter o sistema implantado de forma incompleta elevou muito os custos das empresas”, disse.

“Há grande possibilidade de a tarifa técnica diminuir porque estamos começando a implantar essa malha mais otimizada. A dificuldade é que mexer com malha de ônibus mexe com a rotina das pessoas, então essas modificações têm que ser sempre para melhorar.”

celina_leaoTodos os 24 deputados distritais assinaram na noite desta quarta o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na licitação do sistema de transporte coletivo do DF, realizada em 2012. O documento foi publicado nesta quinta no Diário da Casa.

A partir da publicação, os blocos partidários têm prazo de cinco dias para indicar os cinco membros do colegiado. Em seguida, a CPI tem mais cinco dias para eleger presidência, vice-presidência e relatoria, dando início à investigação de fato.

Se houver acordo entre os parlamentares, os prazos podem ser suprimidos. O requerimento é de autoria da presidente da Casa, Celina Leão (PDT), e do ex-líder do governo, Raimundo Ribeiro (PSDB).

No documento, os parlamentares dizem que a comissão vai investigar “supostas irregularidades na concorrência pública de janeiro de 2012 da Secretaria de Transportes, que resultou na diminuição da quantidade de ônibus disponíveis à população e, consequentemente, uma má prestação e gestão do serviço de transporte público no DF”.

transporte-coletivo-abProcessos

No último dia 30, o Tribunal de Justiça aceitou denúncia do Ministério Público contra o ex-secretário de Transportes José Valter Vazquez, o advogado Sasha Reck e outras duas pessoas suspeitas de envolvimento em irregularidades na licitação do transporte coletivo. O processo tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública. Segundo o MP, eles participaram de um suposto esquema para favorecer grupos de empresas no certame. (Veja quadro ao lado)

O ex-secretário disse que não se pronunciaria porque não havia sido notificado. A defesa do advogado Sasha Reck afirmou que ele se colocou à disposição para prestar esclarecimentos e que se pronunciaria apenas no processo.

Em 24 de março do ano passado, o G1 mostrou que o MP investigava um suposto esquema que favorecia empresas de transporte público ligadas a duas famílias – Constantino, que também controla a companhia aérea Gol, e Gulin, do Paraná.

Em 2009, a Secretaria de Transportes do DF contratou um consórcio para elaborar o projeto básico da licitação de ônibus, pelo qual o advogado Sacha Reck era um dos consultores responsáveis. Três anos depois, ele foi subcontratado pela secretaria e atuou diretamente na licitação, sendo encarregado de julgar os recursos apresentados pelas empresas por falhas no edital.

Segundo os promotores, o problema mais grave é que ele atuava no processo de concorrência e também era advogado representante da empresa Marechal, que participava do certame.

Fonte: G1 DF

- Publicidade -
- Publicidade -