Início Site Página 5999

Por mais segurança, rodoviários e moradores fecham a Estrutural, no DF

Rodoviários e moradores fecharam os dois sentidos da Estrutural, no Distrito Federal, na manhã desta quinta-feira (23) em protesto pelo alto número de assaltos a ônibus na região administrativa. O trânsito no local ficou congestionado. Às 8h10, os dois sentidos da via haviam sido liberados. Às 9h, parte da entrada da Estrutural continuava bloqueada por ônibus.

Manifestantes usaram pedaços de madeira para bloquear a Estrutural (Foto: TV Globo/Reprodução)
Manifestantes usaram pedaços de madeira para bloquear a Estrutural 

Segundo a Polícia Militar, cerca de 150 pessoas participaram da manifestação. Uma pessoa foi detida, mas liberada minutos depois. Para liberar a via Estrutural, a corporação chegou a usar spray de pimenta. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários do DF, o ato foi motivado pelos oito assaltos que ocorreram entre esta quarta e quinta-feira na região.

O protesto começou quando motoristas e cobradores usaram os ônibus para bloquear a entrada da Estrutural no início da manhã. Estudantes que participavam do ato seguiram para a DF-095 e fecharam os dois sentidos da via com pedaços de madeira.

Segundo a PM, a manifestação foi iniciada por rodoviários das empresas Piracicabana e São José. O G1 entrou em contato com as empresas, mas elas informaram que não vão comentar o protesto.

O motorista Roberto Martins disse que já foi assaltado e reclama da falta de policiamento na região. “O primeiro ônibus sai às 5h20, só que das 22h às 8h não tem viatura nem polícia na Estrutural inteira. Chegam a fazer oito assaltos por dia”, disse.

Rodoviários mobilizados em frente a entrada da Estrutural, no Distrito Federal (Foto: Luciana Amaral/G1)
Rodoviários mobilizados em frente à entrada da Estrutural, no Distrito Federal

O rodoviário Júlio César dos Santos afirmou que conta com o apoio da população para se proteger e que o ato busca a segurança de todos. “Do jeito que está não tem como continuar. Tentaram me assaltar, reagi e o ladrão meteu a faca na minha mão. Agridem todo mundo. Queremos segurança para a gente e para os passageiros.”

O administrador da Estrutural, Evanildo Macedo, disse ao G1 que o número de apreensões de armas brancas e de fogo têm aumentado e que a polícia tem realizado prisões constantes. “O problema é a lei. O menor vai para a delegacia e é solto antes mesmo do policial acabar a ocorrência. As áreas em que eles também pedem por mais segurança são as invasões mais recentes”, afirmou.

Diretor do Sindicato dos Rodoviários do DF mostra registros de assaltos a ônibus (Foto: Luciana Amaral/G1)
Diretor do Sindicato dos Rodoviários do DF mostra registros de assaltos a ônibus 

O diretor do Sindicato dos Rodoviários do DF, Marcos Júnior, falou que foram 178 assaltos a ônibus na capital federal somente neste ano. Ele não soube informar quantos aconteceram na Estrutural.

“A reivindicação é que haja policiamento ostensivo, policiais à paisana nos ônibus, blitz itinerante e reuniões frequentes com o governo para relatar a situação.”

Fonte: G1 DF

Juiz condena ex-diretor da Petrobrás, doleiro e mais seis pela Lava Jato

20150422172802A Justiça Federal condenou o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro oriundo de desvios de recursos públicos na construção da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no município de Ipojuca, Pernambuco – emblemático empreendimento da estatal petrolífera alvo da Operação Lava Jato.

Paulo Roberto Costa, primeiro delator da Lava Jato, não recebeu perdão judicial e pegou 7 anos de 6 meses de reclusão. Deste total, serão descontados os períodos em que ficou preso na PF e em regime domiciliar, que cumpre desde outubro de 2014, com tornozeleira eletrônica.

Além de Costa, foram condenados o doleiro Alberto Youssef, peça central da Lava Jato, e outros seis investigados, entre eles o empresário Márcio Bonilho, do Grupo Sanko Sider. Delator da Lava Jato, Paulo Roberto Costa está em prisão domiciliar desde outubro de 2014. Em seus depoimentos, ele escancarou o esquema de corrupção na Petrobrás e revelou o envolvimento de deputados, senadores e governadores no recebimento de dinheiro ilícito.

Segundo a denúncia, houve desvios de dinheiro público na construção da Refinaria, por meio de pagamento de contratos superfaturados a empresas que prestaram serviços direta ou indiretamente à Petrobrás, entre 2009 e 2014. A obra, orçada inicialmente em 2,5 bilhões de reais, teria alcançado atualmente o valor global superior a 20 bilhões de reais.

Costa pediu perdão judicial pela colaboração que prestou, mas o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato, não concedeu o benefício.

“A pena privativa de liberdade de Paulo Roberto Costa fica limitada ao período já servido em prisão cautelar, com recolhimento no cárcere da Polícia Federal, de 20 de março de 2014 a 18 de maio de 2014 e de 11 de junho de 2014 a 30 de setembro de 2014, devendo cumprir ainda um ano de prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, a partir de 1.º de outubro de 2014 e mais um ano contados de 1.º de outubro de 2015, desta feita de prisão com recolhimento domiciliar nos finais de semana e durante a noite”, decretou o juiz.

“Embora o acordo fale em prisão em regime semiaberto a partir de 1.º de outubro de 2015, reputo mais apropriado o recolhimento noturno e no final de semana com tornozeleira eletrônica por questões de segurança decorrentes da colaboração e da dificuldade que surgiria em proteger o condenado durante o recolhimento em estabelecimento penal semiaberto”, impõe a sentença.

A partir de 1.º de outubro de 2016, Costa irá para o regime aberto pelo restante da pena a cumprir, “em condições a serem oportunamente fixadas e sensíveis às questões de segurança”.

 Fonte: Estadão Conteúdo

Delator entrega recibos de propina paga ao PT

delator-entrega-recibos-de-propina-paga-ao-ptO empresário Augusto Mendonça, ligado ao Grupo Setal, apresentou nessa quarta-feira (22) à Justiça Federal no Paraná documentos para reforçar as acusações que fez do pagamento de propina ao PT. Um dos delatores do esquema criminoso que desviou milhões da Petrobras, Mendonça está sendo ouvido nesta quinta-feira pela CPI da Petrobras.

A papelada enviada ao juiz Sérgio Moro inclui recibos de doações eleitorais feitas por três empresas e que, segundo o empresário, serviram para dar legalidade a dinheiro desviado da estatal. Mendonça afirma que entre 2008 e 2012 transferiu cerca de R$ 4,3 milhões em propina ao PT.

Os documentos serão anexados à ação penal que tem como réus, entre outros, o tesoureiro afastado do PT João Vaccari Neto, os ex-diretores da Petrobras Renato Duque (Serviços), Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e o ex-gerente de Serviços Pedro Barusco e o próprio empresário.

“João Vaccari, tesoureiro do PT, tinha conhecimento dessas doações e que elas se originavam em acerto de propina com a Diretoria de Serviços”.
Ministério Público Federal

Firmada em outubro de 2014 com os procuradores da República, a delação premiada de Mendonça teve papel importante nos desdobramentos das investigações. Ele contou como funcionava o “clube do bilhão”, o cartel de empresas que dominava as contratações realizadas pela Petrobras. O delator entregou detalhes de reuniões realizadas entre os participantes para combinar a divisão dos contratos da companhia.

O conteúdo dos depoimentos de Mendonça ajudou a respaldar a Operação Juízo Final, como ficou conhecida a sétima fase da Lava-jato que levou para a cadeia executivos das principais empreiteiras do país.

Mendonça comprometeu seriamente Duque e Vaccari, afastado do cargo de tesoureiro do PT na semana passada após ser preso. Duque também está preso. Assim escreveu o juiz Sérgio Moro sobre os dois, ao aceitar a denúncia do Ministério Público Federal: “O próprio Augusto Mendonça, em colaboração premiada, declarou que teria feito as doações em questão por solicitação de Renato Duque e que elas comporiam o acerto de propina com a Diretoria de Serviços”.

Ainda de acordo com a denúncia, “João Vaccari, tesoureiro do PT, tinha conhecimento dessas doações e que elas se originavam em acerto de propina com a Diretoria de Serviços”.

Fonte: fatoonline.com.br

GDF retira projeto de lei para reduzir número de administrações regionais

rollembergO governo do Distrito Federal retirou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei enviado à Câmara Legislativa que reduzia o número de administrações regionais de 31 para 25. O texto elaborado pelo Executivo foi enviado aos distritais em fevereiro, mas enfrentou resistência dos parlamentares e de associações de moradores das regiões.

O GDF defendia a redução dos órgãos para diminuir os gastos com folha de pagamento, mas reconheceu nesta semana a dificuldade em aprovar a medida. O secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas, afirma que o governo estuda a exoneração de funcionários que foram nomeados nas administrações sem concurso.

“Mantendo as 31 administrações, a gente vai ter que fazer um corte de racionalidade. Tem muita coisa que não precisa em uma administração regional, muito excesso. Então, [vamos cortar] essa gordura com perspectiva de economizar, para poder usar esse recurso, por exemplo, na área de saúde”, afirmou.

Segundo o líder do PT e da oposição na Câmara, Chico Vigilante, os distritais vetaram a redução nos órgãos porque estão acostumados a indicar afilhados políticos para os cargos de confiança. “Uniu-se as duas coisas, a população que estava contra e o interesse de parlamentares que querem nomear gente para as administrações.”

Estacionados
A retirada do projeto representa a segunda derrota do governo de Rodrigo Rollemberg na articulação com a Câmara Legislativa. Em março, o GDF suspendeu temporariamente a discussão sobre o aumento do IPTU a partir de 2016 como medida para reforçar os cofres públicos.

O tema foi enviado aos distritais no pacote de medidas de austeridade do Buriti, apelidado de “Pacto por Brasília”. Os parlamentares aprovaram mudanças nas alíquotas de IPVA e no ICMS sobre combustíveis, mas barraram a alta do IPTU e o fim do “IPVA zero” no ano da compra do veículo. O leilão de dívidas com fornecedores estava previsto na proposta, mas também não foi aprovado.

Em entrevista ao G1 em março, o subsecretário de Relações Legislativas, Sérgio Nogueira, disse que os reajustes tributários passariam por novo estudo. “Já sentimos que o aumento do IPTU como foi proposto, com um limite de 20% ao ano, não tem condições de ser aprovado. Como já foi dito antes, tudo isso só vale a partir de 2016. Temos até dezembro para decidir o que será feito.”

Fonte: G1

Obama assume erro de operação que matou por engano reféns da Al-Qaeda

20150423111832317523iWashington, Estados Unidos – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou nesta quinta-feira (23/4) suas condolências às famílias de dois reféns da Al-Qaeda, um americano e um italiano, que morreram acidentalmente em uma operação dos Estados Unidos na fronteira afegã-paquistanesa.

“Identificaremos as lições que podem ser aprendidas com esta tragédia e qualquer mudança que deva ser feita. Faremos o máximo possível para garantir que isso não se repita”, disse Obama, que assumiu a plena responsabilidade desta operação antiterrorista.

A Casa Branca identificou os reféns mortos na operação contra uma base fronteiriça como o contratista americano Warren Weinstein e o trabalhador humanitário italiano Giovanni Lo Porto. Na mesma ocasião também morreu Ahmed Faruq, um americano integrante da Al-Qaeda.

“Acreditamos que uma operação antiterrorista americana contra uma base da Al-Qaeda na fronteira afegã-paquistanesa tenha matado acidentalmente Warren e Giovanni em janeiro”, disse Obama em um breve pronunciamento a jornalistas, sem permitir perguntas.

“Baseados na inteligência que havíamos obtido no momento, incluindo centenas de horas de vigilância, acreditávamos que esta era uma base da Al-Qaeda, que não havia civis presentes, e que não era possível capturar estes terroristas”, acrescentou o presidente.

Weinstein foi sequestrado em agosto de 2011 na cidade paquistanesa de Lahore, e La Porto desapareceu em 2012 também no Paquistão.

O comunicado da Casa Branca não especificou qual agência americana realizou a operação, sugerindo que um braço de inteligência foi responsável, e não uma unidade militar.

Outro americano, o porta-voz da rede terrorista Adam Gadahn, morreu em uma operação separada.”Também concluímos que Adam Gadahn, um americano que se tornou um proeminente membro da Al-Qaeda, foi assassinado em janeiro, possivelmente em uma outra operação antiterrorista americana”, disse a Casa Branca.

Indenização

A Casa Branca também declarou que os Estados Unidos indenizarão as famílias dos reféns americano e italiano mortos. “Será dada uma indenização as duas famílias”, disse o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest, acrescentando que os últimos detalhes ainda devem ser acordados.

Fonte: Correio Braziliense

Câmara do DF discute extensão de prazo para ‘puxadinhos’ da Asa Sul

silvio_abdonOs deputados do Distrito Federal discutem nesta quinta-feira (23) o projeto de lei do Executivo que estende pela quinta vez o prazo de adequação dos “puxadinhos” em estabelecimentos comerciais na Asa Sul. A sessão ordinária será transformada em comissão geral para que moradores, comerciantes e representantes do governo possam participar. Com isso, não há previsão de votações em plenário.

A “Lei dos Puxadinhos” foi aprovada em abril de 2011. Pelo novo prazo, os comerciantes da Asa Sul têm até o próximo dia 30 para fazer as mudanças. Como a maior parte dos empresários não fez as adequações exigidas, o GDF quer prorrogar a data para 27 de junho de 2016, limite que já foi estabelecido para a Asa Norte.

O secretário-adjunto de Relações Institucionais, Manoel Alexandre, disse acreditar que desta vez as mudanças vão acontecer. “Era uma lei inexequível. A nossa intenção agora, com determinação expressa do governador, é dar efetividade a essa norma e fazer com que ela traga benefícios para a sociedade”, afirmou, em texto publicado pelo GDF na semana passada.

A presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, afirma no mesmo texto que os comerciantes receberam uma “autorização precária”, que pode ser revogada a qualquer momento, e serão cobrados pela área ocupada irregularmente. A metodologia de cálculo dessa cobrança não foi informada pelo governo.

De acordo com a lei, os lojistas podem ocupar seis metros a partir do limite de seus estabelecimentos em direção às quadras residenciais. Os proprietários também podem ocupar as áreas entre os blocos comerciais com mesas e cadeiras removíveis, desde que reservem dois metros para a passagem de pedestres.

Em 2013, uma estimativa do GDF apontava a existência de 2.313 estabelecimentos comerciais naAsa Sul. Desse total, 1.434 (65%) ocupavam irregularmente a área pública da cidade.

Fonte: G1

Grande parceria reinaugura a Escola Municipal Dalva VI

Grande-parceria-reinaugura-a-Escola-Municipal-Dalva-VI-3-300x200A reinauguração da escola mais antiga do Pedregal, Dalva VI, ocorreu no dia 18 de abril, às 18 horas, com a presença de algumas autoridades e vai beneficiar 380 alunos, do ensino infantil e do 1º ao 5º ano. O ambiente escolar ficou muito mais agradável: são nove salas de aulas, biblioteca, sala de informática e toda a estrutura totalmente reformadas para atender as crianças dos turnos matutino e vespertino.

A ação foi idealizada pela Dra. Irma Pfrime, e o Prefeito Everaldo Vidal apoiou a reforma e colaborou com investimentos ao lado dos secretarios de Educação e da Indústria e Comércio de Novo Gama. A embaixadora da Áustria, Dra. Mariane Feldmann, também incentivou a reforma da escola que tinha condições precárias. Outro apoio fundamental nesse projeto foi o carinho dos empresários da região, eles doaram dinheiro e bastante material de construção.

A Dra. Irma, uma madrinha para os alunos, disse que é melhor investir em educação do que tentar resocializar o adulto. “Quando você busca a criança nessa faixa etária, eles não vão apenas aprender como também vão educar os pais e demais adultos. Eles serão multiplicadores, vendo uma escola digna, linda, eles vão zelar e lá fora terão o mesmo comportamento. Uma coisa é certa: só mudaremos a situação que vivemos na atualidade através da educação.”, comentou.

Ao final do evento o prefeito, Everaldo Vidal, fez agradecimentos. “Agradeço primeiramente a Deus e estendo meus sinceros agradecimentos aos parceiros que abraçaram essa causa, em especial a Dra. Irma, a embaixadora da Áustria, Dra. Mariane, e aos empresários por essa iniciativa. Quero saudar aos demais que estão presentes, principalmente as crianças que são o grande motivo de estarmos aqui. Confesso que estou emocionado com o resultado”.

A Escola Municipal Dalva VI é a mais antiga do Pedregal e as autoridades querem tombá-la como patrimônio do município de Novo Gama. O público pode prestigiar o sucesso da parceria em, aproximadamente, 30 dias, com uma reinauguração voltada para os pais e/ou responsáveis dos alunos e toda a comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Criminalizar usuário de drogas é “preconceito muito forte”, diz FHC

Evento internacional discute política sobre drogasO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que há “uma nítida discriminação” de gênero, cor da pele e classe social na criminalização de usuários de drogas no Brasil. O sociólogo participou de um seminário organizado pela organização Open Society Foundations, que discutiu a política global de drogas, tendo como principal tema as implicações na América Latina.

“Se for pobre, negro e mulher e tiver um pouco de droga, vai para a cadeia. O juiz não tem como julgar o usuário. Ele julga por tráfico. Se a polícia considerou tráfico, ele julga e são cinco, seis anos de prisão”, disse FHC. Segundo ele, há uma nítida discriminação, “um elemento de preconceito muito forte”.

O ex-presidente acrescentou que crianças e adolescentes vítimas de violência em casos como o de Eduardo de Jesus, de 10 anos, são vítimas da guerra às drogas: “Não há dúvida de que são vítimas da guerra às drogas. Há vítimas que são inocentes, que não têm nada a ver com as drogas, mas que são alcançadas pelas balas.”

Respondendo ao presidente e fundador da Open Society, George Soros, que questionou por que o Brasil não liderava esse debate, Fernando Henrique criticou o governo federal. “Aparentemente, o governo atual não tem sensibilidade com a questão das drogas”, destacou o ex-presidente. Ele alertou que o Brasil deveria liderar questões ligadas aos direitos humanos, como a das drogas.

Chamando de “atrasados” os contrários à descriminalização no Brasil, FHC criticou o que chamou de hipocrisia. “No Brasil, o acesso à droga é livre na mão do traficante. As pessoas estão nas mãos dos traficantes. O Estado não pode deixar isso ocorrer”.

Procuradas pela reportagem da Agência Brasil, a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) não se manifestaram sobre o assunto até a publicação da matéria.

Fonte: Correio Braziliense

Câmara aprova emenda que muda pontos do projeto da terceirização

20150422214230514947iA Câmara aprovou há pouco, por 230 votos a favor e 203 contra, emenda aglutinativa alterando alguns pontos do projeto que regulamenta a terceirização. A emenda manteve no texto-base a possibilidade de terceirizar a atividade-fim. Ela também reduziu de 24 meses para 12 meses a chamada quarentena, período que o ex-empregado de uma empresa deve cumprir a fim de poder prestar serviços à mesma empresa por uma contratada de terceirização.

A emenda estabelece ainda que nos contratos em que não estão definidos a retenção na fonte de alíquota de 11 % da fatura para os serviços de limpeza ou segurança, ou as alíquotas relativas à desoneração da folha de pagamentos, a empresa contratante terá que reter o equivalente a 20% da folha de pagamento dos salários da terceirizada, descontando da fatura a ser paga. Pelo texto, caberá à contratada informar até o quinto dia útil do mês o montante da folha de salários referente ao serviço prestado no mês anterior.

A emenda aglutinativa apresentada pelo relator do projeto, deputado Arthur Oliveira Maia (SDD-BA), altera também um ponto do texto-base, aprovado no último dia 8. Ela retira a necessidade de se observar os acordos e convenções coletivas de trabalho. No entanto, Maia manteve no texto o dispositivo que prevê a filiação dos terceirizados ao mesmo sindicato da empresa contratante se ambas (contratada e contratante) pertencerem à mesma categoria econômica.

A emenda aprovada pelos deputados, também, torna a responsabilidade da contratante solidária em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias devidas pela contratada. Com a proposta, tanto a empresa terceirizada quanto a contratante são corresponsáveis e podem ser processadas pelo trabalhador no caso de dívidas trabalhistas e previdenciárias.

Os deputados analisam agora emenda do líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), que pretende incluir no texto do projeto o dispositivo que estende os direitos previstos na proposta que regulamenta a terceirização aos trabalhadores terceirizados da administração pública direta e indireta.

Na tentativa de encontrar um acordo em torno de alguns pontos a serem alterados no projeto de lei, principalmente na questão da tributação, reuniram-se na tarde de hoje com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líderes partidários e os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; das Comunicações, Ricardo Berzoini; da Aviação Civil, Eliseu Padilha; e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Fonte: Correio Braziliense

Novo Gama é um canteiro de obras para mudar a vida da população

Novo Gama é um canteiro de obras para mudar a vida da populaçãoAs mães e a criançada de Novo Gama podem comemorar, porque a prefeitura conseguiu recursos do Governo Federal para a construção de quatro creches e três quadras poliesportivas totalmente cobertas. As obras já foram iniciadas e tudo isso será entregue ainda em 2015.

As construções somam, em recursos, mais de sete milhões de reais. Os bairros de Boa Vista, Pedregal e o Residencial Alvorada vão ganhar as quadras poliesportivas. Essas três obras totalizam R$1.522.112,67. Já os bairros do Pedregal (Qd 526, Parada 5), Residencial Alvorada, Residencial Paraíso e Seção A2L serão contemplados com as creches, obras que somam mais de R$5.880.000,00.

Os recursos chegaram por meio do Governo Federal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o Programa Proinfância.Segundo o encarregado de uma das obras, Odair Francisco de Sousa, o governo não beneficia somente as crianças e suas famílias, “O canteiro de obras gera empregos para os pedreiros que não tinham nenhum serviço e isso é muito bom para todos.”, garante.

As creches e quadras poliesportivas são algumas, de tantas outras, obras do município. Os trabalhos estão a todo vapor e não vão parar, é o trabalho da Prefeitura Municipal de Novo Gama que faz a diferença para os moradores.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Mizael

- Publicidade -
- Publicidade -